"Arquitetura religiosa em Mariana: reflexões para um restauro" TFG Benjamim

Page 153

Da reflexão ao projeto | 8

tras ou colunas), ou sobre alguma porção de muro. A intervenção de 2000 reconstrói aquele trecho de cimalha em bloco cimentício, mas a deixa livre no espaço, sem a porção de alvenaria que se tinha abaixo dela, e sem o arco de madeira. São estas, justamente, as duas funções que decido retomar. Meu pórtico será feito em estrutura metálica (duplo perfil I), de modo a sustentar parte do vigamento do Coro que também refarei em estrutura metálica, sendo o pórtico arqueado no topo com desenho semelhante ao original, isto é, trilobado. Esta intervenção encosta no muro original, mas não se apoia nele, sendo alicerçada apenas no solo, conservando íntegra a alvenaria histórica; outro dado importante originalmente era a cor escura (entre cinza e azul), que reforçava o emolduramento visual daquele espaço e também aparecerá em minha intervenção, através da coloração escura (preto ou grafite) do novo emolduramento metálico.

153

Corredor Lateral. Rachaduras próximas aos elementos de cantaria, de aparência superficial. Frontispício. Manchas de umidade na cantaria do frontão e na argamassa dos campanários. (Fotos do autor)


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.