ECOESTUDANTIL, N.16, Abril 2011

Page 22

VISITA DE ESTUDO NOS ESTÚDIOS DA SIC

D

Fomos logo abordados pelo jornalista Bento Henriques que tinha acabado de apresentar o Primeiro Jornal, e foi esse mesmo espaço que fomos visitar em primeiro lugar:

ias 25 e 26 de Janeiro. Realizou-se, nestes dias, a visita de estudo a Lisboa da turma de Técnico de Apoio Psicossocial, com o objectivo de visitar os estúdios da SIC e a exposição que estava a decorrer no Pavilhão do Conhecimento: “Sexo… e então”. Saímos da escola às 8:20 em direcção a Lisboa. Na viagem, fizemos uma pequena pausa para o pequeno-almoço. Chegámos à estação de serviço da ponte Vasco da Gama para almoçar, era 12:00. Fizemos um pequeno convívio entre a turma durante essa hora de almoço. Depois, seguimos para Carnaxide, porque tínhamos a visita aos estúdios da SIC marcada para as 14h.

Entrámos e achámos o espaço demasiado pequeno, não parecia nada o espaço que víamos em casa na televisão. A guia disse-nos que as câmaras aumentam 7x mais o espaço. Falámos na posição das luzes, na posição das câmaras, dos microfones, do guião que o jornalista lê durante o Jornal e, no fim, abordamos algumas questões. De seguida, fomos visitar duas salas muito importantes, Primeiro, a sala onde são controlados todos os programas que estão a passar, e onde é também controlado o som. A segunda sala era maior. A guia informou-nos que, naquela sala, quando passa algum programa em directo, há sempre uma pessoa a controlar esse mesmo programa. Também nos disse que aquela sala era a que funcionava 24 horas sobre 24 horas. Um pouco mais à frente, mostrou-nos a sala onde se faz a voz off. Já quase a terminar a nossa visita, fomos à sala onde tudo é controlado, sites, facebook, publicidade, novelas, programas, entre outras coisas.

Chegámos a Carnaxide. A visita ia começar. Estávamos nervosos, não sabíamos o que poderíamos encontrar. Fomos recebidos por uma senhora que iria ser nossa guia. Informounos logo que o Primeiro Jornal ainda estava no ar, por esta razão não pudemos fazer muito barulho. Aproveitámos, assim, para tirar umas fotos. Após uns 15min, a guia voltou ,e finalmente a visita iria começar. Página 22

Por fim, fomos visitar a sala de maquilhagem. Havia todo o tipo de maquilhagem e espelhos pela sala toda. A visita aos estúdios tinha chegado ao fim, entregaram-nos uns diplomas à saída como comprovativo de que tínhamos lá estado. Marisa Santos, 12º ano Curso Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.