Page 1

www.avozdeitanhomi.com.br jornal@avozdeitanhomi.com.br contato@avozdeitanhomi.com.br

Telefone: (33) 3231-1351 Diretora: Maria do Rosário Lopes NÚMERO 554– ANO XXXV DEZEMBRO DE 2008

EDITORIAL

C

hegamos ao final de mais um ano, realizações e con quistas vieram no decorrer dos 365 dias que foram vivi dos. Fazer parte do cotidiano de várias cidades especiais é algo digno de quem batalha constantemente na busca pelo melhor no atendimento e na qualidade dos serviços prestados. “A VOZ DE ITANHOMI, O Nosso Jornal”, se sente honrado por estar presente em cada momento e ter amigos importantes e fiéis ao longo de 2008 que está por terminar e vem trazendo um Natal Feliz e um Ano Novo que promete realizações e sucesso. Agradecemos a todos os leitores e amigos que estiveram presentes conosco e mantiveram assinaturas e anúncios para que o Jornal continuasse sua existência. Lamentamos a perda de amigos queridos que se foram, mas as alegrias existiram e foram várias por motivos diversos que levaram ao progresso de nossa cidade. Foi um ano difícil, as lutas foram grandes em busca de objetivos. Ano eleitoral, em que os ânimos de todos ficam agitados, agradecemos à Polícia Civil e Militar e os poderes Judicial, Legislativo e Executivo que atuaram em nossa cidade e a construção da opinião crítica e da liberdade do nosso povo. Dirigimo-nos às pessoas simples, que em sua humildade nunca deixa de ler e lisonjear o nosso Jornal, através de elogios das matérias publicadas e de todo o processo de planejamento das nossas edições. Enfim, o nosso agradecimento vai a todos que sempre nos atenderam com presteza durante todo o ano transcorrido. A imprensa de “A Voz” já tradicional e renomada em Itanhomi e região tem o intuito de buscar melhorias à população, a valorizar nossa cidade e amigos. Na última edição, a Justiça Eleitoral se sentiu ferida com o que foi publicado no Editorial, que foi amplamente elogiado por muitos leitores e amigos que afirmaram que a credibilidade do jornal aumentou devido a coragem de publicar a matéria sobre um assunto tão delicado: Política. Quando referi que esta última eleição foi a pior dos últimos tempos foi a expressão que tive pelo fato de 2.800 eleitores terem ido às urnas e não serem computados os seus votos. O jornal recebeu homenagem da Ordem do Mérito Legislativo que tem por fim galardoar pessoas pelos serviços e méritos excepcionais que se tenham tornado merecedores do especial reconhecimento da Assembléia Legislativa. Retificamos e pedimos desculpa se não nos expressamos bem, ou como queriam que tivéssemos expressado. O Jornal infelizmente não consegue atingir a todos e agradar de um modo geral. Agradecemos pela colaboração, apoio e fidelidade presentes em mais um ano passados juntos através de cada edição. Desejamos que o Natal, tempo de alegria renove nossas esperanças pela busca de um mundo melhor e mais fraterno e nos traga fé e alegria para iniciarmos um 2009 cheio de conquistas e realizações. Que possamos estar presentes por mais um ano, e festejarmos juntos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

DIPLOMAÇÃO

O

MM Juiz de Direito Dr. Anacleto Falci conduziu a solenidade de diplomação dos eleitos e suplentes de Itanhomi e Capitão Andrade para o pleito de 2009 a 2012 neste 17 de dezembro. Confira em página internas.

O prefeito Dr. Raimundo com o vice José Horton Chaves exibindo diploma

O prefeito Josias Morini com o vice José Marcolino Rosa (Zé Branco)

A

s duas maiores praças de nossa cidade ganharam iluminação especial neste Natal. A prefeitura orna mentou e a cidade ficou repleta de luzes irradiando o brilho do Espírito Natalino que traz harmonia, paz e amor para os corações dos itanhomienses em uma época tão especial: A Chegada do Natal e a alegria de festejar um ano novo que iniciar-se-á trazendo um clima de buscas e realizações!

GLAMOUR NOS 15 ANOS DE MARINA

N

o glamour da noite dos 13 de dezembro, os anfitriões Francisco de Assis Ribeiro e Cláudia Vidal Ribeiro orgulhosos receberam os convidados para celebrar o amor dos 15 anos da primogênita Marina Vidal. Confira em pág. internas

APÓS BIÊNIO DE TRABALHO NA CÂMARA PRESIDENTE FECHA MANDADO REALIZADO Veja em Páginas internas

POSSE DOS CANDIDATOS ELEITOS NAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES

N

este 1º de janeiro de 2009 será dada posse aos candidatos a vereador, prefeito e vice eleitos. O último presidente da câmara, ainda em vigor, o vereador reeleito Rogério Rodrigues Bastos, assumirá a mesa diretora às 08 horas da manhã e dará posse aos novos vereadores e também presidirá a eleição da nova mesa diretora da Câmara Municipal de Vereadores de nosso município. Às 10 horas da manhã, esta mesa diretora dará posse ao prefeito e vice-prefeito eleitos, Dr. Raimundo Francisco Penaforte e José Horton Chaves. Os vereadores eleitos que deverão tomar posse na referida data são: Valdir Dias Belício com 399 votos, Zilva Sales Martins 352, Odilon Cassimiro de Oliveira 335, José Anastácio Ramos 320, Odilon Morais da Silveira 298, Hilda Rosane Lopes Gomes 275, Antônio Temóteo Maia 269, Adão Pereira Neves 242 e Rogério Rodrigues Bastos 144. No dia 28 de dezembro haverá uma missa na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, em Ação de Graças pelas eleições e pelos candidatos eleitos e os reeleitos que deverão ser empossados no próximo ano. Em Capitão Andrade a posse também será presidida pelo vereador eleito mais velho, que empossará o prefeito eleito, Josias Morini Mendonça e o vice, José Marcolino Rosa, seguidos dos vereadores eleitos do município: Odorico de Souza Medeiros com 229 votos, Joel Dias Rosa 162, Maria dos Santos Gonçalves Gomes 157, Sebastião Moreira Costa 154, Otamário Antônio de Amaral 141, Geraldo Deuzeni de Oliveira 138, Nicodemos Fernandes 135, José Faustino Braz 127 e Rosânia Maria dos Santos Rosa 114.

Marina


PÁGINA 02

DEZEMBRO DE 2008

OCORRÊNCIAS POLICIAIS TRÂNSITO CHOQUE MECÂNICO ENTRE UM PRISMA E UM GOL NA AVENIDA JK: Solicitada no dia 08 de novembro de 2008, a comparecer na Avenida JK, 401, a PM foi até o local onde ocorreu um acidente envolvendo o veículo de marca GM/Prisma (ano 2007 - GV) e um WW/Gol (ano 2007- Itanhomi). Segundo o condutor do prisma, Juscilmar Lima Ribeiro, 24 anos, vigilante, estava ele conduzindo o veículo, quando o eixo dianteiro rompeu-se e fez com que perdesse a direção, vindo a chocar-se com o Gol que estava estacionado no lado direito da via. Segundo o condutor, ele bateu a cabeça no volante, mas não perdeu os sentidos, não teve lesões e dispensou o atendimento médico. Ambos os veículos tiveram danos, e os dois também possuem seguros, que cobrirão o concerto dos veículos. CAPOTAMENTO DE VEÍCULO NO CÓRREGO DO MACUNÃ: No dia 20 de novembro de 2008, a PM foi solicitada a comparecer no hospital local, onda tinha sido feita a entrada de uma pessoa vítima do encapotamento, Sintia Leandro Caetano, 18 anos, doméstica, relatou a PM que estava vindo do Córrego do Macunã, na garupa do condutor, Higino Martins de Freitas, 33 anos, funcionário municipal, que perdeu o controle do veículo e veio a sofrer o acidente. A vítima, que possui Carteira de Habilitação foi socorrida elevada ao Hospital onde foi atendida pelo médico de plantão, doutor Túlio Coelho, e ficou de observação médica. A motocicleta teve o guidon e o tanque amassados, farol e painel quebrados, ceta e retrovisor do lado esquerdo quebrados, mas foi liberado por estar com toda a documentação regularizada. ABALROAMENTO: Segundo versões do envolvidos Pedro Carlos de Faria, 42 anos, serralheiro, condutor da moto NXR Bros 150, Geraldo Estevão Gomes, 72 anos, aposentado, condutor da VW Parati e testemunhas arroladas Ronei Martins da Silva, 23 anos, serralheiro e Hermínio Magalhães de Oliveira, 34 anos, motorista rodoviário, Pedro, transitava com sua motocicleta pela Rua Francisco Abreu Mafra sentido Avenida Bolivar de Freitas quando chegou próximo à Mercearia do Leleco e abalroou-se com a VW Parati que deslocava do acostamento. A motocicleta não teve nenhum dano e a VW Parati teve amassamento do pára-lama dianteiro esquerdo e quebra da ponteira do pára-choque dianteiro do lado esquerdo. O condutor da VW Parati, Geraldo Estevão Gomes, não teve nenhuma lesão e o condutor da motocicleta, Pedro Carlos de Faria, foi socorrido por terceiros até o hospital local onde recebeu cuidados médicos. Os veículos estavam com as documentações em dia e seus condutores devidamente habilitadas.

