Revista 10 ao Cubo

Page 1

Uma questão de foco

TECNOLOGIA Novo Iphone 4S, inovação total

CINEMA Para ficar ligado, todas as novidades das telonas

PICASSO Tudo sobre o artista destaque do mês

MODA Conhecece as novas tendências?

VIAGEM Um lugar incrível para entrar em seu roteiro




UMA QUESTテグ

DE FOCO Conheテァa o estilo do estテコdio Limiar, uma questテ」o de foco em cultivar habilidades naturais.

04

DEZ AO CUBO | JUNHO DE 2012


CRIAR EM AÇÃO CONCEITO O conceito do design é inspirado no movimento cubista usando referências de cores, perspectiva e volume de obras do artista Pablo Picasso em conjunto com o designer Prop4g4nd4.

AÇÃO 1

AÇÃO 2

10 ao Cubo- o nome vem do princípio da revista abordar dez assuntos diferentes , mas referentes ao entretenimento, e manter identidade gráfica do movimento cubista.

O CUBO- Tentamos manter a identidade gráfica do movimento cubista visando o princípio da revista abordar dez assuntos diferentes ao cubo referindo-se ao movimento.

AÇÃO 3 Buscamos representar o cubo com volume, cores e varias perspectivas. A junção dos cubos em trouxe vida ao design. A justaposição dos elementos nos remete a diferentes perspectivas, volumes e formas. As cores foram extraídas do quadro “Mulher no espelho” de Pablo Picasso e o design de Prop4g4nd4.

LIMIAR O conceito do nome é baseado no trânsito entre as fronteiras da criatividade e das idéias artísticas que envolvem o processo de criação. Partindo do princípio do movimento cubista e de Pablo Picasso que transitava entre vertentes das artes de seu tempo.

DEZ AO CUBO | JUNHO DE 2012

05


“ Não da pra dizer que não foi difícil. Pensamos, fizemos, refizemos. Tivemos idéias. Mudamos de idéia. Produzimos e reproduzimos, para enfim poder fazer uma revista que não tem o objetivo apenas de entreter, mas também de levar conhecimento, informação e história aos nossos leitores. Com 30 páginas, todas modeladas ao estilo cubista, tema da nossa primeira edição, você poderá saborear assuntos diversos como tecnologia, e falando dos últimos aplicativos do iphone ou quem sabe ir dar uma volta em Dubai, e conhecer os maravilhosos hotéis planejados com a mais extraordinária arquitetura! Tudo isso passando por moda, esportes, música e humor. São 10 matérias no melhor estilo ao cubo. Da equipe de cubistas, todos têm e tiveram um papel extremamente importante. Em especial por terem comprado a idéia e trabalhado todos juntos para que deixasse de ser só mais uma idéia e sim a realização de um sonho. “ Equipe Limiar Studio.

Vetorização: Ayane Feitoza Editoração de texto/ Revisão: Vinícius Gomes Fotos: Karen Moraes, Letícia Galante Arte finalista: Fernanda Silva Ilustrações: Leonardo Paulino Diagramação: Nathalia Araujo Diretor de arte: Thais T. Araujo Redator: Antonio José Pina Júnior Diretor Geral: Bia Gomes

Studio Limiar



INOVAÇÃO AO TOQUE A Apple acaba de lançar o Iphone 4S, que oferece mais desempenho e recursos inovadores ao toque.

08

DEZ AO CUBO | JUNHO DE 2012

O novo presidente Apple, Tim Cook, lança nos Estados Unidos o sucessor do Iphone 4, chegando com 200 novos recursos e com processador mais veloz de dois núcleos. O Apple Iphone 4s é uma grande inovação em smartphones, de ótimo nível, que oferece incríveis recursos, rapidez e facilidade para os usuários. O Iphone 4S tem capacidade de armazenamento de 64 GB, tem bateria que suporta 8 horas de conversa em 3G, 14 horas em Edge, 9 horas de conexão wi-fi e pode baixar dados duas vezes mais rápidos. O aparelho possibilita ações por controle de voz, o usuário pode fazer perguntas onde o Iphone apresentará aplicativos de ajuda sobre a respectiva pergunta, como por exemplo: “Onde fica a padaria Flor de Coimbra? e o aparelho abre o aplicativo mapa , mostrando a rota mais fácil, ou quando o usuário pergunta: “ Quem foi Pablo Picasso?” e o Iphone abre uma pesquisa sobre o artista.


Chip A5 dual core O chip A5 oferece o dobro de poder e gráficos até sete vezes mais rápidos.Sensibilidade superior ao toque, você sente a diferença ao abrir um app, jogar e navegar na web, O chip A5 possui uma excelente durabilidade de bateria de até 14 horas em ação.

Sistema operacional O IOS5 traz mais de 200 recursos novos para Iphone 4S, com uma interface fácil de usar, recursos incríveis e ótima estabilidade. Os recursos incluídos no IOS5 deixam o Iphone ainda mais inovador e divertido de usar, tudo que você precisa nas pontas dos dedos

Câmera ISight

Tela Retina

A precisão de um olhar imóvel. Nova lente óptica, câmera de 8 megapixels com foco automático e lentes especiais f/2.4, de grande abertura, sensor de iluminação, excelente equilíbrio automático de branco, precisão avançada de cor, detecção de rostos e menos fotos em movimento desfocadas.

