Boletim 12.02.2023

Page 1

O maior diferencial do Cristianismo, ao ser comparado com as demais religiões do mundo, é que além de revelar a verdade eterna de que Jesus é o único caminho para acessar a eternidade com o Senhor, o nosso Deus nos enviou o Espírito Santo para nos capacitar a viver todas as orientações para uma vida abundante, relevante e com propósito. No entanto, mesmo o Espírito Santo querendo se relacionar com os discípulos de Jesus, muitas pessoas decidem simplesmente ignorar a presença e a importância de viver guiado pelo Espírito. Em Gálatas 5.16-18, observamos as orientações do Apóstolo Paulo quanto a luta que existe entre a carne e o Espírito, pois a natureza pecaminosa sempre tentará nos levar a satisfazer os desejos da carne através do pecado, no entanto, o Espírito Santo age em nosso favor, intercede, orienta, direciona para vivermos a santidade que agrada o coração de Deus. Portanto, como podemos viver pelo Espírito? Quero destacar aqui alguns desafios que consigo identificar nas orientações das Escrituras Sagradas. O primeiro desafio é que precisamos ser intencionais no relacionamento com o Espírito Santo. Esta intencionalidade gerará frutos incontáveis, pois o Espírito Santo irá nos alertar sobre o que fazer e o que não fazer, além de iluminar nosso entendimento para conhecer a perfeita, boa e agradável vontade de Deus. No mesmo sentido, viver pelo Espírito deve

nos levar a ter clareza da natureza das nossas lutas e conflitos internos que fazem muitos vacilarem na fé. Efésios 6.12 nos alerta quanto as lutas que enfrentamos contra os poderes e autoridades deste mundo, no entanto, em Tiago 4.1-3 vai trazer uma luta interna, onde a natureza pecaminosa duela com o desejo de santidade do Espírito. Por fim, destaco que o relacionamento com o Espírito Santo deve ser desenvolvido com os olhos na Cruz de Cristo, que é Quem está sendo revelado pelo agir do Espírito Santo, pois, conforme João 16.8, temos com clareza o propósito do envio do Espírito Santo de Deus, que é convencer o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Como está seu relacionamento com o Espírito Santo? Este é um tempo de você avaliar o nível de intimidade e decidir desenvolver um relacionamento saudável e recorrente com o Espírito Santo, visando crescer ainda mais o nível de maturidade e intimidade com o Senhor. Que Deus o abençoe.

por Pr. Edemilson

Vieira

LIDERA 2023

HISTÓRIA DO LIDERA IBB

Há doze anos, o LIDERA cumpre seu principal objetivo: capacitar com excelência os membros e líderes da IBB para os mais diversos desafios da vida e ministeriais, fortalecendo a unidade da IBB e a visão de vivermos como Igreja cumprindo a missão que Jesus nos deixou: “fazer discípulos de todas as nações, batizandoos em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (Mateus 28.19).

O primeiro LIDERA teve como objetivo consolidar a visão de sermos uma igreja que vive o estilo de vida de Jesus e Seus discípulos, o estilo de Vida Discipular. Uma igreja que se manifesta em três dimensões: relacional, formacional e missional. Naquele primeiro LIDERA demos o primeiro passo para consolidarmos o que hoje chamamos de Igreja Discipular. No mesmo período em que Deus nos movia para essa visão discipular, o Espírito Santo também movia a Junta de Missões Nacionais da CBB (JMN) para este resgate discipular na igreja, e eles construíram os princípios do que hoje chamamos de Igreja Multiplicadora. Foram meses de intensa oração, estudo da Palavra de Deus, pesquisa literária e aprendizado com outras igrejas sobre a natureza da igreja e sua missão, sobre como vivermos os princípios discipulares. Tudo isso culminou no primeiro congresso do Multiplique acontecendo na IBB em 2014. A partir dessa visão discipular mais consolidada na IBB, o Lidera continuou com sua missão de trazer a proposta de compartilhar sonhos e planos para o ano em um final de semana, olhando para as três dimensões que vivemos como Igreja Discipular: a relacional, a formacional e a missional.

Quando falamos sobre Igreja Relacional estamos falando de uma igreja que busca profundo relacionamento com Deus, como verdadeiros adoradores e profundo relacionamento com as

pessoas. Buscando alcançar e acolher bem todas as pessoas independente de suas histórias. Na dimensão Relacional da IBB é que estão nossas Redes de PGMs com seus Campi como IBB Uberaba e iniciando neste ano a IBB Pinhais.