FURTO/ROUBO FURTO DE MOTOCICLETA: No dia 23de novembro de 2008, a PM foi solicitado a comparecer na Rua dos Lírios, bairro Luiz Alves dos Reis, onde a vítima, Adilson Gomes, 36anos, lavrador, relatou que estacionou sua motocicleta no endereço citado, e adentrou na casa da testemunha, Andréia Luzia Delfino, 23 anos, doméstica, e ao retornar não encontrou o veículo. Adilsom relatou também que havia deixado a chave na ignição. A motocicleta de marca Bross NXR 150, de cor vermelha, placa HGY 1019, ano e modelo 2008. A vítima não tem suspeitas de quem possa ser o autor do furto. VEÍCULO ORIUNDO DE CRIME É ENCONTRADO NO BAIXO QUEIROGA: No dia 24 de novembro de 2008, a polícia foi solicitada pelo Sr. José Carlos de Oliveira, que avisou aos policiais sobre a presença de uma motocicleta Honda Bross NXR 150, cor vermelha, placa HJY 2019, de Itanhomi, que foi roubada no dia anterior. A moto estava abandonada em meio a uma área de pastagem no terreno do Sr. Renato Calili, no Córrego do Baixo Queiroga. O veículo foi apreendido e recambiado ao pátio da DEPOL para as demais providências. É o segundo caso de furto de motocicleta esse ano na cidade, e ambas foram encontradas na mesma localidade. VEÍCULO, PRODUTO DE CRIME DA BAHIA, É ENCONTRADO EM NOSSA COMARCA: Durante Patrulhamento na Avenida JK no dia 17 de novembro, a PM deparou com um veículo Fiat Pálio cor prata com o dígito 4 da referida placa tampado com barro, aparentemente com três ocupantes que ao perceber a presença da PM, deslocaram sentido a cidade de Capitão Andrade o que levantou suspeita da guarnição que monitorou o referido veículo até a cidade de Capitão Andrade onde fizeram contato com a viatura fazendo um bloqueio para abordagem do referido veículo e dos ocupantes que relataram que eram vendedores ambulantes oriundos do estado da Bahia. Ao fazerem contato com o Copom de Governador Valadares para verificar a situação dos ocupantes do veículo constataram que havia uma queixa de furto/ roubo do referido veículo na cidade de Salvador no dia 02 de outubro deste ano. Os ocupantes, o envolvido Lucival Marques Queiroz, 24 anos, vendedor, apresentou uma carteira de identidade apresentando rasura/adulteração e não tinha registro no sistema Inforseg, o Márcio França Silva, 39 anos, também vendedor tem várias passagens criminais, porém, nenhum mandado de prisão aberto no sistema e segundo o envolvido Danilo de Jesus Diogo, 25 anos, vendedor, ele adquiriu o veículo há uns 60 dias aproximadamente na cidade de Feira de Santana/ BA, entrando em contradição, pois o veículo foi roubado no dia 02 de outubro em Salvador, conforme queixa no sistema Inforseg. O veículo foi revistado na presença das testemunhas Luciano de Jesus Santos, 19 anos, técnico em informática e Glecimar de Diniz Elias, 19 anos, funcionário municipal. Diante dos fatos, os autores foram presos e conduzidos esta DEPOL, devidamente informados dos seus direitos constitucionais e em perfeito estado físico. O veículo foi apreendido, juntamente com 2.579 peças de roupas diversas e 04 notas fiscais, que segundo Danilo é os comprovantes das merca-

Clínica São José Calasanz Dr. Jason Sales Júnior CRM-MG 27-314 Clínica e cirurgia geral e endoscopia (especializado no hospital Santa Rita - BH, no período de dezembro de 94 a janeiro de 97)

Ultra-sonografia pélvica e abdominal. Eletrocardiograma computadorizado Endoscopia digestiva alta CONSULTAS

CONVÊNIOS:

Pequenas cirurgias B. DO BRASIL - IPSEMG Aplicação de varizes PMMG - UNIMED Pré-natal Exame Av. JK, 519 - Centro ginecológico Telefone: (33) 3231-1184 preventivo

- Res.: Av. JK, 277 Tel.: 3231-1190 - Itanhomi - MG JESUS TE AMA!

dorias, materiais que estavam no interior do veículo. Também foi apreendido um aparelho celular Motorola V3 de propriedade de Danilo. Segundo os envolvidos, estão hospedados na pousada Vavá, na cidade de Governador Valadares, porém, durante a busca no veículo foi encontrada uma chave da pousada Brejão, que fica na cidade de Campanário e segundo Danilo ele esqueceu de entregar a chave ao proprietário. ATROPELAMENTO NO BAIRRO CIDADE NOVA: No dia 09 de novembro de 2008, a PM foi chamada à Avenida Nelson Vieira de Andrade, 125, onde as testemunhas Lucimar Maria Chaves, 51 anos, autônoma, Natália de Moura Ribeiro, 24 anos, doméstica, e Maria Aparecida do Nascimento, 37 anos, também doméstica, relataram que a vítima, José Carlos da Silva, 42 anos, lavrador, estava andando no referente local, quando um indivíduo que conduzia uma motocicleta o atropelou jogando-o ao solo, caindo também, mas logo após levantou-se e fugiu do local sem prestar socorro à vítima e tomando rumo ignorado. José Carlos foi socorrido e levado ao hospital por Lucimar Chaves e atendido pelo médico de plantão, doutor Jota Macário que o deixou sob observações médicas, porque apresentava sangramento no ouvido. Segundo testemunhas, o autor é conhecido como “Paulinho”, e só foi possível identificar da placa o número 9643, não sendo possível a PM recolher outras informações sobre a motocicleta. Foi efetuado um intenso rastreamento na cidade com intuito de localizar o possível autor, contudo, não houve êxito nessa ação. COLISÃO DE VEÍCULOS PRÓXIMOS AO POSTO QUEIROGA: No dia 09 de novembro de 2008, ocorreu um acidente na Avenida JK, 241, próximo ao Posto Queiroga. A vítima, Berto Antunes dos Santos, 24 anos, lavrador, relatou a PM que estava conduzindo sua motocicleta, uma Honda CG125, de placa GRU1014, quando o autor, Farley Elberth de Souza, 19 anos, estudante, que conduzia um veículo Honda Civic deu marcha-ré no meio da rua, atingindo a motocicleta ali presente. A vítima sofreu um corto contuso na região frontal e fratura na perna esquerda. O autor lhe prestou socorro, e Berto foi conduzido ao Hospital onde foi medicado pelo médico de plantão, doutor Jota Macário que p encaminhou para ser atendido em GV. O veículo teve danos generalizados e a motocicleta danos por completo. A vítima não possui Carteira de Habilitação, e a motocicleta foi encaminhada para o pátio da DEPOL. ABALROAMENTO COM DUAS VÍTIMAS NA AVENIDA JK: Acionado por uma ligação a PM foi solicitado a comparecer na Avenida JK, em frente ao Bar do Geraldo, onde ocorreu um acidente com duas vítimas. Lá chegando, a PM constatou que o ciclista, Sr. Oriel Pereira Valverde, 79 anos, aposentado, já havia sido socorrido e levado para o Hospital por populares. O motociclista, João Batista da Silva, lavrador, ainda se encontrava no local, inconsciente. Ambos foram levados para o Hospital onde receberam os primeiros socorros médios, e após, foram encaminhados para um Hospital em GV. Segundo as testemunhas, Oriel estava andando de bicicleta quando João Batista, a altura do número 63 perdeu a direção da motocicleta e veio a atingir o ciclista, e foi arrastado porcercade10 metros asfalto afora. Como não foram apresentados os documentos da motocicleta, houve a sua apreensão no pátio da DePol até serem tomadas as devidas providências. ACIDENTE DE TRÂNSITO EM SÃO FRANCISCO DO JATAÍ: No dia 17 de novembro de 2008, a PM foi solicitada pelo hospital local de que havia duas pessoas feridas por um acidente com motocicleta. O autor, Marcelino Ambrozio Filho, 20 anos, vidraceiro, e seu companheiro, também testemunha do acontecido, Jackson Nunes Vieira, 20 anos, também vidraceiro. Segundo Marcelino, eles sofreram o acidente quando se dirigiam de volta à Itanhomi, e a motocicleta derrapou em um monte de areia na rua principal do distrito de São Francisco do Jataí. O condutor teve várias escoriações, e seu companheiro sofreu intenso edema. O autor possui Carteira de Habilitação, e depois de atendidos foram liberados pelo médico de plantão, doutor Marcus Etelvino. A motocicleta teve a manete e o retrovisor quebrados. ENTREGA VOLUNTÁRIA DE ARMA DE FOGO: No dia 18 de novembro, o Sr.Breno Gomes da Silva entregou voluntariamente à Polícia Militar 02 revólveres calibre 32 juntamente com 13 cartuchos intactos de mesmo calibre que serão enviados a quem de direito para fins de baixa já que o Sr. Breno não mais queria a posse/propriedade de armas. As armas foram recolhidas/apreendidas. E por estar suspensa a prisão em flagrante por porte irregular de arma de fogo para fins de entrega, a PM não fez a condução do Sr.Breno Gomes até esta DEPOL, sendo o mesmo liberado no local da ocorrência.

