Page 1


Índice

Índice 1. Apresentação

1.1

1.2

Quem somos

3

O que fazemos

4

1.3

Serviços a Câmaras e Freguesias

7

1.4

Serviços a Público

9

1.5

Serviços a Misericórdias

10

Serviços a Profissionais

10

1.6

2. Produtos 2.1

Sepulturas modulares pré-fabricadas simples ou duplas

11

2.2

Chapas Identificadoras de sepulturas

12

2.3

Estojo para autópsias

14

2.4

Cremação e Fornos para Resíduos Cemiteriais

15

2.5

Forno Incinerador CRC

15

2.6

Forno Incinerador PAT I

18

2.7

Forno Crematório I

19

2.8

Forno Crematório II

20

2.9

Forno Crematório I e II

21

2.10

Forno Crematório PAT I

21

2.11

Introdutor Automático ITR01

22

2.12

Triturador e Processador de Cinzas Mod 102

22

2.13

Forno Crematório CC

24

2.14

Câmaras Frigoríficas

25

2.15

Secador de Ossadas

27

2.16

Viaturas

28

2.17

Escavadoras para Cemitérios

33

2.18

Máquina para abrir Sepulturas Perpétuas e Exumações

34

2.19

Equipamentos para Recintos Cemiteriais

37


Índice

3. Serviços 3.1

Manutenção Cemiterial com assistentes

41

3.2

Desocupação de Jazigos

43

3.3

Construção

46

3.4

Manutenção

49

4. Metodologia

50

5. Assistência Técnica

56

6. Contactos

57


Apresentação

1. Apresentação 1.1 Quem somos A PHANUBIS dedica-se a prestação de serviços na área cemiterial, gestão cemiterial, comercializar equipamentos e produtos para os cemitérios, no mercado português e africano. Constituiu-se em 2008, tendo como objectivo responder às necessidades dos sectores em que trabalha, oferecendo produtos e soluções, de forma a responder ao desenvolvimento, de acordo com a evolução dos nosssos dias. A PHANUBIS é formada por uma equipa técnica e comercial com elevado profissionalismo e rigor, de forma a responder aos seus clientes com qualidade e exigências do mercado. A PHANUBIS, desenvolveu em parceria com importante grupo de construção Cívil, para construção, nomeadamente, nichos (decomposição aeróbia), gavetões, ossários, cendrários, sepulturas simples e duplas, cemitérios novos e edificios de Cremação, sempre com algumas alterações significativas, de forma a melhorar a qualidade, mantendo sempre a imaginação e competitividade. Na nossa estrutura organizacional sempre mantivemos a ideia de que era necessário ter departamentos específicos para cada tipo de serviço que prestamos. A existência de departamentos individualizados e com profissionais especializados, departamentos estes, que estão profundamente enraizado no ADN da nossa organização, desde sempre o apoio aos nossos clientes desde a conceptualização dos seus projectos até à fase do pós-conclusão. Como empresa moderna, na PHANUBIS, queremos oferecer-lhe todas as informações que dizem respeito à nossa área de intervenção. A PHANUBIS apostou em primeiro lugar na Prestação de Serviços e na Decomposição Aeróbia. Se não conhece ainda PHANUBIS e acaba de encontrar-nos via Correio e Internet, gostaríamos de ter notícias vossas! Informe-nos do que pretende, coloque-nos as suas questões e dúvidas, e será com enorme prazer que estaremos à sua inteira disposição. O que deve saber sobre a PHANUBIS? Estamos no mercado desde 2008, somos uma Empresa Jovem, com uma Nova Imagem Cemiterial, com profissionais cemiteriais com mais de 30 anos de experiência em cemitérios. Temos Notoriedade, Suporte Técnico e Apoio Pós-venda. A PHANUBIS, propôe uma melhoria da funcionalidade cemiterial, dignificação do trabalho cemiterial e a expansão da cremação e incineração. Assim, uma nova imagem cemiterial se cria. Temos aliada à experiência e inovação a capacidade de satisfazer os nossos clientes com as nossas Soluções. 1. Quem se escolhe para trabalhar é essencial. 2. O mais “CARO” não é sinónimo de “BOM” ou vice versa. Esteja seguro do que deseja e esteja confortável com a promessa de que estarão consigo nos próximos 10, 15 ou 20 anos. Excelência vem da experiência Antes de iniciar qualquer processo de relacionamento profissional com equipamentos de cremação, analise.

3


Apresentação

1.2 O que fazemos A PHANUBIS, dispõe de uma gama de equipamentos que visam sobretudo a melhoria dos serviços dentro dos cemitérios, tendo como especial atenção, a qualidade de vida de quem lá trabalha, bem como a segurança de quem os visita. Oferecemos assim: - Plataformas eléctricas ou a diesel, para retirar ou colocar urnas em nichos com elevada segurança e máximo conforto. - Escadas e Escadotes com segurança para o público em geral, com plataforma e de encosto, leves, fácil deslocação devido a rodas e construídos em alumínio. - Carrinhos multifuncionais eléctricos específicos para cemitérios, que fazem o transporte das urnas dentro do cemitério (com essa), com báscula (transporte de terras), com taipal (retirar flores) e plataforma elevatória (retirar ou colocar urnas). - A PHANUBIS, também aqui podemos oferecer desde o projecto à solução final de chave na mão. Prestamos Serviços com Assistentes Cemiteriais com elevada experiência, para a realização de todo o trabalho existente num recinto cemiterial e Operadores de Fornos, um conjunto de pessoas com forte dinamismo, empreendedoras e elevado sentido de responsabilidade. - A PHANUBIS também pode oferecer Fornos Crematórios e Fornos Incineradores de Resíduos Cemiteriais (pirolíticos), bem como fornos para área veterinária. Entrar para o mercado de cremação é uma importante decisão da PHANUBIS. Representa uma oportunidade de entrar aonde por vezes é difícil, por sua vez, é também um componente crítico que nos pode levar para o sucesso, e para tal, tudo depende do melhor parceiro estratégico que dará ajuda para suportar, os esforços actuais, os próximos e dos anos que seguem. Assim, é importante ter uma avaliação cuidadosa de todos os benefícios que este equipamento nos reserva. A PHANUBIS está também para aconselhar ou para auxiliar na escolha dos equipamentos ou elementos vitais, que podem assim, determinar o sucesso de um contrato de longo prazo. Esteja sempre seguro de que é o equipamento que mais de adapta às suas necessidades, sempre com o suporte adequado para todas as questões vitais do processo de implementação e sobretudo que possa haver retorno financeiro e satisfação. Lembre-se, um crematório representa muito mais do que simplesmente um equipamento. Na PHANUBIS, prestamos também serviços profissionais de gestão de cemiterios. Os serviços de gestão de Cemitérios que disponibilizamos são, cada vez mais, uma necessidade proeminente. Na PHANUBIS todos os funcionários estão devidamente identificados e uniformizados. Desta forma, qualquer pessoa sabe identificar os funcionários da PHANUBIS que pode solicitar acompanhamento sempre que desejar. A maior preocupação é a satisfação do cliente, e por isso toda a estrutura organizativa está pensada em prol desse objectivo. O cliente é auxiliado por um técnico da PHANUBIS, desde que contrata o serviço até à conclusão do mesmo.

4


Apresentação A PHANUBIS Comercializa também fornos crematórios e fornos incineradores para a área cemiterial, como também para a área hospitalar. Comercializamos ainda fornos incineradores para a área veterinária. Equipamentos cemiteriais, dos quais destacamos: Máquina para secagem de ossadas (desumidificador); escadotes cemiteriais (com plataforma, rodas e estabilizadores e de encosto); mobiliário cemiterial; maquinas de abrir sepulturas inovadoras únicas capazes de andar em cima das sepulturas em todos os sentidos e em diversos tipos de terreno; carros electricos para transporte de urnas multifuncionais; máquinas para abrir sepulturas perpétuas e exumações, adaptável a cemitérios com declives acentuados e com acessos muito difíceis; câmaras frigorificas e fornos crematórios e incineradores de residuos cemiteriais. Outros serviços, dos quais destacamos: Desocupação de jazigos; mudanças no interior de jazigos capela/substerrâneo/capela; prestação de serviço em toda a área cemiterial, com assistentes cemiteriais de elevada experiência para realização de todo o trabalho existente num recinto cemiterial e operadores de fornos; construção de ossários, de gavetões, de nichos (aeróbia), de columbários, de cendrários colectivos; de construção de sepulturas em betão com tampas para enterramento geral. O Serviço de Manutenção Períodica dos Equipamentos Cemiteriais por nós fornecidos, assim como aos já existentes como: Máquinas escavadouras; carros eléctricos; fornos crematórios; fornos de resíduos cemiteriais; câmaras frigoríficas; desumidificadores de ossadas (secador) e etc.

A PHANUBIS dispõe de todos os meios mecânicos e humanos para executar qualquer um dos trabalhos descritos anteriormente, bem como todo um acompanhamento profissional e rigoroso na execução de cada obra. Garantimos sempre toda a Qualidade que a PHANUBIS se orgulha de oferecer aos seus Clientes, à melhor cotação.

6


Apresentação

1.3 Serviços a Câmaras e Freguesias Uma preocupação constante das Câmaras Municipais/Juntas Freguesias tem a ver com a gestão dos cemitérios. Atentos a essa situação a PHANUBIS gere essa realidade, cada vez mais, uma necessidade proeminente.

Para o efeito, surgiu a PHANUBIS de Gestão de Recintos Cemiteriais que possibilita a gestão sobre determinados espaços públicos os Cemitérios. O objectivo principal é prestar um serviço de Gestão de Cemitérios com qualidade, contribuindo para elevar o conforto das pessoas que frequentam os espaços que nos são confiados.

Para tal dispomos de uma equipa jovem, qualificada e motivada que presta uma assistência exemplar, acompanhando e aconselhando na resolução de todas as situações surgidas no espaço Cemiterial. Somos uma empresa de Gestão de Recintos Cemiteriais, com elevado empenho que colocamos no desenvolvimento do nosso trabalho.

Neste contexto a PHANUBIS poderá facilmente gerir um cemitério e fazer corresponder toda a informação inerente ao mesmo e poderá ainda imprimir diversas listagens do trabalho desenvolvido no cemitério para análises diversas. A exigência de qualidade continuamente elevada trouxe a necessidade de implantar uma nova realidade nos municípios, Gestão

de toda a área Cemiterial, a nível   de secções / talhões, n.º de sepulturas, tipos de sepultura, entre outros,

destaca-se: - Entrada de Requerimentos. - Registo de Inumações, Exumações/Trasladações. - Registo / Processamento de Exumações. - Registo de Processos de Concessão de Terrenos / Jazigos e emissão do respectivo alvará. - Registo de Processos de Colocação de Sinais Funerários / Adornos. - Gestão de Ossários a nível de registo, averbamentos e emissão de documentos. - Gestão de Cendrários / Columbários a nível de registo e averbamentos. - Gestão de Jazigos / Sepulturas Perpétuas a nível de registo, averbamentos e emissão de documentos. - Registo de Processos de Construção / Reparação Funerárias. 7


Apresentação Emissão de diversos relatórios: - de Inumações / Exumações. - de Sepulturas Pagas / Não Pagas. - de Proprietários de Jazigos. - de Jazigos Livres. - de Concessões de Terrenos / Ossários.

Dispomos de software de gestão de cemitérios, que funciona fundamentalmente com o desenho (planta) do cemitério. Para plena satisfação dos nossos clientes, como complemento à actividade de gestão de Cemitérios temos capacidade para fornecer, entre outros, serviços de: betão

- Construção de nichos (aeróbia); columbários; cendrários colectivos; construção de sepulturas em com tampas para enterramento geral; - Equipamentos cemiteriais; - Outros serviços; - Manutenção e assistência técnica; - Prestação de serviço em toda área cemiterial.