Quando falamos sobre Igreja Formacional, estamos falando de uma igreja que se preocupa com a formação integral de todas as gerações, formando líderesservos para o ministério Cristão e para as nações que promoverão, no poder do Espírito Santo, a transformação de pessoas, sociedades e povos.

Quando falamos sobre Igreja Missional, estamos falando em ser sal e luz em um mundo cada vez mais distante de Deus. Ser voz profética e transformacional, proclamando o evangelho de Jesus Cristo e denunciando as injustiças. Sendo missionários onde vivemos e enviando missionários até os confins da terra.

Cada ano temos a oportunidade de como Igreja sermos inspirados e desafiados a vivermos dentro dessas 3 dimensões na nossa caminhada como discípulos, por isso é um evento para todos os que estão na família IBB.

A Nossa oração é que os movimentos de Deus realizados neste final de semana no Lidera de 2023, possam impactar a sua vida e que você também possa investir sua vida em outras pessoas por meio de um de nossos PGMs. Assim, você também fará parte da continuidade desse movimento de Deus de transformação de pessoas, sociedades e povos. Você quer fazer parte desse movimento do amor de Deus?

Acesse o site https://ibb.org.br/lidera2023 e faça parte.

LIDERA 2023 - MULTIPLICAÇÃO, UM ASSUNTO

DE FAMÍLIA

O Lidera é o nosso grande encontro de alinhamento da visão da IBB. São dias especiais em que a igreja toda está reunida em um mesmo propósito, para melhor guiar o povo de Deus, mediante o investimento nos líderes de ministérios e PGMs.

O Lidera 2023 terá a presença do Pr. Bill Jones, fundador da Crossover Global, organização que tem enviado missionários para plantar igrejas em países de minorias cristãs. Ele abordará os temas de seu livro “Multiplicando Ministérios”. Além de Bill Jones, o Pr. Roberto Silvado, coordenador geral da IBB, irá apresentar a visão da IBB para este ano, que terá como foco o tema “Família”.

Deus já tem feito grandes coisas nas famílias por meio da IBB, mas cremos que Ele tem muito mais para fazer. Nossos PGMs e ministérios têm acolhido famílias grandes, pequenas, recémcasados, casais experientes, pais e mães sozinhos com seus filhos... Todas estas configurações familiares têm tido espaço, acolhimento, cuidado e edificação na IBB. Nossa Escola de Pais tem avançado com líderes apaixonados por servir e nossos ministérios de casais têm crescido de forma a atingir todas as gerações de casados.

A Rede de Cuidado da IBB tem abençoado famílias e nossos ministérios geracionais (crianças, pré-adolescentes, adolescentes, juventude e terceira idade) têm causado um impacto tremendo nas novas gerações. Mas, mesmo com tudo isso, cremos que Deus pode nos usar ainda mais.

Começaremos o ano com uma campanha que lança luz sobre um tema sensível em nossa sociedade: a violência contra meninas e mulheres. Desenvolveremos ações de prevenção e intervenção nesta temática. Durante o ano, teremos a Conferência da Família e vamos investir em nossos ministérios, para que eles alcancem ainda mais excelência. Diante disso tudo, eu te convido a abrir seu coração e deixar o Espírito Santo ministrar com toda liberdade em sua vida neste Lidera de 2023. Deus tem feito grandes coisas em nosso meio e por certo continuará a fazer! Que você e eu sejamos instrumentos de Deus para isso!

VIAGEM MISSIONÁRIA CROSS?

Todos os anos, no período de carnaval, nós, como juventude, fazemos missões, adotamos uma igreja local de uma cidade do interior e vamos com toda nossa juventude abençoar aquela igreja e cidade.

O trabalho na VM é desenvolvido tanto na área social quanto na área evangelística. No que diz respeito ao evangelismo, fazemos ações de impacto nas ruas, nas casas, nos comércios, cultos nas praças, visitamos hospitais, casas lares, um final de semana intenso, transbordando Jesus através dos nossos testemunhos, teatros e outras atividades de impacto. Nossa viagem também tem um interface social muito forte, sempre que vamos as cidades fazemos parcerias com a prefeitura, escolas municipais e outras instituições que podemos, de alguma forma, abençoar. As ações são variadas e podem ser, reformarmos escolas, desenvolvendo trabalhos como, pintura, limpeza, também reformamos igrejas, fazemos atendimentos em hospitais, casas lares de órfãos e idosos, nosso desejo também é transbordar Jesus através de nossas mãos e ações. Você pode se envolver com a Viagem indo, se você é um jovem ou um adolescente, já estamos sonhando com nossa viagem de 2024. Agora em 2023, já contamos com mais de 300 pessoas, será um tempo muito abençoado.