CRIMES E PRISÕES. . AUTOR DE DISPAROS FOGE APÓS TENTATIVA DE HOMICÍDIO: Ocorreu no dia 08 de novembro de 2008, no Córrego Alto da Represa, próximo a São Francisco do Jataí, a tentativa de homicídio contra José Tomaz de Aquino, conhecido como Zé Monego. A PM foi solicitada pela vítima, que relatou os fatos aos policiais. Segundo esta, e as testemunhas presentes no local, Amaurilio Antônio Lomeu, 54 anos, pecuarista, e Célio Márcio Nunes, 40 anos, motorista, o autor dos disparos, José Nunes de Oliveira, conhecido como Zé Salino, estava com os mesmos em uma festa no sítio vizinho ao seu, de propriedade de Amaurilio, onde todos estavam conversando, e por ter surgido um assunto de política que o irritou, ele se levantou, foi até sua casa, e na volta chamou a vítima e disparou contra estes três tiros. A vítima não foi atingida, mas José Nunes fugiu no seu veículo, rumo à Itanhomi. A polícia fez o rastreamento e descobriu contatos do autor nas cidades de Capitão Andrade e Tarumirim. Foi feito bloqueios nestas cidades, mas não foi possível encontrá-lo na referida data. Posteriormente ao dia do acontecido, o autor compareceu à Delegacia, onde prestou depoimento, e como não foi preso em flagrante vai responder ao processo em liberdade. DENÚNCIA DE TRÁFICO E APREENSÃODE ENTORPECENTES: No dia 07 de novembro de 2008, após uma denúncia anônima a PM foi solicitada à Rua Francisco Gomes Neto, próximo ao Loteamento do Fizinho Gomes, numa construção desativada onde havia a suspeita de tráfico de drogas. Com uma equipe de militares formada pelo sargento Miltom Andrade a PM se deslocou ao local citado, mas não havia, visivelmente, sinal de pessoas dentro da referida construção. Imediatamente, foram acionadas as testemunhas, José Carlos Fernando, 37 anos, pedreiro, e Valdeir da Costa, 41 anos, também com o mesmo ofício, e junto com os militares adentraram no local, onde foi feito uma vistoria. No exterior da casa foi encontrado plásticos, exalando odor de maconha, usados para enrolar a

EXPEDIENTE VOZ REGIONAL - A VOZ DE ITANHOMI JORNAL REPÓRTER Rua: Dom Carloto, 285 – Centro - Itanhomi/MG - Cep: 35120-000

droga. Já no interior da residência foi encontrado uma sacola idêntica à primeira e, enterrado no solo da casa, uma porção grande, com mais de três buchas aparentando ser de maconha, achado na presença das citadas testemunhas. Segundo informações recebidas pela PM os autores são: Edilaine Gomes Martins, a Negona, 29 anos, doméstica, já com passagens policiais, e José Carlos Fernandes, 37 anos, pedreiro. Há suspeitas de que além de Itanhomi, os referidos autores também traficam entorpecentes na cidade de Capitão Andrade. As substâncias encontradas foram recolhidas, e os autores foram localizados e presos em flagrante. Em entrevista a PM, Edilaine alegou não estar ciente do fato e que a droga era de Pedro. Os autores foram conscientizados dos seus direitos, e presos na cidade de Itanhomi. PRISÃO DURANTE PATRULHA DA PM EM VIRTUDE DE MANDADO: Durante um patrulhamento pelas ruas da cidade, em 02 de novembro de2008, a PM deparou com Nilo Rufino Pereira, 46 anos, desempregado, sob o qual consta um mandado de prisão expedido pelo juiz da comarca de Itanhomi, doutor Anacleto Falci. Instantaneamente a PM conduziu o referido em perfeito estado físico até a Delegacia da cidade, onde foi preso. A PM relata que foi necessário o uso de algemas para a devida segurança dos policiais, e porque a viatura não possui cofre. FESTA SEM ALVARÁ ACABA EM BRIGA, E ENVOLVIDOS VÃO PARAR NA DP: No dia 22 de novembro de 2008, durante uma patrulha pelas ruas da cidade, a PM notou um movimento na Avenida Nelson Vieira de Andrade na residência de Richard Alollor Rodrigues. Como havia a suspeita de menores na festa, a PM acionou os conselheiros tutelares de plantão, que prontamente os acompanharam até o local. Ao adentrar no local, os policiais encontraram duas jovens, Mariana Fialho, 18 anos, auxiliar de escritório, e Aurieny Tabat Albuquerque, 19 anos, estudante, que estavam vendendo ingresso para a festa, que foi denominada “I Festa da Primavera” no valor de oito reais, e que estava sendo realizada no porão da casa de Richard, responsável pela tal. No referido porão, havia várias pessoas, entre estas menores de idade, visivelmente em uso de bebidas alcoólicas, amplamente presentes no local. A polícia constatou a existência da compra de 40 caixas de cerveja e 18 de refrigerantes. Além do responsável não possuir alvará de licença da prefeitura para a realização da festa, a venda de bebidas e a presença de menores, houve uma briga no local envolvendo nove pessoas, das quais havia uma menor. Por todos os motivos citados, a PM levou até a Delegacia vinte e quatro pessoas presentes no local, entre estes estavam presentes quinze adolescentes. Mas a PM afirma que durante a argüição algumas pessoas fugiram pelos fundos, por uma escada que leva à residência do responsável pelo evento, e que dá saída para a rua. Foi apreendido no local três ingressos, uma esponja de carimbo, um vidro de tinta e R$32,55 (trinta e dois reais e cinqüenta e cinco centavos) que segundo as jovens que estavam na venda dos ingressos eram utilizados como troco. Todos foram conduzidos em perfeito estado físico e foram assegurados a eles todos os direitos humanos. AGRESSÃO FÍSICA NO DISTRITO DE SÃO FRANCISCO DO JATAÍ: No dia 21 de novembro de 2008, por volta das 21 horas, a PM foi acionada por uma denúncia de que estaria ocorrendo uma briga no distrito de São Francisco do Jataí, envolvendo um militar reformado, sargento Moraes, o comerciante Amiltom Paulino Luciano, de 43 anos e seu pai, Paulino Luciano de Oliveira, 70 anos, aposentado, todos moradores no referente distrito. Segundo a denúncia, o Sr. Paulino havia desferido um golpe, uma paulada, no braço da vítima, o sargento aposentado. Mas quando a PM chegou ao local à confusão já havia terminado, cabendo aos policiais irem até a residência dos envolvidos. O autor da agressão, Paulino Luciano, afirmou o ocorrido e disse que só o fez para defender o filho, Amiltom Paulino, já que a vítima havia prometido lhe dar um tiro. Ao procurar a vítima, esta se encontrava dormindo e não quis conversar com os policiais. Como não foi visto a pessoa agredida, e por demais motivos foi aconselhado à vítima que prestasse depoimento sobre o ocorrido na Delegacia o mais rápido possível, para esclarecimento do fato. INCÊNDIO COMEÇA A DESTRUIR MATA VIRGEM NO MIRAVAL: No dia 07 de novembro de 2008, foi solicitada a presença da PM no Sítio Mazone, no Córrego do Miraval, de propreiedade de Sheila de Fátima Domingos Martins Ferreira, e do esposo, José Martins Ferreira. A polícia prontamente foi até o local, onde a solicitante narrou ter ouvido um barulho que vinha da mata, situada na mata, e que existiria a possibilidade de ser colocado por algum caçador. O incêndio começou no início da noite, e o local é inacessível, sendo impossível conter o fogo. INVASÃO E BANHO NA REPRESA QUE FORNECE ÁGUA À COPASA: No dia 03 de novembro de 2008, foi solicitada a presença da PM no Córrego do Miraval, onde é situada a represa que fornece água à COPASA, com a denúncia de que havia algumas pessoas, entre elas uma mulher e um menor fazendo uso de drogas no local. A polícia fez uma busca, onde não ficou constatada a presença de entorpecentes, mas as referidas pessoas invadiram um local de acesso restrito, e estava usando a represa como lazer, para tomar banho e se divertirem. Todos foram alertados quanto às irregularidades presentes na ação que praticaram e quanto ao risco de afogamento na área. Vale lembrar, que o uso indevido do citado local é problema antigo, e que já foi levado até o Ministério Público, para uma possível resolução de tais acontecimentos, que relativamente ocorre no referido local. MENORES ENVOLVIDOS NO JOGO DE BILHAR: Em um patrulhamento ostensivo pela Rua Bolívar de Freitas, no dia 22 de novembro de 2008, a PM, ao passar em frente a um bar, cujo proprietário, Jair, Laureano Firmino, 45 anos, avistou a presença de menores e um adulto no jogo de bilhar. O adulto citado, Ronivon Jaeder, 22 anos, lavrador, estava, juntamente com quatro adolescentes, praticando o jogo. Os menores foram advertidos e orientados de que a prática do referido jogo por menores é ilegal. O maior envolvido no caso, Ronivon, foi advertido e orientado, já o comerciante Jair se mostrou insatisfeito com a ação da polícia no seu bar. Todos os presentes foram liberados do local pela PM após a guarnição.

DROGARIA AMARANTE (33) 3231-1290

Telefax: (33) 3231-1351 e-mail:jornal@avozdeitanhomi.com.br / contato@avozdeitanhomi.com.br Site: www.avozdeitanhomi.com.br

Diretora administrativa e financeira: Maria do Rosário Lopes Repórteres: Angélica Rodrigues Martins e Maria Aparecida C. Lopes Moreira

Praça Severino Vidal, 40 Itanhomi – MG


PÁGINA 03

DEZEMBRO DE 2008

CAPITÃO ANDRADE É NOTÍCIA HOJE PREFEITO DO MUNICÍPIO DE CAPITÃO ANDRADE FALA UM POUCO DO MUITO QUE REALIZOU NESTES 04 ANOS DE SUA ADMINISTRAÇÃO.

