Coelhinho branco ordenar história

Page 1

Vou agora propôr-te uma aventura!!! Os seguintes parágrafos desordenados pertencem a um conto tradicional português, muito conhecidos: "O Coelhinho Branco”. Lê-os com muita atenção e o desafio que te proponho é que tentes descobrir a sequência lógica, de forma a que este fique correctamente completo. Esta é a história de um Coelhinho branco, que vivia numa grande floresta, numa toca fresquinha no Verão e quente no Inverno, que lhe garantia segurança e abrigo durante o dia e durante a noite.

E agora? Como continua a conto? Por A ou por B? AE E

B

A Muito assustado com a resposta e preocupado pois alguém tinha entrado e ocupado a sua casa sem ter sido convidado, o Coelhinho Branco começou a andar de lá para cá, de cá para lá em frente da toca. Como não conseguia pensar numa solução, decidiu ir falar com um amigo para o ajudar.

B

Certo dia, como estava quase na hora de fazer o almoço, resolveu ir à horta buscar couves para fazer um caldinho. Como era perto, nem sequer fechou a porta, mas quando voltou, encontrou-a fechada.


Então e agora? Como continua o conto? Por C ou D?

C

D E

C Quando começou a empurrá-la e a fazer força para entrar, ouviu uma voz que vinha do lado de dentro e perguntou: -Quem é? Quem está aí? -Sou eu, o Coelhinho. Só fui à horta buscar couves para fazer um caldinho… -- E eu sou a Cabra Cabrês, que te salta em cima e te faço em três!

D

_ Fui à horta buscar couves para fazer um caldinho e quando voltei para casa estava lá a Cabra Cabrês, que disse que me salta em cima e me faz em três. Fiquei com medo e estou muito aflito. Como é que vou fazer para entrar em minha casa? Será que me podes ajudar?


Qual é a continuação agora? E ou F?

E Muito assustado com a resposta e preocupado pois alguém tinha entrado e ocupado a sua casa sem ter sido convidado, o Coelhinho Branco começou a andar de lá para cá, de cá para lá em frente da toca. Como não conseguia pensar numa solução, decidiu ir falar com um amigo para o ajudar.

F

F

Cada vez mais triste e sem saber a quem mais devia pedir ajuda, o Coelhinho Branco sentiu vontade de chorar. Foi então que se lembrou de outro amigo. Se o Boi e o Cão tinham medo da cabra Cabrês, talvez o Galo fosse mais corajoso. E correu a toda a velocidade para lhe falar sem demora.


Como será agora a continuação? O parágrafo G ou o H?

G G Sem esperança e muito aflito, pois já era tarde e continuava sem poder entrar na sua querida casinha, tão bonita e acolhedora, fez um esforço para se lembrar de um amigo mais corajoso.

H H No caminho, encontrou o Boi que lhe perguntou: -O que tens Coelhinho? Por que estás tão triste? Com lágrimas nos olhos, ele explicou o que lhe tinha acontecido:


Vamos lá a ver agora! Qual será a continuação? I ou J?

I I _ Fui à horta buscar couves para fazer um caldinho e quando voltei para casa estava lá a Cabra Cabrês, que disse que me salta em cima e me faz em três. Fiquei com medo e estou muito aflito. Como é que vou fazer para entrar em minha casa? Será que me podes ajudar? -Muuu. Também tenho medo. Não quero ir lá! -- Se um boi tão forte não me quer ajudar, o que vou fazer da minha vida?

J J Ao vê-lo o Galo perguntou: -O que tens? Para quê tanta pressa? E por que estás tão triste? -_ Fui à horta buscar couves para fazer um caldinho e quando voltei para casa estava lá a Cabra Cabrês, que disse que me salta em cima e me fez em três. Já pedi ajuda a outros amigos que achava valentes, mas todos eles tiveram medo


Vamos lá a ver agora! Qual será a continuação? L ou M?

C L

E sem dar por isso, começou a pensar em voz alta: -Uma cabra malvada que me tira a casa e ninguém me ajuda! Uma Formiga que ia a passar, ouviu o Coelhinho e perguntou-lhe: -Coelhinho, o que estás a dizer? Por que é que estás tão triste? -- Fui à horta buscar couves para fazer um caldinho e quando voltei para casa estava lá a cabra Cabrês, que disse que me salta em cima e me faz em três.