Cores mais nítidas e vibrantes que você já viu. Tela de mais alta resolução, inovação em densidade de pixels que impossibilita o olho humano distingui-los separadamente. Textos nítidos, gráficos mais definidos e imagens que parecem reais.

FaceTime

HD 1080p

Com FaceTime, você escuta e vê sua família e amigos não importa onde eles ou você estejam. Com FaceTime é possível fazer chamadas de voz e vídeos em tempo real. Não importa a distância vocês estarão sempre juntos.

A lente óptica possibilita você fazer vídeos fantásticos em HD com resolução de até 1080p. Com cores nítidas e luz na medida. Excelente estabilização de vídeo que acaba com as tomadas tremidas. Você também pode editar seus vídeos diretamente do Iphone e compartilhar com a mesma velocidade que gravou.

Iphone 4S O Iphone 4S é o primeiro telefone que alterna entre duas antenas, na transmissão e recepção de dados, com qualidade de chamada superior. Ele dobra a velocidade máxima dos dados HSDPA para cerca de 14,4 Mbps. Conexões, cargas, recargas e transferência com uma velocidade incrível. Você pode usar IPhone 4S onde estiver, você se conecta a redes GSM em mais de 200 países do mundo. É possível enviar mensagens de texto por meio de voz. O aparelho le o texto recebido e escreve o texto a ser enviado por meio de voz.

AirPlay Você pode reproduzir remotamente o que quiser na sua TV como: paginas web, planilhas, fotos e vídeos. O espelhamento possibilita a transmissão ao vivo do seu Iphone para sua HDTV e caixas de som.

ICloud O que você tem, onde você quer. O Icloud armazena suas musicas, fotos, apps, mensagens, contatos, documentos e muito mais e os envia via tecnologia push, para todos os dispositivos.

DEZ AO CUBO | JUNHO DE 2012

09


EM CENA Os Vingadores

Direção: Joss Whedon, EUA, 2012, 138 min, Aventura, Disney

Aguardadíssimo filme reunindo alguns dos principais heróis da Marvel. Steve Rogers/Capitão América(Chris Evans); Bruce Banner/Hulk (Mark Ruffalo); Homemde-Ferro/Tony Stark (Robert Downey Jr.), e Thor (Chris Hemsworth), além dos secundários Clint Barton/Gavião Arqueiro (Jeremy Renner); Viúva-Negra Natasha Romanoff/(Scarlett Johansson). e Nick Fury (Samuel L. Jackson) unidos contra a ameaça vinda de Aasgard - lar de Thor. Seu irmão, Loki (Tom Hiddleston), quer se apoderar de um cubo - Triceratti - que tem o poder de dominar a Terra. A mando dos alienígenas Chitauri, ele rouba na frente de Fury, levando consigo o Arqueiro e o dr. Erik Selvig (Stellan Skarsgard), mantendo-os sob seu controle. A partir daí, começa uma caçada liderada por Fury para assim, deter o vilão e resgatar os amigos que foram capturados. A produção não está para desagradar os verdadeiros fãs, nem os que simplesmente estão à procura de adrenalina, que chega em doses titânicas. Explosões; demolições; lutas entre os próprios super-heróis e deles contra os vilões, cenas de tirar o fôlego; um roteiro sem pontas soltas e elenco afiadíssimo e bem entrosado. Sem dúvida alguma, está entre os melhores filmes de super-heróis já lançados.

Paraísos Artificiais

Direção: Marcos Prado, Brasil, 2012, 96 min, Drama, Vinny Filmes

Assista ao trailer com seu smartphone ou tablet.

10

DEZ AO CUBO | JUNHO DE 2012

Produtor de mega sucessos como Tropa de Elite 1 e 2 e de Ônibus 174, Marcos Prado arrisca-se como diretor de sua primeira ficção. Aqui, são apresentados jovens que buscam o prazer máximo e imediato por meio de festas, sexo, drogas e dinheiro fácil. Nando (Luca Bianchi) perde anos de sua vida após ser preso por servir de mula para traficantes internacionais. Em liberdade, vê seu irmão rumar para o mesmo destino, o que o faz refletir sobre seu passado e relembrar uma antiga paixão, que retornará,a DJ Erika (Nathalia Dill). Assim, com os amigos Patrick (Bernardo Melo Barreto) e Lara (Lívia de Bueno) mergulham em um mundo em que suas escolhas inconsequentes são feitas na emergência da satisfação imediata de desejos. Com um bom elenco, cheio de jovens, está o veterano Roney Villela no papel do homem maduro que se recusa a crescer, em meio ao ambiente festivo e de amores superficiais e fugazes. Entre as curiosidades, uma ponta do diretor bancando um paizão boa 12 praça e cabeça feita.


