Relatório Anual 2008

Page 39

O relacionamento da área internacional do BIM com o International Finance Corporation (IFC), desde 2006, viabiliza operações de financiamento ao comércio exterior de pequenas e médias empresas, dentro do Global Trade Finance Program (GTFP) e dá um excelente suporte para o desenvolvimento das relações com bancos correspondentes. Em 2008, o BIM recebeu o Prêmio de Reconhecimento pela Melhor Utilização das Linhas do Global Trade Finance Program durante o 2º Encontro Anual de Bancos Parceiros realizado pelo IFC em outubro. Com o sucesso dessa parceria, em 2007, o BIM iniciou suas operações também com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no âmbito do Programa de Facilitação de Financiamento ao Comércio Exterior (TFFP, na sigla em inglês). O TFFP, lançado pelo BID em 2005, é uma ferramenta de apoio ao crescimento econômico por meio da expansão do financiamento do comércio internacional, disponível para empresas latino-americanas e caribenhas. As parcerias estabelecidas com o IFC e o BID, além de viabilizar recursos por prazos e taxas adequadas as operações com os clientes do Banco, propiciaram a expansão do relacionamento com instituições financeiras privadas internacionais, aumentando a rede de bancos estrangeiros correspondentes em todos os continentes. Muitas vezes, esses relacionamentos se iniciam com o suporte de garantias do IFC e evoluem para um relacionamento independente a medida que o banco estrangeiro aprofunda seu conhecimento sobre as operações e negócios do BIM. Adicionalmente, os processos de due diligence e o compromisso com a manutenção de padrões de liquidez, risco e endividamento (covenants) acordados nos contratos com o IFC e BID fazem com que o Banco aprimore seus instrumentos de gestão e melhore a percepção de riscos dos parceiros estratégicos.

| Operações Estruturadas Acompanhando o desenvolvimento da economia nacional, o mercado de operações financeiras para empresas de médio porte no Brasil passou por mudanças nos últimos anos e alguns dos tradicionais clientes do Banco Indusval Multistock tiveram forte crescimento a partir da expansão do nível de atividade em seus setores de atuação e/ou de processos de fusões e aquisições. Atento às oportunidades de negócios, o BIM reconheceu nesse novo cenário uma demanda por produtos mais sofisticados, que oferecessem taxas mais atrativas e maiores volumes para o financiamento das atividades de seus clientes. Desde 2004, o Banco vem desenvolvendo operações estruturadas e aproveitando a inteligência de mercado para atender a essa demanda, tanto no financiamento ao comércio exterior quanto em operações em moeda local. Entre os bancos de seu porte, o Banco Indusval Multistock foi pioneiro na estruturação e oferta dessas operações. O contato direto e próximo com o cliente, que é um forte diferencial do trabalho do BIM, é essencial para desenvolver estruturas que atendam às necessidades dos clientes e à demanda do investidor. | Relatório Anual 2008

35


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.