O

prefeito José de Oliveira Filho (Juca) assumiu a Prefeitura de Capitão Andrade em 1º de janeiro de 2005 e termina o mandato em 31 de dezembro deste ano. Em entrevista “A Voz” falou um pouco de sua administração, de como foi o seu mandato e sua posição diante do município à frente da prefeitura, garantindo que todos os trabalhos que fez foram frutos de muito esforço e que felizmente renderam bons resultados, deixando o município regularizado quanto às finanças afirmando que o que deixa, são atritos de prefeitos anteriores, o que competiu a seu mandato foi feito mesmo no curto período destes quatro anos, deixando tudo em dia para a nova gestão. Dentre outros assuntos, ressaltou a existência da realização de dois concursos públicos onde houve a efetivação e a legalização dos cargos municipais em todas as repartições que dizem respeito à prefeitura. “Deixo a prefeitura com dinheiro em caixa e com todos os compromissos honrados”. Durante todo o mandato foi feita a prioridade para a limpeza da cidade, para a área da saúde, educação e esporte, visando sempre o crescimento de todos os setores urbanos e rurais que dizem respeito à cidade, mantendo-a sempre limpa. Durante o seu pleito, também foi feita a especialização e a efetivação de todos os funcionários públicos que foram concursados. A merenda escolar teve uma rigorosa fiscalização atendendo aos alunos com qualidade, o serviço de medicamentos à população e o encaminhamento de pacientes enfermos para os hospitais de outras localidades de maiores recursos foi olhado sempre com responsabilidade e cuidado. “Pode ser que o povo não tenha gostado tanto, mas fiz tudo o que podia”. Todas as obras realizadas durante o mandato foram feitas com o dinheiro público destinado à prefeitura com qualidade e cumprimento da lei mediante cada verba, em cada centavo. No mandato em vigor foram documentados todos os bens da prefeitura, desde um simples grampeador até o móvel de maior montante, deixando a prefeitura em perfeita ordem. “Tudo o que foi necessário para a qualidade dos trabalhos prestados ao município teve o meu apoio. Fui à Belo Horizonte diversas vezes a procura de melhorias

“Que o Natal seja um símbolo de amor e paz no coração de todo mundo!!! Um Feliz Natal repleto de harmonia. Que Deus abençoe e que a paz e a compreensão reinem em nossos corações. Boas Festas! São os votos da CENTERSAT sob a direção de Rose e Moisés, que fica localizada na Av. Bolivar de Freitas, 94,fone (33) 3231-1275. Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

A JN MA TERIAIS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO, sob a direção de José Nunes e Hirta, deseja a todos um Natal onde sobressaia a paz e a fé e que o Ano Novo que virá seja repleto de realizações e conquistas. A loja está situada na Av. JK,540 A com o fone (33) 32311306.Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

Grupo Itanet “Que neste Natal, nossas alegrias sejam renovadas e que a esperança de um mundo de paz se fortifique em nossas vidas. Que no ano que se inicia possamos vivenciar mais fortemente nossa caminhada coletiva e solidária na construção da Civilização do Amor”. Feliz Natal e um Próspero Ano Novo! O Prefeito José de Oliveira Filho (Juca)

para o município. Deixei a minha vida pessoal e durante estes quatro anos me dediquei inteiramente ao município. Juntamente com minha esposa Nadir, cumprimos e realizamos todos os eventos sociais nos quais estivemos presentes. Procurei tratar a todos com igualdade. Quanto ao poder Legislativo, respeitei a cada vereador indistintamente. Falo e repito, tenho a consciência de dever cumprido.” Foi trazida no mandato em vigor, a agência de dois bancos para melhor atender a população de Capitão Andrade, além da criação de 13 pontes e mais de 40 bueiros, mata-burros e Posto de Saúde, Tele Centro Comunitário, dentre outras. As datas cívicas foram comemoradas, o dia 7 de setembro neste último ano resgatou os 200 anos de independência do Brasil com um belíssimo desfile. “Mantive as festas de praxe na cidade com exceção do último Festival da Galinha que foi barrada pela justiça. Atendi à população carente com a criação de casas populares, criamos o esporte que antes não existia em nossa cidade, já existem times que vão para disputas e campeonatos e já tem um atleta jogando fora, o Nandinho, com destaque no América, um dos times da capital mineira”. Ao final, o prefeito municipal José de Oliveira Filho (Juca), agradeceu também a todas as secreta-

rias que trabalharam veemente durante os quatro anos de pleito político e dá ênfase a entrega do município com realização, afirma que estará presente na posse do candidato eleito fazendo a entrega da chave da mesma forma na qual a recebeu do prefeito anterior e deseja ao novo prefeito que entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2009, Josias Morini Mendonça, um bom pleito com responsabilidade e realizações seguindo as suas obras já realizadas. “Gostaria de ter feito a passarela ao redor da lagoa e o calçamento de toda a cidade, mas o tempo não me permitiu, mas espero que o meu sucessor o faça, porque já há dinheiro em caixa. Existe mais de um milhão que deve ser destinado à construção de uma nova escola”. O prefeito diz se sentir realizado apesar de não ter feito a Praça dos Poderes em frente da prefeitura e câmara, já com projeto pronto e dinheiro em caixa e pela criação da Casa do Professor com recursos próprios ainda em andamento, e termina desejando um Feliz Natal a todos em especial aos vereadores eleitos na difícil incumbência de levar um município. (Veja ainda nesta edição muitas das suas realizações durantes estes 04 anos à frente do município.)

Funcionários da Prefeitura Municipal de Capitão Andrade “A Voz” agradece as secretarias de educação, saúde, esporte, agricultura, enfim, todos os funcionários da prefeitura municipal de Capitão Andrade que sempre nos atendeu com carinho e presteza nestes últimos 04 anos nos fornecendo matérias, convites, nos participando de tudo que ocorre no município. Desejamos que este fim de ano seja de bênçãos e que o ano de 2009 seja cheio de paz, saúde e muito sucesso. Feliz Natal e Ano Novo!

A PANIFICADORA PIONEIRA sob a direção de Lauro e Ângela juntamente com toda a equipe de funcionários e filhos deseja aos clientes e amigos um Natal com o nascimento de Esperança e alegria e um Ano Novo Próspero repleto de fé, paz e prosperidade!A Panificadora está disposta a lhe atender diariamente na Avenida JK, 01 – Fone (33) 3231-1213.

É o desejo da ITANET INFORMÁTICA(matriz), localizada à Avenida JK, 1.055 – Cidade Nova – Fone: (33) 3231-1897 e filial que fica na Travessa Inimá de Paula, 82A - Fone (33) 3231-3086 através de seus proprietários Célio Alves e Vanderléia e funcionários.

“Tempo de sorrir, cantar de se alegrar. Também é hora de louvar ao Criador pelo dom da Vida. E é esta vida que nos faz celebrar o Natal de forma harmoniosa e feliz ao lado de quem amamos. Que o Natal seja o elo entre o amor e a paz em nossos corações e nos leve a ter um Ano Novo feliz e repleto de realizações. Feliz Natal e Próspero Ano Novo!”. São os votos da PANIFICADORA RICARDO situada à Praça João de Laia, 47, Capitão Andrade/MG – Fone: (33) 3231-9112.

“A Melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida”. Que tenhamos um excelente Natal e um Ano Novo cheio de alegrias e conquistas! São os votos do DEPÓSITO GOMES situado à Avenida JK, 912 – Cidade Nova – Fone: (33) 3231-2981 sob a direção de Nivaldo Gomes.


PÁGINA 4

DEZEMBRO DE 2008

Membros das Comissões Permanentes da Câmara de Vereadores de Itanhomi BIÊNIO 2005-2006 COMISSÃO DE DIREITO, LEGISLAÇÃO E JUSTIÇA: Presidente: Rogério Rodrigues Bastos – PT; Vice-Presidente: Sebastião Antônio da Silva – PTB e Relator: Odilon Cassimiro de Oliveira – PSDB. (MEMBROS SUPLENTES: Presidente: Ana Maria Fernandes Assis – PP; Vice-Presidente: Cleber Morine – PTB e Relator: Rogério José Pimentel – PSDB) COMISSÃO DE FINANÇAS, TRIBUTAÇÃO, ORÇAMENTO E TOMADAS DE CONTAS: Presidente: Rogério José Pimentel – PSDB; Vice-Presidente: Cleber Morine – PTB e Relator: Rogério Rodrigues Bastos. ( MEMBROS SUPLENTES: Presidente: Odilon Cassimiro de Oliveira – PSDB; Vice-Presidente: Sebastião e S Sebastião Antônio da Silva – PTB e Relatora: Ana Maria Fernandes Assis – PP) COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA: Presidente: Odilon Cassimiro de Oliveira – PSDB; Vice-Presidente: Hilda Rosane Lopes Gomes – DEM e Relatora: Ana Maria Fernandes Assis – PP. (MEMBROS SUPLENTES: Presidente: Rogério José Pimentel – PSDB; Vice-Presidente: Manoel da Silva Ribeiro – DEM e Relator: Rogério Rodrigues Bastos – PT) COMISSÃO DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE: Presidente: Ana Maria Fernandes Assis – PP; Vice-Presidente: Manoel da Silva Ribeiro – DEM e Relator: Rogério José Pimentel – PSDB. (MEMBROS SUPLENTES: Presidente: Rogério Rodrigues Bastos – PT; Vice-Presidente: Hilda Rosane Lopes Gomes – DEM e Relator: Odilon Cassimiro de Oliveira – PSDB) BIÊNIO 2007 E 2008. COMISSÃO DE DIREITO, LEGISLAÇÃO E JUSTIÇA: Presidente: Hilda Rosane Lopes Gomes – DEM; Vice-Presidente: Cleber Morine – PTB e Relator: Odilon Cassimiro de Oliveira – PSDB. ( MEMBROS SUPLENTES: Presidente: Manoel da Silva Ribeiro – DEM; Vice-Presidente: Sebastião Antônio da Silva – PTB e Relator: Rogério José Pimentel – PSDB) COMISSÃO DE FINANÇAS, TRIBUTAÇÃO, ORÇAMENTO E TOMADAS DE CONTAS: Presidente: Sebastião Antônio da Silva – PTB; Vice-Presidente: Rogério José Pimentel – PSDB e Relatora: Ana Maria Fernandes Assis – PP. (MEMBROS SUPLENTES: Presidente: Cleber Morine – PTB; VicePresidente: Odilon Cassimiro – PSDB e Relator: Idelvan Albuquerque Ribeiro – PT) COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE: Presidente: Idelvan Albuquerque Ribeiro – PT; Vice-Presidente: Manoel da Silva Ribeiro – DEM; Relator: Odilon Cassimiro de Oliveira – PSDB. (MEMBROS SUPLENTES: Presidente: Ana Maria Fernandes Assis – PP; Vice-Presidente: Hilda Rosane Lopes Gomes – DEM e Relator: Rogério José Pimentel – PSDB) LEI 1.415 de 27 de fevereiro de 2007 Dispõe sobre a criação do Conselho Munic. de acompanhamento e Controle Social do fundo de Manutenção e Des. da Educação Básica e de valorização dos profissionais da Educação – LEI 1.416 de 19 de março de 2007 Altera o anexo V II, 2. cargos do Magistério, na Lei Municipal nº. 1365/2005, para criar duas vagas para especialista da Educação. LEI 1417 de 21 de março de 2007 Altera o anexo VIII, 2.Cargos do Magistério, na Lei 1.365/2005, para criar 12(doze) vagas de professores. LEI 1418 de 09 de abril de 2007 Incluir ação/produto no programa 0029, do PPA 2006/2009 para 2007 e abertura de crédito especial até o valor de R$120.510,00. LEI 1.419 de 16 de abril de 2007 Dispõe sobre o atendimento prioritário aos idosos, deficientes físicos, gestantes, lactantes e mulheres com crianças ao colo, nos estabelecimentos comerciais e órgãos públicos, no Município de Itanhomi/MG’. LEI 1420 de 07 de maio de 2007 Autoriza o Executivo a parcelar a dívida do Município junto ao IPSEMG. LEI 1.421 de 21 de maio de 2007 Recompor o valor do Salário Mínimo para os servidores inseridos nesta faixa salarial. LEI 1.422 29 de maio de 2007Dispõe sobre as diretrizes para elaboração da lei orçamentária de 2008 (alterada pela Lei 1443) LEI 1.423 de 29 de maio de 2007 Autoriza o Executivo a assinar Contrato de Consignação com BRADESCO. LEI 1.424 de 29 de maio de 2007 Dispõe sobre a Criação do Conselho Municipal de Educação no Município LEI 1.425 de 30 de maio de 2007 Autoriza o Executivo Municipal a recompor o valor do salário dos Servidores Municipais. LEI 1.426 de 30 de maio de 2007 Recompõe o Subsídio dos Secretários do Município de Itanhomi-MG. LEI 1427 de 30 de maio de 2007 Recompõe o Subsídio do Prefeito e Vice-Prefeito do Município de Itanhomi-MG LEI 1.428 de 30 de maio de 2007. Autoriza a alterar a contrapartida para a construção de ponte, referente ao Convênio 20/2006. LEI 1.429 de 18 de junho de 2007 “Altera Dispositivos da Lei 1.162 de 23 de junho de 1999”. LEI 1.430 de 10 de junho de 2007 Torna Urbana área Rural de Propriedade de José Sales de Freitas sobrinho e S/mulher. LEI 1.431 de 19 de junho de 2007 Reconhece como sendo de Utilidade Pública a Associação Comunitária Volta Grande – ACOVOG. LEI 1.432 de 19 de junho de 2007 Utilidade pública o Projeto Social Ana Maria. 13, fls. 61 LEI 1433 de 26 de junho de 2007 Nomina as Ruas do Bairro Cidade Nova II, em nossa cidade e dá outras providências. LEI 1434 de 03 de setembro de 2007 Cria a vigilância Sanitária e dá outras providências. (foi revogada pela lei 1440/07)

