Boletim 05.02.2023

Page 1

Conta-se uma história em que um menino e seu pai estavam conversando sobre qual era o “tamanho de Deus” quando, de repente, avistam, de longe, um avião.

O pai, observando o modo com que o menino olhava para o céu, perguntou:

- Filho, que tamanho tem aquele avião?

O menino, com uma resposta pronta, respondeu rapidamente:

- Ele é muito pequeno, pai. Se não olhamos bem, mal percebemos que ele está lá.

O pai, sorrindo, entrou no carro e levou o filho a um aeroporto próximo da cidade onde moravam.

O menino, curioso pelo que viria a acontecer, olhava atento a cada detalhe do local até que avistou, pela janela, um avião que esperava seu tempo de decolar.

- Wow! Pai, o avião é imenso!_ disse o menino deslumbrado.

O pai, sorrindo, disse: “Pois é, filho, dessa mesma forma é o tamanho de Deus. Quanto mais nos aproximamos, maior Ele será na sua vida”.

Um dos aspectos mais bonitos da jornada cristã é que o nosso relacionamento com Deus cresce e se desenvolve à medida que caminhamos com Ele, à medida que o conhecemos.

A presença do Espírito Santo nas nossas vidas é essencial durante toda a trajetória; pois é Ele, o Espírito Santo, quem se relaciona conosco e nos permite ter uma visão mais clara sobre quem somos e quem é Deus. A Bíblia diz para termos cuidado, para que não cometamos erros que apague o Espírito Santo das nossas vidas (1 Tess 5.19) Mas, quais seriam esses erros?

A Palavra de Deus nos mostra três pecados que entristecem o Espírito Santo:

PECADO DE OMISSÃO

“Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado.” Tiago 4.17

É provável que quando você pense em pecado a primeira imagem que venha a sua mente seja a de uma ação, de algo que foi feito e que feriu os princípios e mandamentos de Deus. No entanto, a Bíblia nos mostra que deixar de fazer o que é certo, também, é pecado E é nesse ponto que cometemos o erro de achar que uma vida sem posicionamento é uma boa alternativa.

PECADO DE AÇÃO

“Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo.” Romanos 7.19

A boa notícia do Evangelho com relação aos nossos pecados é que: quando permitimos que o Espírito Santo assuma o controle das nossas vidas, Ele nos ajuda a vencer comportamentos destrutivos, pecados que nos afastam e nos impedem de caminhar verdadeiramente com Deus.

PECADO DE DIREÇÃO

“Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor.” Efésios 5.17

A autossuficiência também é um pecado, pois tem como objetivo remover o governo de Deus sobre as nossas vidas.

Quando buscamos conhecer qual é a Sua vontade e nos submetemos a ela, dizemos –através das nossas ações – que Ele é quem reina sobre a nossa vida e decisões

Minha oração é que o Espírito Santo o direcione em todos os aspectos da sua vida, e que a sua visão de quem Deus é seja cada vez maior.

por

Pr. L. Roberto Silvado

O QUE É UMA VIAGEM MISSIONÁRIA DA JUVENTUDE?

Todos os anos, pelo menos há 10 anos, nós, como Cross, como Juventude Cross, fazemos uma viagem missionária no período do carnaval. Antes de explicar na prática o que é a “VM CROSS”, quero trazer algumas coisas importantes à nossa memória.

Assim como nossa igreja, nós, como juventude, somos seres missionais, acreditamos em um Deus missionário, que tem em Sua essência, missões, anunciar as Boas Novas. Há sobre nós um mandato de evangelização, o IDE de Cristo está cravado em nossos corações.

Como Russell Shedd disse, Missões é prioridade para Deus, ela começa no coração de Deus. Queremos viver o que queima no coração de Deus, em todo tempo, nosso desejo é dedicar nossa vida, paixões, recursos, tempo para cumprir a missão que nos foi dada por Jesus em Mateus 28, você se lembra? “Então, Jesus aproximou-se deles e disse: Foi-me dada toda autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.”