Perante os nossos colaboradores, parceiros e clientes assumimo-nos como uma empresa determinada no cumprimento das responsabilidades assumidas. Respeitamos as empresas, instituições e particulares que colaboram, nos contratam e competem connosco. Analisamos rigorosamente as críticas que nos são feitas porque elas permitem melhorar a nossa empresa e estabelecer relações duradouras com os clientes. Diariamente orientamo-nos por regras, condutas e princípios de elevada exigência, com o objectivo de manter presente a completa orientação para o cliente. Confie numa equipa de profissionais qualificados na gestão integrada do mais importante, dos Recintos Cemiteriais.

8


Apresentação

1.4 Serviços ao Público Manutenção de sepulturas temporárias e Jazigos Particulares. Sepultura temporária Com colocação de flores artificiais de 15 em 15 dias com cores alternadas de acordo com o cliente, colocação de casca de pinheiro e lavagem da pedra. *Flores naturais só com orçamento.

Sepulturas Perpétuas Com colocação de flores artificiais de 15 em 15 dias com cores alternadas de acordo com o cliente, colocação de casca de pinheiro e lavagem da pedra. *Flores naturais só com orçamento. Jazigos Particulares Manutenção do Jazigo com colocação de flores artificiais de 15 em 15 dias com cores alternadas de acordo com o cliente, embelezamento de urnas, estrados e outros, sacudir colchas, toalhas e naperons e colocação de anti-cheiros e anti-bactérias. Lavagem de colchas, toalhas e naperons em lavandaria 1 vez por ano.

É colocado em ocasiões especiais (finados e aniversàrios) velas sem chama Limpezas Gerais de Jazigos Particulares Embelezamento das pedras, abrir e betumar juntas, pintar porta e respirador, avivar letras, colocar vidros com silicone, pintar resguardo do vitral, embelezamento das pedras interiores, limpeza de urnas, estrados e outros, lavagem de toalhas, colchas, naperons em lavandaria ou fornecimento de colchas e colocação de pernes caso haja necessidade.

Limpeza de Sep. Perpétuas e Jazigos Substerrâneos Embelezamento das pedras, abrir e betumar juntas e avivar letras. Construção de sepulturas Em mármore ou granito, chapas para ossários ou gavetões, lápides, fotos e floreiras.

9


Apresentação

1.5 Serviços a Misericórdias Lavagem em lavandaria de todas as colchas, toalhas, naperons, embelezamento de urnas, estrados e outros. Embelezamento de urnas, estrados e outros, sacudir colchas, toalhas e naperons. Limpeza geral a jazigos

1.6 Serviços a Profissionais Conserto em Zinco Com limpeza do Jazigo, embelezamento de todas as urnas, limpeza de colchas, zinco‰8, filtros, eurodol, tratamento da urna estrados e outros, sacudir colchas, toalhas, naperons e colocação de anti-cheiros e antibactérias. Limpezas Gerais de Jazigos Particulares Embelezamentos das pedras, abrir e betumar juntas, pintar porta e respirador, avivar letras, colocar vidros com silicone, pintar resguardo do vitral, emebezamento das pedras interiores e limpeza de urnas, estrados e outros, lavagem de toalhas colhas e naperons em lavandaria e pernes. Limpeza de Sep. Perpétuas e jazigos subterraneos Embelezamento das pedras, abrir e betumar juntas e avivar letras. Construção de sepulturas Em mármore ou granito, chapas para ossários ou gavetões, lápides, fotos e floreiras.

Manutenção de sepulturas temporárias e Jazigos Particulares: Sepultura temporária Com colocação de flores artificiais de 15 em 15 dias com cação de casca de pinheiro e lavagem da pedra. *Flores naturais só com orçamento.

cores alternadas de acordo com o cliente, colo-

Sepulturas Perpétuas Com colocação de flores artificiais de 15 em 15 dias com cores alternadas de acordo com o cliente, colocação de casca de pinheiro e lavagem da pedra. *Flores naturais só com orçamento. Jazigos Particulares Manutenção do Jazigo com colocação de flores artificiais de 15 em 15 dias com cores alternadas de acordo com o cliente, embelezamento de urnas, estrados e outros, sacudir colchas, toalhas e naperons e colocação de anti-cheiros e anti-bactérias. Lavagem de colchas, toalhas e naperons em lavandaria 1 vez por ano.

10


Produtos

2. Produtos 2.1 Sepulturas Modulares pré-fabricadas simples ou duplas São constituidas por um conjunto de pré-fabricados de betão, que formam rectângulos com forma de sepulturas, estão apoiadas directamente sobre a escavação do terreno, fecham na parte superior com 5 tampas de betão pré-fabricado que suportam o peso das terras que a cobrem na sua superficie, (± 40cm a 50cm) uma camada de terra com um tratamento vegetal aonde se podem colocar as correpondentes lápides, sempre com a vantagem de não haver abatimentos. As paredes verticais são obtidas mediante um pre fabricado em forma de “gamma” que acopladas compoe as quatro paredes da sepultura. As sepulturas podem ser adaptadas como sepulturas duplas, mediante a colocação de 4 tampas intermédias que separam a sepultura inferior da superior , e se fecham na parte superior com 5 tampas de betão prefabricado que suportam o peso das terras que a cobrem na sua superfície, (± 40cm a 50cm) uma camada de terra com um tratamento vegetal aonde se podem colocar as correpondentes lápides, sempre com a vantagem de não haver abatimentos.

Características:

Peso (Kg/un) 1900

Medidas (cm) A A1 A2 B C D D1 115* 100 6 80 -

D2 F 11

Sep. de Topo 2,28X0,80X1,15

1900

115* -

-

100 6

80 -

-

11

Tp.SEP.0,85X0,57

Tp. de Sep. 0,85X0,57X0,05

59

5

-

-

47

6

-

-

-

-

Fd-SEP.

Fundo de Sep.

615

-

8

4,6 247 6

-

228,8 82

Código

Designação

SEP.- 2,28X0,80

Sepultura 2,28X0,80X1,15

SEP.Tp2,28X0,80

-

11


Produtos Uma forma rápida, económica e com elevada perfeição. É composta por duas peças em forma rectangular, uma inferior e outra de topo, com as medidas interiores de 2,28x0,80 e perfazendo 2,30 m de altura.

Inclui ainda um conjunto de tampas, também em betão armado, para execução das lajes intermédia e de topo.

2.2 Chapas de Identificadores de Sepulturas Marcadores de secções e sepulturas Inox AISI 316L Estrutura tubular de secção 10x1.5 mm Placa em chapa 0.8 mm esmerilada Dimensões: 600x170 mm Placa 150x200 mm Prazos de entrega dos materiais e sua colocação: 2 a 4 semanas.

Inox AISI 316L Estrutura tubular de secção 10x1.5 mm Placa em chapa 0.8 mm esmerilada Dimensões: 400mm Placa 150x100 mm Prazos de entrega dos materiais e sua colocação: 2 a 4 semanas.

12


Produtos Marcadores de secções em aço inoxídavel ASI 316L Placa em chapa 0.8 mm esmerilada Com gravação, Câmara ou Junta, Nº de secção pintada á cor da autarquia ou não. Dimensões: 1000mmX400mm Colocado sobre maciço

Placas com números para ossários, sepulturas, portões , perpétuas e informativas com símbolo da Câmara Municipal / Junta da Freguesia.

Fresa Medidas: 10x4,5 Cores: Dourado/Prateado

Contorno Medidas: 10x4,5 ou 400x250 Cores: Dourado/Prateado

Corte com Moldura Medidas: 10x4,5 Cores: Dourado/Prateado

Corte com Moldura Medidas: 10x4,5 Cores: Dourado/Prateado

Com logotipipo da Câmara/Junta Chapas são resistentes aos UV.

13


Produtos

2.3 Estojo para Autópsias Marca: Thalheimer Origem: Alemanha Modelo: 81449 Principais características Caixa de Madeira composta por 2 Plataformas com a seguinte composição: Plataforma I:

-

1 1 1 1 2 1 1 1 1 1 2 3 1 1

Faca de Autópsia, grande, cabo metálico Faca de Autópsia, pequena, cabo metálico Faca de Autópsia, grande, cabo em madeira Costótemo Tesouras de Incisão, pontas curvas Enterótemo 210mm, 8 ¼ Pinça de Dissecção 160mm, 6 ¼” Pinça de Dissecção, 2 x 3 dentes, 145mm, 5 ¼” Pinça de Dissecção, 1 x 2 dentes, 250mm, 10” director 160mm, 6 ¼” Sondas 250mm, 10” Agulhas de sutura semi-curvas (tamanhos diferentes) Régua Metálica, 300mm, 12” Fita Métrica em metal, 1500mm

Plataforma II

-

1 1 1 1 1 1 1 1 1

Serra de Arco com 3 lâminas desmontáveis Costótemo, 230mm, 9” Pinça para ossos, com dentes fortes, 215mm, 8 ½” Escopro, 20mm de largura de lâmina, cabo em plástico Caixa metálica (recolha peças de autópsia) Concha para recolha de sangue Porta pinças para pequenas peças, cabo em plástico, 240mm, 9 ½” Gancho em espiral fabricado em metal calcinável, 50mm, 2” Dermatógrafo vermelho

Nota: Todo este equipamento é fabricado em aço inoxidável Werkstoff 1.4301

14


Produtos

2.4 Cremação e Fornos para resíduos cemiteriais Entrar para o mercado de cremação é uma importante decisão da PHANUBIS. Representa uma oportunidade de entrar aonde por vezes é difícil, por sua vez, é também um componente crítico que nos pode levar para o sucesso, e para tal, tudo depende do melhor parceiro estratégico que dará ajuda para suportar, os esforços actuais, os próximos e dos anos que seguem. Assim, é importante ter uma avaliação cuidadosa de todos os benefícios que este equipamento nos reserva. A PHANUBIS está também para aconselhar ou para auxiliar na escolha dos equipamentos ou elementos vitais, que podem assim, determinar o sucesso de um contrato de longo prazo. 1. Quem se escolhe para trabalhar é essencial. 2. O mais “CARO” não é sinónimo de “BOM” ou vice versa. Esteja seguro do que deseja e esteja confortável com a promessa de que estarão consigo nos próximos 10, 15 ou 20 anos.

Excelência vem da experiência Antes de iniciar qualquer processo de relacionamento profissional com equipamentos de cremação, analise factos. Esteja sempre seguro de que é o equipamento que mais de adapta às suas necessidades, sempre com o suporte adequado para todas as questões vitais do processo de implementação e sobretudo que possa haver retorno financeiro e satisfação. Lembre-se, um crematório representa muito mais do que simplesmente um equipamento.

2.5 Forno Incinerador “CRC” Fornos de resíduos cemiteriais, de eficácia comprovada, baixo consumo, e totalmente automatizado, que respeita todas as normas ambientais em vigor. Os Cemitérios necessitam de incineradores para gerantir a destruição eficaz de, flores, roupas, caixões e madeiras oriundas de sepulturas de exumação, inumação, etc., Fornos estes que estão em conformidade com as regulamentações ambientais em vigor. O incinerador inclui queimadorres a gáz (natural ou gpl) diesel, biodisel ou outros combustíveis, combinado com o sistema de controle, mantendo a temperatura de cada uma das câmaras com grande exactidão, garantindo assim, operações mais económicas e emossões para a atmosfera mais reduzidas que por sua vez cumprem todas as normas europeias. As dimensões da câmara permite a introdução de resíduos de grandes dimensões. A alta temperatura atingida permite a calcinação para possíveis restos humanos (ossadas e patológicos). A série CRC foi estudada especificamente para uso na destruição dos restos de resíduos cemiteriais, sem problemas de odores ou fumo, cumprindo a legislação em vigor, e sem necessidade de pessoal qualificado, devido à sua extrema simplicidade de operação.