LEI 1435 de 03 de setembro de 2007 Dá denominação a quadra de esporte localizada na Estrada que liga a propriedade do Sr. Alvim Baia de Oliveira e outros anexos a Rua Bias Fortes no Bairro São Geraldo. LEI 1436 DE 01 DE OUTUBRO DE 2007 Autoriza a contratar financiamento junto ao Banco Nacional de desenvolvimento Econômico e Social BNDES, através do Agente Financeiro a oferecer garantias. LEI 1437 de 01 de outubro de 2007- Abrir Crédito especial até o valor de R$300.000,00. despesas de aquisição dos produtos e pagamentos do financiamento com a operação do financiamento caminho da escola. aquisição de veículos p/transporte de alunos) LEI 1438 de 02 de outubro de 2007 Altera o anexo I, quadro Específico do programa PSF da Lei 1340. - (alterando o salário do Enfermeiro de 2.500 para R$2.200,00). LEI 1439 de 02 de outubro de 2007 Institui o programa de renda mínima a nível Municipal. LEI 1.440 de 05 de novembro de 2007 “Institui o Sistema Municipal de vigilância Sanitária SESVISA, cria cargos e vencimentos e contém outras providências”. LEI 1441 de 19 de novembro de 2007. Autoriza o executivo Municipal a conceder subvenções sociais a entidades filantrópicas sem fins lucrativa e declarada de utilidade públicas. LEI 1442 DE 17 DE DEZEMBRO DE 2007 Dispõe sobre alteração do anexo III do artigo 1º da Lei 1361 (PPA 2008 a 2009) LEI 1443 de 17 de dezembro de2007 Alteração do anexo VI artigo 49 Lei 1422 de 29 de maio de 2007. (Orçamento para 2008) LEI 1444 de 17 de dezembro de2007 Orça a Receita e Fixa a Despesa para 2008 LEI 1445 de 17 de dezembro de 2007 Autoriza o Banco do Brasil a bloquear R$18.000,00 e, favor do Juízo de direito da Comarca de Itanhomi. LEI 1446 de 17 de dezembro de 2007 Altera a lei 1365 (Que Institui o Plano de Cargo, carreiras e vencimentos da Prefeitura). LEI 1447 de 17 de dezembro de 2007 Denomina Logradouro Público (Ponte sobre Ribeirão Queiroga dando o nome de Valetim Vicente Vieira) LEI 1448 de 18 de fevereiro de 2008 Abertura de Crédito Especial até o valor de R$8.180,00(Para aquisição de máquinas e implementos agrícolas no exercício de 2008). LEI 1449 de 03 de março de 2008 Dispõe sobre parcelamento do solo no município de Itanhomi LEI 1450 de 07 de abril de 2008 Autoriza o executivo a recompor o salário mínimo para os servidores. (percentual de 9.21% assando o valor do salário Mínimo R$415,00) LEI 1.451 de 05 de maio de 2008 Torna urbana área rural de 48.400,00m² de propriedade do Senhor Sebastião Rosa Filho, para fins de loteamento particular. LEI 1.452 de 05 de maio de 2008 Denomina Fernando Vasconcelos de Amarante a Unidade de Saúde Básica da Família, localizada na Rua BH. ( Posto de Saúde) LEI 1.453 de 05 de maio de 2008 Denomina Dona Sebastiana Laina o Ginásio Poliesportivo do Distrito de São Francisco do Jataí. LEI 1.453 de 19 de maio de 2008 Institui o Fundo Municipal do Patrimônio Cultural, e dá outras providências. LEI 1.455 de 19 de maio de 2008 Altera dispositivos da Lei Municipal 1.449, de 03 de março de 2008 “Que dispõe sobre o parcelamento do solo no Município de Itanhomi-MG”. LEI 1.456 de 19 de maio de 2008 Dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da lei orçamentária de 2009. LEI 1.457 de 16 de junho de 2008 Autoriza o Executivo a recompor o valor do salário dos servidores municipais, e dá outras providências. LEI 1.458 de 16 de junho de 2008 Fixa os subsídios do Prefeito e Vice-prefeito do Município de Itanhomi-MG para a legislatura Subseqüente. LEI 1.459 de 16 de junho de 2008. “Recompõe o subsídio dos Secretários do Município de Itanhomi-MG, e dá outras providências. LEI 1460 de 16 de junho de 2008 Recompõe o subsídio do prefeito e Vice-prefeito do Município de Itanhomi-MG e dá outras providências. LEI 1.461 de 30 de junho de 2008 “Revoga a lei nº. 1.076/96, Reconhece como utilidade pública a Associação dos amigos do Hospital Itanhomi – AAHI, cuja anterior denominação era Hospital São Vicente de Paulo, e dá outras providências. LEI 1.462 de 30 de junho de 2008 Fixa os subsídios dos secretários do município de Itanhomi-MG, para a Legislatura subseqüente (valor R$2.200,00). LEI 1.463 de 01 de julho de 2008 Altera o anexo VIII, I Cargos efetivos na Lei 1365/05, criar 06 vagas de trabalhador braçal, 02 vagas vigia 06 vagas de Auxiliar de serviços gerais. LEI 1464 de 02 de julho de 2008 Considera área de expansão urbana para fins de loteamento particular, o imóvel rural. LEI 1.465 de 30 de junho de 2008 Cria o fundo Municipal de Habilitação de Interesse Social-FHIS e institui o Conselho gestor do FHIS. LEI 1466 de 01 de setembro de 2008Delimita o perímetro de expansão urbana da sede do município de Itanhomi/MG e da outras providencias. LEI1467 de 17 de novembro de 2008 Acrescenta-se ao texto da Lei Municipal n°1449 de 03 de março de 2008. Que dispõe sobre o parcelamento do solo do Município de Itanhomi,o artigo 39.A e dá outras providencias. LEI 1468 de 17 de novembro de 2008 Autoriza o Poder Executivo a abrir credito suplementar ate o valor correspondente a 10% do orçamento para 2008. LEI 1469 de 17 de novembro de 2008Cria o Conselho Gestor do Tele Centro Comunitário do Município de Itanhomi (MG) e dá outras providencias. LEI 1470 de 01 de dezembro de 2008Orça a receita e fixa a despesa para 2009.

