Minuano 211

Page 1

Ano 82 - Nº 211 - Publicação - Julho de 2022

Eleições acontecem em julho Eleições no CIRGS 2022 Reunião do Conselho


JULHO DE 2022

MINUANO Nº 211 ANO 82

EXPEDIENTE

EDITORIAL A vida é feita de encontros e quando estes se dão no âmbito de uma comunidade de pessoas que trabalham e servem juntas à população brasileira, eles se tornam melhores ainda. Isto é o que o nosso Clube Inapiários representa, o encontro de pessoas com uma finalidade comum, a de bem servir ao povo brasileiro, visto ser formado por servidores públicos. Este é o Minuano de número 211. Ele ao mesmo tempo encerra uma etapa e dá início a outra, sem espaços, dando continuidade a sua saga de bem servir à comunidade Inapiária. Este mês teremos eleições e a participação dos sócios é sempre muito importante. Nosso Clube tem história! Fundado em 1939, comemora neste 2022 seus 83 anos, e com uma entidade desta idade e deste porte não se brinca. Para brindar esta edição fomos buscar entrevistar baluartes da nossa história. Pessoas que trabalharam e trabalham para o engrandecimento do Clube Inapiários do Rio Grande do Sul, quer através de textos como os do sócio Hilton Goulart, quer de conversas informais com o Conselheiro Carlos Newton, dando sua contribuição sempre necessária para a manutenção e fortalecimento da entidade. Sabedores de nossa importância na história dos locais onde plantamos nossas raízes, damos também importância às ações desenvolvidas no município de Xangri-Lá. Falar em paz e congraçamento comunitário nos dias de hoje se faz necessário em todas as instâncias e estamos aí, participando de eventos do Rua da Paz, contribuindo da forma que nos é possível, oferecendo espaço e dando apoio aos eventos por eles desenvolvidos em parceria com as autoridades locais. Na próxima edição, mais detalhes e o resultado das eleições que elegerão a Diretoria e o Conselho Deliberativo para o triênio 2022/2025. Rosângela Machado Marques da Silva Diretora Administrativa 2018/2022

Diretoria Executiva Gestão 2019/2021 Presidente Juvêncio A. Severo Diretora Administrativa Rosângela M. Marques da Silva Diretora Financeira Maria Lúcia S. B. Firmino Diretor de Patrimônio Irton A. Ávila Diretora de Convênios Sonia Ma S. Garcia Diretor DECOFA Gilberto A. Cardoso Diretor de Esportes Angelo A. de Sena Diretora Cultural Sônia Cleonice Bonifácio Diretora Social Cirlene da Silva Machado Conselho Deliberativo Presidente: Naura Maria Lemos Secretária: Rute Beatriz Alves Texto/diagramação Bibiana Paiva Nunes (MTb 8490) Texto/revisão Rosângela Marques (FENAJ 5418) Fotos Bibiana Nunes/Arquivo CIRGS Impressão VT Propaganda Tiragem 4.000 exemplares


JULHO DE 2022

MINUANO Nº 211 ANO 82

Retomadas as reformas no DECOFA A Colônia de Férias está passando por uma série de reformas desde o ano passado (2021), que foram paralisadas durante o veraneio por conta da legislação do município de Xangri-lá que não permite estas obras neste período. As obras foram agora retomadas, mas isso não atrapalha em nada os sócios e cotistas que quiserem utilizar os apartamentos da praia. Pedimos desculpas aos sócios por eventuais transtornos na movimentação da colônia, mas tenham a certeza que tudo isto visa a conservação necessária para a manutenção da estrutura do DECOFA.

Covid no veraneio Durante as férias de 2022, embora a Colônia não estivesse com a lotação de anos anteriores (antes da pandemia), e mesmo com todos os cuidados que o Clube manteve, aconteceram dois casos de covid-19 na Colônia de Férias. Lembramos desses casos porque, infelizmente, a pandemia ainda não terminou. E junto com o coronavírus, temos a dengue, a varíola do macaco, a influenza, e outros tantos vírus que estão presentes nessa época de outono/inverno. Por isso queridos sócios, familiares e amigos, vamos nos cuidar, manter os cuidados de higiene, utilizar a máscara, ao menos nos locais fechados e manter a distância mínima entre as pessoas. “A segunda onda da variante Ômicron no Rio Grande do Sul fez a média móvel de novos casos de covid19 mais do que dobrar em um mês, provocando alta similar também nos registros de hospitalizações e de mortes pela doença. Na terça-feira (31/05), o Estado registrava média móvel diária de 4,9 mil novos casos – uma alta de 118% ao longo de 30 dias. Em 1º de maio, o RS tinha média de 2,2 mil casos ao dia. Uma das dificuldades de análise do atual momento da covid-19 são os problemas recentes de inclusão de casos no sistema do Ministério da Saúde, destaca a epidemiologista Suzi Camey, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)”. (Fonte: GZH - Gabriel Jacobsen)


JULHO DE 2022

MINUANO Nº 211 ANO 82

Sede Campestre

ATENÇÃO Sócios (as) A churrasqueira ao lado do Salão Pôr-do-Sol, está INTERDITADA! Não poderá ser utilizada até que os devidos reparos sejam finalizados . Mas você sócio, pode utilizar as outras churrasqueiras localizadas por toda a Sede Campestre!