15


Produtos

O aquecimento pode ser feito por G. L. P, gás natural, biogás, diesel ou outros combustíveis. O controlo da temperatura da câmara está garantida por um ou mais controladores electrónico com visor digital. Todas as instalações eléctricas dos equipamentos cumprem a normativa IP 66. A construção, instalação e montagem de equipamentos cumprem a directiva 89/392/CEE relativa à segurança do equipamento e suas três alterações 91/368/CEE, 93/44/CEE e 93/68/CEE. A instalação e todos os equipamentos que o compõem são fabricados sob a norma de qualidade ISO 9001 e cumprem as normativas da CEE.

Modelos Modelo

CRC-P

CRG-M

CRC-G

600+600

900+900

1200+1200

50

100

150

Dimensões Interiores

50x40x200

60x45x220

70x50x230

Cinzeiro

50x20x200

60x25x220

70x25x230

Dimensões Exteriores

120x260x250

130x260x270

140x260x280

Peso Total Aproximado

3,000KG

3,500KG

4,000KG

Volume da Câmara + Poscombustão Capacidade KG/H

Opcionalmente, o forno pode juntar todos os tipos de controles e automação, assim como processador de cinzas, gestor de rede hidráulica movidos por electricidade ou bateria, etc.. Conforme a necessidade do cliente. (aproveitamento de águas quentes para balneários) Todos os nossos equipamentos são projectados para a aplicação rigorosa das normas da Directiva 2000/76/CE do parlamento europeu e do conselho de 4 de Dezembro de 2000, publicado no Jornal Oficial das Comunidades Europeias 28.12.2000, relativa à incineração de resíduos. São regularmente actualizados para cumprir as normas que são incorporadas na legislação portuguesa. Os preços incluem a montagem, a formação do pessoal que vai operar com o forno, o transporte, o titurador e processador de cinzas e chaminé. A estes preços acrescentar a taxa de IVA em vigor. Dimensões (aproximadas) estão em cm de largura x altura x profundidade. As interiores se referem à câmara de combustão, as exteriores ao conjunto. As capacidades são calculadas para um valor calorífico de 3.000 kcal / kg de resíduos. Valores inferiores aumentam a capacidade e superiores diminuem.

16


Produtos

Exclusão

-

Obras Civis. Instalação para Combustível. Quadro Geral Eléctrico para alimentação do Forno Incinerador. Impostos Municipais e Estatais ou qualquer tipo de Taxas e Licenças. Tudo aquilo não especificado.

Este forno além de incinerar os Resíduos Cemiteriais, pode e deve também incinerar todo o lixo proveniente do Cemitério onde for colocado, assim como flores (Palmas, Coroas, Ramos e lixos provenientes da Varredura do próprio Cemitério).

Escolha o equipamento que melhor se adapte às suas necessidades ou informe-nos do que pretende, coloque-nos as suas questões e dúvidas, e será com enorme prazer que estaremos à sua inteira disposição.

17


Produtos

2.6 Forno Incinerador PAT I O objectivo é fornecer informações técnicas - para o fornecimento, instalação e montagem do FORNO INCINERADOR PAT I para resíduos Cemiteriais, madeiras, flores, roupas etc. As dimensões externas são: Comprimento: 3100 mm Largura: 1430 mm Altura máxima: 2650 mm A câmara de combustão principal do incinerador PAT I, está preparada para incinerar qualquer madeira de caixão padrão. Dimensões: Altura do chão á porta: 730 m Altura da porta: 900 mm. Cumprimento interior da câmara: Largura da câmara: 860mm

2230 mm

O equipamento de combustão do forno incinerador pat i composto por dois (2) queimadores, alimetados a Gáz (Natural ou GPL), Diesel ou Biodisel, de regularização automática e sistema de segurança por sonda ultra violeta. Instrumentação para medidas e controle incluído. - Termoreguladores - Chaminé - Ventilador - Utensílios de Limpeza - Recipiente de Recolha - Sistema de evacuação e depuração de gases - Triturador e processador de cinzas A PAT I empresa fabricante de Fornos Crematórios com Certificação de Qualidade ISO 9001 e a Certificação de Gestão Ambiental ISO 14001, em design, fabricação, instalação e Equipamentos Auxiliares. Os clientes de A PAT I contam com esta garantia, aliada aos anos de eficácia de experiência no sector. Este forno além de fazer a incineração dos resíduos cemiteriais e ossadas, pode e deve também incinerar todo o lixo proveniente do Cemitério aonde for colocado, como flores (Palmas, Coroas, Ramos e

18

Frente do incinerador PAT I Porta Fechada

Frente do incinerador PAT I Porta Aberta


Produtos lixos provenientes da Varredura do próprio Cemitério). Incinerador PAT I para resíduos cemiteriais, inclui também.

-

Transporte, Descarga e Montagem Assistência Pós-Venda Triturador e Processador de Cinzas Formação do Pessoal Garantia

2.7 Forno Crematório I Qualidade ao serviço da eficiência e do ambiente. O Forno Crematório, que demonstra qualidade e eficácia na cremação. Este forno permite realizar mais de 6 cremações diárias. A dureza dos seus refractários especiais, câmara de isolamento térmico, três queimadores, permiti mais de 6 cremações de corpos por dia. Este forno crematório é ideal para Câmaras que obtém um grande número de cremações diárias, o forno crematório pode realizar por ano, mais de 1.200 cremações de corpos com garantia ambiental total. A Alta Tecnologia usada e qualidade dos materiais usados na sua construção, é o mais utilizado pelos principais Câmaras que utilizam Fornos nos seus Cemitérios. Cada uma das câmaras é construída em alvenaria de tijolo refractário com alto teor de alumina, especialmente para resistir a choques térmicos e à extracção de cinzas que ocorre com o arrasto dos rodos.

Características Técnicas: Medidas Comprimento: 4.500 mm Largura: 2.275 mm Altura: 2.900 mm

Câmaras

Queimadores

Câmara de Cremação Câmara de Combustão Câmara de Pós combustão

2 na câmara principal 1 na câmara

19


Produtos

2.8 Forno Crematório II O novo Forno Crematório II foi concebido para um grande número de cremações. Cinco câmaras de combustão diferentes, permitindo mais cremações. O processo de cremação é controlado por um programa informático, que assegura a sua continuidade assim como o respeito pela qualidade do meio ambiente. Possui 4 queimadores, dois na câmara principal, um na câmara de combustão e outro na câmara pós-combustão, o que garante purificação. O Forno Crematório inclui os mais avançados equipamentos para medir emissões de CO e O2, a gravação contínua e a análise dos gases de combustão. Da mesma forma, controla todas as temperaturas e o tempo de permanência dos gases na câmara de combustão. Os resultados obtidos no processo de cremação podem ser armazenados individualmente ou em CD, demonstrando assim todo o controle ambiental, cumprindo com toda a legislação

ambiental em vigor. O processo é totalmente automático, que incorpora uma tela que mostra todas as variáveis do processo de cremação. Neste forno crematório houve o cuidado não só a qualidade dos componentes e design de câmaras de combustão, mas também a estética do aço inoxidável, acabamentos, tanto na parte dianteira como na área de extracção de cinzas. O processo de desenvolvimento de tecnologia da cremação, o desenho específico das cinco câmaras de combustão e pela contribuição de seus quatro queimadores, permite oferecer ás Câmaras Municipais, em termos económicos, mais tecnologia e controle ambiental e uma eficaz cremação.

Características Técnicas: Medidas Comprimento: 4.400 mm Largura: 2.400 mm Altura: 2.900 mm

20

Queimadores 2 na câmara principal 1 na câmara de combustão 1 na câmara de pós combustão


Produtos

2.9 Forno Crematório I e II Com 3 ou 4 queimadores, a gaz (natural ou GPL), Diesel ou Biodiesel, Tijolos refractarios, Funcionamento automático. Fabrico da PAT I Elementos que fazem parte do conjunto:

-

Transporte Descarga e Montagem Assistência Pós-Venda Formação de Pessoal Garantia de 2 anos Chaminé Calorifugada de 9M. Introductor Automático Triturador e processador de Cinzas

2.10 Forno Crematório PAT I O objectivo principal do presente documento é de facilitar a informação, necessária para a Montagem do Forno Crematório PAT I para Cadáveres e Ossadas, procedentes de Exumação, com tecnologia e design de PAT I. O Forno Crematório PAT I, responde plenamente ás exigências da dignidade e respeito requeridas para a Cremação. A unidade Crematória pode ser alimentada a Gás (Natural ou Gpl), diesel, biodisel ou outros carburantes. Dimensões As dimensões exteriores são: 4200 mm de comprimento 1510 mm de largura 2900 mm de altura Altura da Soleira ao chão: 750 mm. Altura interior: 900 mm. Comprimento da Câmara: 2.460 mm. Largura da Câmara: 860 mm.

O Forno Crematório Modelo PAT I é equipado com 3 Queimadores Modelo ECOFLAM MAIOR 25/2, de Potencia Calorífica Máxima 250.000 Kcal/h e Consumo Máximo 25 kg/h, cada um deles. Os 3 queimadores produzem um total de potência calorífica máxima de 750.000 Kcal/h. Para o caso de instalação de depósito não poderá ser realizada a uma distância superior a 15 metros da localização do Forno Crematório (para um depósito de 7000 l), será necessário uma instalação adicional de um grupo de pressão que garanta o caudal máximo necessário para o abastecimento.

21


Produtos Potências Potência total do forno crematório 6KW (incluindo o ventilador) Potência total cremulador 0,75Kw.

-

Programa Automático. Termorreguladores Chaminé Ventilador Utensílios de Limpeza Recipiente para recolha de cinzas Sistema de evacuação e depuração de gases Pati, Garantia de qualidade e meio ambiente

2.11 Introdutor Automático ITR01 É uma plataforma móvel concebida para a colocação do caixão na Câmara Principal. Construída em caixilho tubular de aço e carbono e revestida com aço inoxidável AISI 304 e acabamento esmirilado. Dimensões: Comprimento máximo: Altura: 1.020 mm. Largura: 780 mm.

2.870 mm

Elementos móveis Os movimentos horizontais, são dirigidos por um sistema de guias de movimento linear com pistão hidráulico.

2.12 Triturador e Processador de cinzas Mod.102 Mod. 102 é um equipamento desenhado para trituração de restos ósseos calcinados, provenientes da cremação de cadáveres e ossadas. É construido exteriormente em aço inoxidável e as suas dimensões são: Comprimento: 960 mm. Altura: 1.200 mm. Largura: 700 mm.

22


Produtos Triturador e processador de Cinzas Tem um orificio de 185 mm. Ø, a uma altura do piso de 1.000 mm.Ø, que permite ao operador introduzir cómodamente os restos calcinados, extraídos do Forno Crematório. Tambor de Trituração É um compartimento fechado construido em aço perfurado com orifícios de 3 mm.Ø no máximo. Urna e Porta de Extração Uma pequena porta permite retirar o recipiente de aço inoxidável utilizado para recolher as cinzas Motor e Transmissão O Processador está equipado com um motor monofásico, 220 V, 50 H, 0,75 Kw. com proteção IP 54, redutor e roldanas que transmitem ao tambor de trituração a rotação indicada anteriormente. Componentes Eléctricos Painel de comandos (Novo Modelo) Se encontra situado no Painel Frontal na parte superior. Incluí os seguintes elementos: - “Potencia” (Vermelho). A realizar a conexão eléctrica. - “Marcha” (Verde). Indica que o equipamento se encontra a realizar o processo de trituração. - “Urna” (Amarelo). Se iluminará quando o recipiente de extração se encontra colocado correctamente. - Temporizador (Cromometro) Regular tempo de duração do processo.