Mostra SESC de Cinema Melhores Filmes 2012. Entre os dias 5 de maio e 2 de junho, unidades do Sesc de várias cidades de SP participarão do Festival Sesc de Melhores Filmes 2012. Serão exibidos, 40 filmes do cinema nacional e internacional divididos por cidades. Entre os filmes está o sensível O Palhaço, de Selton Mello e o emocionante e endagador da existência A Árvore da Vida, de Terence Malick com Brad Pitt e Sean Penn. Entrada: Visitante (R$ 7); Usuário Cadastrado(R$ 3) e Comerciário (franca). Maiores informações: www.sescsp. org.br

Virada Cultural 2012 - 05 e 06 de Maio A partir das 18 horas do Sábado dia 05 de Maio, a cidade de São Paulo viverá 24 horas de shows, exposições, gastronomia, eventos de tecnologia espalhados por toda a cidade, todos gratuítos e de fácil acesso. Aqui, destacamos as mostras de cinema como o Cine Sesc, que exibirá, entre outros, “O Mistério de Lisboa”. O “Boca do Lixo” mostrá pornochanchadas e filmes pouco vistos como “ O Pornógrafo” e “O Bandido da Luz Vermelha“. Pra quem curte ação, tem o “Cine Porrada”, com Arrebentando em Nova York, com Jackie Chan e os dois volumes de “Kill Bill”. Para mais detalhes: http://viradacultural.org

CURIOSIDADES | JOHN WOO Nascido em 1 de maio de 1946 em Guangzhou, China, John Woo mudouse para Hong Kong aos 4 anos de idade morando em casa de palafitas com esgoto a céu aberto. Mesmo nesse ambiente, teve contato com o cinema, assistindo musicais da Metro, faroestes italianos e filmes de gângsteres. Isso tudo delinearia toda a sua obra. Iniciou sua carreira como assistente de produção na Shaw Brothres Studios em 1969 e em 1973, dirigiu seu primeiro longa. A partir daí, teve êxito alternando filmes de ação e comédias realizando até mesmo um baseado em Charles Chaplin (Resgate Alucinado – 1981). Seu maior parceiro em Hong Kong foi o ator Chow Yun-Fat, com quem realizou uma série de filmes como os dois primeiros Alvo Duplo e atuando como produtor do terceiro fime. Ainda com Fat, dirigiu Rajadas de Fogo (1990), Fervura Máxima (1992) e

O Matador (1994), com o qual atraiu interesse internacional. Desenvolveu um estilo de filmar só seu – em especial para filmes de ação, com personagens fortes e antagônicos e cenas de ação arquitetadas com criatividade e que mais parecem uma dança. Entre 1993 e 2004, filmou nos EUA. Com Jean-Claude Van Damme, realizou “O Alvo”. Alçou o patamar mais elevado com as produções A Outra Face (1997), com John Travolta e Nicolas Cage e Missão Impossível 2 (2000), com Tom Cruise. De volta à China, dirigiu A Batalha dos 3 Reinos (2008), lançado no Brasil direto em DVD pela Europa Filmes. Épico que conta com lindos locações e efeitos especiais assim como mostra engenhosas táticas de guerra que deixam o espectador sempre surpreso. Woo, atualmente, planeja um filme com Liam Neeson. DEZ AO CUBO | JUNHO DE 2012

11


FILOSOFIA E HUMOR Juntos na comédia “O libertino”

Não apenas de filosofia, foi a vida do Iluminista Denis Diderot, questões como fidelidade, ética, amor e poder, são contrapostas em cena. Com texto do dramaturgo Éric-Emmanuel Schmitt e adaptação e direção de Jô Soares, a vida do filosofo é transformada em uma grande comédia. Em O libertino, Diderot, que é vivido pelo ator Cassio Scarpin, é o responsável por escrever um texto sobre a moral para a Enciclopédia. Logo ele, que é tão imoral principalmente quando se vê rodeado entre tantas mulheres que passam pela sua vida naquele momento. Entre elas madame Diderot, a filha, a pintora, para quem inclusive Diderot posa seminu, e a filha do barão, vivida pela filha da atriz Julia Lemmertz, a mais nova geração da família, Luiza Lemmertz. Diderot em todo momento se vê divido entre razão, emoção e desejo, e assim nunca consegue terminar o verbete “A moral”. Apesar de ser um contexto de época, nunca poderia ser mais atual, os conflitos e discussões, são completamente contemporâneos, fazendo com que o público se identifique rapidamente. A peça se desenvolve em um mix de realidade, ficção, conhecimento e humor. Jô soares que está por trás de todo o conceito de adaptação da peça, faz o seu trabalho dignamente com êxito. Deixando sempre sua marca com um texto inteligente e piadas para refletir, a graça está para aqueles que não limitam o humor ao riso, e sim na história de um dos filósofos mais importantes da sociedade. E assim se faz o Libertino, com um texto inteligente, ácido e coloquial. E com um elenco extraordinário, Cassio Scapin como Diderot, Tânia Castello como sua esposa, Luciana Carnieli a amante, Érica Montanheiro, a filha; e a Lolita Luiza Lemmertz.

