Page 1

Apresentação da candidatura do Bloco de Esquerda à Assembleia de Freguesia de Santa Maria de Lamas

No próximo dia 11 de Outubro, o Bloco de Esquerda apresentar-se-á aos eleitores de Santa Maria de Lamas como a verdadeira alternativa socialista, assente nos valores de uma esquerda de progresso e que saberá corresponder em cada momento, com empenho, com rigor e com total transparência, aos desafios que lhe forem colocados. Confiar no Bloco de Esquerda é dar um sinal claro de censura, a quem ao longo dos últimos anos trocou a qualidade de vida da população pelo primado da obra inútil e pela sensação da vaidade fútil. É tempo de dizer basta! É tempo de romper com caprichos pessoais e é tempo de responsabilizar quem esbanjou dinheiro em obras que não servem ninguém, nem contribuíram para o bem-estar de todos.  O Bloco de Esquerda propõe algumas medidas que considera prioritárias para fazer de Santa Maria de Lamas uma terra com melhor ambiente, com mais qualidade no ensino, mais solidária com os que menos têm, com mais prevenção e segurança rodoviária, com mais mobilidade para os seus cidadãos, com a qualidade de vida que todos anseiam e merecem nesta vila.  Empenhar-nos-emos na criação de instrumentos e formas de participação activa da população, na definição e execução das políticas públicas, como é o caso do Orçamento Participativo, para possibilitar a decisão das populações sobre parte do investimento a realizar pelo executivo da Junta de Freguesia.  O Bloco de Esquerda bater-se-á sempre pela defesa do interesse colectivo em detrimento dos interesses privados, nomeadamente na gestão e valorização dos espaços públicos.  Assumiremos um compromisso de rigor e clarividência na gestão dos dinheiros da junta de freguesia. Não seremos permissivos a derrapagens orçamentais levianas e apresentaremos periodicamente as contas da freguesia para consulta pública.  É urgente desenvolver um conjunto de medidas que possam dar resposta aos problemas e às dificuldades que muitas pessoas enfrentam no seu quotidiano. Para atingir este desígnio será necessária uma articulação concertada com o município de Santa Maria da Feira e com as redes sociais, promovendo a afectação e a criação de um conjunto de equipamentos e serviços adequados que visem uma intervenção de carácter social preventivo.  O nosso compromisso com a população exige que sejamos sérios na apresentação das nossas propostas. Temos a perfeita noção das limitações nas


competências que estão incumbidas a um executivo de freguesia, por essa razão não embandeiramos em promessas surrealistas. As ideias que nos propomos realizar serão perfeitamente exequíveis e desprovidas de qualquer carácter demagógico ou de aproveitamento eleitoralista.

Assim, deste modo, a candidatura do Bloco de Esquerda à assembleia de freguesia de Santa Maria de Lamas propõe-se:  Apresentar um projecto de criação de um espaço lúdico e de manutenção física nos terrenos que confinam com os limites Norte do futuro PEC.  Exigir uma intervenção técnica de sustentação de solos na via do PEC.  Exigir da Câmara Municipal a execução do projecto do passadiço entre as rotundas do Mini-Preço e do Intermarché.  Exigir a imediata ligação de todos os efluentes provenientes das condutas de saneamento à rede principal de esgotos, com a consequente despoluição da Ribeira de Riomaior.  Exigir a cobertura do espaço destinado às actividades físicas do centro escolar do Chão-do-Monte, assim como, exigir que seja criado um resguardo que sirva de abrigo desde a entrada principal do recinto escolar até à entrada do edifício onde se situam as salas de aula.  Dinamizar acções de parceria com vários organismos no sentido de dignificar a qualidade de vida da população idosa.  Criar um gabinete multidisciplinar que faça o acompanhamento de proximidade às situações sociais mais problemáticas.  Devolver o espaço do parque de mini-golfe à população, reconvertendo-o num espaço misto de recriação lúdica e de manutenção física. Tal como está este espaço não serve ninguém e representa mais uma exorbitante inutilidade.  Repavimentar com piso betuminoso algumas das ruas mais degradadas da freguesia.  Intervencionar tecnicamente as áreas de maior estrangulamento na fluidez do trânsito que resultaram da deficiente e mal planificada requalificação viária.  Dotar o auditório da freguesia com os meios técnicos adequados para a realização de espectáculos, assim como, exigir das entidades responsáveis, obras de manutenção e beneficiação no interior das valências do edifício.  Estar atenta e lutar intransigentemente contra qualquer tentativa de interesse privado, que vise subtrair património, pertencente por direito próprio a toda a comunidade.


 Agir de forma pró-activa e vigilante relativamente às questões ambientais  Apelar aos cidadãos para uma participação mais activa e mais exigente nos problemas que envolvem a comunidade.  Apoiar e a incentivar todas as propostas que nos forem colocadas pelo associativismo local, sempre numa lógica de interesse público e da comunidade. Estes serão resumidamente os nossos principais vectores de orientação, será em coerência e conformidade com eles que pretendemos defender de forma determinada os interesses de toda a população. Para nós as pessoas contam mais, por isso lançamos o desafio a cada um e a todos os eleitores de Santa Maria de Lamas: “Atreve-te a ser voz na mudança!” Assumiremos sem reservas de qualquer espécie, todas as responsabilidades que nos forem confiadas.

Intervenção na Rádio Águia Azul  

Manifesto eleitoral de apresentação da candidatura na Rádio Águia Azul

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you