Quadro eléctrico Está localizado na parte de trás do Triturador estão instalados os automatismos e elementos de proteção. Microinterruptor e final do ciclo Instalado um microinterruptor na plataforma de apoio do recipiente de extração para impedir que a recolha das cinzas no pote seja em posição anormal. Introductor automático Com rodas, movimentos silenciosos na subida e descida para a introdução do caixão no Forno, construido em aço inoxidável, segundo as caracteristicas técnicas incluidas neste orçamento. Triturador processador de cinzas Desenho da PAT I, con tambor de trituração em material desgastante, segundo as caracteristicas técnicas incluidas neste orçamento.

FORNO CREMATORIO PAT I incluí Transporte, Descarga e montagem, Assistência Pós-Venda, Formação de Pessoal, Garantia de 2 anos, Chaminé Calorifugada de 9m, Introductor Automático, Triturador automático processador de cinzas.

23


Produtos Exclusões

-

Obra Civil Instalação de qualquer tipo de combustível Quadro Geral Eléctrico para alimentação da Unidade Crematória. Impostos Municipais e Estatais, ou qualquer tipo de Taxas e Licenças. Todo aquele não especificado expressamente.

2.13 Forno Crematório “CC” A câmara de combustão é construída com tijolo refractário de alta resistência mecânica para assegurar uma vida longa. O isolamento é conseguido por fibras minerais e cerâmicas de baixa massa térmica e alto poder calorífico, cuidadosamente dispostas em camadas para reduzir as perdas de calor. O material em contacto com o caixão é de sílica-massa de betão refractário de alumina, com uma espessura média capaz de resistir a temperaturas contínuas de 1400 “C. O seu teor de alumina é de 42% e o coeficiente de condução de calor é um 0,70 kcal / hm2 º Cm. As dimensões espaçosa da câmara de cremação permite a introdução de grandes caixões.

CARACTERÍSTICAS CC MODELO Camara: 1650 litros Potência Máxima: 350.000 Kcal / h Fumos: 300 m3 / h Dimensões Exteriores: 150 x 140 x 295 centímetros Dimensões Interiores: 90 x 80 x 230 cm. Cinzeiro: 90 x 50 x 230 cm Grade: aço resistente e cerâmica Consumo: 400 Watts / h. A chaminé interna Ø 450 mm com uma espessura de uma camada de betão refractário de 120 milímetros inclui um registo para a amostragem. As plataformas de acesso a esse registo não fazem parte deste equipamento. Introdutor de Caixões A instalação do forno crematório é completada com um sistema mecânico para a introdução de caixões, incluído no fornecimento. Tratamento de Cinzas Após a cremação, as cinzas são completamente desintegrada e homogeneizada por um transformador, incluído no fornecimento. Uma centrifugadora, rodando com bolas de aço produzem pela moagem as cinzas, que passam por uma peneira fina, sendo retidos todos os corpos estranhos, incluído no fornecimento.

24


Produtos Forno crematório “CC” inclui Transporte, Descarga e montagem, Assistência Pós-Venda, Formação de Pessoal, Garantia de 2 anos, Chaminé Calorifugada de 9m, Introductor Automático, Triturador processador de cinzas.

2.14 Câmaras Frigoríficas Modelo SZK CC3T

Unidade fabricada interiormente em CNS 1.4301, revestimento a epoxy cor RAL 9002; - Capacidade para 2/4 urnas; - Trolleys interiores móveis para 4 urnas; - 2 Portas 900 x 2000mm; - As juntas são fabricadas em borracha magnetizada; - Unidade auto-sustentável, desmontável em pelo menos 8 elementos – tipo Monobloco duplo 17 125B; - A estrutura interior em aço inoxidável 18/10, com isolamento em espuma rígida de poliuretano injectado e espessura de Ø 80 mm livre de CFC; - No interior existem quatro trolleys com desenho ergonómico, permitindo uma rápida e eficaz funcionalidade; - Caixa de comando para controlo das operações On/Off, regulação da temperatura do interior da câmara, interruptor da luz interna fluorescente e regulador do termóstato da temperatura interna a instalar num raio de 4500mm ao compressor; - Unidade de refrigeração, hermeticamente encapsulada, dispondo de válvula de esgoto no painel frontal; - O controlo de temperatura e descongelação é efectuado em modo automático, podendo todavia ser activado manualmente; - Alimentação eléctrica – 230V/1/50 Hz; - Temperatura de trabalho: Refrigeração +5ºC; - Temperatura de trabalho ambiente: até + 35ºC; - Dimensões gerais – 2420 x 2435 x 2180mm + 300mm (compressor); - Peso estimado da unidade – 650Kg

Modelo SZK CC2T

- Unidade fabricada interiormente em CNS 1.4301, revestimento a epoxy cor RAL 9002; - Capacidade para 2/4 urnas; - Trolleys interiores móveis para 4 urnas; - 2 Portas 900 x 2000mm; - As juntas são fabricadas em borracha magnetizada; - Unidade auto-sustentável, desmontável em pelo menos 8 elementos – tipo Monobloco duplo 17 125B; - A estrutura interior em aço inoxidável 18/10, com isolamento em espuma rígida de poliuretano injectado e espessura de Ø 80 mm livre de CFC; - No interior existem quatro trolleys com desenho ergonómico, permitindo uma rápida e eficaz funcionalidade; - Caixa de comando para controlo das operações On/Off, regulação da temperatura do interior da câmara, interruptor da luz interna fluorescente e regulador do termóstato da temperatura interna a instalar num raio de 4500mm ao compressor; - Unidade de refrigeração, hermeticamente encapsulada, dispondo de válvula de esgoto no painel frontal; - O controlo de temperatura e descongelação é efectuado em modo automático, podendo todavia ser activado manualmente; - Alimentação eléctrica – 230V/1/50 Hz; - Temperatura de trabalho: Refrigeração +5ºC; 25


Produtos

- Temperatura de trabalho ambiente: até + 35ºC; - Dimensões gerais – 2420 x 2435 x 2180mm + 300mm (compressor); - Peso estimado da unidade – 650Kg

Modelo SZK CC1T Unidade fabricada interiormente em CNS 1.4301, revestimento a epoxy cor RAL 9002; - Capacidade para 1/2 urnas; - Trolley interior móvel para 2 urnas; - 1 Porta 900 x 2000mm; - As juntas são fabricadas em borracha magnetizada; - Unidade auto-sustentável, desmontável em pelo menos 8 elementos – tipo Monobloco 17 125B; - A estrutura interior em aço inoxidável 18/10, com isolamento em espuma rígida de poliuretano injectado e espessura de Ø 80 mm livre de CFC; - No interior existe um trolley com desenho ergonómico, permitindo uma rápida e eficaz funcionalidade; - Caixa de comando para controlo das operações On/Off, regulação da temperatura do interior da câmara, interruptor da luz interna fluorescente e regulador do termóstato da temperatura interna a instalar num raio de 4500mm ao compressor; - Unidade de refrigeração, hermeticamente encapsulada, dispondo de válvula de esgoto no painel frontal; - O controlo de temperatura e descongelação é efectuado em modo automático, podendo todavia ser activado manualmente; - Alimentação eléctrica – 230V/1/50 Hz; - Temperatura de trabalho: Refrigeração +5ºC ; - Temperatura de trabalho ambiente: até + 35ºC; - Dimensões gerais – 1385 x 2435 x 2180mm + 300mm (compressor); - Peso estimado da unidade – 550Kg Para complemento de identificação durante o manuseamento dos tabuleiros sobre as bancadas existe um painel fixado na frente da porta, com espaços livres já numerados, para neles se colocar a identificação, o número de arquivo, nome do cadaver que estão no respectivo tabuleiro.

Assistência técnica após garantia A assistência técnica aos equipamentos é gratuita durante os dois primeiros anos de funcionamento, no âmbito da garantia referida. Posteriormente poderá ser celebrado um contracto de assistência cobrindo acções de manutenção, e reparação. Prazo de entrega dos equipamentos: 6 a 8 semanas após confirmação da encomenda Garantia: 2 anos de garantia, contra eventuais defeitos de fabrico A assistência às camaras frigoríficas compreende a limpeza de injectores e condensadores; verificação de fugas de gás, nível de oleo, resistências de descongelação, válvula, filtro, etc. A nossa responsabilidade na manutenção dos equipamentos cessa caso se verifique intervenção de terceiros no mesmo.

26


Produtos

2.15 Secador de ossadas A “secagem” de ossadas de um modo geral processa-se ao ar livre ou em zonas cobertas. Este método de “secagem” está a tornar-se problemático para os cemitérios porque para além dos problemas sanitários inerentes, existem outros como sejam: - A duração do tempo de “secagem” que depende das variações atmosféricas. - A ocupação de instalações amplas do tipo telheiro e os odores que se espalham por todo o espaço circundante. - O crescente número de exumações diárias, resultante da limitação de áreas de inumação disponíveis nos cemitérios, que leva a que as exumações se façam logo após o terminus do tempo legal. - O crescente fluxo de pessoas para as zonas urbanas, que faz crescer o número de inumações diárias - A necessidade da cada vez maior dignificação dos actos cemiteriais. Estes são alguns dos problemas que a curto prazo impossibilitarão as “secagens” de ossadas pelo método tradicional. - Um turbo ventilador. - Três resistências. - Um exaustor de ar. - Alimentador de ar. - Um quadro eléctrico que está acoplado à estufa. - Termómetro. - Temporizador. - Comutador - Com 8 tabuleiros - Com montagem, formação, 2 anos de garantia e 2 anos de manutenção. - Após 2 anos contracto de manutenção - Com 4 tabuleiros

Com montagem, formação, 2 anos de garantia e 2 anos de manutenção Após 2 anos, contrato de manutenção

27


Produtos

2.16 Viaturas Viatura Eléctrica Multifuncional Modelo 200E - Modelo 200 E com semi-cabine; - Motor eléctrico, com accionamento independente; - Potência: 6 kW / 48V com pico de potencia máximo de 17,5 kW; - Velocidade: 30 km/h; - Autonomia: 70 km; - Tempo de carga: 8 horas; - Capacidade das baterias: 190 A; - Nº de baterias: 8 x 6V + 1 x 12V; - Enchimento automático das baterias - após sucessivos carregamentos das baterias, o líquido das mesmas tende a evaporar, devendo para o bom funcionamento do conjunto, ser reposto. O enchimento automático das baterias consiste num depósito auxiliar, onde o líquido é colocado e quando accionado através de uma válvula, o distribui automaticamente por todas as baterias, evitando desperdícios de tempo e mão-de-obra. - Caixa de carga com taipais elevados em rede; - Dimensões (CxLxA): 3.530 mm x 1.270 mm x 1.830 mm (altura c/ cabine); - Caixa de carga com capacidade para 530 kg - Dimensões da caixa (CxLxA): 180 cm x 120 cm x 26 cm; - Roda suplente; - Cor branca - Essa em inox amovível. - Não necessita de matrícula; Viatura multifuncional ideal para Cemitérios (para recolha de lixo, transporte de urnas, e etc.)

Transporte até instalações do cliente a cargo da PHANUBIS.