12

DEZ AO CUBO | JUNHO DE 2012

PEÇA “ O LIBERTINO” Horário: quinta e sábado, 21h; sexta, 21h30; Preço: de R$ 40,00 a R$ 60,00. Classificação Etária: 16 anos Duração: 90 minutos Local: Teatro Cultura Artística. End.: Av. Presidente Juscelino Kubitschek Telefone: (11) 3256-0223 Direção: Jô Soares


FAME - O MUSICAL Nova York estreou em maio, servindo de cenário para um grupo de jovens artistas cheios de Paixão pelo que fazem. Este é um dos musicais que se tornou popular em todo o mundo, agora com sua primeira versão brasileira totalmente baseada no longa americano “Fame” de 1980, estreiou no dia 12 de maio em São Paulo Contando com um elenco de 33 atores , entre eles estão Kleber Toledo, Paloma Bernardi, Corina

agora possui criações novas e originais, feitas pelo produtores da peça. Segundo o diretor Billy Johnstone, o Fame brasileiro tem a energia que faltava na Broadway, “Dá para sentir essa nova energia que Nova York, por exemplo, perdeu”, comentou Billy. A história trata de um grupo de jovens estudantes

Sabbas, e a participação especial da apresentadora da MTV, Mari Moon. Para chegar onde está agora, o musical Fame passou por 4 anos para ser criado, apesar de ser baseado no original de 1980, o de

durante sua formação na New York High School of Performing Arts. Ao longo da peça eles retratam as decepções, ambições, a paixão e a dedicação que eles têm pela Arte, apesar dos altos e baixos, eles sempre persistem.

FAME - O MUSICAL Data: de 12 de maio a 29 de julho de 2012. Horário: quinta, às 21h; sexta. Às 21h30; domingo, às 18h. Preço: de R$100 a R$140. Classificação etária: 10 anos Local: Teatro Shopping Frei Caneca. End.: Rua Frei Caneca, 569, 6º andar – Consolação – São Paulo. Tel.: (11) 3472-2226. Direção: Billy Johnstone DEZ AO CUBO | JUNHO DE 2012

13


ROCK

ALTERNATIVO Poucos sabem, mas o chamado “rock alternativo” não é um gênero musical, e sim um grupo formado com a junção de vários subgêneros oriundos da cena musical independente (Grunge, britpop, indie rock, new wave, post-grunge, rock gótico, trip rock, college rock, desert rock, etc).

14

DEZ AO CUBO | JUNHO DE 2012


Rock Alternativo. O que realmente é?

E

stilos de rock conhecidos nos anos 90 que não se encaixavam em nenhum outro gênero musical, automaticamente eram incluídos neste grupo de gêneros, que teve seu ápice entre as décadas 80 e 90. O rock já havia passado por vários episódios, estava desgastado, em segundo plano e precisava de algo novo para chamar a atenção a um dos melhores gêneros musicais já inventados na história da musica. Foi então que o punk com sua ética do “faça você mesmo” renovou a inspiração de adolescentes no inicio de tal década, fazendo o rock voltar ao estado bruto e criando então o mais importante movimento roqueiro dos anos 90, com letras céticas, guitarras predominantes e canções revoltadas que caracterizavam o sentimento das bandas da cena underground. Um movimento chamado de Grunge foi um dos mais importantes desta época, representado por bandas como Nirvana, Mudhoney e SoundGarden. O grunge americano reinou nos anos 90, principalmente graças ao som do Nirvana e a voz de seu vocalista, o insuperável Kurt Cobain. O Nirvana conquistou o mundo com o lançamento em 1991 de “Smells Like Teen Spirit”, (primeiro single do segundo álbum da banda “Nevermind”) misturando Punk e Heavy Metal, essa canção se tornou um hino para todos os revoltos, e uma das mais importantes músicas de rock de todos os tempos. Com o rock alternativo em alta, naquele ano aconteceu a primeira edição do Lollapalooza, que se tornou o festival de mais sucesso da década. Essa festival abriu o mercado para outros grupos da cena alternativa fora do grunge alcançarem o mainstream, como por exemplo, o caso dos Smashing Pumpkins e do Red Hot Chilli Peppers. Como todo movimento de musica que atinge um patamar mais cultural, o grunge formou uma atitude e vestuário. Camisas Largas e Bermudões se transformaram em características de quem se assumia como “Grunge” (adolescentes rebeldes e desiludidos com o mundo). O Nirvana formava estilos de rock a cada novo material que lançava, em 1994, logo após ser declarada uma das maiores bandas de Rock’ n’ Roll da história, o vocalista Kurt Cobain cometeu suicídio.

o BritPop e suas bases de guitarras e o renascer dos Rolling Stones fazendo mega turnês mundiais. Nessa década o Dance Music e o Rap, dominavam as paradas de sucesso, e a única resposta que o rock tinha para competir com isso era o Britpop. Diferente de outras cenas, uma característica marcante do britpop foi o fato de que seus principais expoentes não eram assim tão parecidos uns com os outros. Claro que havia muito em comum, mas era bem mais uma questão de localização, estilo de vida e atitude do que o som em si. Os eternizados U2, Bruce Springsteen, Metallica e outros poucos nomes, foram exceções, quando o rock estava para terminar os anos 90 quase que em um efeito de exclusão, pois o Dance Music e suas variações dominavam o cenário de música jovem. O Rock alternativo salvou uma época em que o rock estava para cair em decadência, e muitos anunciavam a morte do gênero, por não conseguir se renovar, mas isso não aconteceu. Misturando o Punk-Rock com a nostalgia clássica do rock dos anos 80, novas bandas mostraram que o melhor gênero de todos os tempos está mais vivo do que muitos imaginam.

