Virgínia Victorino. Na Cena do Tempo

Page 205

Virgínia Victorino e Branca de Gonta Colaço. A Poética na ”Pensão dos Remexidos”

ada ao escritor Ferreira de Castro, datada de Lisboa, 30 de Junho de 1936, em que o convida para o casarão do século XVIII da família em Parada de Gonta (Tondela), para uma república (Dom Jaime, 2007, pp. 31-34 apud Salgueiro e Borges, 2017, p. 471), “república literário-artístico-familiar para hóspedes de passagem e estada” (Colaço, 2003, p. 15) Era assim a casa da Estrada da Luz um local privilegiado e inspirador para a família e para os seus amigos.

Fig. 1 – Vista aérea da casa da Estrada da Luz24

2. A Poética Na casa da Estrada da Luz, Virgínia Victorino era presença assídua participando de tertúlias várias. A escritora Maróquinha Jacobina Rabello descreve o convívio com a família Colaço e com a escritora, dando-nos conta do espirito boémio vivido nessa casa nos anos 20, do séc. XX: A 14 de dezembro do memorável ano de 1929, de novo voltámos a Lisboa. Às 6 e meia da tarde estávamos na Estrada da Luz, na casa de Branca! (. . . ) À última noite Virgínia Victorino e Thomaz fizeram improvisos 24

Fotografia publicada pelas autoras (Salgueiro e Borges, 2017, p. 472).

203


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.