Carro eléctrico “Columbia” multifuncional Equipado com:

28

-

Caixa de carga com taipais elevados em rede amovível (lixo) Essa em inox amovível (transporte de urnas) Báscula (terras e outros) Plataforma elevatória giratória e amovível (colocar urnas em Nichos ou Gavetões)


Produtos Performances: Velocidade máxima para frente Autonomia Brecagem Capacidade de Reboque Inclinação máxima

Modelo BC3-L48A Modelo BC4-L48A 17,7 Km/h 19,3 Km/h 40 Km 48 Km 6.172 mm 7.152 mm 4.500 Kg 6.300 Kg 10% 10 %

Opções: Cabine coberta, pára brisas, luz rotativa, aviso sonoro de deslocação, sistema de suporte deslizante das baterias, pneus anti-furo

Viatura multifuncional ideal para Cemitérios (caixa de carga com taipais elevados em rede amovível, báscula, essa amovível e plataforma elevatória giratória de tesouras para 2 postos de trabalho amovível).

Carro Eléctrico “Columbia” transporte de pessoas “4 e 6” Performances: Velocidade máxima para frente Autonomia Brecagem

Modelo C6E-48A 29 Km/h 64 Km 8.534 mm

Opções: Assento traseiro, espelho lateral, cobertura para o sol, pára-brisas, limpa pára-brisas Viatura ideal para Cemitérios Para transporte de pessoas dentro dos Recintos Cemiteriais

Dulevo 850 Varredora / Aspiradora Marca: DULEVO Modelo: 850 mini Dimensões: Largura - 1100 mm Comprimento - 3400 mm Altura - 2070 mm (c/pirilampo)

Sistema de Segurança: - Faróis de iluminação (máximos, médios e mínimos) - Luzes de iluminação da faixa de limpeza - Farol rotativo de sinalização - Espelhos retrovisores exteriores - Alarme de marcha-atrás - Extintor de incêndio - Triângulo de pré-sinalização - Conjunto de ferramentas para manutenção e pequenas reparações

29


Produtos Equipamento opcional dulevo 850

-

Mangote flexível para aspiração manual de 100 mm Ø com 3 mts de comprimento Sistema de lavagem de alta pressão com mangueira de ½ c/ 10 mts e pistola de lavagem Ar condicionado instalado no interior da cabine Roda suplente Auto rádio CD com altifalantes Câmara de vídeo a cores, colocada na parte posterior da varredora, com monitor na cabina

Garantia: 24 meses, contra todos os defeitos de fabrico ou montagem, a contar da data do auto de recepção. Revisões: Serão efectuadas revisões ao equipamento abrangendo todos os órgãos referenciados nos manuais de manutenção que acompanham as viaturas e periodicidade indicada nos mesmos, gratuitamente durante o período de garantia, exceptuando-se as deslocações e o valor dos componentes substituídos considerados de desgaste normal.

Aspiradoras Urbanas Glutton 2211 (Motor Eléctrico)

Preço Base 13.380,00 € Inclui luz rotativa e cesto externo para lixo Opções - Kit oara aspiração para sacos de plástico (60 sacos) 149,00 - Conjunto de 80 sacos de plástico 39,00 - Tubo de aspiração em carbono 662,00 - Suporte para vassoura e pá 91,00 - Kit com roda de suporte do tubo de aspiração 44,00 - Grelha anti-bloqueamento da aspiração por sacos de plástico 187,00 - Pinça de recolha manual de lixo 53,00 - Conjunto de luzes para trabalho nocturno 144,00 - Sinal sonoso de marcha atrás 91,00 - Conjunto de faixas reflectoras 48,00 Nota: A todos os valores apresentados haverá que acrescentar o IVA. em vigor

30


Produtos

Glutton 2211 (Motor Térmico)

Preço Base 8.330,00 € Inclui luz rotativa e cesto externo para lixo Opções - Kit oara aspiração para sacos de plástico (60 sacos) 149,00 - Conjunto de 80 sacos de plástico 39,00 - Tubo de aspiração em carbono 662,00 - Suporte para vassoura e pá 91,00 - Kit com roda de suporte do tubo de aspiração 44,00 - Grelha anti-bloqueamento da aspiração por sacos de plástico 187,00 - Pinça de recolha manual de lixo 53,00 - Conjunto de luzes para trabalho nocturno 144,00 - Sinal sonoso de marcha atrás 91,00 - Conjunto de faixas reflectoras 48,00 Nota: A todos os valores apresentados haverá que acrescentar o IVA. em vigor

Karcher ICC 1D Dados Técnicos: Motor de tracção: Motor a gasóleo Kubota Largura de varredura (mm): 900-1400 Velocidade máxima (km/h): 16 Velocidade de trabalho (km/h): 9 Capacidade do depósito de detritos (l): 550 Peso da carga (kg): 300 Acessórios: - Cabina panorâmica, vidro de segurança, 2 retrovisores - Porta esquerda/direita hidráulica assistida - Chassis de 4 rodas, posto de comando ergonómico e direcção - Accionamento hidráulico das escovas laterais e dodepósito a 1,4 m - Depósito de água com tratamento anti-corrosivo - Caixa da turbina anti-corrosiva, em aço inoxidável - Lâmpada rotativa de aviso de funcionamento - Contador de horas de trabalho - Sistema de pulverização de água na zona das escovas laterais e na aspiração da sujidade, evitando a formação de pó 31


Produtos

- Tampa do depósito de detritos de grande dimensão - Aquecimento

Características: Ideal para a limpeza de ruas, praças e grandes recintos industriais. Condições Comerciais: Assistência Técnica prestada, por técnicos formados na Kärcher – Alemanha. Garantia de 12 meses, contra qualquer defeito de fabrico. Entregas em qualquer ponto do País.

Karcher ICC 2 Motor de tracção: Motor a gasóleo Peugeot Largura de varredura (mm): 1500-2350 Velocidade máxima (km/h): 40 Velocidade de trabalho (km/h): 10 Capacidade do depósito de detritos (l): 1500 Peso da carga (kg): 1480

Acessórios:

- Cabina panorâmica, vidro de segurança, 2 retrovisores - Porta esquerda/direita - Chassis de 4 rodas e direcção de assistida ergonómica - Accionamento hidráulico de andamento das escovas de laterais e do elevador do depósito com 1,5 m - Depósito de água anti-corrosivo - Caixa da turbina anti-corrosiva em aço inoxidável - Lâmpada rotativa de aviso - Contador de horas de trabalho - Sistema de pulverização de água na zona das escovas laterais e na entrada da sujidade que evita a formação de pó - Tampa para sujidade de grande dimensão - Aquecimento Características: Ideal para a limpeza de ruas, feiras e recintos industriais. Condições Comerciais: Assistência Técnica prestada, por técnicos formados na Kärcher –Alemanha. Garantia de 12 meses, contra qualquer defeito de fabrico. Entregas em qualquer ponto do País.

32


Produtos

2.17 Escavadoras para cemitérios Tecnologia para cemitérios tradicionais com: Segurança, Conforto, Inovação, Potência e Pensamento Ecológico. A PHANUBIS propõe ao mercado Português, Espanhol, Africano e Brasileiro a Escavadora - WP - ASL - AS - 400 - Modelos compactos, confortáveis e ergonómicos, que permitem trabalhar nos cemitérios mais estreitos e dificeis. Com a particularidade da WP de circular em todos os sentidos e direcções e passa por cima das sepulturas com os respectivos arranjos. Ideal para cemitérios tradicionais.

Dimensões Modelo WP - Largura total: 800-1250 mm Comprimento total: 3910 mm Altura total: 2430 mm Distância ao solo: 800 mm Peso Modelo WP: 2150 kg Motor Modelo WP: Kubota D1105-E. Diesel 3 cilindros, 27 HP, 19,5 kW, 1123 cm3

Hidráulico Sapatas hidráulicas de movimento contínuo. Performance Alcance máx. horizontal: 4470 mm (sem braço telescópico 3750 mm) Altura máx de elevação: 3670 mm (sem braço telescópico 3020 mm) Profundidade de trabalho à larg. de 2800 mm: 3750 mm Raio de viragem: 1780 mm Braço hidráulico da roda traseira: 880-1180mm

Outros Tanque: 32 litros Engate rápido do balde Rodas traseiras ajustáveis hidraulicamente Flexível em qualquer cemitério - Braço hidráulico telescópico - Sapatas hidráulicas Equipada com compensador de declives - Leve e facilmente orientável com a mão 3 rodas e 4 rodas - Motores Kubota - Utilização de Bio-Combustiveis Consumo económico - Emissões atmosféricas controladas Fabrico alemão com 15 anos de competência e experiência no mercado. Cabina (3 versões: fechada lateralmente, fechada em 3/4, fechada completamente) Banco confortável com amoretecedores

33


Produtos

2.18 Máquina para abrir Sepulturas Perpétuas e Exumações

 

34


Produtos

  35


Produtos

Â

36


Produtos

2.19 Equipamentos para recintos cemiteriais

- Liteiras ou carretas para transporte de urnas nos cemitérios e essas fixas ou articuladas. - Máquina para secagem de ossadas. - Suporte com rolamentos para auxiliar a introdução de urnas nos nichos e gavetões. - Escadotes cemiteriais de encosto, e de plataforma com rodas e estabilizadores. - Mobiliário cemiterial pode ser pintado à cor das Câmaras e das Juntas. - Plascas identificadores de sepulturas. - Máquinas de abrir sepulturas Robo 2wp – hytrac 400 – robo as – robo asl Inovadoras únicas capazes de andar em cima das sepulturas em todos os sentidos e em diversos tipos de terreno. - Carros eléctricos para transporte de urnas e mistos. - Plataformas elevatórias a bateria ou corrente eléctrica com 2 a 4 postos de trabalho e descendores. - Câmaras frigorificas - Fornos e incineradores - Iluminação solar - Carros para lixo (cemitério) varredoras - Máquinas para abrir sepulturas perpétuas e exumações, adaptável a cemitérios com declives acentuados e com acessos muito difíceis.

Escolha o equipamento que melhor se adapte às suas necessidades. Informe-nos do que pretende, coloque-nos as suas questões e dúvidas, e será com enorme prazer que estaremos à sua inteira disposição.

33 37


Produtos

Â

38


Produtos

Túmulo Provisório

Túmulo provisório reutilizável

Cor branca ideal para secções de inumeração geral ou outra Funcionalidade, dignificação e imagem cemiterial

Suporte para regadores Funciona com moedas de 2€, o que obriga o utilizador a repor o regador no suporte (supermercados não serve) ou com ganchos. É fornecido com 8, 12, 14 e 16 regadores, com chave mestras, moedeiros azul ou cinzento, corrente ou fio de aço, suporte vertical ou horizontal, colocação nos locais indicados com maciços, transporte e pintado á cor da autarquia ou outra. Funcionalidade, dignificação e imagem cemiterial.

Vertical Horizontal Fio de aço Corrente

39


Produtos Material que pode ser utilizado:

- Galvanizado e pintado á cor - Aluminio lacado de cores: verde, branco, preto - Inox aisi 316l

Confie numa equipa de profissionais qualificados na gestão integrada do mais importante, dos Recintos Cemiteriais… o vosso. A PHANUBIS dispõe de todos os meios mecânicos e humanos para executar qualquer tipo de trabalho em Cemitério, bem como acompanhamento profissional e rigoroso na execução. Propomos uma melhoria da funcionalidade cemiterial, dignificação do trabalho cemiterial. e a expansão da cremação e incineração. Assim, uma nova imagem cemiterial se cria. Temos aliada à experiência e inovação a capacidade de satisfazer os nossos clientes com as nossas Soluções. Garantimos sempre toda a Qualidade que a PHANUBIS se orgulha de oferecer aos seus Clientes, à melhor cotação.