Última reunião do Conselho e Comissão Eleitoral No dia 7 de maio, sábado, aconteceu a última reunião do Conselho desta gestão que ora se encerra. Durante a reunião foi apresentado o levantamento da parte financeira, onde o funcionário Marcelo, da área administrativa, juntamente com o contador Wanderlei, explicaram como está sendo para o Clube passar por essa pandemia. Também foram explicados os números dos fechamentos das contas em 2021, lembrando dos gastos com a reforma e manutenção do Decofa aliado a diminuição do número de sócios. No final foram apresentados os nomes para a Comissão Eleitoral, que ficou assim definida: Ademira da Silva, Jorge Gabriel C. Peres, Judith Ribeiro, Maria da Paz, Moema Machado Lemoyne, Orlando Manoel de Oliveira (suplente), Tania Maria Alves, Vera Maria R. Machado.


Posse da Comissão Eleitoral Na segunda-feira, dia 24 de maio, foi dada a posse para a Comissão Eleitoral, que, a partir de agora comanda as eleições para a próxima Diretoria do Clube Inapiários do RS.

Comissão Eleitoral 2022 - Eleições CIRGS

A inscrição de chapas para Diretoria Executiva e Conselho de Representantes, foi de 30 de maio à 8 de junho. Das 14h às 18h junto à Comissão Eleitoral no prédio do Clube Inapiários, sito à Rua Uruguai 240/901.

Onde se inscreveram dois grupos: Chapa Unidade e Luta - Por um CIRGS Unido e Forte, e Chapa Quente - Resgatando as Origens.

Nova data das eleições: 14 de julho de 2022 A Comissão Eleitoral havia definido que as eleições aconteceriam no dia 14 de julho, considerando os diversos pedidos de impugnação de ambas as chapas e outras considerações. Foi publicado, no dia 29 de junho, a retificação da data das eleições. No dia 1 de julho saiu um despacho do Juiz Maurício da Costa Gambogi, reafirmando a data de 14 de julho de 2022 para as eleições acontecerem, dando tempo hábil para todas as tratativas das eleições. Veja mais no site e no facebook do Clube Inapiários.


ENTREVISTAS

Clube em ótimas condições diz Carlos Newton

O sócio Carlos Newton reservou um tempo em sua agenda para conversar com o Minuano e contar um pouco de sua história desde que inciou sua atuação dentro do Clube Inapiários. Ele lembra que nos anos 60/70 foi construída a sede da praia de Atlântida, o DECOFA : Departamento de Colônia de Férias de Atlântida. Em 1962, Carlos ingressou como funcionário no IAPI (Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Industriários) e em seguida como sócio do Clube Inapiários. Exercendo funções desde Agente Administrativo em São Luiz Gonzaga até diretor de Recursos Humanos do antigo INAMPS em Porto Alegre, sempre se manteve sócio do Clube. Newton recorda a primeira greve dos trabalhadores onde Joel Sarruá Rodrigues, ex- Presidente do Clube e já entrevistado em outra edição do Minuano, se destacou positivamente. Com a união dos servidores dos IAPI’s, na época chegou-se ao patamar de cerca de 30 mil sócios do Clube, onde as administrações conseguiram manter a entidade viva. Houve, no entanto, segundo ele, um tempo em que o Clube estagnou. Mas afirma que a atual diretoria dos Inapiários vem o mantendo em ótimas condições e fazendo as melhorias necessárias em suas sedes. Ele conhece a atuação das diferentes diretorias que o Clube já teve, inclusive é cotista do DECOFA. Um grande amigo dele, e também sócio do Clube é Hilton Goulart, que ele conheceu em seus primeiros anos de trabalho, quando precisou de um substituto para suas férias. Finalizando sua história em relação ao Clube Inapiários foi enfático: “Depois de tudo isso, ver que o Clube continua e segue em frente é um prazer!”

Novos Sócios/as

E N T R E V I S T A S Carlos Newton cumprimentando seu amigo "Tigrão", mascote da Sede Campestre em Porto Alegre.

A trabalhadora do Clube, Inajara, dará início a uma campanha para a captação de sócios. Fará visitas aos locais de trabalho levando a história da família Inapiária aos funcionários dos diferentes setores públicos, municipal. estadual e federal, mostrando as.vantagens de ser sócio.

Você também pode ser um captador. Os dois (02) primeiros sócios que conseguirem 10 (dez) novos sócios, ganham um mês (30 dias) na alta temporada no DECOFA. Os demais um final de semana se indicarem, no mínimo 03 (três) novos sócios. E quem indicar menos que três ganhará um brinde personalizado.