O QUE PASSOU PELA CÂMARA ** 18ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal realizada no dia 03 de novembro. Em primeira discussão e votação foram aprovados por unanimidade o Projeto de Lei nº1. 493/2008 – Acrescenta ao texto da Lei Municipal nº. 1.449/288, que dispõe sobre o parcelamento do solo, o artigo 39-A e dá outras providências; o Projeto de Lei 1.494/2008 – Autoriza o Poder Executivo a abrir crédito suplementar no valor correspondente até 10% do orçamento de 2008 e o Projeto de Lei nº. 1.495/2008 – Cria o conselho do Telecentro Comunitário do município de Itanhomi e dá outras providências. ** 19ª Reunião Ordinária realizada dia 17 de novembro. Receberam resposta a ofício do executivo municipal informando que já está dando atenção especial às famílias atingidas pela chuva de granizo ocorrida em Edgard Melo e tomando as providências necessárias. Em assuntos urgentes, o vereador Rogério José Pimentel, líder do governo apresentou Requerimento nº. 087/2008 requerendo a preferência para discussão, redução de interstício regimental, e a inclusão do Projeto de Lei nº. 1.501/2008 – Dispõe sobre a alteração dos artigos 47 a 49 da Lei 1.456 de 19 de maio de 2008 que foi colocado em votação pelo presidente. A vereadora Hilda Rosane usou da palavra, questionando algumas perguntas ao líder do governo, se o mesmo sabe quanto é a dívida ativa do município? Perguntou se vai haver parcelamento no pagamento do IPTU, pois no ano anterior foi aprovado o parcelamento e o mesmo não foi consentido. O líder não manifestou e logo em seguida pediu vista do Projeto de Lei 1.501/2008. Logo após, o vereador Idelvan Albuquerque Ribeiro foi solidário com as palavras da colega e afirmou que o desconto deveria ser mais de 30%. Em seguida, o Presidente colocou em votação o Requerimento nº. 087/2008 – aprovado por 05 votos favoráveis e 04 votos contrários. O Presidente Rogério Rodrigues Bastos, relatou que as Comissões tiveram 15 dias para analisar o projeto. A vereadora disse que recorreu ao Setor Imobiliário e não obteve informações. O Presidente concedeu o pedido de vista de 24 horas, solicitado pela vereadora Hilda Rosane ao Projeto de Lei nº 1.501/2008. E na oportunidade, deixou convocada uma reunião extraordinária para o dia 24 de novembro às 18h30min. Em segunda discussão e votação foram aprovados por unanimidade o Projeto de Lei nº. 1.493/2008 – Acrescenta ao texto da Lei Municipal nº. 1.449 de 03 de março de 2008, que dispõe sobre o parcelamento do solo do município de Itanhomi, o artigo 39-A e dá outras providências, o Projeto de Lei nº. 1.494/2008 – Autoriza o Poder Executivo a abrir crédito suplementar até o valor correspondente até o 10% do orçamento para 2008 e o Projeto de Lei nº. 1.495/2008 – Cria o Conselho do Telecentro Comunitário do Município de Itanhomi – MG e dá outras providências. Em primeira discussão e votação foram aprovados por unanimidade o Projeto de Resolução nº. 011/2008 – Que altera e suprime disposições contidas nos artigos 10 e 220 da Resolução nº. 09/ 2006 – Regimento Interno da Câmara de Itanhomi – para adequar o texto aos comandos constitucionais; o Projeto de Lei nº. 1.496/2008 – Orça a Receita e Fixa Despesa para 2009 e o Projeto de Lei nº. 1.498/2008 – Dispõe sobre a alteração ao Plano Plurianual 2006/2009 do Anexo III (atualizando em 2008), entidades filantrópicas sem fins lucrativos e declarados de utilidade pública. Ainda na palavra franca, a vereadora Hilda Rosane disse que entende que a Prefeitura poderia incentivar mais o esporte em nosso município e apoiar mais ainda a Escolinha de Futebol, uma vez que aquelas crianças por praticar esporte terão menos possibilidades de serem problemas sociais para o município. Disse também que o município deveria contratar um bom secretário do meio ambiente. Falou sobre como o pagamento e importância do IPTU é importante, por fazer parte das receitas próprias da prefeitura e esse recurso serve para suprir as necessidades do município. O cidadão contribui e a prefeitura investe esse dinheiro em ações de educação, saúde, infra-estrutura e programas sociais, ou seja, é um dinheiro que volta em forma de serviço à comunidade. O IPTU é calculado sobre o valor venal do imóvel construído ou não. A Prefeitura deve incentivar o cidadão a pagar este imposto, dando incentivos como: descontos, parcelamentos e negociação da dívida ativa. Disse também que deve reunir com as associações de bairro e com os distritos e povoados para através do imposto realizar obras necessárias apontadas por eles. Dessa forma o cidadão sentirá prazer em quitar seu IPTU, ao contrário, cortando descontos e não parcelando, dificilmente a prefeitura terá esse recurso para trabalhar. Disse que o cidadão deverá escolher se pagará à vista com desconto ou o contrário, caso não tenha condições financeiras poderá parcelar sem que este imposto comprometa outras necessidades como alimentação, medicamento e outros. Em muitos municípios, pode-se perceber a presença de descontos, parcelamentos e até sorteio de prêmios como forma de incentivar o pagamento por parte de seus munícipes. Em outros, percebemos ainda a isenção para famílias carentes que possuem apenas o imóvel que residem e a renda per capta. Com estas palavras, disse que quer demonstrar que a prefeitura deve usar criatividade e não apenas cortar descontos. O Vereador Idelvan Albuquerque Ribeiro disse que empenhou nos reeleitos para que defendam os interesses da saúde de nosso município, porque o mesmo está deixando o hospital e afirmou que o hospital está em crise, não recebeu seu pagamento em dia, disse também que a situação da saúde em nosso município está muito carente, até faltando gasolina em ambulância, como já aconteceu com paciente sendo levado a Governador Valadares. Disse que recentemente procurou o Secretário da Saúde de nosso município e o mesmo afirmou que não existem mais cotas para atender mais exames. ** 9ª Reunião Extraordinária realizada no dia 24 de novembro. Em Primeira Discussão e Votação ao Projeto de Lei nº 1.451/2008 – Dispõe sobre a alteração 47 e 49 da Lei 1.456 de 19 de maio de 2008. A vereadora Hilda Rosane Lopes usou da palavra para enfatizar os assuntos referentes ao IPTU, que já vem sendo discutido em reuniões anteriores, e alegou que não vê o porquê de alteração no imposto e apresentou uma Emenda ao Projeto de Lei nº 1.501/2008, de acordo com o artigo 206 do Regimento Interno da Câmara Municipal: pagamento de IPTU até o dia 27 de fevereiro terá um desconto de 30% e até o dia 31de março desconto de 20% e até o dia 30 de abril desconto de 10%. Após, parcelamento em três vezes sem desconto, após juros e multas. O Executivo usou da palavra e relatou sobre a crise financeira que está afetando o país e fez uma explanação sobre a arrecadação no município de 2005 até 2007. Disse ainda que 10% são para premiar quem paga dentro do prazo e os menos favorecidos. Ainda parabenizou a referida vereadora pelo seu empenho na implantação da taxa de Iluminação Pública e da importância desta para o município. A vereadora ressaltou que fez muito para a implantação da arrecadação, mas que também lutou para a isenção da taxa a quem consome menos de 70 KW e lembrou que a mesma lei já foi aprovada em todos os municípios brasileiros. Após a apresentação da Emenda o Presidente colocou em votação o Projeto de Lei nº 1.501/2008, e depois a Emenda será analisada. Em votação foi aprovado por 05 votos favoráveis e 03 contrários. Em seguida, a vereadora Hilda Rosane usou da palavra, e disse que foi procurada por uma feirante (caso este que “A Voz” cobriu) alegando que os seus produtos não foram transportados, o que levou a vereadora a constatar o fato de perto, e ouviu do motorista que as ordens para tal situação foram provenientes do Sr. Prefeito. Logo após, o Prefeito, retomando a palavra disse que havia sido combinado com a feirante que seria transportado primeiro os feirantes do Alto Queiroga, e a mesma na aceitou. Disse ainda que no momento o município não dispõe de veículos, uma vez que a Toyota está danificada. O Presidente solicitou do Executivo que converse com os seus subordinados e que tenham mais cuidado no que falar, pois estão falando em nome do Prefeito, deixando assim, transparecer perseguição política. O Prefeito afirmou que iria procurar o motorista e adverti-lo, e ainda disse que irá construir banheiros e um almoxarifado para melhor atender aos feirantes. O vereador Idelvan disse que para alguns secretários a política ainda não terminou, pois tratam com indiferença os munícipes, já que ele mesmo foi vítima. O vereador Rogério agradeceu a presença do cidadão Zizico Marcelino, pela presença e manifestou alegria pela recuperação da Saúde do mesmo. ** 20ª Reunião Ordinária realizada no dia 1º de dezembro. Em Segunda Discussão e Votação foi visto o Projeto de Lei nº 1.496/2008 que orça a receita e fixa a despesa para 2009, e que foi aprovado por unanimidade. Também foi visto o Projeto de Lei nº 1498/2008, que dispõe sobre a alteração do plano Plurianual 2006/2009 do anexo III (atualizado em 2008), das leis 1361, 1408 e 1442 e o quadro estimativo da receita atualizada em 2008, das leis 1361 e 1408 para o exercício de 2009 que foi aprovado por unanimidade. O Projeto de Lei nº 1499, que autoriza o Executivo Municipal a conceder subvenções a entidades filantrópicas sem fins lucrativos e declarada de utilidade pública que também foi aprovado por unanimidade. Em discussão o parecer da Maioria dos Membros da Comissão de Direito, Legislação e Justiça declarando inconstitucional a emenda modificada nº 01 ao Projeto de Lei 1501/2008 de autoria da vereadora Hilda Rosane Lopes Gomes que modifica a artigo 1º do seu texto legal, em votação, aprovado por 05 votos favoráveis e 03 contrários. Emenda Modificada nº 01 que modifica o disposto no CÁPUT do artigo 10 da resolução nº 09/2006, que passará a ter a seguinte redação: “Art. 10 – A Eleição da Mesa da Câmara Municipal ou preenchimento de vaga nela registrada far-se-á por votação aberta, mediante processo nominal, observadas as normas deste processo dispostas no art. 218, § 2º, e as seguintes exigências e formalidades, aprovado por unanimidade. Emenda Supressiva nº 02 que suprime o disposto nos incisos II e III do artigo 10 da resolução nº 09/2006, remunerando em ordem crescente o texto remanescente: “Art.10 – A eleição da Mesa da Câmara Municipal. I - Chamada, para comprovação da presença da maioria absoluta dos membros da Câmara; II - Suprimido, IIISuprimido; II - Comprovação dos votos da maioria absoluta dos membros da Câmara Municipal para a eleição dos cargos da Mesa- Aprovado por unanimidade. Emenda Supressiva nº 03 que suprime o disposto no inciso I do artigo 220 da resolução nº 09/2006, remunerando em ordem crescente o texto remanescente: “Art.220- A votação por escrutínio secreto processase: I-suprimido. I- Para declarar a perda de mandato de Vereador, no caso do item II, do Artigo 30, deste Regimento- Aprovado por unanimidade. Em segunda discussão Emenda Modificativa nº 04 que modifica o disposto no inciso VI do artigo 220 da resolução nº 09/2006, que passará a ter a seguinte redação: “Artigo 220 – A votação por escrutínio secreto processa-se; VI – A requerimento do Vereador, aprovado pela maioria da Câmara, exceto para a eleição da Mesa Diretora da Casa, que se dará sempre por votação aberta e nominal” que foi aprovado por unanimidade. E o Presidente comunicou que no dia 15 de dezembro aconteceria a última reunião ordinária da legislatura.