40


Serviços

3. Serviços 3.1 Manutenção cemiterial com assistentes Aplicação de Herbicida (roundup ultra, ronagro ou spasor), pintura de muretes (barbot), limpeza de árvores dentro do recinto, corte de relvas e arbustos, varredura e recolha do lixo nos arruamentos, limpeza e arranjo de secções, abaulamentos de sepulturas, retirar flores velhas da zona de inumações e desperdícios de mármore, desmarcar secções, montagem de arranjos para sepulturas, embelezar sepulturas revestidas e não revestidas a mármore (limpar marmóres, avivar letras, lapides e outros), abertura de sepulturas (inum. Exum.) Estas são ocultados com tipo biombo e devidamente sinalizadas) com lavagem e arrumação da ossada dentro da urna e colocar em ossário ou outro, trasladação dentro de Jazigo Particular (mudanças dentro jaz.Part., Capela/capela e capela/substerraneo). 1- Um ou dois colaboradores será com elevada experiência Cemiterial, e o terceiro será um desempregado inscrito na Câmara Municipal, Junta de Freguesia ou no Fundo Desemprego. A partir do 2º mês entrará o 2º desempregado inscrito nessa Câmara, Junta ou Fundo Desemprego e o meu colaborador ficará mais 15 dias para orientar e coordenar todos os trabalhos dos novos colaboradores. 1.1- No recrutamento de colaboradores dá-se o privilégio a desempregados nacionais de longa duração, sempre com a colaboração e apoio da Câmara Municipal, Junta de Freguesia ou Fundo Desemprego. 1.2- Todos os colaboradores estarão devidamente fardados, identificados e equipados com equipamentos de protecção individual para as tarefas que atrás foram designadas, sempre limpos e aprumados. 1.3- Os colaboradores a recrutar através da Listagem de Desempregados inscritos na Câmara, Junta de Freguesia ou Fundo Desemprego têm de estar aptos para as funções que irão desempenhar, com certificado de robustez passado pelo Subdelegado de Saúde da área de residência e pelo médico de Medicina do Trabalho por nós indicado. Os colaboradores serão submetidos à Medicina do Trabalho, uma vez por ano. 1.4- Horário de Trabalho das 8 ás 16 Horas, 9 ás 17 Horas ou o vosso horário (7 horas), mais 2 finsde-semana (fim de semana sim/fim de semana não-28 horas extraordinárias) com direito a uma folga semanal de quinze em quinze dias, sem substituição de colaborador. 1.5- Doença/Acidentes de Trabalho/Inaptidão, serão substituídos por outros colaboradores, recorrendo sempre a desempregados inscritos na Câmara, Junta de Freguesia ou Fundo Desemprego. 1.6- As faltas dadas pelos colaboradores serão revertidas por nota de crédito no próprio mês. 1.7- Os colaboradores têm Contrato de Trabalho/Recibos Verdes, Seguro de Acidente de Trabalho, Segurança Social e Controle da Medicina de Trabalho com cópia destes documentos à Câmara ou Junta de Freguesia. 1.8- Instalação para os colaboradores será cedido pela Câmara ou Junta de Freguesia (VESTUÁRIO COM INSTALAÇÕES SANITÁRIAS/ BALNEÁRIOS /REFEITÓRIO). 1.9- No caso de haver refeitório e confeccionarem refeições (unicamente almoço) será creditado no próprio mês.

41


Serviços 1.10- No caso de haver bar é proibido a venda de bebidas alcoólicas aos colaboradores com a excepção da refeição (1/4 de vinho ou cerveja 33cl), como também é proibido as auto-saídas. 1.11- Os colaboradores dentro do horário de trabalho não podem angariar (GROGETA). 1.12- é expressamente proibido, falta de respeito, brigas ou qualquer outro acto de comportamento não adequado para com munícipes, visitantes, colegas, funcionários do cemitério, dirigentes, Câmara ou Junta de Freguesia. 1.13- Todos os colaboradores tem objectivos a cumprir e será dado individualmente. Os objectivos de cada colaborador será entregue na Câmara ou Junta de Freguesia e coordenador do Cemitério e mensalmente será transmitido o cumprimento ou não cumprimento dos mesmos. 1.14- O colaborador ficará sob as ordens directas da Câmara, Junta de Freguesia e Coordenador do Cemitério para elaborar escalas de serviço e coordenação de tarefas conforme plano de objectivos.

PHANUBIS dispõe de todos os meios mecânicos e humanos para executar qualquer tipo de trabalho em Cemitério, bem como acompanhamento profissional e rigoroso na execução. Propomos uma melhoria da funcionalidade cemiterial, dignificação do trabalho cemiterial. e a expansão da cremação e incineração. Assim, uma nova imagem cemiterial se cria. Temos aliada à experiência e inovação a capacidade de satisfazer os nossos clientes com as nossas Soluções. Garantimos sempre toda a Qualidade que a PHANUBIS se orgulha de oferecer aos seus Clientes, à melhor cotação. Os nossos colaboradores estão devidamente identificados e uniformizados. Assim, qualquer municípe saberá identificar os colaboradores da PHANUBIS e pode sempre solicitar acompanhamento ou auxílio sempre que desejar.

42


Serviços

3.2 Desocupação de Jazigos Desocupação de jazigos modo de executar: Será realizado trabalho fotográfico e entregue ao Responsável do Cemitério, fotografias do antes, durante e após ou seja inicio com urnas e adornos, durante a desocupação e após a conclusão com limpeza do jazigo e passeio, sempre na presença do responsável e entregues no final do trabalho. Todos os adornos existentes no interior de cada jazigo tais como: crucifixos, jarras, imagens, fotografias, colhas etc., Serão colocados em sacos plásticos de cor preta fechados, colocados em caixa de cartão identificado com nº de jazigo ou nome que se encontra no frontão do mesmo. Será também realizada planta do jazigo aonde se encontravam os respectivos cadaveres e entregues ao responsável do cemitério. No destino a designar pelo responsável, todos serão identificados com chapa de zinco contendo registo e nº de jazigo ou nome que figura no frontão do jazigo, soldado ou atado com arame consoante o critério de cada autarquia. Os referidos Jazigos serão totalmente limpos no seu interior (lavados com água e hipóclorito e retirado todo o lixo existente como, madeiras, vidros partidos e outros), bem como as entradas dos mesmos (passeios). No dia da colocação dos cadaveres, (á consideração de cada autarquia), mas sugeria que deveria ser antes da abertura (6,30H ou 7H da manhã ), ou depois do encerramento (18H ou 19H) do Cemitério ao público, afim de não ferir susceptíbilidades de quem visita o recinto cemiterial, tais como odores e alguns despojos. Todas as fotografias a jazigos e outros, só serão obtidas se houver autorização e, sempre na presença do responsável do cemitério. Esta é uma das normas que aplicamos no nosso trabalho.

Obras que executamos em jazigos Limpeza geral com jacto de água com escova não abrasiva, alegrar e betumar juntas, colmatar falhas da pedra no conjunto, substituir e reordinar prateleiras, recuperar porta com decapagem e metalização a quente e pintura a tinta epóxica, substituir pernes de ferro por latão, substituir vidros porta e vitral e pintar respirador e recuperar as argamassas das faixas laterais.

Discrição das obras de recuperação de jazigos Procedimento de Limpeza de Cantarias, Interior e Exterior:

- Lavagem de cantarias é feita com água potável à qual adiciono umas gotas de lixívia. - Pontualmente poderei usar jacto de sílica. - Não é utilizado métodos nem produtos abrasivos

Abertura e Refechamento de juntas: Remoção do material de preenchimento de juntas em mau estado ou em cimento, e refechamento da junta com material de cor idêntica à da cantaria.

43


Serviços Materiais a utilizar no enchimento das juntas: Argamassa bastarda: 1:2:9 (cimento branco: cal aérea: cal) Betumes com pó de pedra na sua composição, Argamassas pré-doseadas tipo FERMACOLOR-FLEX à corda pedra. Pintura de elementos metálicos: Elementos em ferro serão decapados, metalizados a quente e pintados. Tinta epóxica verde escuro 8010 B70G (NCS) Tinta epóxica cinza escuro 7010 – R90B (NCS) Tinta esmalta FORJA, castanho escuro C198 – Tipo Cinofer Todos os elementos metálicos que não de ferro são limpos com produtos adequados. Na substituição de vidro das portas uso vidro opalino (fosco a acido numa das faces) Pintura de rebocos nas paredes de subterrâneos de Jazigos: As paredes são consolidadas, rebocadas e pintadas com tintas permeáveis. O fundo nunca o impermeabilizo. Os varões (vergalhões) de suporte das urnas nos subterrâneos, coloco em AÇO INOX e tem as seguintes dimensões 30x30mm de secção quadrada, no fundo coloco-as sempre numa distância do chão nunca inferior a 10cm. Como a largura dos subterrâneos varia, no entanto há que assegurar uma entrega de 6cm para cada lado respectivamente no apoio dos varões nos negativos das paredes.

Planta do jazigo (desocupação) PLANTA DO  JAZIGO  

                       L12  

L7

                           L8  

L5

                           L6  

COLCHAS

L3

                           L4  

FOTOS

                           L2  

QUADROS

                       L10  

SUBTERRÂNEO

44

JARRAS

L11   L9  

L 1  

   

ADORNOS NO   INTERIOR  

CRUCIFIXO CRUZ   SANTOS  

OUTROS        

CAIXA    

             

  Nº       Entregue  por   PHANUBIS:           Recebido  pela   Câmara/Junta:              

FOTOGRAFIAS  

  Nº  

LOCALIZAÇÃO FINAL  

OS RESPECTIVOS  CADAVERES     DESTE  JAZIGO  FICARAM     COLOCADOS  NA……..  

         

Por PHANUBIS:    

Pela CÂMARA/JUNTA:  


Serviços

Chapas de identificação para as urnas ou chumbos

REG. Nº xxx/1999 J.P.xxxx / Frontão Cemitério: xxxx C.M.xx / J.F. xx

Dimensões da chapa de zinco:

9cmx4cm

Confie numa equipa de profissionais qualificados na gestão integrada do mais importante, dos Recintos Cemiteriais… o vosso.

PHANUBIS dispõe de todos os meios mecânicos e humanos para executar qualquer tipo de trabalho em Cemitério, bem como acompanhamento profissional e rigoroso na execução. Propomos uma melhoria da funcionalidade cemiterial, dignificação do trabalho cemiterial. e a expansão da cremação e incineração. Assim, uma nova imagem cemiterial se cria. Temos aliada à experiência e inovação a capacidade de satisfazer os nossos clientes com as nossas Soluções. Garantimos sempre toda a Qualidade que a PHANUBIS se orgulha de oferecer aos seus Clientes, à melhor cotação.

45


Serviços

3.3 Construção A PHANUBIS começou pelo um estudo de arquitectura individual, de cada Cemitério. Após o planeamento da construção de nichos, gavetões, ossários, columbários, cendrários colectivos e sepulturas, há preocupação de avançar com o funeral em edifício. A infra-estrutura, bem como toda a logística para começar a colocar o nosso cliente a par de todos os pormenores inerentes ao funeral em edifício, para isso a PHANUBIS apoderou-se de pessoal qualificado e com vasta experiência. Desde 2008, começamos com o sistema modular do molde, a construção de uma quantidade significativa de galerias abertas e fechadas, que incorporou a experiência necessária para ser colocado no mercado. Temos profissionais para desenvolver qualquer projecto, a nossa principal intenção, é a logística para chegar a qualquer ponto do nosso país, sem que isso signifique custos mais altos. O sistema que utilizamos, permite uma construção rápida e, assim, execução eficiente a tempo muito baixo, quando comparado com o sistema tradicional, maior controle e fornecimento de materiais em cemitérios onde trabalhamos. Na Contratação dos nossos serviços, inclui todos os materiais e mão de obra para a execução de todo o trabalho, bem como todos os procedimentos, para oferecer ao cliente a confiança sem a pesada perda tempo para elaborar os planos, notas, etc. No final dos trabalhos, o cliente tem uma pasta e cd, onde poderá ver todos os itens, bem como a localização de todos os módulos relevantes no edifício.

