2 minute read

Jardim das Brincadeiras, Sesc Interlagos, São Paulo, SP

Inspiração: a ideia de criar esse espaço surgiu da percepção da equipe de educação de que grande parte das famílias com crianças que chegam ao Sesc Interlagos se dirigem às áreas mais construídas e estruturadas – o Jacaré (parque lúdico), piscinas, quadras, recanto molhado – passando despercebidas as possibilidades de interação oferecidas pelas áreas mais orgânicas, como bosques, jardins, trilhas e pomares.

Planejamento: com o desejo de comunicar e aproveitar o potencial brincante das áreas verdes, o Sesc Interlagos convidou o artista e educador Guilherme Blauth e a equipe Ciranda da Vida para transformar o espaço do antigo pomar, até então subaproveitado pelo público, em um ambiente mais atraente às crianças e convidativo ao brincar.

Implementação: construído a partir de intervenções sutis que priorizaram a utilização de materiais naturais e o aproveitamento máximo de recursos disponíveis na unidade (madeiras de poda, cipós, palha, bambus, sementes, folhagens etc.), a premissa do espaço é oferecer uma diversidade de elementos que possibilitem múltiplas formas de interação e convívio.

Impacto: o Jardim das Brincadeiras alterou completamente a relação das crianças e suas famílias com o lugar, que antes era principalmente um local de passagem. Agora, adultos e crianças permanecem muito mais tempo por lá e meninos e meninas podem interagir com a natureza em liberdade: plantar, colher, subir, correr, criar, pisar, mexer, contemplar,

experimentar, explorar e desafiar o corpo. Todos os elementos ficam sempre disponíveis para serem utilizados conforme o desejo das crianças que o frequentam e há o incentivo para que elas ajudem no cuidado coletivo do espaço, participando das ações de cultivo e manejo. Muitas retornam ao local curiosas em saber como estão as plantas que ajudaram a semear.

Manutenção: no primeiro ano o espaço contou com duas visitas da equipe Ciranda da Vida para a execução de pequenos reparos, reposições, manejo dos canteiros e avaliação das estruturas após o uso. Desde então, a manutenção regular é realizada pela equipe de viveiristas do Sesc, que esteve envolvida desde o início do processo, compreendendo a finalidade lúdica e interativa do Jardim. Além disso, a equipe de educação também é responsável pela conservação desse espaço e participa ativamente de ações de manejo, incorporando-as sempre que possível às propostas lúdicas e educativas.

Informações adicionais: • área de acesso público: 615 m² • financiamento próprio: cerca de R$ 25.000,00 (incluindo mão de obra, materiais e serviços de terceiros) • data de inauguração: 2018 • principal responsável: equipe do Sesc Interlagos