PÁGINA 5

DEZEMBRO DE 2008

LOJAS ROY – HÁ 20 ANOS NO MERCADO DO ESPÍRITO SANTO E MINAS GERAIS: ITANHOMI, CAPITÃO ANDRADE, ENGENHEIRO CALDAS E DOM CAVATI. As Lojas Roy estão a 20 anos no mercado atendendo os estados de Espírito Santo e Minas Gerais. É a única loja que vai até a sua residência levando idéias inovadoras com todas as marcas e a melhor qualidade do mercado. Tudo em cama, mesa, banho, tapetes, acessórios e cortinas em geral. Pelo menor preço do estado!

A

tenção Minas Gerais! As lojas Roy chegaram com tudo de bom e vem trazendo o melhor festival de prêmios para você. As lojas Roy contam com uma equipe qualificada para lhe atender e possui várias referências comerciais. Mercadorias de primeira qualidade como ponteiras de última geração, varões de inox, travesseiros e colchões ortopédicos, viscos, látex, molas, penas, plumas, casca de ovo, hospitalares. Toda uma linha de cortinas a sua escolha com extensa variedade de cor, tecido e modelo. Todos os tipos e marcas de tapetes legítimos belga, peles de carneiro, sisal, lã, e pêlos 100% algodão antialérgico, emborrachados, infantis e muitos outros. Toalhas com qualidade registrada de todos os tamanhos e gramaturas de marcas como São Carlos, Buettner, F. Guimarães, Karsten, etc. Uma loja completa preparada para você. Capas para máquinas de lavar, passadeiras, jogos de banheiro e cozinha, celulares, móveis decorativos, utilidade para presentes, belíssimos kits de cama contando com os últimos lançamentos das marcas Villela, Altemburgh, Jolitex, Sulamita, Paulinha Bordados, Sultan, Maval Enxovais, Jovitex, Buettner dentre outras. A loja está com uma irresistível promoção: Todos os produtos com 50 % de desconto ou o parcelamento em 05 vezes com primeiro pagamento para o mês de março. Todos os sorteios anunciados pela loja serão realizados ao vivo e com uma grande comemoração. Você não pode perder... Venha conhecer as Lojas Roy e

ganhe um cupom para concorrer a diversos prêmios. As premiações são várias. Veja só a dimensão! No dia 27/12/2008 às 18 horas, participe da grande festa na loja de Itanhomi com todos os cupons sendo sorteados ao vivo. Prêmio: 01 Colchão D33 casal 17 cm. No dia 03/01/ 2009 às 18 horas iniciando a ano com uma grande virada, sorteio ao vivo em Engenheiro Caldas com uma super festa. Prêmio: 01 tapete Tabacow 1,50x2, 00. E para todas as mamães que comprarem na rede de lojas Roy um grande sorteio em Capitão Andrade dia 09/05/2009 às 18 horas. Prêmios: 01 jogo de sofá Estolar, 01 TV LG Taimachini 42 polegadas LCD, 01 tapetes pele de carneiro 1,50x2, 00, 01 churrasqueira, 01 balanço princesas multibrinque, 01 colchão visco elástico desenvolvido pela NASA 38 cm, 01 kit edredom Villela 11 peças, 01 barraca para camping, boneca Mônica, travesseiro Flocos de Látex, Cortina para varão 2,80x3, 00, jogo de panela Tramontina, mala Sansonite. E no dia 11/05/2009 às 18 horas sorteio em Dom Cavati em parceria com Capitão Andrade. Traga seus filhos pra conhecerem toda linha de brinquedos das lojas Roy que possui uma infinidade de bonecas, bicicletas, pelúcias e almofadas. Vale lembrar que As LOJAS ROY cobrem qualquer oferta! Traga seu orçamento e ganhe 10% de desconto. As lojas Roy têm um enorme prazer de vir para a região trazendo o que tem de melhor. Desejamos a todos uns Feliz Natal e um 2009 repleto de conquistas e realizações.

INAUGURAÇÃO EM CAPITÃO ANDRADE No dia 06 de dezembro de 2008, Capitão Andrade recebeu uma das filiais da rede de Lojas Roy com muito charme e uma super festa de inauguração, recebendo com muito carinho toda a população capitandradense. Veja alguns momentos da festa.

HOMENAGEM DE MILENE IREMAR A SEUS PAIS.

Nova loja no centro de Capitão Andrade à Praça João de Laia, 102

Engenheiro Caldas situada à Praça Izidoro Isaías Gonçalves, 114 – Centro – Fone: (33) 3234-4701

M

eus pais são exemplos para mim e toda nossa famí lia. Porque fazem de cada momento um novo sonho e de cada sonho uma nova realização. Juntos enfrentaram vários obstáculos. Oriundos de famílias de origem humilde, com muita garra e determinação conseguiram abrir o próprio negócio no qual trabalham diariamente visando a melhoria no atendimento e na qualidade. Depositando em tudo o que fazem muito amor, talento e carinho. É uma honra ter pais tão maravilhosos, e acima de tudo, amigos, a quem sempre deverei obrigações. Eles estão juntos no despertar de cada sorriso e no rolar de cada lágrima, acompanhando cada passo. Mesmo quando estão longe sabem estar perto e amar oferecendo caráter e responsabilidade. São os que me ensinam e me educam, alertando sempre. Enfim, foi quem me deu a Vida. Não há palavras que exemplifiquem a importância de vocês, meus pais, em minha vida. Saibam que vocês serão sempre os melhores pais do mundo, e que vão estar em todas as lembranças: Das festas, das eternas brincadeiras, dos singelos momentos que passamos juntos. Amo vocês! Milene Iremar.

Em Itanhomi à Avenida JK, 162. Fone: (33) 3231-2151

Lojas Roy em Dom Cavati situado à Avenida Washington Luiz, 559 – Loja 05 – Centro.


PÁGINA 6

DEZEMBRO DE 2008

REINAUGURADA EM GRANDE ESTILO A SICOOB/CREDICOPE DE ITANHOMI. E

m 1996 foi criada e inaugu rada uma agência da Sicoob/Credicope (Cooperativa de crédito rural de Conselheiro Pena) em Itanhomi, na Rua Sebastião Sérgio de Lima, há 12 anos, e foi reinaugurada na tarde do dia 5 de dezembro de 2008, com um novo endereço (Av. JK, 141, com o telefone (33) 3231-1010)) no centro da cidade com modernas e confortáveis instalações na finalidade de atender bem aos associados e toda a população com conforto, competência e estabilidade. Em entrevista “A Voz”, o gerente geral da agência de nossa cidade, Dr. José Vieira de Andrade destacou alguns pontos fortes da cooperativa e relembrou um pouco de sua trajetória. A reinauguração teve início com o Hino Nacional, seguido de uma oração feita pela ruralista Maria de Lourdes Lopes. Estiveram presentes produtores rurais associados, e pessoas que formam a rede Sicoob, como os presidentes Dr. Adezílio Rodrigues de Vasconcelos (Major), a diretora financeira Drª Maria das Dores Morais, o Conselheiro da Administração Dr. Antônio Nascimento Teixeira e o também Conselheiro Sr. Mauri Afonso de Vasconcelos e os demais presentes, entre os quais destacamos os diretores Sr. João Elias de Vasconcelos e sua filha Catarina, o Sr. José Batista de Rosa Lima, e também o mestre de cerimônia Laugmar Barbosa Fernandes, gerente administrativo e o gerente da cidade, José Vieira de Andrade. O presidente, que é conhecido na região, usou da palavra e fez uma síntese da história da rede Sicoob/Crecicope, dos méritos alcançados e de sua importância para o produtor rural. Após, o prefeito Raimundo Francisco Penaforte que estava acompanhado da primeira dama Maria da Glória falou sobre o prazer de participar da reinauguração e da sua importância para a cidade. Entre os políticos estavam presentes além do prefeito, o presidente da Câmara Rogério Rodrigues Bastos e outros vereadores. Secretários do município e comerciantes também marcaram presença. Após o encerramento da cerimônia os presentes puderam visitar a nova instalação do Banco Sicoob onde foi servido um delicioso coquetel em clima de alegria e descontração. A Sicoob/Credicope nasceu no ano de 1989 em Conselheiro