Se você não pode ir, você pode “ir” ofertando. Todo material que utilizamos na viagem é custeado por nós mesmos, tintas para reforma, materiais de evangelismo e afins. Além disso, temos

jovens e adolescentes que não tem condições de ir, assim levantamos ofertas para custear suas inscrições. Sempre dizemos por aqui “ninguém deixará de ir na viagem por conta de dinheiro”. Nos ajude em oração, a viagem é sempre um tempo de muitas lutas e batalhas, mas cremos no poder de Deus, poder que é salvação para os perdidos! Ore pela liderança, são mais de 70 líderes envolvidos em todas as ações, coordenando e trabalhando para que nossos jovens e adolescentes tenham a melhor experiência, com Deus, uns com os outros e alcançando vidas.

Ore pelas pessoas que serão alcançadas, aquelas que o Senhor há de salvar. Ore pela igreja local, que a Viagem seja canal de benção sobre ela.

Cremos no poder de Deus para salvação do homem, por isso, anunciaremos Jesus, transbordaremos o evangelho sobre a cidade de Cajati-SP neste ano, crendo no mover de Deus sobre aquele lugar!

ROTEIRO DE PGM

Série: DONS DO ESPÍRITO

Tema: SOMOS HABITAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO

ORAÇÃO INICIAL (3 minutos)

QUEBRA-GELO (10 minutos)

Compartilhe com o grupo uma experiência recente onde Deus usou sua vida, para servir alguém ou para abençoar a igreja.

LOUVOR E ADORAÇÃO (5 minutos)

Prestem culto ao Senhor com alegria, entrem na sua presença com cânticos alegres Salmos 100.2

TEMPO DA PALAVRA – Separe em PGM Par (35 minutos)

“E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês”. Romanos 8.11

O versículo lido traz a informação de que somos habitação do Espírito Santo. Ele é a garantia de que pertencemos a Deus, e que por isso herdaremos a vida eterna. Nosso corpo físico morrerá, mas o Espírito de Deus que habita em todo aquele que declara Jesus como seu Salvador pessoal, nos garante a eternidade na presença do Pai. Mas a presença do Espírito Santo não tem somente ação futura, Ele nos capacita a viver hoje, da maneira como Deus estabeleceu em Sua Palavra. Vivemos em constante batalha contra nossa carne, ou melhor, contra o pecado. Pecado este, trazido de geração em

geração desde a queda no jardim do Éden, e pecado ofertado a todo momento por este mundo que jaz no maligno. O próprio apóstolo Paulo declarou que experimentava uma guerra em seu interior. E é neste sentido que o Espírito Santo vem nos ministrar para nos conduzir a um viver santo e vitorioso.

O Espírito Santo nos regenera e essa obra é do Senhor, pois como está escrito “os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus. João 1.13”. Portanto, não nos tornamos filhos de Deus por dinastia, onde se meu pai é cristão, então eu também sou. Nem pelos nossos próprios esforços. Tudo que o homem quiser fazer pela sua vontade será inútil, pois isso é algo de Deus, através do Espírito Santo. O que cabe a mim e a você é buscar na Palavra de Deus os meios para nos tornarmos habitação do Espírito.

1. Em sua opinião, qual a principal obra do Espírito Santo na vida de alguém?

2. João 16.8 afirma que é o Espírito Santo quem convence o homem do pecado, da justiça, e do juízo. E este convencimento é o que nos leva a buscar uma nova maneira de viver. Você já se permitiu ser convencido pelo Espírito Santo de Deus? Se não, o que te impede? Se sim, conte-nos como foi.

3. Como discípulos de Jesus, estamos em constante processo de aperfeiçoamento e santificação, e isto é obra do Espírito Santo, após a conversão. Compartilhe algo pontual neste processo de transformação que o Espírito Santo fez em sua vida e família.

TEMPO DE ORAR

• Orem para que o Espírito Santo nos mostre quais são as áreas de nossa vida que ainda precisam ser confrontadas e abandonadas.

• Peça direção ao Espírito Santo para que nos mostre como e onde podemos ser usados por Deus, com os dons e talentos que Ele nos deu.