Nossa resposta não poderia ser outra, senão, EIS-NOS AQUI, SENHOR!

Bom, desta forma, nós fazemos missões, em especial no período do carnaval, nós adotamos uma igreja local e vamos com toda nossa juventude abençoar aquela igreja e aquela cidade. Nós fazemos parcerias com a prefeitura, com escolas locais, com hospitais. Nosso trabalho na VM é desenvolvido tanto na área social quanto na área

evangelística. Na parte de evangelismo, fazemos ações de impacto nas ruas, nas casas, nos comércios, cultos nas praças, visitamos hospitais, casas lares, um final de semana intenso, transbordando Jesus através dos nossos testemunhos, teatros e outras atividades.

Na área social, nós reformamos escolas, pintando, limpando, reformamos igrejas, fazemos atendimentos sociais em hospitais, transbordamos Jesus através de nossas mãos e ações.

Nosso desejo é invadir a cidade e transbordar Jesus! Levando vida, graça, amor e salvação!

Você pode se envolver com a Viagem indo, se você é um jovem ou um adolescente, pode fazer sua inscrição hoje ainda hehehe. Se você não pode ir, você pode “ir” ofertando. Todo material que utilizamos na viagem é custeado por nós mesmos, tintas para reforma, materiais de evangelismo e afins. Além disso, temos jovens e adolescentes que não têm condições de ir, assim levantamos ofertas para custear suas inscrições. Nos ajude orando também, a viagem é sempre um tempo de muitas lutas e batalhas, mas cremos no poder de Deus, poder que é salvação para os perdidos! Ore por nós, nossa viagem, nossos líderes, bem como pelas pessoas que serão alcançadas.

A História do Clube da Bíblia

Nossa igreja é uma igreja que preza pela boa qualidade de ensino e estudo da Palavra de Deus. Somos comprometidos desde nossa fundação com a obediência, amor e devoção aos estatutos eternos do Senhor e isso nos faz dar passos firmes em direção ao aprofundamento no conhecimento da vontade de Deus para nossas vidas, sendo essa revelada e tangível a nós através da Bíblia. Dentro desta realidade, a IBB se comprometeu em formar nos seus participantes uma consciência bíblica e um desejo maior de se aprofundar nos ensinos da Palavra. Para isso, surge então o Clube da Bíblia, programa este recheado de oportunidades de crescimento espiritual, conhecimento em profundidade da Bíblia e sendo um facilitador no que se refere à leitura diária da Palavra. Mas o Clube da Bíblia não é algo recente e nem sempre teve este nome. Conheça um pouco sobre este ministério e como você pode se envolver nele. No dia 09 de dezembro de 1990, um domingo, o boletim informativo nº 49 da IBB trazia um texto escrito pelo Pr. Edgar F. Hallock cujo tema era: “De onde veio a Bíblia?”. Tal temática ia de encontro a um crescente movimento de leitura bíblica regular na IBB que começou no final dos anos 80, entrando nos anos 90 e que tinha como objetivo lê-la completamente durante um ano. Várias adaptações do antigo e novo testamentos foram surgindo para facilitar e organizar essa metodologia de leitura e os boletins da igreja, a partir de 1991, traziam sugestões de leituras e temáticas que reforçavam e divulgavam esse movimento. Isso foi tomando corpo e recebia cada vez mais adeptos que, anualmente, se inscreviam para participar dos programas

de leitura anual da Palavra de Deus. Ao final de cada ano era lançado o desafio para que os inscritos atuais e novas pessoas pudessem se envolver com a leitura no ano seguinte.

Era um movimento expressivo e durante um tempo pagava-se para se inscrever, sendo uma taxa simbólica, no valor de R$ 3,00, e que dava ao inscrito benefícios de receber os cronogramas trimestrais de leitura, bem como um “prêmio” ao final do ano, caso tivesse completado a leitura total da Bíblia, podendo ser esse prêmio uma camiseta ou outros brindes. Os leitores que concluíam a leitura anual também recebiam um certificado.

