Revista Bancorbrás nº 78

Page 33

Pulsar Imagens

Igreja de Nossa Senhora do Carmo

SABARÁ Se o tempo estiver curto para visitar Ouro Preto, Sabará é uma cidade histórica bem próxima a Belo Horizonte. Seu patrimônio inclui casarões e igrejas de arquitetura colonial, cheias de obras do mestre Aleijadinho. A mineração era tão intensa na cidade que a Coroa Portuguesa instalou, à época, a casa da Intendência para cobrança do “quinto”, imposto que retirava um quinto dos ganhos dos mineradores. Atualmente, a antiga casa funciona como o Museu do Ouro. Não deixe de visitar a capela de Nossa Senhora do Ó e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo.

Pulsar Imagens

Opção Brasil

turista boquiaberto. Seu acervo inclui mais de quatrocentos anjos esculpidos e, em seu anexo, existe um Museu de Arte Sacra. Já a São Francisco de Assis é a mais famosa de Ouro Preto, considerada obra-prima de Aleijadinho. Devido à enorme quantidade de significados ocultos nas obras, santos e altares, é preferível visitá-las acompanhado de guias capazes de apontar detalhes, como as pinturas do teto, que, de tão simétricas, parecem movimentar-se de acordo com a posição de quem as observa. Esses profissionais podem ser contratados pela Bancorbrás, que oferece pacotes turísticos com o traslado de Belo Horizonte até as cidades históricas. Outro passeio que vale muito a pena é explorar uma legítima mina de ouro daqueles tempos. Várias delas estão espalhadas pela cidade. Fomos até a Mina de Santa Rita, famosa por ter um dos guias mais divertidos da cidade, o bem-humorado Jefferson dos Santos, que há oito anos oferece uma aventura nas minas a turistas e estudantes. Também é imprescindível visitar o Museu da Inconfidência, onde a história de Tiradentes e dos inconfidentes que tentaram iniciar um movimento de independência do Brasil está preservada com todas as honras àqueles que foram alguns dos primeiros heróis brasileiros – inclusive abrigando seus restos mortais. Mas não é só de roteiro histórico que a cidade vive. A quantidade de pedras preciosas faz com que as joias tenham preços atraentes. Artistas e músicos também se espalham pelas

No Museu da Inconfidência estão preservados objetos e roupas de Tiradentes e da Família Real, além de outras curiosidades sobre a vida no século 18

praças e ruas, além das repúblicas de estudantes universitários, que são corresponsáveis pelo agitado carnaval de Ouro Preto. Um contraste com a quietude normalmente associada a esse cenário bucólico que mais parece ter parado no tempo. E é essa serenidade que inspira o artista nativo Mirim Santos, 44 anos, que, depois de rodar o País procurando inspiração para seus quadros pintados a óleo e desenhos a bico de pena, decidiu voltar às origens e vender sua arte nas escadarias da Igreja de São Francisco de Assis. “Nessa paisagem encontro mil formas e desenhos a todo instante”, justifica e garante que dali não precisa mais sair. Quem visita Ouro Preto certamente entende o que ele quer dizer. Consulte a Agência de Viagens Bancorbrás sobre informações de passeios e circuito nas cidades históricas do estado de Minas Gerais. Confira os hotéis conveniados no site www. bancorbras.com.br e os pacotes na página 44.

Bancorbrás

33


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.