Nesse ponto o Grunge começa a morrer junto com o seu Precursor Kurt Cobain. Enquanto isso acontecia uma invasão de britânicos. Chegava o RadioHead de Oxford com um rock melancólico; o Oasis com

15


PICASSO A vida, os romances e a obra do gênio do século XX

16

DEZ AO CUBO | JUNHO DE 2012


1881, Espanha. Nascia um dos mais renomados artistas plásticos da História, Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Crispiniano de la Santísima Trinidad, ou simplesmente PICASSO. Nasceu na cidade de Málaga, filho de Don José Ruiz y Blasco, professor de artes e María Picasso y López. A paixão e habilidade para a arte, veio desde que Picasso se entende por gente, com os ensinamentos de seu pai, deu ínicio a uma carreira brilhante e admirável. Em 1895, após a morte de Conchita, irmã de Picasso, a família se muda para Barcelona, onde Picasso passa a freqüentar a classe avançada da renomada escola Belas Artes aos 13 anos. Permaneceu durante 3 anos, e logo se mudou para Madrid, para estudar e conhecer novas perspectivas de outros artistas. Após estudar em Madrid, Picasso viajou para Paris, onde viveu grande parte de sua vida profissional. Lá conheceu Max Jacob, jornalista e poeta, que o apresentou à verdadeira Paris, e dividiram apartamento nos tempos mais difíceis de pobreza extrema. Em 1901, Picasso juntamente com seu amigo anarquista Francisco Soler, fundaram a revista Arte Jovem, com ilustrações que retratavam a pobreza e indiferença da época. E foi nesse trabalho que Pablo Ruiz y Picasso, passou a assinar somente como Picasso. Em 1905, Picasso se torna o queridinho da colecionadora Gertrude Stein, que se tornou padroeira principal de Picasso, adquirindo todos os seus desenhos e pinturas para exibi-los em seu salão. Dois anos mais tarde, Picasso se juntou a galeria de arte recém inaugurada por Kahnweiler, um historiador alemão, colecionador de arte, que patrocinava outros artistas da época também como Juan Gris, Van Dongen, Fernand Léger, André Derain.

OS ROMANCES A sensibilidade do artista foi composta por muitos romances vividos, Picasso manteve um grande número de amantes, foi casado 2 vezes e teve 4 filhos com 3 mulheres. Em 1904, em meio a uma tempestade, conheceu Fernande Olivier, que tornou sua amante e está retratada em muitas pinturas do Período Rosa. Mas após Picasso conquistar fama e dinheiro, a trocou por Marcelle Humbert, conhecida como Eva Gouel, que morreu aos 30, deixando Picasso arrasado. No verão de 1918, Picasso casa-se com a bailarina Olga Khokhlova, da Cia de dança de Diaghilev, para quem estava projetando o balé Parade, em Roma. Os dois tiveram um filho, Paulo. Mas a união vivia em constante conflito, com as diferenças da vida social de Khokhlovana e a vida Boêmia de Picasso. Porem os dois permaneceram casados até a morte de Khokhlovana. Picasso permaneceu em Paris durante a segunda guerra mundial, quando os alemães ocuparam a cidade. E se

manteve recluso em seu estúdio, pois suas pinturas não se encaixavam nas exibições nazistas. Após a libertação de Paris em 1944, Picasso começou a se relacionar com Françoise Gilot, um jovem estudante da arte. Os dois tiveram 2 filhos, Claude e Paloma. O término do relacionamento foi em 1953, Gilot o deixou alegando maus tratos e infidelidade. Picasso passou um por período difícil com a partida de Gilot, pois já estava com 70 anos e já não se achava tão atraente como antigamente. Entretanto não demorou muito para que logo ele arrumasse uma nova amante, Jacqueline Roque. Os dois ficaram juntos até o fim da vida de Picasso em 8 de abril de 1973.Devastada com a morte de seu amado, Jacqueline tirou sua própria vida com um tiro em 1986, aos 60 anos. Todos os seus amores ou desamores eram retratados em seus quadros, por diferentes períodos de sua carreira, oras mulheres belas, oras mulheres feras. DEZ AO CUBO | JUNHO DE 2012

17


A OBRA A obra deste artista é dividida em alguns períodos, estes são: Período azul de 1901- 1904, composto por pinturas sombrias em tons azul e verde-azulado. Retratando mães e filhos magros, mendigos e prostitutas. Inspirado por uma viagem a Espanha e o suicídio de seu amigo Casagemas, pintou muitos retratos póstumos. Entre os trabalhos mais conhecido deste período estão: La vie (1903), The Blindman’s Meal (1903) , Celestina (1903). O repasto Frugal (1904).

