Human - O que é o amor

Page 1

Filosofia 10º ano

Human: O que é o amor? Na sequência da visualização do documentário Humans de Yann Arthus-Bertrand, os alunos de Filosofia, 10º ano, orientados pela professora Carla Sardinha, foram desafiados a refletir sobre algo que os desinquietasse. Beatriz Saraiva refletiu sobre o amor.

“O que é o amor? Se pesquisarmos este conceito na internet recebemos uma definição bastante simples: “O amor é uma forte afeição por outra pessoa, nascida de laços de consanguinidade ou de relações sociais.”. Mas o que é que nós, seres humanos, sentimos realmente quando amamos alguém? A definição de amor é diferente para todas as pessoas, todos nós temos opiniões e sentimentos diferentes, histórias, passados e presentes distintos, somos únicos e autênticos e por isso arranjamos maneiras diferentes de nos expressar. Por exemplo, uma criança que é agredida em pequena, mas que ouve que tudo aquilo é para seu bem e que o fazem porque a amam, demonstra o seu amor pelas pessoas exatamente da mesma maneira, agredindo-as e maltratando-as até surgir alguém que lhe mostre o que é realmente o amor. Mas o que é afinal o amor? O que é isto que sentimos quando nos apaixonamos e que nos deixa fora de nós? Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia, Tavira


Filosofia 10º ano

O amor é um sentimento muito bonito. Quando nos apaixonamos, parece que tudo se torna melhor, mas nem sempre as coisas correm bem. Há violência doméstica e, infelizmente, todos os dias morrem pessoas às mãos dos seus parceiros. Mas por que é que essas pessoas não denunciam aquilo por que passam? Talvez por amarem verdadeiramente a outra pessoa e acharem sempre que ela pode mudar, mas raramente acontece... Antes de amarmos alguém, temos de nos amar a nós próprios. Por muito que amemos alguém, temos de nos amar ainda mais para não corrermos o risco de nos tornarmos vítimas dos nossos próprios sentimentos. O amor não escolhe idades, não escolhe cores ou religiões, o amor não escolhe géneros, não escolhe culturas, o amor não escolhe as pessoas. O amor devia aproximar as pessoas, mas tudo aquilo que ele não escolhe, as cores, as religiões, os géneros, as culturas, formam um grande muro e não o deixam passar. Por que razão uma rapariga cristã e um rapaz muçulmano não se podem amar? Por que razão duas mulheres não possam constituir uma família? Por que é que tudo isto tem de ser olhado de lado, por que é que não podemos simplesmente aceitar a felicidades dos outros?

Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia, Tavira


Filosofia 10º ano Para mim, o amor é algo muito simples, de uma simplicidade tão grande que para nós até faz confusão. Amar alguém não é só andar por aí aos beijos ou dizer só porque sim “eu amo-te”, amar alguém é ser companheiro, mais que amante, namorada ou mulher, é ser uma amiga. Ninguém escolhe quem ama, o ser humano tem controlo sobre muita coisa, mas não controla os sentimentos, amamos porque amamos e muitas vezes nem conseguimos explicar porquê. Tenho 15 anos, o que significa que daqui para a frente vou conhecer muitos sentimentos que nunca tinha sentido antes, não é o caso do amor “és muito nova para saberes o que é o amor”, dizem os adultos, mas é mentira, eu sei o que é o amor, talvez até melhor que muitos deles, porque nós, as crianças e os adolescentes, temos sentimentos mais puros e damos valor a certas coisas que os adultos não dão tanta importância, como um abraço, um beijo, um olhar, um sorriso, ir à praia ver o pôr-dosol ou a lua, olhar para as estrelas, comer um gelado numa tarde de verão, ficar deitado a ver as estrelas... Pois, na sua vida tão ocupada cheia de coisas para fazer, esquecem -se que o que é verdadeiramente essencial é invisível aos olhos.

Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia, Tavira


Filosofia 10º ano Para muitos o conceito de amor é muito vasto, para outros consiste em poucas palavras. Para mim, o amor não são conceitos, mas sim pessoas: a minha família, os meus amigos, o meu animal de estimação, porque são todos eles que me fazem ser uma melhor versão de mim. Quando me perguntam: o que para ti o amor? Eu não penso em conceitos, eu penso em nomes e em pessoas.

Beatriz Saraiva, nº 3 10ºA3 2020/2021

Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia, Tavira


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.