M De repente, lembrou-se de ir pedir ajuda ao Cão. Sem perder mais tempo, correu na direcção da casota do amigo. Logo que o viu o Cão perguntou: - O que foi Coelhinho? Por que estás tão triste? _ Fui à horta buscar couves para fazer um caldinho e quando voltei para casa estava lá a Cabra Cabrês, que disse que me salta em cima e me faz em três. Será que tens uma solução para o meu problema? Podes ajudar-me? -Ão,ão,ão. Eu não vou lá que tenho medo! Cada vez mais triste e sem saber a quem mais devia pedir ajuda, o Coelhinho Branco sentiu vontade de chorar. Foi então que se lembrou de outro amigo. Se o Boi e o Cão tinham medo da cabra Cabrês, talvez o Galo fosse mais corajoso. E correu a toda a velocidade para lhe falar sem demora.


E agora! Qual será a continuação? N ou O?

N

O

Ao vê-lo o Galo perguntou: O que tens? Para quê tanta pressa? E por que estás tão triste? _ Fui à horta buscar couves para fazer um caldinho e quando voltei para casa estava lá a Cabra Cabrês, que disse que me salta em cima e me fez em três. Já pedi ajuda a outros amigos que achava valentes, mas todos eles tiveram medo Cocoró, cocoró! Eu também tenho medo e não vou lá. Sem esperança e muito aflito, pois já era tarde e continuava sem poder entrar na sua querida casinha, tão bonita e acolhedora, fez um esforço para se lembrar de um amigo mais corajoso.

E, se bem o disse melhor o fez. Entrou pelo buraco da fechadura e, ao fim de poucos minutos, o Coelhinho Branco ouviu: -Ai, ai, ai. Logo a seguir, pulou de alegria pois viu a Cabra Cabrês saltar pela janela, sem sequer se atrever a olhar para trás. Tal foi o medo que teve do pequena mas corajosa formiga..


Qual será a continuação? P ou Q?

P

E sem dar por isso, começou a pensar em voz alta: -Uma cabra malvada que me tira a casa e ninguém me ajuda! Uma Formiga que ia a passar, ouviu o Coelhinho e perguntou-lhe: -Coelhinho, o que estás a dizer? Por que é que estás tão triste? -- Fui à horta buscar couves para fazer um caldinho e quando voltei para casa estava lá a cabra Cabrês, que disse que me salta em cima e me faz em três. -- O quê? Vamos ver quem é a Cabra Cabrês. Vou ajudar-te, podes ter a certeza!

Q A Formiga saltou para as costas do amigo para chegarem mais depressa à toca e, sem perder tempo, batem à porta. Ouviram barulho e uma voz arrogante perguntou: -Quem é? Quem está aí? -Sou eu, o Coelhinho, que foi à horta buscar couves para fazer um caldinho. -- E eu sou a Cabra Cabrês, que te salto em cima e te faço em três! -Muito zangada e apesar de ser muito pequenina, a formiga desafiou-a e disse: -- e eu sou a Formiga rabiga, que te salto em cima e te furo a barriga!


Estás quase a chegar ao fim! Como terminará este conto? Será R ou S?

R A Formiga saltou para as costas do amigo para chegarem mais depressa à toca e, sem perder tempo, batem à porta. Ouviram barulho e uma voz arrogante perguntou: -Quem é? Quem está aí? -Sou eu, o Coelhinho, que foi à horta buscar couves para fazer um caldinho. -- E eu sou a Cabra Cabrês, que te salto em cima e te faço em três! -Muito zangada e apesar de ser muito pequenina, a formiga desafiou-a e disse: -- e eu sou a Formiga rabiga, que te salto em cima e te furo a barriga!

S

E, se bem o disse melhor o fez. Entrou pelo buraco da fechadura e, ao fim de poucos minutos, o Coelhinho Branco ouviu: -Ai, ai, ai. Logo a seguir, pulou de alegria pois viu a Cabra Cabrês saltar pela janela, sem sequer se atrever a olhar para trás. Tal foi o medo que teve do pequena mas corajosa formiga..


