Issuu on Google+

FisiQuimicus Folheto informativo nº6 nº6 - Março - Ano 1 www.fisiquimicus.blogspot.com "Quando estamos de boa saúde, admiramo-nos de como seria possível estarmos doentes; quando isso acontece, medicamo-nos alegremente". Pascal, Blaise

O que são medicamentos genéricos? Um medicamento genérico é um medicamento com a mesma substância activa, forma farmacêutica, dosagem e com a mesma indicação que o medicamento original (de marca). Vantagens: - Apresentam maior garantia de efectividade e permitem um melhor conhecimento do respectivo perfil de segurança; - Apresentam a mesma qualidade do medicamento de referência, traduzida na demonstração de bioequivalência, através de estudos de biodisponibilidade ; - São 35% mais baratos do que o medicamento de referência, com a mesma forma farmacêutica e igual dosagem; - São comparticipados pelos mesmos escalões de comparticipação que os restantes medicamentos; - A prescrição por DCI ou por nome genérico representa uma prescrição de base mais científica e mais racional; - Maior rapidez na obtenção de AIM, associada a uma simplificação de todo o processo (está dispensada a apresentação dos relatórios dos peritos sobre os ensaios farmacológicos, toxicológicos e clínicos.

Curiosidade: Os medicamentos genéricos surgiram em Portugal com a publicação do DL nº 81/90 de 12 de Março. Pode então estabelecer-se esta data como a “data de nascimento” do conceito de medicamento genérico em Portugal. Todavia, em muitos outros países, os medicamentos genéricos existem há bastante mais tempo.

Área de Projecto 12º Ano - A, C, D


Qual o motivo da diferença de preço? Na definição do preço de um medicamento de referência (inovador) há um aspecto que é valorizado que é o esforço financeiro realizado pelo laboratório que desenvolveu toda a investigação e desenvolvimento da substância activa. Após o período de protecção de patente, no preço do medicamento genérico, esse aspecto não é, naturalmente, valorizado, pelo que o preço deste é sempre substancialmente (35%) mais baixo do que o do medicamento de referência.

Os medicamentos genéricos podem ser encontrados nas farmácias comunitárias. No que concerne ao seu fabrico, os dez laboratórios mais representativos são: GENERIS MYLAN RATHIOPHARM SANDOZ ALTER MEPHA TETRAFARMA LABESFAL GENÉRICOS BIOSAUDE PEN.

. res. b o esc se d

Tenta encontrar os seguintes conceitos: Genérico Princípio activo Comprimido Ampola Fármaco Xarope Química

ão!! Atenç

Nem todos estes laboratórios se dedicam em exclusivo à comercialização de medicamentos genéricos, pelo que se deve verificar a presença da sigla "MG" na caixa do medicamento.