La Celestine, 1903

Período Rosa de 1905 – 1907, foi um estilo mais alegre, trabalhados em cores laranja e rosa, caracterizando circo, acrobatas e arlequins. Influenciado pelo romance que havia com Fernande Olivier,suas pinturas eram otimistas, uma verdadeira transição do período anterior.

Acrobata em uma bola, 1906

Período de Influência Africana (1907-1909), o movimento foi iniciado a partir do quadro “ Les Demoiselles d’Avignon”, que representava prostitutas em um bordel, onde é possível ver as influências africanas que Picasso teve nessa época de transição. A partir de então, houve uma persistência em utilizar artes primitivas, nomeado de cubismo primitivo.

Les Demoiselles d’Avignon, 1909

18

DEZ AO CUBO | JUNHO DE 2012


Guernica, 1937

Cubismo Analítico (1909 – 1912) movimento fundado junto com Georges Braque, usando cores marrons, monocromáticas e neutras. Os objetos são completamente desmontados, e muitas vezes impossibilitando a compreensão do de quem visualizava. Cubismo Sintético (1912-1919) , abrange possibilidades maiores no movimento cubista, incluindo cortes de diferentes papéis, como papel de parede, jornal, e eram colados em composição, marcando o primeiro uso de colagem na história. Há um grande distanciamento de qualquer arte primitiva. No Período seguinte após as guerras mundiais, o minotauro substitui o Alerquins como um tema comum em seu trabalho. Nessa época Picasso teve mais contato com artistas surrealistas, e com essa influência, fez um de seus trabalhos mais importantes, Guernica, 1937, representava o bombardeio alemão de Guernica durante a Guerra Civil da Espanha. Esta grande tela encarna para muitos a desumanidade, brutalidade e desesperança da guerra.

Os últimos trabalhos de Picasso eram um mix de todos os estilos. Entregando todas as suas energias para a suas obras, que se tornaram mais ousadas, coloridas e expressivas. De 1968 a 1971, ele fez muitos trabalhos, porem estas rejeitadas pelo público e só valorizadas após sua morte, quando tos perceberam que ele já havia descoberto o neo-expressionismo, e que estava a frente do seu tempo, como em grande parte de sua vida. DEZ AO CUBO | JUNHO DE 2012

19


A ARTE FAZENDO MODA O Cubismo nas passarelas

Este ano o Cubismo de Pablo Picasso esteve presente nas passarelas na coleção Resort 2012, do estilista dominicano Oscar de La Rente. Peças cheias de formas geométricas e a presença marcante do branco, preto e vermelho. Uma peça em tons de azul relembrando uma fase das pinturas de picasso onde suas obras eram mais tristes e sombrias.

N

ão é de hoje que a arte inventa e reinventa a moda, ela é uma referência para os estilistas comporem suas peças, e claro que não seria diferente com o Movimento Cubista. Formas geométricas para todos os lados, a descaracterização da imagem e a ausência da perspectiva caracterizam o Cubismo, este movimento artístico tão fascinante que teve como seus percurssores, Pablo Picasso e Georges Braque. O Cubismo influência a moda a partir de 1920, após a 1ª Guerra Mundial, onde ele se aperfeiçoa na Espanha, Suiça, e Holanda. Com suas referências geométricas e abstratas é possivel criar peças das mais variadas formas, o que proporciona um maravilhoso efeito de alongamento da silhueta, que faz deixa qualquer mulher feliz.

Querendo ou não a moda e a arte estão conectada, e isso é o que engrandece o trabalho de cada estilista e traz de volta os movimentos artísticos que influenciaram e continuam fazendo parte da história nos dias atuais.

20

DEZ AO CUBO | JUNHO DE 2012

Fotos - Blog Fashiontaster.net e Site Oficial do Estilista Oscar de La Renta


CUBISMO DE PAPELÃO

C

ontinuando com o Movimento Cubista, temos o divino trabalho do Fotógrafo e Designer Gráfico Italiano Christian Tagliavini, realizado em 2008 mas que atualmente ainda encanta a todos.

O Dame di Cartone como foi nomeado, “Senhoras de Papelão”, recria as vestimentas do séc XVII ao XX, passando pelo cubismo, onde ele criou três trabalhos inspirados pelo movimento artístico, chamados de Cubism I, Cubism II, e Cubism III, em seu site ( w w w. c h r i s t i a n t a gliavini.com), você poderá conferir o restante deste e de outros trabalhos deste Incrível Designer.

Fotos: Christian Tagliavini

Sua ideia maravilhosa de trazer os looks do passado de uma forma exagerada e inimaginável é realmente inovadora. Ele utilizou neste trabalho placas de cartolina, criando curvas lindas e formas femininas bem alongadas.

DEZ AO CUBO | JUNHO DE 2012

21



ENCONTRE O CAMINHO

Ajude o pintor a chegar em sua tela, coletando os itens que ele utilizarรก para realizar sua obra.