Dúvidas e perguntas a respeito das leituras eram prontamente sanadas pela equipe de Educação Cristã e podia-se mandá-las por carta para a igreja, sendo algumas delas respondidas pelos próprios pastores no próprio boletim dominical que era entregue.

No dia 18 de dezembro de 2005, lançase oficialmente o Clube da Bíblia, com desafios de leitura anual completa da Bíblia para 2006 em formatos distintos. Dali em diante o ministério se consolidou, tornando-se o que é hoje, graças ao empenho de homens e mulheres de Deus, que prontamente se dedicaram na leitura e estudo da Palavra, trazendo edificação e transformação de vidas.

Com o crescimento do Clube da Bíblia, novas propostas surgiram ao ministério, como a criação de grupos de estudos e aprofundamento da Bíblia, tais como Poética e Artes, Línguas originais, Cultura e Arqueologia, teologia do antigo e do novo testamento, observatório das religiões, filosofia, dentre outros. Tais grupos visavam uma formação melhor e de mais qualidade para os participantes,

levando-os a níveis mais profundos no conhecimento e na prática bíblica. Esses grupos foram reunidos e em 24 de agosto de 2021 surge o Kairós, que é um grupo de estudos com o objetivo de aprofundamento em temas relacionados a teologia, ciência e cultura. Em 2021 também surge o Espaço Clube da Bíblia, no subsolo da IBB, com a narrativa bíblica completa do Gênesis ao Apocalipse em um quadro e que futuramente abrigará um espaço aconchegante com um pequeno Museu da Bíblia. Já em 02 de fevereiro de 2022 surge mais um grupo de estudo chamado “Canônicos”, que se propõe a estudar a Palavra, livro a livro, seguindo a ordem canônica, através de estudos em grupo, planos de leitura, aulas online, apostilas e mentoria diária.

O Clube da Bíblia é muito mais que apenas um clube de pessoas que se esforçam em ler a Bíblia toda em um ano. Ele é

um clube que reúne servos e servas de Deus que desejam viver em intensidade a vontade do Senhor, principalmente em um mundo que constrói narrativas a todo momento, tentando destruir o evangelho e desacreditar a verdade bíblica. Aprofundar-se no conhecimento da Palavra traz bênçãos incontáveis e ferramentas preciosas no trato diário com as pessoas e em nossa vida pessoal. Para se viver a plenitude que o Senhor quer que vivamos, a Palavra é condição sine qua non. Quer, então, ser um cristão diferenciado e preparado para enfrentar o mundo, no propósito do Pai? Venha para o Clube da Bíblia. Entre em contato conosco!

Por Pr. Daniel C. Dauaidar

ROTEIRO DE PGM

Série: DE VOLTA AO FUNDAMENTO

Tema: A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO

ORAÇÃO INICIAL

TEMPO DA PALAVRA

“E eu pedirei ao Pai, ele dará a vocês outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês”

João 14.16-17

Desde que nascemos conhecemos muitas pessoas, e quanto mais convivemos com elas passamos a identificar várias características de suas personalidades que possibilitam um relacionamento agradável e salutar; assim também acontece com a pessoa do Espírito Santo, por isso precisamos conhecê-lO melhor. Você sabia que o Espírito Santo pensa (Rm 8.27); deseja (1 Co 12.11); ama (Rm 15.30); se alegra (Gl 5.22-23); nos encoraja (At 9.31); fala (Hb 3.7-8); nos ensina e nos faz lembrar (Jo 14.26; 1 Co 2.13); se entristece (Ef 4.30); pode ser insultado (Hb 10.29); pode ser resistido (At 7.51); distribui dons (1 Co 12.11); intercede por nós (Rm 8.2627); etc.?

Como podemos perceber o Espírito Santo é uma pessoa, e para que aumentemos a intimidade com Ele precisamos passar mais tempo em Sua companhia. Jesus disse que nos daria “o outro Conselheiro para estar conosco para sempre, o Espírito da verdade”. Infelizmente muitas pessoas não entendem que Espírito Santo é um Ser relacional, e deseja ardentemente fazer parte da nossa história em todos os momentos, até daqueles que parecem insignificantes para nós.