Nichos de concepção Aeróbia Rápida execução estrutural O sistema permite descofragens diárias, tirando assim, um óptimo rendimento. Sistema de construção em betão “in situ” Garante total estanquidade e uma perfeita implantação em terrenos mais desfavoráveis. Diversos e variáveis modelos construtivos Modelos diferentes para atender as necessidades e prioridades de cada cliente. Flexibilidade do sistema em relação às unidades de inumação O sistema permite construir nichos para uma ou duas faces, com telhado plano ou inclinado, estanque ou ventilados, sempre seguindo as exigências e as orientações dos projectos técnicos. O único sistema que pode ser usado como muros de suporte ou de contenção de terras Sistema é patenteado em Espanha, França e Portugal que permite usar nichos como muro de contenção de terras ou parede de fundo do recinto. Isto é possível graças à sua estrutura monolítica de betão armado, conforme detalhe em estudos e cálculos. O sistema de construção se adapta a todas as medidas e protecção meio ambiental exigidos pelas normas da CEE. Para o efeito, disponibilizamos as medidas para moldes (em metros): 0,65x0,75 x2,50 0,65 x1,15 x2,50 0,75 x0,90 x2,60 Com estas medidas, podemos oferecer a construção de qualquer unidade de nichos que se projecte em qualquer Cemitério em Portugal.

46


Serviços

Sepulturas Garante total estanquidade e uma perfeita implantação, inclusive nos terrenos mais permeáveis Várias configurações construtivas Diversos modelos diferentes para atender ás necessidades e prioridades de cada cliente. Sistema de flexibilidade em relação às unidades de enterro Todos os sistemas de construção, permitem elaborar túmulos e mausoléus de 2,3,4 e até 5 corpos. Também podemos construir sepulturas múltiplas, de acesso central, lateral e vertical. Uma das grandes vantagens deste sistema, é a sua estrutura de betão moldado in situ, que assume uma especial relevância quando nos referimos aos túmulos, uma vez que são construções subterrâneas e, portanto, expostos a possíveis infiltrações em terrenos permeáveis. A ausência de juntas na construção de sepulturas assegura, total estanquidade e além disso, se tratar de construção monolítico de betão armado, assim evitam que possam surgir no futuro os imprevisíveis movimentos de terras. É o único sistema do mercado que oferece rigidez, estanquidade, durabilidade e estabilidade contra os possíveis movimentos tectónicos. Oferecemos construtivas diferentes variantes de construção para atender às necessidades dos nossos clientes:

- Sepultura tipo Tradicional (acesso vertical) - Sepultura tipo Jazigo (acesso central ou lateral)

Criptas (Gavetões) Rápido desempenho estrutural Possibilidade de construção em locais difíceis. Sistema de construção em betão Sistema de construção de local único que proporciona uma vedação total. Estrutura monolítica Abrangentes de segurança e estabilidade. As criptas (Gavetões) são compostos de 2,3 ou 4 nichos dispostos verticalmente, de modo a formar uma única unidade. Com o sistema para criptas (Gavetões), unidades de inumação tem alta qualidade, evitando-se o custo adicional de escavação e impermeabilização, que é o caso da construção de túmulos subterrâneos. Todas as vantagens da construção de nicho de cofragem de betão “in situ” recuperáveis são aplicáveis às criptas, em seguida, siga o mesmo sistema e propriedades.

47


Serviços

Ossários e Columbários Sistema de construção de betão “in situ” Garante um perfeito funcionamento e durabilidade. Várias variantes de configuração Há tamanhos diferentes para atender às necessidades e prioridades de cada cliente. Sistema de construção única que permite a sua utilização como muro de suporte ou de contenção de terra Todos os nossos sistemas de construção permite utilizar os edifícios como muros de suporte ou de contenção de terras. Devido ao aumento da cremação, em Portugal, têm-se desenvolvido várias medidas de moldes para a construção de columbários para adaptação em qualquer cemitério. Estas podem ser associadas aos espaços de construção existente, com a possibilidade de, estudo prévio, que variam de acordo com as necessidades de cada cliente.

Pontos fortes e virtudes do sistema de construção Velocidade e Agilidade Os moldes permite a remoção diariamente, o que garante uma taxa de conclusão dos trabalhos em tempo útil, obtendo-se assim resultados desejáveis para o cliente, uma vez que existe a necessidade de utilizar os nichos. Resistência e durabilidade O betão bem vibrado permite a completa impermeabilidade das paredes internas dos nichos, bem como o acabamento perfeito. Adaptabilidade e versatilidade Soluções de acordo com as necessidades do cliente. Respeito pelo Meio Ambiente O sistema que aplicamos é hermético e impermeável, impossibilitando a fuga de líquidos e gases no interior. Na frente tem uma tampa atrás do front-end flap fechado em mármore ou granito. Exterior Várias opções de acabamento que variam em, azulejos, pedras, tijolos ou outro qualquer material, sempre dependendo das preferências do cliente. Rentabilidade O reforço da capacidade aumentada, pelo volume do sistema que permite que 4-5 linhas de alto, em uma ou mais plantas, de modo a fazer maior capacitação x m2. Processo de construção: A facilidade, rapidez e segurança são características fundamentais durante o processo de construção. Descrição do produto: As obras funerárias com base neste serviço são estruturas de betão armado “in situ”. Estes são edifícios monolíticos com projecto de design, incluindo os acabamentos exteriores. O desempenho estrutural e a rápida possibilidade de construir em locais de difícil acesso, tornando um sistema único de construção. Com a sua estrutura monolítica, garante a máxima durabilidade estrutural e a máxima segurança e estabilidade.

48


Serviços

Incluido nos orçamentos de: Nichos: Caixa de retenção de líquidos, tampas em granito rosa ou cinza com gravação de número e respectivas rosetas, pavimentação a calçada portuguesa ou pavés, filtros de carvão activo, placa de vinil, enzibac para caixas de retenção, enzibac para colocação no cadáver, placa “ gravoplas “ para tampa do nicho com gravação de epitáfio até 80 carateres, floreira “caggiati”, chaminés e recolha de entulhos para o vazadouro. Gavetões, ossários e columbários: Tampas ou portas em mármore de estremoz branco, granito rosa ou cinza com gravação de número e respectivas rosetas ou com fechadura tipo yalle, pavimentação a calçada portuguesa ou pavés, placa “ gravoplas “ para tampa ou porta de gavetões, ossário e columbário, com gravação de epitáfio até 80 carateres, floreira “caggiati” e recolha de entulhos para o vazadouro. Fornecimento de sepulturas em betão com tampas: Está incluido o remover de terras e sua reposição, colocação das sepulturas alinhadas com as tampas entre 10 a 15 cm dos lancis conforme escolha do cliente e recolha de entulhos para vazadouro.

  Jarras “Caggiati” e Placas “Gravoglas” para nichos / gavetões / Ossários / Columbários

3.4 Manutenção O serviço de manutenção periódica dos equipamentos cemiteriais por nós fornecidos, assim como aos já existentes como:

-

Máquinas escavadouras; Carros electricos; Fornos crematórios; Fornos de resíduos cemiteriais; Câmaras frigorificas; Desumidificadores de ossadas (secador);

Este serviço a cargo de profissionais credenciados em fornos, sistemas hidráulicos e eléctricos, com visitas periodicas, solicitadas e acompanhamento mensal, serviço para ajudar a obter um óptimo desempenho ás máquinas, carros e etc., Fornecimento de peças originais e acessórios para o seu equipamento. Os preços serão sempre cotados e considerados para os equipamentos fornecidos e montados pela phanubis. A nossa responsabilidade na manutenção dos equipamentos cessa caso se verifique intervenção de terceiros no mesmo. 49


Metodologia

4. Metodologia Metodologia Da Inumação Os Túmulos podem ser: Túmulo simples (1 nível) ou dois superpostos (2 níveis) sob os quais poderá ser acrescentado um nível para ossário, é coberto por uma camada permanente de terra ajardinada, ou não e tem acesso pelas extremidades, com tampas individuais. A inumação é efectuada com a remoção prévia das placas pré-moldadas no alinhamento do túmulo ou a abertura do nível desejado (caso de inumação sempre de baixo para cima). O caixão é então arreado e deslizado para dentro do túmulo. A tampa é recolocada e a cerimónia encerrada. As placas do túmulo são recolocadas no imediato ou posteriormente. O processo de inumação pode ainda ser simplificado com o uso do dispositivo descensor tipo plataforma leve sobre rodas, dispensando o uso de cintas, correias ou cordas.

Operacionalidade Da Inumação A operacionalidade de cada cemitério seguirá os padrões estabelecidos no processo de inumação, com a disposição das urnas em Túmulos simples ou sobrepostos no subsolo, a uma profundidade máxima de 1,70 m da cota da superfície. O jazigo é constituído de uma caixa mortuária construída em betão armado com espessura de 4, cm e, dimensões externas de 2,35 x 0,94 m e altura de 1,40 m, além de uma camada de terra de 0,50 m de recobrimento da referida caixa. O encaixe das paredes lateral da câmara superior com a inferior, é feito através de um sistema especial de juntas, de tal forma que evitem a condução de águas pluviais para o interior da caixa.

Para implantação das secções de enterramento é seguido o relevo natural de terreno, aproveitando-se inclusivé o acesso já existente, limitando-se os cortes e aperfeiçoamento do terreno e um ligeiro declive de 10%, sendo o volume de terra proveniente deste processo, colocado nas secções de corte menor. Os projectos paisagísticos e florestal podem prever a implantação de espécies arbóreas, arbustivas e herbáceas, com indicação do local, forma de plantio e manutenção das mesmas. A composição do projecto paisagístico com árvores, arbustos e herbáceas, distribuídas ao longo de ruas, canteiros, e relvados, merece no entanto cuidados constantes, através de uma rotina de rega, adubação, controlo fitossanitário, poda e replantio. A sua manutenção tem interferência directa com a qualidade aprazível do recinto cemiterial, edificações e jazigos, servem além de elementos ornamentais para uma boa drenagem do terreno e fixação dos solos das áreas sujeitas a erosão. Há variantes que interferem no processo de decomposição, da matéria orgânica animal, concorrendo para sua evolução ou retardo. Podem ser de natureza intrínseca, pertinente ao corpo, como constituição física, idade e “causa mortis”, ou extrínsecas, ligadas ao ambiente em que está o corpo, como temperatura, humidade, natureza do solo e oxigenação.

50


Metodologia

Processo De Decomposição Dos Cadáveres

Nos processos transformativos ocorrem reações fisico-químicas motivadas pela acção dos microorganismos aeróbios e facultativos, e que resultam na decomposição e estabilização dos componentes orgânicos. Em condições normais a decomposição dos cadáveres efectua-se em quatro fases, que na prática podem processar-se simultâneamente em várias áreas do corpo: Período de coloração, Período gasoso, Período coliquativo ou humoroso e Período de esqueletização. As características de cada uma dessas fases serão abordadas de modo sucinto a seguir.

Período De Coloração A putrefação se inicia com a manifestação das bactérias intestinais (enterobactérias), do tipo saprófitas, em meio anaeróbico. Exterioriza-se através de manchas verdes a altura da fossa ilíaca, onde de acumulam gases no começo, que se vão difundindo posteriormente pelo abdómen, tórax, cabeça e membros. A coloração verde dos tegumentos deve-se à reação do gás sulfídrico com a hemoglobina, formando a sulfometemglobina.