ENCONTRE OS 7 ERROS

Encontre as 7 diferenรงas entre as imagens.

DEZ AO CUBO | JUNHO DE 2012

23


QUADRINHOS COISA DE CRIANÇA? e Já faz muito tempo que existe a discussão a respeito das histórias em quadrinhos. É difícil saber se é uma coisa feita para crianças e se adultos podem também fazer usufruto da chamada nona arte. É muito comum chamar de gibi, o que dá uma conotação extremamente infantilizada, mas mesmo assim, não passa de um jeito de chamá-la por pessoas que conheceram essa arte ainda na idade mais tenra. Mas de uma coisa pode ter certeza, história em quadrinhos podem sim ser maduras e com toda certeza podem e devem ser consideradas uma forma de arte em pé de igualdade com pintura, escultura ou mesmo a música. Para podermos embasar esse argumento vou citar e comentar algumas obras de quadrinhos adultos que são consideradas clássicas e

“obrigatórias” para os amantes deste tipo arte. De 10 críticos de quadrinhos, nove começariam uma lista dessa com “Watchmen” de Alan Moore e Dave Gibbons. A obra originalmente publicada em 12 partes entre 1986 e 1987 pela DC comics. Trata de um retrato de como seriam superseres e heróis vivendo em um mundo real a beira de um colapso nuclear da guerra fria. Ao longo das doze edições nos são apresentados diversos personagens que vigilantes e ao mesmo tempo sofrem de problemas bem mundanos e cotidianos como a opção pela violência e a justiça pelas próprias mãos, ou mesmo a indiferença e o isolamento. A novidade para a época é o realismo na história e a complexidade com que ela é trabalhada dentro da trama principal e nas suas próprias subtramas. Em segundo lugar e ainda contemporâneo ao primeiro é dever destacar “Batman, O Cavaleiro das

Trevas” de Frank Miller que ultrapassa as barreiras das aventuras super-heroicas e coloridas mostrando um Batman brutal e amargurado sentindo prazer em fazer os criminosos pagarem por seus crimes depois de uma volta da aposentadoria. É muito provável que essa seja a primeira vez que o personagem foi retratado como um grande estrategista além de um grande detetive também e um aprofundamento na mente doentia de inimigos como o Coringa e Duas-Caras. Foi publicada 1986 também pela DC Comics. No terceiro lugar “Maus” de Art Spiegelman de 1992, que retrata a história de sobrevivência do pai do autor durante o holocausto da segunda guerra mundial. Além de um tema já carregado o suficiente, a obra traz ainda uma metalinguagem do próprio autor e o processo de convivência com seu pai para escrever a história, o que traz uma carga dramática bem maior. A curiosidade aqui fica por conta do antropomorfismo na história que coloca os judeus como ratos, o nazistas como gatos e o norte americano como cachorros. “Maus” foi a primeira história em quadrinhos a ganhar o prêmio Pulitzer dando a todas as obras do gênero um ar de maior seriedade e respeitabilidade. Saindo do mercado americano, temos “Persépolis” de Marjane

24

DEZ AO CUBO | JUNHO DE 2012


Saindo do mercado americano, temos “Persépolis” de Marjane Quadrinhos, coisa de criança? ratos , patos , cachorros interagindo entre si, tem sempre um tom cartunesco e divertido com caça aos tesouros ou até mesmo desafios para cada um dos personagens. Vale destacar que as únicas pessoas que conseguiram montar impérios através de personagens de quadrinhos são Maurício de Sousa e Walt Disney, é por esse e diversos motivos como a visão ampla do mercado e criatividade que esses dois gênios sempre estarão em listas de quadrinhos. lembrar algumas obras importantes e de qualidade para os que não conhecem essa vertente dos quadrinhos. Seguindo a outra vertente, agora para quadrinhos voltados para o público infantil, não tem como deixar de lado os quadrinhos de Mauricio de Sousa, que com personagens bem caricaturais definiu gerações de leitores no Brasil e soube como ninguém se adaptar as mudanças do mercado. “A Turma da Monica” retrata as história de amigos que são vizinhos e passam por diversas

aventuras, mas a turma não para por aí , tem diversos núcleos , como a turma do penadinho( que se passa no cemitério, ainda assim com um tom infantil), e a turma do Piteco na pré-história. Todas as histórias têm como objetivo atingir as crianças desde coisas fantásticas até temas atuais como ecologia e “bulling”. A adaptação do mercado veio recentemente com a “atualização” dessa turma com eles adolescentes e no formato de mangá. Colocando novos desafios e novas formas de fazer seus próprios personagens interagirem. Outro ícone dos quadrinhos infantis são as obras Disney, que atravessam fronteiras, várias gerações e mídias, uma vez que existem animações muito bem divulgadas dos personagens de Walt Disney. Mesmo com o antropomorfismo dos personagens como Satrapi que foi lançado na França em 4 volumes entre 2000 e 2003. Outra história autobiográfica, mas dessa vez sob um ponto de vista de uma criança

nos anos da Guerra Irã-Iraque, incluindo a queda do Xá, e o inicio do regime dos Khomeini. A obra passa pelos conflitos infantis e as repressões sofridas por Marjane por ter uma criação muito aberta para um regime de repressão que estava sendo instalado, até suas dúvidas na adolescência e vida adulta longe dos pais na Europa, pra onde foi mandada para completar seus estudos e ter certa liberdade longe daqueles conflitos.