“O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o

conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês”. Se o Espírito Santo habita em nós, então precisamos aumentar o nosso relacionamento com Ele. Nas palavras de Matthew Henry: “Sempre que Deus tenciona exercer misericórdia para com seu povo, a primeira coisa que faz é levá-lo a orar”. Isso importa em dizer que sem ter o diálogo (oração e leitura da Palavra) com a pessoa do Espírito Santo não teremos nada.

Quando passamos a desfrutar da amizade com a pessoa do Espírito Santo não conseguimos mais ser a mesma pessoa que antes. Lembrem-se, o Espírito Santo não remove o nosso livre arbítrio ou nossa capacidade de fazer escolhas, por isso precisamos desenvolver o caráter de Deus através da íntima relação com a pessoa dEle, pois isso fará com que superemos toda lógica humana e experimentemos uma verdadeira mudança de vida na nossa jornada cristã.

1. Observando a relação das características da personalidade do Espírito Santo descrita no segundo parágrafo, compartilhe com o seu PGM pelo menos uma experiência vivida com a pessoa do Espírito Santo.

2. Para aumentar a intimidade com o Espírito Santo precisamos passar mais tempo em Sua companhia. Como você se sente sabendo que a Pessoa do Espírito Santo quer ter mais intimidade com você? Por quê?

3. Quando lemos a Bíblia e oramos estreitamos relacionamento com a Pessoa do Espírito Santo e passamos a desfrutar da Sua amizade e ação. Como podemos ter certeza que essa amizade não é apenas fruto de nossa imaginação ou respostas puramente emocionais?

TEMPO DE ORAR

• Ore por aqueles que não conhecem a pessoa do Espírito Santo, para que venham a desfrutar da Sua companhia.

• Peça ao Espírito Santo que lhe ajude a estreitar cada vez mais sua intimidade com a pessoa dEle.

• Interceda pelos enfermos e por aqueles que estão passando por situações difíceis na família.

• Compartilhe seus motivos de gratidão e pedidos de oração.

ROTEIRO INFANTIL

VOCÊ JÁ VIU UM OVO

Você já viu um ovo? Claro que já. Se eu pegar só a casca, é um ovo? Não. Se eu pegar só a gema, aquela parte amarela, é um ovo? Claro que não! Se eu pegar só a clara, aquela parte transparente, é um ovo? Lógico que não. As 3 partes, casca, gema e clara formam o ovo. Agora pensando na vida espiritual Deus Pai, Deus Filho Jesus e Deus Espírito Santo, são 3 pessoas em um só. Todos estão juntos na criação do mundo, na nossa vida hoje. Mas cada um é uma pessoa, tem suas características assim como nós. Hoje vamos começar a conhecer o Espírito Santo, seria a clara do ovo. Não podemos ver, mas Ele existe.

A Bíblia fala que Espírito Santo é Deus. Assim como Jesus veio ao mundo com uma missão - nos salvar - o Espírito Santo tem uma função especial. Na verdade, são algumas funções bem especiais e importantes:

O Espírito Santo nos convence do pecado.

João 16.8

Ele é o selo, vive naqueles que já receberam Jesus como Salvador. Romanos 8.9

Ele habita em nossa vida assim que recebemos a Jesus como Salvador. Ele nos dá dons espirituais isso é, coisas que podemos fazer para servir a Deus.

Rm 12.6-8

Ele também nos ajuda a orar e nos faz sempre lembrar da Palavra de Deus. Ele não tira nosso livre arbítrio, isto é, nosso poder de decidir, mas nos dá um ‘’toque’’ sobre as escolhas que temos.

1. Você já recebeu Jesus como seu Salvador?

2. Você tem o selo de propriedade de Deus.

Tempo de Orar:

• Se você não recebeu a Jesus como seu Salvador pode fazer isso agora. Através da oração.

• Pedir que sejamos sensíveis a direção do Espirito Santo.

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.