O ceco, porção inicial do intestino grosso, é onde ocorre maior acumulação de gases, que por estar muito próximo da parede abdominal da fossa ilíaca directa, determina o aparecimento da “mancha verde abdominal”. O tempo de aparecimento das manchas está condicionado a diversos factores relacionados ao próprio corpo e ao meio exterior. Este primeiro período pode durar até sete dias, sendo mais demoroso nos cadáveres inumados, dos que conservados ao ar livre. Os factores intrínsecos (pertinentes ao próprio corpo, tais como: Idade, Constituição física e “causamortis”) e extrínsecos (pertinentes ao ambiente onde o corpo foi depositado:Temperatura, Humidade, Oxigenação, Constituição Mineralógica e Permeabilidade), influem no tempo necessário para o ressurgimento da referida mancha. Desenvolve-se mais lentamente nos cadáveres inumados do que nos conservados ao ar livre, sendo mais rápida na água

Período Gasoso Nesta fase os gases originados na cavidade abdominal, começam a se difundir por todo o corpo, originando a formação de bolhas cheias de líquido nos tegumentos e a um enfisema putrefativo facilmente visível. Em decorrência da acumulação desses gases, o corpo vai se avolumando, ficando com aspecto de gigantismo devido a forte pressão dos gases putrefativos, o sangue já alterado é profelido para a periferia, ficando os vasos desenhados nos tegumentos. Por fim, dada a força dos gases, pode-se desencadear o fenómeno de ruptura das paredes abdominais. 51


Metodologia

Período Coliquativo Ou Humoroso Denominado também de fase humoroso, é na altura em que se dá a dissolução pútida, com a formação de um líquido denso e escuro, o necro-chorume. As partes moles têm volume reduzido devido à desintegração dos tecidos. Os gases se exalam, ficando o corpo reduzido a uma “massa” de odor fétido, perdendo pouco a pouco a sua forma. Nesse período, além dos microorganismos putrefativos, há grande participação de larvas de insectos em quantidade, que concorrem na destruição do cadáver. Esse período tem duração de 6 a 8 meses após o sepultamento, numa faixa de temperatura de 18° a 25° C, a depender das condições de resistência do corpo e da agressividade do meio exterior. A acção continuada das bactérias, insectos e acarianos em conjunto com as condições ambientais, reduz consequentemente o volume e conduz a matéria orgânica ao estado pulverulento, deixando livre o esqueleto (ossos limpos).

Período De Esqueletização Neste período o residual de matéria orgânica dos ossos costuma liberar o fósforo sob a forma de fosfina, que reage com o oxigênio atmosférico, dando origem a um fenômeno luminoso de curtíssima duração e de observação fortuita, conhecido como “fogo fátuo”. Os cabelos e ossos podem resistir por muitos anos. Os ossos podem resistir durante anos, perdendo a sua estrutura e resistência, com a extinção da osseína, ficando presente apenas o CaCO3 (porção mineral), tornando-se friáveis, frágeis, quebradiços e mais leves. Em geral, ao ser desconjuntado o esqueleto, a massa cadavérica é reduzida a 18 ou 20 Kg, decorridos dois anos e meio a três anos de sepultamento. Esse período pode durar de vários meses a vários anos, dependendo das condições do meio onde se encontram. Quando da ocorrência de fenómenos conservativos (saponificação ou mumificação), não se completará a destruição do corpo e a esqueletização não é atendida.

Fenómenos Conservadores São fenómenos transformativos conservadores que ocorrem, normalmente provocados por interferências externas, interrompendo ou modificando os processos putrefáticos normais.

52


Metodologia

Mumificação Ocorre geralmente em ambientes onde predominam baixas de humidade, e, de temperatura elevada, não proporcionando condições satisfatórias ao desenvolvimento dos germes putrefativos, especialmente as bactérias aeróbias. Há perda dos líquidos, com redução do peso corpóreo em cerca de 50% a 70% do total, e a ocorrências de certas transformações orgânicas do tecido por conta da metamorfose química. A mumificação é o acto de mumificar, que pode ser natural ou artificial, esta já praticada pelos antigos egípcios.

Necro-Chorume O necro-chorume é um líquido humoroso liberado em quantidades equivalentes a 0,601/kg , o que, corresponde de 30 a 40 litros para um cadáver com peso médio de 70 kg. A geração desses líquidos se dá no período humoroso do fenómeno putrefativo, e ocorre de forma intermitente e mais significativa durante os primeiros 5 a 8 meses de inumação. Estes líquidos têm coloração castanho – acizentada, odor forte e desagradável. É constituído de 60% da sua fracção por água, 30% por sais minerais e 10% por substâncias complexas, como putrescina e cadaverina. Têm densidade na ordem de 1,23 g/cm3, sendo bastante solúvel em água e pH variando de 5 a 9, em temperatura de 23º a 28º C. Possui viscosidade crescente ao longo do período e se polimeriza com facilidade, originando um resíduo pulverulento inócuo, de coloração variável de esbranquiçada a amarelada.

Apresenta toxidade elevada e a presença de venenos complexos e de agentes patogênicos (bactérias e vírus). Após 2,0 m do solo em relação ao lençol freático, os níveis de contaminação são quase inexistentes, uma vez que o solo funciona como um filtro. O cadáver deve permanecer por um período mínimo de três anos em atendimento à legislação vigente, permitindo dessa forma a decomposição completa do corpo. Os resíduos provenientes do processo de exumação e limpeza dos ossos (restos de cabelo, roupas e caixão), serão dispostos num forno a fim de se realizar a sua cremação. Há-de se ressaltar que estes fornos dispôem de filtros, não permitindo, portanto a contaminação do ar pela emissão de partículas provenientes deste processo.

Problemática Construção De Cemitérios Em Meio Urbano Tendo em vista o risco de contaminação microbiológica, a construção de cemitérios em meio urbano deve levar-se em conta basicamente três factores: A profundidade do nível de água, a capacidade do solo de reter microorganismos e a topografia. Quanto mais superficial for o nível do lençol freático, maior será o risco de contaminação. Este factor é especialmente importante em regiões baixas, tais como várzeas, onde os níveis de água são geralmente rasos.

53


Metodologia Com relação ao mecanismo de retenção de microorganismo pelo solo, os processos mais importantes são a filtração mecânica, a ventilação e absorção. De uma maneira geral, numerosos estudos têm mostrado que o solo é extremamente actuante na retenção ou inactivação de microorganismos patogênicos. Através do processo de filtração mecânica e da presença de um ambiente em geral hostil, onde um grande número de organismos serão retidos. Os resultados mostram que esta retenção ocorre em distâncias relativamente curtas, muitas vezes em menos de 3,0 m. Por outro lado, esta retenção rápida ocorre em zona não saturada, porém, ao atingirem a zona saturada, os microorganismos encontram condições mais favoráveis de mobilização e também de sobrevivência. Com relação à topografia, as áreas com declive acentuado causam graves problemas. Nas épocas de chuva, devido à intensa erosão, ocorre o arrasto de material terrígeo, expondo as sepulturas à superfície do terreno.

Programas Ambientais Tendo como base os resultados da avaliação ambiental, existe a necessidade da implantação de programas ambientais, visando assim uma garantia de qualidade ambiental em Recintos Cemiteriais.

Paisagismo Um dos principais elementos que compõe um Recinto Cemiterial seja qual for a sua natureza física é o paisagismo. Portanto, a sua manutenção é factor indispensável ao bom nível da qualidade dos serviços prestados. A composição do projecto paisagístico com árvores, arbustos e herbáceas distribuídas ao longo de ruas, canteiros e relvados, merece cuidados constantes, através de uma rotina de rega, adubação, controlo fitossanitário, poda e replantar.

Garantia Do Controle Ambiental Um sistema moderno de gestão ambiental deve ser realizado através de acompanhamento sistemático da qualidade dos serviços prestados, levando em consideração o público e a manutenção dos recursos naturais. A informação aos órgãos responsáveis e aos visitantes directamente beneficiados com o Recinto Cemiterial é factor indispensável, assim, existe uma estreita cadeira de elementos no processo de gestão.

Educação Ambiental Qualquer programa de Educação Ambiental, visa a consciencialização dos visitantes, funcionários e da própria vizinhança em redor do Cemitério, no sentido de consciencializar para a conservação do meio ambiente como forma da própria sobrevivência do Cemitério, introduzindo mais zonas verdes tornando o Recinto mais apelativo.

54


Metodologia Hoje, após, uma evolução rápida e um profundo crescimento, a Educação Ambiental está ligada à problematização do chamado desenvolvimento sustentável. A ênfase nos processos educativos formais e não formais mostra uma nova perspectiva: - Uso de metodologias participativas e interdisciplinares; - Geração de conhecimento transdisciplinar, sendo capaz de oferecer soluções para problemas do meio ambiente; - Visão sistémica e ampla do meio natural, incluindo o social, político, cultural e económico. Abandonando o ponto de vista antropocêntrico, valorizamos diversos tipos de conhecimentos, valores, comportamentos e atitudes.

A PHANUBIS lembra: A temática em torno “Cemitério e Meio Ambiente” impõe um acompanhamento contínuo do poder público: - A nosso ver, os Cemitérios têm que possuir um saldo ambiental satisfatório, assim como novas aplicações devem ser realizadas ao longo do tempo, com base na Lei Ambiental e em novas tecnologias, mitigando possíveis desequilíbrios da actividade ambiental; - Assim, consegue-se colaborar com a protecção da natureza e o meio ambiente, e as futuras gerações orgulham-se dos seus antepassados.

A PHANUBIS informa: Somos uma pequena Empresa e não dependemos do volume de vendas elevado. Todavia, o que, recebemos é importante para nós, assim, é a nossa relação com o cliente. Na nossa Empresa, produtos e serviços vão de mãos dadas. - Confie numa equipa de profissionais qualificados na gestão integrada do mais importante, dos Recintos Cemiteriais… o vosso.

- Estamos com elevado sentido ecológico e de responsabilidade.

- Ajudar Autarquias sobre qualquer assunto relacionado com Cemitérios.

- Experiência Cemiterial com 34 anos de efectividade.

- Coloque-nos as suas questões e dúvidas.

- Informe-nos do que pretende.

- Será com enorme prazer que estaremos à sua inteira disposição.

- Escolha o equipamento que melhor se adapte às suas necessidades.

55


Assistência Técnica

5. Assistência Técnica Assistência Técnica aos equipamentos por nós fornecido é gratuita durante os dois primeiros anos de funcionamento, no âmbito da garantia referida. Serviço de Manutenção serviço de suporte para unificar a assistência técnica, este serviço é capaz de resolver quaisquer problemas que surjam na utilização dos mesmos, e aconselhar sempre o melhor uso e a prevenção de avarias, por vezes resultante de uso indevido e fornecimento de peças originais e acessórios para o seu equipamento.

A nossa responsabilidade na ASSISTÊNCIA TÉCNICA dos equipamentos cessa caso se verifique intervenção de terceiros no mesmo.

Assistência técnica após garantia A assistência técnica aos equipamentos é gratuita durante os dois primeiros anos de funcionamento, no âmbito da garantia referida. Posteriormente poderá ser celebrado um contracto de assistência cobrindo acções de manutenção, e reparação. PRAZO DE ENTREGA DOS EQUIPAMENTOS: 6 a 8 semanas após confirmação da encomenda. GARANTIA: 2(dois) Anos de garantia, contra eventuais defeitos de fabrico A assistência às camaras frigoríficas compreende a limpeza de injectores e condensadores; verificação de fugas de gás, nível de oleo, resistências de descongelação, válvula, filtro, etc.

56


Contactos

6. Contactos Morada: Rua das Rosa, lote 134 A Boa Àgua 3 2975-190 Quinta do Conde Telefone: 211 503 370 Fax: 210 884 537 Telemóvel: 932 448 139 / 916 078 855 Website: www.phanubis.com Email: geral@phanubis.com Mapa:

57


Phanubis  

Apresentação Comercial

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you