Issuu on Google+

FisiQuimicus Folheto informativo nº4 nº4 - Janeiro - Ano 1 www.fisiquimicus.blogspot.com

As Verdades sobre o Álcool O álcool não aquece — O álcool faz com que o sangue se desloque do interior do organismo para a superfície da pele, provocando uma sensação de calor. Este movimento do sangue provoca uma interno.

perda do calor

Álco ol

etílic o

O álcool não mata a sede – As bebidas alcoólicas não satisfazem a sede, provocando através da urina, uma perda da água que existe no organismo, o que vai aumentar a carência de água e, portanto, a sede.

l Etano O álcool não ajuda a digestão e não “abre” o apetite – O álcool faz com que os movimentos do estômago sejam muito mais rápidos e os alimentos passem precocemente para o intestino sem estarem devidamente digeridos, dando a sensação de “estômago vazio”. O resultado é a falta de apetite e o aparecimento de gastrites e de úlceras.

CH3CH2OH

Área de Projecto 12º Ano - A, C, D


Uma Verdade Inconveniente Algumas conclusões retiradas, após ter sido aplicado um inquérito à comunidade escolar, sobre o consumo de bebidas alcoólicas...

Pela análise do gráfico concluí-se que são as pessoas de faixas etárias mais jovens que tendem a iniciar o consumo de bebidas alcoólicas cada vez mais cedo. Segundo

um

relatório

da

OMS

(Organização Mundial de Saúde), o consumo de bebidas alcoólicas não deve ser efectuado antes dos 18 anos. Pelos resultados obtidos, concluí-se que a situação é alarmante, sobretudo se se tiver em consideração que o Instituto Nacional de Abuso do Álcool e Alcoolismo (NIAAA, na sigla em inglês) alerta que beber antes dos 15 anos pode encorajar o alcoolismo.

Pela análise do gráfico concluí-se que grande parte da comunidade escolar indica a cirrose como uma doença causada pelo consumo excessivo de álcool. Um dado alarmante é que 23% dos inquiridos não conhece nenhuma doença, o que pode causar uma maior vulnerabilidade a ser afectado por este problema. Outro dado a apontar é o facto de apenas 1% saber que alcoolismo é uma doença!


O que é a energia eólica?

A energia eólica traduz-se na energia cinética das massas de ar provocadas pelo aquecimento desigual na superfície do planeta. Na sua origem estão, não só a radiação solar, mas também a rotação da Terra, marés atmosféricas, entre outros. Os cata-ventos e embarcações a vela são formas bastante antigas de seu aproveitamento. Os aerogeradores modernos de tecnologia recente têm sido uma forte alternativa crescente na composição da matriz energética de diversos países.

CURIOSIDADES Em 1986, o primeiro parque eólico de Portugal foi construído na Ilha de Porto Santo, Madeira. No fim de 2007, Portugal era o décimo produtor mundial de energia eólica em termos absolutos, e o quarto em termos relativos, tendo em conta a sua área e população. Segundo o relatório de 2007 do Global Wind Energy Council (GWEC), Portugal tinha uma capacidade instalada de 2.150 megawatts (MW), o que representa 2,3% do mercado mundial.


A Casa Optimizada permite que se obtenha as melhores condições de conforto com um baixo consumo energético. Principais características das Casas Optimizadas • Apresentam um bom isolamento térmico, o que evita excessivas trocas de energia com o meio exterior; • Consome um mínimo de energia para o aquecimento da casa, em condições de conforto e de utilização normal; • Utiliza ao máximo os recursos energéticos do ambiente (sol, temperatura do ar, protecção do terreno); • Tem em conta as fontes de energia ”gratuita” no ambiente interno (pessoas, equipamento, iluminação, etc.);

Modelo de uma casa optimizada

• Recorre a outras formas de energias renováveis disponíveis, como por exemplo a lenha, para satisfação das necessidades de ponta (horas de mais frio) do aquecimento ambiente; • Tem em conta a adequada distribuição da construção e dos espaços para a optimização da gestão energética.

Verão

Inverno

Estes gráficos dão-nos a conhecer a variação de temperatura ao longo do ano, no interior e no exterior de uma casa termicamente optimizada. Pela análise dos gráficos, verifica-se que as diferentes temperaturas no exterior da casa, pouco se fazem sentir no interior, o que evidencia um melhor aproveitamento da energia, devido a um bom isolamento térmico.


Desafios...

L i s b o a - D a k a r Os pilotos portugueses que iam participar no Lisboa-Dakar, na sua preparação para a prova, tiveram certamente de ter em conta alguns aspectos relacionados com a sua adaptação às condições do terreno. Assim, de modo a que não tivessem problemas a este nível ajuda-os a dar resposta ao seguinte desafio e dá-lhes algumas sugestões que pudessem ser úteis: “No deserto do Saara, a noite é muito fria enquanto o dia é muito quente; já no nosso país as diferenças de temperatura entre o dia e a noite são pequenas.”

A que se devem estas diferenças?

Consulte a resolução em www.fisiquimicus.blogspot.com


Folheto informativo