• Clamem para que o Espírito Santo de Deus se manifeste em nós e através de nós, para que mais pessoas tomem a decisão por Cristo Jesus.

por Ob. Rodrigo Ribacki

ROTEIRO INFANTIL

QUEBRA-GELO (10 minutos)

Dinâmica a cada boa história da dobradura

garante que somos propriedade de Deus, que Jesus pagou um alto preço por nós. Sabe o que Ele, o Espírito Santo faz?

Ele nos ensina, quando lemos a Bíblia.

Ele nos acalma, quando estamos passando por problemas. Ele nos dá paz quando precisamos tomar decisões difíceis. Ele é um amigo para todas as ocasiões.

Somos habitação do Espírito Santo

I Coríntios 3.16

Quebra gelo – Dinâmica a cada boa história da dobradura

LOUVOR E ADORAÇÃO (10minutos)

Louvor: https://youtu.be/v-dhEUhZVak

https://youtu.be/v-dhEUhZVak

Tempo da Palavra: I Coríntios 3 16 – João 14 16

TEMPO DA PALAVRA (30 minutos)

I Coríntios 3.16 – João 14.16

1. A casa tem portas e janelas. A porta é nossa boca, o que está saindo da nossa boca? (deixe as crianças participarem) Palavrões, brigas, xingamentos, fofocas. Será que isso agrada a Deus?

2. Os nossos olhos são as janelas? O que temos assistido? Quais jogos na internet estamos jogando? E as janelas também são nossos ouvidos? O que estamos ouvindo?

Quando Jesus estava aqui na terra, já sabia o que iria acontecer na vida dEle Enquanto estava aqui ensinou, orientou, aconselhou, etc Seus discípulos e seguidores ficaram tristes quando souberam que Ele iria morrer, ressuscitar e ir para céu Mas Jesus disse que enviaria um outro Consolador, o Espírito Santo Nosso versículo diz que somos “ Templo de Deus e que o Espírito de Deus, o Espírito Santo mora no coração de todos aqueles que já convidaram Jesus para ser seu Salvador Já pensou que Maravilha nós termos o Espírito Santo morando em nossa vida? Não estamos sozinhos Ele é o selo que garante que somos propriedade de Deus, que Jesus pagou um alto preço por nós

3. Que músicas com palavras feias? Estamos sendo sensíveis a direção do Espírito Santo?

Sabe o que Ele, o Espírito Santo faz?

Ele nos ensina, quando lemos a Bíblia

TEMPO DE ORAR

Ele nos acalma, quando estamos passando por problemas Ele nos dá paz quando precisamos tomar decisões difíceis Ele é um amigo para todas as ocasiões.

A casa tem portas e janelas A porta é nossa boca, o que está saindo da nossa boca? (deixe as crianças participarem) Palavrões, brigas, xingamentos, fofocas Será que isso agrada a Deus?

• Orar para que sejamos sensíveis a direção do Espírito Santo. Quais coisas devemos abandonar?

Os nossos olhos são as janelas? O que temos assistido? Quais jogos na internet estamos jogando? E as janelas também são nossos ouvidos? O que estamos ouvindo?

Que músicas com palavras feias? Estamos sendo sensíveis a direção do Espírito Santo?

• Orar para que o Espírito Santo nos mostre onde podemos ser usados para abençoar as pessoas.

Tempo de Orar:

Orar para que sejamos sensíveis a direção do Espírito Santo Quais coisas devemos abandonar?

Orar para que o Espírito Santo nos mostre onde podemos ser usados para abençoar as pessoas

Orar que o Espírito Santo nos dê coragem para testemunhar sobre Jesus para outras pessoas.

• Orar que o Espírito Santo nos dê coragem para testemunhar sobre Jesus para outras pessoas. Vamos decorar nossa dobradura!

Vamos decorar nossa dobradura!

Quando Jesus estava aqui na terra, já sabia o que iria acontecer na vida dEle. Enquanto estava aqui ensinou, orientou, aconselhou, etc. Seus discípulos e seguidores ficaram tristes quando souberam que Ele iria morrer, ressuscitar e ir para céu. Mas Jesus disse que enviaria um outro Consolador, o Espírito Santo. Nosso versículo diz que somos “Templo de Deus e que o Espírito de Deus, o Espírito Santo mora no coração de todos aqueles que já convidaram Jesus para ser seu Salvador. Já pensou que Maravilha nós termos o Espírito Santo morando em nossa vida? Não estamos sozinhos. Ele é o selo que

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.