ParabĂŠns!!!! Finalmente chegaste ao final!!!! LĂŞ agora o conto todo completo


Agora podes ler o conto Esta é a história de um Coelhinho branco, que vivia numa grande floresta, numa toca fresquinha no Verão e quente no Inverno, que lhe garantia segurança e abrigo durante o dia e durante a noite. Certo dia, como estava quase na hora de fazer o almoço, resolveu ir à horta buscar couves para fazer um caldinho. Como era perto, nem sequer fechou a porta, mas quando voltou, encontrou-a fechada. Quando começou a empurrá-la e a fazer força para entrar, ouviu uma voz que vinha do lado de dentro e perguntou: Quem é? Quem está aí? Sou eu, o Coelhinho. Só fui à horta buscar couves para fazer um caldinho… - E eu sou a Cabra Cabrês, que te salta em cima e te faço em três!


Muito assustado com a resposta e preocupado pois alguém tinha entrado e ocupado a sua casa sem ter sido convidado, o Coelhinho Branco começou a andar de lá para cá, de cá para lá em frente da toca. Como não conseguia pensar numa solução, decidiu ir falar com um amigo para o ajudar. No caminho, encontrou o Boi que lhe perguntou: O que tens Coelhinho? Por que estás tão triste? Com lágrimas nos olhos, ele explicou o que lhe tinha acontecido: _ Fui à horta buscar couves para fazer um caldinho e quando voltei para casa estava lá a Cabra Cabrês, que disse que me salta em cima e me faz em três. Fiquei com medo e estou muito aflito. Como é que vou fazer para entrar em minha casa? Será que me podes ajudar? Muuu. Também tenho medo. Não quero ir lá! - Se um boi tão forte não me quer ajudar, o que vou fazer da minha vida? De repente, lembrou-se de ir pedir ajuda ao Cão. Sem perder mais tempo, correu na direcção da casota do amigo. Logo que o viu o Cão perguntou: - O que foi Coelhinho? Por que estás tão triste? _ Fui à horta buscar couves para fazer um caldinho e quando voltei para casa estava lá a Cabra Cabrês, que disse que me salta em cima e me faz em três. Será que tens uma solução para o meu problema? Podes ajudar-me? Ão,ão,ão. Eu não vou lá que tenho medo! Cada vez mais triste e sem saber a quem mais devia pedir ajuda, o Coelhinho Branco sentiu vontade de chorar. Foi então que se lembrou de outro amigo. Se o Boi e o Cão tinham medo da cabra Cabrês, talvez o Galo fosse mais corajoso. E correu a toda a velocidade para lhe falar sem demora


Ao vê-lo o Galo perguntou: O que tens? Para quê tanta pressa? E por que estás tão triste? _ Fui à horta buscar couves para fazer um caldinho e quando voltei para casa estava lá a Cabra Cabrês, que disse que me salta em cima e me fez em três. Já pedi ajuda a outros amigos que achava valentes, mas todos eles tiveram medo Cocoró, cocoró! Eu também tenho medo e não vou lá. Sem esperança e muito aflito, pois já era tarde e continuava sem poder entrar na sua querida casinha, tão bonita e acolhedora, fez um esforço para se lembrar de um amigo mais corajoso. E sem dar por isso, começou a pensar em voz alta: Uma cabra malvada que me tira a casa e ninguém me ajuda! Uma Formiga que ia a passar, ouviu o Coelhinho e perguntou-lhe: Coelhinho, o que estás a dizer? Por que é que estás tão triste? - Fui à horta buscar couves para fazer um caldinho e quando voltei para casa estava lá a cabra Cabrês, que disse que me salta em cima e me faz em três. - O quê? Vamos ver quem é a Cabra Cabrês. Vou ajudar-te, podes ter a certeza!


A Formiga saltou para as costas do amigo para chegarem mais depressa à toca e, sem perder tempo, batem à porta. Ouviram barulho e uma voz arrogante perguntou: Quem é? Quem está aí? Sou eu, o Coelhinho, que foi à horta buscar couves para fazer um caldinho. - E eu sou a Cabra Cabrês, que te salto em cima e te faço em três! Muito zangada e apesar de ser muito pequenina, a formiga desafiou-a e disse: - e eu sou a Formiga rabiga, que te salto em cima e te furo a barriga! E, se bem o disse melhor o fez. Entrou pelo buraco da fechadura e, ao fim de poucos minutos, o Coelhinho Branco ouviu: -Ai, ai, ai. Logo a seguir, pulou de alegria pois viu a Cabra Cabrês saltar pela janela, sem sequer se atrever a olhar para trás. Tal foi o medo que teve do pequena mas corajosa formiga..


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.