O DECOFA James Hilton, um famoso escritor inglês, em um de seus livros, Horizontes Perdidos, chamou de Shangri-lá, um lugar mágico, onde não havia a idéia de tempo e muito menos de tristeza, ali reinava uma felicidade perene e as pessoas não envelheciam, a vida era um hino de amor. De certa maneira, no meu modo de ver é, exatamente, o que nos acontece no Decofa, durante o período de férias: ali perdemos a nossa identidade, somos jovens, felizes e despreocupados. O tempo parece que pára enquanto estamos lá. Há uma integração total, entre todos, inclusive com a natureza; sempre foi assim, desde o início. O mais estranho é que pensamos que esta nossa nova maneira de ser permanecera para sempre. Qual nada, para nosso desgosto, nem bem de lá nos afastamos e nos damos conta que tudo foi fugaz: retomamos a nossa identidade, nosso tempo, nossa idade e mazelas, exatamente como no livro. Pensando bem, não é admirável, chamar-se Xangri-lá, o lugar onde a nossa colônia de férias está situada? Não virá daí a sua magia, a sua atemporalidade e o seu encantamento? Texto escrito por Hilton Goularte

Estamos aceitando neste espaço: textos, poesias, todas expressões sem cunho político.

A Praia de Atlântida No final da década de 50, um empresário, Cláudio Casaccia, loteou uma área destacada de Capão da Canoa e deu início a uma nova praia a qual se denominou de Atlântida. Deveria ser uma praia que rivalizasse com Torres, que ostentava, Êna época, o título de praia da elite. Mais próxima de Porto Alegre, a ideia era atrair pessoas de destaque da nossa sociedade, e seduzilas pelas condições da nova praia, para que viessem construir suas casas ali Mais um texto de Hilton Goulart que. você terá acesso no site do Clube...

QUAL A ORIGEM DO NOME INAPIÁRIOS? por Hilton Goularte

A Previdência Social no Brasil deu seus primeiros passos com a lei Eloy Chaves, de 1923, que criou as Caixas de Aposentadorias e Pensões (CAP´s), geralmente organizadas por empresas e sob a regulação do Estado. A primeira foi para os empregados das empresas ferroviárias em atividade na época, depois outras surgiram. Em 1933, um novo conceito organizacional foi introduzido, o qual, em vez de organizar a previdência em volta das CAP´s, organizaria a proteção em uma instituição que cobrisse todos os trabalhadores de categorias especificamente determinadas: os IAP´s. O sistema foi elaborado cronologicamente. a saber: em junho de 1933 criou-se o Instituto dos Marítimos (IAPM); em maio de 1934, o Instituto dos Comerciários (IAPC); em julho de 1934, o Instituto dos Bancários (IAPB); e em 1936, o Instituto dos Trabalhadores na Indústria (IAPI), não implementado até 1938. Depois, em agosto de 1938, todas as CAP´s dos trabalhadores de transporte e carga foram integradas num único instituto, o IAPTEC. Por volta de 1939, o sistema básico estava constituído por noventa e oito CAPs e cinco IAPs. SE INTERESSOU POR ESTA LEITURA? veja mais no site www.inapiarios.com.br


Frente Negra Gaúcha Frente Negra Gaúcha reúne associados e simpatizantes em sua primeira confraternização presencial. A comemoração do aniversário do presidente da Frente Negra Gaúcha (FNG), João Carlos Almeida dos Santos, no mês de março (13/03), foi o mote para reunir associados da entidade, simpatizantes e amigos, em um almoço festivo realizado no Clube dos Inapiários, Zona Sul de Porto Alegre. Este foi o primeiro encontro presencial da entidade envolvendo aglomeração, desde o advento da pandemia do Covid-19. Leia a matéria completa em nosso site: https://bit.ly/3qrmfig.

Aluguel de salões Nossos salões Pôr-do-Sol, Bosque e Piquete já estão abertos e com agenda 2022 liberada para realização de festas. Aproveite e marque seu evento. Maiores informações na Sede Administrativa (51) 3221.9451/ 98516.0659.

Clube Inapiários apóia projeto no verão 2022

Saiba mais sobre o projeto Rua da Paz no link: https://youtu.be/uynP8Og3TEY

Neste verão, o Clube, através da vereadora Vivia Quadros de Xangri-lá e Junio Alby (Projeto Rua da Paz), deu apoio ao Campeonato de Vôlei que aconteceu no Bairro Figueirinha em fevereiro deste ano. Foi uma parceria da vereadora, também moradora do bairro e do Projeto Rua da Paz. Projeto este que acontece no país todo, tentando levar à Paz às comunidades de diferentes cidades e estados. Você deve estar se perguntando, levar a paz, como? Através de atividades que estão em sintonia com aquele grupo ou comunidade, podemos exemplificar como brincadeiras, jogos, educação sobre o meio ambiente e a natureza, trazendo a reciclagem como modo de vivência. Além de uma tarde com os bombeiros, explicando como se dá o trabalho deles, entre outras tantas coisas. A Paz só é possível com a participação da grande maioria. Segundo Junio Alby "Com amor, consegue-se Paz!"


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.