5 dicas para quem está começando.

Page 1

SLIDESHOW MOTOFIELD

5 DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO PILOTE EQUIPADO E CONSCIENTE


1) PRATIQUE EM UM LUGAR SEGURO Apesar da CNH lembre que apenas a experiência – quilômetros rodados – fará de você um (ou uma) motociclista de verdade, capaz de encarar as mais diversas situações.

1.1 Começe praticando em um local tranquilo, com pouco ou nenhum movimento. Ex.

Estacionamentos vazios ou pátios

Ruas largas sem tráfego intenso.


1) PRATIQUE EM UM LUGAR SEGURO 1.2 Treine a importante coordenação entre mãos e pés.

Mãos:

guidão acelerador embreagem e freio

Pés:

câmbio e freio traseiro.


1) PRATIQUE EM UM LUGAR SEGURO 1.3 Quando estiver razoavelmente seguro, progrida gradualmente:

1º vá à ruas mais tranquilas

2º depois às mais movimentadas, avenidas

3º vias expressas e rodovias.

Quanto mais gradual, melhor. Não tenha pressa de ganhar o mundo pois de moto ele já é seu!


2) FREIE CERTO O freio principal de uma motocicleta é o traseiro. VERDADEIRO

FALSO


2) FREIE CERTO O freio principal de uma motocicleta é o traseiro. VERDADEIRO

FALSO

A verdade é exatamente oposta, ou seja, será sempre o freio dianteiro o responsável em maior grau por uma desaceleração consistente, cabendo ao freio traseiro uma espécie de papel coadjuvante, na proporção de 70% da força para o dianteiro e 30% no traseiro.

Clique aqui e assista a aula de frenagem 1ª parte


3) EQUIPADO, SEMPRE Capacete, luvas, jaqueta e calça com proteção nas articulações e bota que ao menos cubra seus tornozelos: esse é o modelito padrão de todo o bom motociclista.

Clique aqui e obtenha nosso infográfico sobre equipamentos de proteção uso casual


4) OLHO NO PISO Todo motociclista que se preza tem de aprender onde "pisar". Desviar de irregularidades e buracos é a parte mais óbvia. Menos simples é perceber que aquele asfalto mais escuro logo à frente pode ser uma mancha de óleo, ou que o melhor lugar para colocar os pneus quando se segue um veículo qualquer (principalmente em piso molhado) é exatamente no "trilho" deixado por quem nos antecede.


5) POSICIONAMENTO Uma regra de ouro para a saúde do motociclista é buscar o melhor posicionamento, estar bem visível para os outros usuários da via. Siga algumas orientações. 5.1) PONTOS CEGOS Tente sempre se posicionar de modo a ser visto, e seguindo um carro coloque-se onde você consiga enxergar nos espelhos retrovisores de quem vai à sua frente os olhos do motorista. Evite sempre se posicionar nos pontos cegos e áreas de risco


5) POSICIONAMENTO 5.2) MARCAR SEU TERRITÓRIO Posicione-se Ocupe o espaço de um carro. Só use o corredor formado entre os carros quando o trânsito estiver parado, mesmo assim devagar e com cautela. Mantenha Distância. Use o cálculo dos “Três Hipopótamos” Quando o veículo à sua frente passar por uma referência fixa conte mentalmente “um hipopótamo, dois hipopótamos, três hipopótamos”, que sará uma média de três segundos, uma distância segura em velocidade acima de 60 km/h Veja e reveja Tão importante quanto olhar para frente é ter controle do que se passa atrás. Olhe frequentemente os retrovisores.


5) POSICIONAMENTO 5.3) DAR PASSAGEM Outra atitude saudável é jamais deixar que "colem" demais na sua traseira. Dê passagem logo, mude de pista ou acelere para se distanciar. Nunca dispute a mesma faixa da via com outro veículo


FONTES E SAIBA MAIS

Fontes de pesquisa: Asas da liberdade - Blog Honda: post “Cinco dicas para quem está começando” - https://www.honda.com.br/motos/blog Em Cursos Online Honda Dicas de trânsito - “Posicionamento na via” Técnicas de pilotagem - “Frenagem” e “Ponto Cego” Curso Fundamental Honda - “Técnicas de pilotagem” www.motofield.com.br Material desenvido por B3 Comuniações para Honda Motofiel


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.