DEZ AO CUBO | JUNHO DE 2012

25


LONDRES É SEDE DOS JOGOS OLÍMPICOS DE 2012 Falta muito pouco para os jogos olímpicos e podemos esperar muita coisa para esta edição, os britânicos estão muito confiantes e garantem sucesso.

26

DEZ AO CUBO | JUNHO DE 2012


Os ingleses nos esperam Os Jogos Olímpicos acontecerão este ano na cidade de Londres, os britânicos se preparam para receber visitantes de todo o mundo e não fazer feio neste evento de que possui grande importância no mundo esportivo. A organização garante que tudo está quase pronto.

TELEPHONE

Quando a chama olímpica terminar seu percurso de setenta dias por todo o país inglês, percorrendo mais de mil cidades e vilarejos até o grande Estádio Olímpico e acender tocha olímpica estará aberta oficialmente os jogos Olímpicos de 2012. A partir deste momento veremos com freqüência símbolos britânicos como a Rainha Elizabeth, as cabines telefônicas vermelhas, os ônibus de dois andares, o chá da tarde e a famosa pontualidade inglesa que, dificilmente peca. Nessa edição o gigante Wembley Stadium recebe grande destaque, é o terceiro maior estádio europeu e irá hospedar parte dos jogos Olímpicos de futebol. Destaque também para os “Pubs”, famosos e aconchegantes bares britânicos que serão muito procurados durantes as Olimpíadas, principalmente para assistir partidas de futebol.

DEZ AO CUBO | JUNHO DE 2012

27


Dubai

Destino exótico mais procurado atualmente Considerada a cidade do luxo. Elegância, exuberância e arquitetura futurista se misturam aos reluzentes e gigantes arranha-céus, grifes internacionais, o maior shopping do mundo e muita cultura e história, tornando um dos sete emirados, um dos destinos mais concorridos e encantadores do Oriente Médio.

28

DEZ AO CUBO | JUNHO DE 2012


D

ubai é o centro de negócios e turismo no Oriente Médio, a segunda maior cidade (700.000 habitantes), na capital dos Emirados Árabes, Não se fala de outro lugar como destino chic, para compras e exótico,ainda conta com hotel mais comentado do mundo nos últimos 8 anos: Burj Al Arab (5 estrelas ). Além de mais comentado, é o mais caro, mais alto, todos os aptos são duplex e se localiza em uma ilha artificial. A idéia é fornecer tudo e um pouco mais aos seus turistas. O Dubai Mall é o maior

shopping do mundo. Foi inaugurado em 4 de novembro de 2008. O shopping custou 20 bilhões de dólares e possui 1.200 lojas, hotel, 22 salas de cinemas multiplex stadium, uma praça de alimentação com 160 operações fast-food e 120 restaurantes, uma pista de patinação, um estacionamento com 14.000 vagas e o maior aquário do mundo segundo o Guiness Book com mais de 33.000 animais marinhos em exposição.

DICAS

FÉRIAS EM DUBAI? Dubai é uma cidade moderna e rica, onde os habitantes locais orgulhosamente mantêm os seus costumes e tradições e um grande respeito dos visitantes. Enfim coisas para fazer em dubai não vai faltar, como safari no deserto, parques tematicos, praias, restaurates, compras e visita aos mais luxuosos predios do mundo.

Visto: Para brasileiros é necessário visto para entrar em Dubai. Porém, se você está fazendo conexão para um país da Ásia ou Oceania, você pode pedir um visto na chegada ao aeroporto, desde que você tenha em mãos uma passagem comprovando que você irá sair em até 4 dias, 96 horas. Este visto on arrival custa por volta de R$ 300,00 reais e deve ser pedido em um guichê antes da imigração. Dinheiro: A moeda usada nos Emirados Arabes Unidos é o Dirham. Na sua visita a Dubai, traga dólar. Troque o necessário para um dia no aeroporto, e o resto em alguma casa de câmbio em shopping center. É sempre mais rentável. No shopping center Deira City Center talvez seja possível trocar real por dirham. A cotação de R$ 1,00 é quase Dhs 2,00. Transporte: Dubai não é uma cidade muito grande. Você atravessa uma ponta a outra da cidade e um taxi não passará de R$ 60,00 reais. O metro é uma outra boa opção. DEZ AO CUBO | JUNHO DE 2012

29


Reparos?

Drylevis oferece o produto inovador, superior a massa corrida, indicado para preenchimento e nivelamento de imperfeições, fissuras, espaços deixados por pregos e parafusos e também fendas de nó de madeira.

NÃO RACHA

NÃO RETRAI

SECA RÁPIDO


Conheรงa:

Entre em contato com a Drylevis e veja o que ela pode oferecer para a sua obra. 11.4067.2008 www.drylevis.com.br



Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.