TAFARMA

T

P

A

S

R

N

U

R

I

B

I

L

U

N

A

H

U

A

A

F

A

M

G

E

C

I

N

E

E

H

J

T

P

P

O

I

J

O

M

G

R

X

N

R

C

E

T

O

C

I

L

G

N

L

E

T

J

V

J

T

B

B

U

X

S

A

M

R

A

F

L

I

H

G

R

T

O

V

B

X

A

M

F

Q

Q

P

G

U

T

E

D

F

A

C

P

S

T

Q

R

I

T

E

F

Z

I

Z

I

O

J

I

X

A

N

O

H

Q

N

I

M

M

L

O

U

H

A

Z

U

A

F

R

T

E

I

A

I

L

J

G

H

O

H

C

S

H

J

U

R

S

T

A

I

C

O

M

M

T

I

O

Q

T

P

I

U

Q

E

R

T

J

R

I

Q

N

P

O

M

L

C

J

E

F

G

M

A

V

H

E

J

J

O

L

O

O

P

E

R

T

F

O

C

G

X

X

C

X

C

V

M

J

G

H

Farmacêuticos de Serviço

Soluções brevemente disponíveis no nosso blogue

http://farmacia-de-servico.blogspot.com/ farmacêuticos.de.servico@gmail.com


A nossa visita de estudo... No passado dia 6 de Fevereiro efectuamos uma visita de estudo ao parque eólico de Vila Nova de Cerveira no intuito de compreender o funcionamento da produção de energia eléctrica a partir da energia do vento, bem como conhecer o interior de um aerogerador e assim entender o seu funcionamento, constituição e rendimento. Confirmámos que a velocidade do vento é o factor que mais influencia o rendimento de um aerogerador. Para o tipo de equipamento visitado, verificou -se que é necessária uma velocidade mínima de 2,5m/s para que haja produção de energia. A 12,5 m/s o aerogerador está em plena carga (2 MW). A 30 m/s as pás reduzem o seu rendimento para 30% (600 kW) e a 50 m/s, a máquina pára, por razões de segurança. Sendo o custo de cada aerogerdor 2,7 milhões de euros, estimamos que o custo inicial do parque tenha rondado os 15 a 16 milhões de euros. Segundo informações recolhidas, o parque começará a dar lucro após 6 anos de funcionamento, e sendo a sua durabilidade de cerca de 20 anos, calculamos um rendimento de cerca de 36 milhões de euros. Relativamente ao parque visitado

Homem no topo do aerogerador

pudemos observar o funcionamento de 5 aerogeradores de eixo horizontal cuja potência individual ronda os 2 MW. Assim, é possível obter no parque uma potência instalada total de 10 MW.

Grupo de alunos do 12º ano turma D e professor Paulo Sousa, junto do aerogerador visitado


Válvula de entrada de água

Cimo do gerador (alternador)

Em 1983 foi projectada a construção da barragem do Alto Lindoso, e concluída em 1992, sendo até à data, o maior e mais potente produtor hidroeléctrico em Portugal. A sua produção anual de energia ronda os 950 GWh, o que permite fornecer uma área equivalente à área ocupada pela cidade do Porto, equivalentes ao consumo anual de 440 000 portugueses. A Energia hidroeléctrica representa cerca de 30% da produção de energia em Portugal, em que 11% dessa, é obtida a partir da Barragem do Alto Lindoso. Ao longo da visita, o orientador foi explicando cada etapa do processo de geração da energia eléctrica. Numa fase inicial, a água acumulada na albufeira é desviada do leito do rio e conduzida à casa de forças, onde todo o processo de geração de energia se desenrola, após abertura das comportas (processo que ocorre durante 90 segundos). O processo responsável pela transformação da energia cinética da água em energia eléctrica baseia-se no movimento das pás das turbinas gerado pela força da água, que estão ligadas a um “rótor”. Na sala de comandos, onde se encontra o topo do “rótor”, no interior de um “istation”, constituindo o gerador, é aplicada uma corrente eléctrica de 300 V contínuos de modo a induzir uma tensão. No final de todo este processo a água é reencaminhada para o leito do rio.

Curiosidades A energia produzida na Barragem do Alto Lindoso é cerca de 18000 V e elevada para 400000 V para atenuar as perdas de energia. A sua produção desde que se encontra em funcionamento é de aproximadamente 6.6 Milhões GWh. Esta barragem teve um investimento de cerca: 1.000.000.000 € (Mil Milhões de euros).


Desafios... Desafio 1

Num artigo de uma revista pode ler-se:

“ O número de Avogadro é um número maior do que o número de grãos de areia da praia de Figueira da Foz.” Justifique com cálculos esta afirmação. (Como aproximação, considere a praia da Figueira da Foz um paralelepípedo com 10 km x 500 m x 30 m e um grão de areia um cubo com 1 mm de aresta)

Desafio 2 Por que é que as casas alentejanas são, tradicionalmente, caiadas de branco?

Consulte a resolução em www.fisiquimicus.blogspot.com


Folheto informativo