2 minute read

Projeto Ramie, BAGAGE, Emmendingen, Alemanha

Inspiração: na cidade de Emmendingen, Alemanha, há uma área residencial onde moram muitas famílias, na qual ainda há um terreno baldio quase retangular com poucas árvores, um riacho, gramíneas e plantas silvestres. A intenção foi criar um parque naturalizado nesse espaço, com áreas lúdicas e recreativas, que atendesse a todas as faixas etárias. O espaço deveria ser vibrante e promover o brincar livre e criativo e, ao mesmo tempo, ser um ponto de encontro para toda a comunidade.

Planejamento: a primeira etapa do projeto foi uma consulta participativa junto à comunidade local, durante a qual os profissionais projetistas buscaram ouvir suas sugestões e ideias. O processo de planejamento também buscou integrar o conjunto de árvores existente e o plantio de novos indivíduos, assim como a topografia do local, o pequeno riacho e muitas pedras que já estavam no terreno. O conceito e o desenho foram desenvolvidos a partir desses insumos.

Projeto: • O leito do riacho está no centro do projeto em termos de paisagem, design e tema. Ao seu redor foram criadas cinco áreas com propostas de design distintas. Elas convidam o público para brincar e relaxar e podem ser usadas pelas crianças e adultos de diferentes maneiras. • Com pequenas praias de cascalho, gramíneas, rochas e pedras, o curso do riacho se tornou o principal atrativo do parque. Com seu acesso facilitado, pedras boas de sentar e encostas ensolaradas, as margens

convidam os visitantes a permanecer por longas horas. Em alguns lugares, o curso do riacho pode ser cruzado em troncos de madeira ou degraus. • As áreas abertas adjacentes ao riacho foram levemente modeladas e generosamente recobertas por gramíneas e arbustos. Todas as árvores existentes foram incluídas no projeto. As áreas abertas convidam para passear e jogar bola, mas também para tomar sol e fazer piqueniques. • A área de brincar para crianças mais velhas e adolescentes foi planejada ao sul do riacho como uma paisagem naturalizada que possibilita a escalada e o movimento. Duas torres de escalada e um grande balanço foram aproveitados do departamento municipal de parques. Eles foram complementados por toras de madeira em sua forma natural, cordas e redes, e incorporados ao terreno montanhoso de forma variada. As diferentes oportunidades de alturas, declives e subidas convidam as crianças ao equilíbrio, à escalada e à brincadeira, mas também ao brincar imaginativo.

Informações adicionais: • área de acesso público: 2.800 m² • data de inauguração: 2017 • mais informações aqui.