Sabedoria Popular AEG

Page 8

Colocava-se a massa na masseira, a massa deveria estar muito lisa e depois fazia-se o sinal da cruz dizendo: - S. Mamede te levede e S. Vicente te acrescente. Quando se deitava o sal, dizia-se: S. Salvador lhe ponha gosto e sabor, S. Gonçalo que não saia doce nem salgado. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amén. O Senhor abençoe tudo que lá dentro tem! Havia outras pessoas da freguesia que diziam: “Deus te abençoe e te faça crescente, para comer a gente” ou “Deus te abençoe dentro do forno, fora do forno te acrescente: Nós a comer, nunca chegamos a vencer.” (Ricardo José Fernandes Gonçalves, nº 19, 6º H)

“Deus te abençoe dentro e fora do forno e os vizinhos que comam um corno”. (Cristiana Filipa Carvalho Pereira, nº 6, 7º E)

“Fora do forno e dentro do forno, para as feiticeiras: um diabo e um corno. Em nome do pai do filho e do espírito santo”. (Joana Rafaela Pereira Gomes, nº 9, 7º E)

“Assim se amassa, assim se peneira. Assim se leveda o pão da masseira”. (Ângela Rodrigues Novais, nº 5, 8º D)

8


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.