Pena, e teve como fundador o Dr. Adezílio Rodrigues de Vasconcelos, que é o presidente em vigor. A Sicoob inaugurou suas atividades no dia 04 de setembro de 1990, e desde então houve várias mudanças nos serviços prestados. A princípio, existia o convênio com o Banco do Brasil, que era conhecido como Bancoob em 1997, atualmente a Sicoob/Credicope possui oito agências: Conselheiro Pena (sede), São Geraldo do Baixio, Cuparaque, Goiabeira, Ferruginha, Alvarenga, Itanhomi e a mais recente em Tarumirim, todas no estado de Minas Gerais. O nome Credicope provém da Cooperativa de Crédito Rural de Conselheiro Pena, vinculada a Sicoob em 2002. O gerente lembrou que existem várias redes Sicoob, cada qual com o nome da cooperativa de sua localidade. Sicoob é identidade única de crédito no país, a nível nacional. O sistema implantado em Itanhomi conta com convênios que oferecem à população serviços diversos como saque, depósito, pagamento de contas e tributos municipais, estaduais e federais, uso de cartões de crédito (Maestro, Mastecard, Rede Plus). A agilidade se demonstra em ações práticas para os clientes, como o acesso ao sistema de qualquer parte do mundo através do cartão eletrônico. A Sicoob funciona como os demais bancos, a diferença é que esta é uma cooperativa. É vinculada e fiscalizada pelo Banco Central. A nova instalação conta com uma estrutura de atendimento ideal aos associados. Toda segmentada para a área rural, a rede presta serviços à comunidade em geral. A Cooperativa visa atender ao Pequeno e Médio produtor rural, através da concessão de empréstimos, como o Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) concedido pelo Governo Federal e uma diversidade de ações que apóiam o custeio e mantenham a produção do associado. Vale lembrar que a Cooperativa, em seu regulamento honesto, não tem o intuito de concorrer com os demais bancos locais, mas mantém o desejo de somar os serviços bancários já existentes no município. Terminando, o gerente e todos os funcionários desejam aos associados e a toda a comunidade um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de conquistas e felicidades!

Vista do Sicoob

O Presidente Dr. Adezílio e o Prefeito Municipal durante corte inaugural da fita

O Presidente Dr. Adezílio Rodrigues de Wasconcelles (Major) no uso da palavra

O locutor do evento, Laugmar Barbosa Fernandes – Gerente Administrativo.

O Prefeito Municipal Dr. Raimundo Francisco Penaforte durante o uso da palavra

O Gerente Geral Dr. José Vieira usando da palavra

Durante palavra e benção feita por Lurdinha

Os funcionários do Sicoob de Itanhomi: Rafael Brum Pena (gerente), Ricardo Júnior Redusino (estagiário caixa) e Kellem Cristina Silva Alves ( estagiária atendimento) junto do Gerente Geral Dr. José Vieira.

Atendimento no caixa

Atendimento a cliente

Presentes na inauguração


PÁGINA 7

DEZEMBRO DE 2008

ORDEM DO MÉRITO À DIRETORA DE “A VOZ DE ITANHOMI” NA CAPITAL MINEIRA

A

Ordem do Mérito Legislativo de 2008 foi concedida a editora e diretora administrativa de “A Voz de Itanhomi”, Maria do Rosário Lopes, que recebeu medalha e foi diplomada pelo Presidente da Assembléia Legislativa do estado de Minas Gerais, Deputado Alberto Pinto Coelho e os membros do Conselho “Ordem do Mérito Legislativo” de MG concedido pelo presidente da Assembléia e membros do Conselho pela resolução nº. 2778 de 27 de abril de 1982, com a Ordem do Mérito Legislativo tendo por fim galardoar pessoas pelos serviços e méritos excepcionais que se tenham tornado merecedores do especial reconhecimento da Assembléia Legislativa pelo presidente da Assembléia e demais membros da mesa do Legislativo, entre os quais os deputados Vianna, José Henrique, Roberto Carvalho, Tiago Ulisses, Alencar da Silveira Junior, Agostinho Patrús Filho, Almir Paraca, Dimas Fabiano, Domingos Sávio, Gilberto Abramo, Jayro Lessa, Luiz Humberto Carneiro, Paulo Guedes, Sebastião Helvécio juntamente com o secretário do Conselho, deputado Dinis Pinheiro e o ex-presidente da Assembléia em exercício de mandato na 16ª Legislatura, Antônio Júlio. A mesa de honra foi formada e iniciou-se a cerimônia com a execução do Hino Nacional Brasileiro seguido do pronunciamento do Presidente da Assembléia, deputado Alberto Pinto Coelho e do orador oficial, o Pre-

PARÓQUIA DE CAPITÃO ANDRADE É DESTAQUE EM 2008.

E

m retrospectiva sobre como foi o ano na paróquia São Sebastião em Capitão Andrade, o padre Marcus Alves Batista, que atua na paróquia desde 2003. Durante o período de exercício do sacerdócio na cidade vê o trabalho realizado, com ênfase na reforma da Matriz onde houve a construção da torre, reformas internas e externas e um novo mobiliário além do calçamento do pátio e a construção da Casa da Pastoral da Saúde, na Capela do bairro São José, que abrigou por quatro anos algumas turmas de alunos do ensino municipal e na Capela Nossa Senhora Aparecida. Padre Marcus, ordenado em julho de 2003 recebeu a paróquia no mês seguinte e exerce o trabalho de pastor a quase seis anos na mesma localidade. “Foram anos em que aprendi muito e procurei fazer tudo o que pude”. Um trabalho importante foi o da Pastoral da Criança juntamente com os diversos grupos pastorais já existentes e os que foram criados e difundidos após o trabalho de Pe. Marcus, no intuito de levar as pessoas até

Vista da igreja (Padre Marcus em destaque)

Deus e auxiliar as famílias que passam por tamanhas dificuldades no mundo atual. A Pastoral da Família vem a ser a base de tudo, baseado no documento do Papa João Paulo II criado e vinculado à família católica. Quanto às reformas, estas foram feitas com a renda proveniente do dízimo e uma boa par-

te através de doações e campanhas feitas pela população e a Igreja. Ressaltou a importância do Dízimo para a igreja e todos os fiéis e agradeceu a todos os que colaboraram, aproveitando o espaço deseja a todos os amigos paroquianos um Feliz e Santo Natal e um Ano Novo de Fé e Paz.

Medalha e diploma recebido

sidente da Academia Mineira de Letras, Dr. Murilo Badaró. A realização foi às 20 horas no Palácio das Artes na Capital Belo Horizonte. A medalha do Legislativo do Estado de Minas Gerais foram em homenagem ao centenário do escritor mineiro Guimarães Rosa, de autoria dos ilustres versos abaixo que constou no convite: “O Homem Nasceu Para aprender, Aprender Tanto quanto

A Vida lhe permita”. “O que o Homem é, Depois de tudo É a soma das vezes Em que pode dominar Em si mesmo a Natureza”. Camila

A diretora deste jornal em especial, agradece à indicação e a presença do Deputado José Henrique, sua equipe, a irmã Maria Tereza e aos sobrinhos Dr. Marcelo Gonçalves e esposa Flávia que a prestigiaram neste evento.

Os pais de Camila, Marlene e Nivaldo

O

rgulho dos pais Nivaldo de Figueiredo, contador da Câmara de Vereadores de Itanhomi e Marlene Nunes Machado de Figueiredo, professora, é a linda e estudiosa filha Camila Nunes de Figueiredo. Ela tem 14 anos e cursa a 8ª série do Ensino Médio no Colégio Cipcon em Governador Valadares. Vale lembrar que Camyla passou na prova seletiva do Genoma de Governador Valadares e no Colégio São Francisco Xavier de Ipatinga, optando pelo Genoma onde iniciará o segundo grau.

Na foto, Camila clicada com o ator global Sidney Sampaio, ultimamente atuando na “Malhação”, que foi o convidado especial nos 15 anos de sua colega de sala de aula Vanessa Araújo.

MARCONE RETORNA DOS ESTADOS UNIDOS E É RECEBIDO COM FESTA.

T

aíse Corrêa Nunes, itanhomiense que cur sou o ensino fundamental em nossa cidade e o médio no Colégio Ibituruna em Governador Valadares acaba de concluir o curso de Engenharia Civil pela Escola de Minas da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto – MG) para orgulho dos pais José Nunes de Morais, empresário e Hirta Maria Rosa Corrêa Nunes e dos irmãos Tandreison e Tales. As comemorações da colocação de grau ocorreram nos dia 05 e 06 de dezembro em Ouro Preto onde estudou no período de cinco anos. Fizeram-se presente na cerimônia os pais, as tias Hilda, Maria, Milva e Maria Clarinda e os primos Juninho e Amanda, a cunhada Amanda e amigos Penha, Cristina e Ronaldo. A formanda agradece a Deus primeiramente pela conquista, à família, aos amigos e a todos que torceram por esta vitória.

O

Deputado Estadual José Henrique cum primenta aos prefei tos e vices eleitos para o pleito de 2009 que em breve tomarão posse neste 01 de janeiro: Sr. Josias Morini Mendonça e Sr. José Marcolino Rosa (Capitão Andrade) e o Sr. Raimundo Francisco Penaforte e Sr. José Horton Chaves (Itanhomi) e vereadores eleitos e reeleitos de ambas as cidades, desejando-lhes uma boa gestão, um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

T

urma na casa do prefeito de Capitão Andrade Juca (José de Oliveira Filho) e Nadir festejando o batizado de seu netinho Lucas de 1 aninho, filho de Júlio César de Oliveira e Lidiane Pereira Cota (que também recebeu o sacramento). O batizado foi nestes 21 dezembro com celebração do Padre Marcus em Capitão Andrade e teve como padrinhos de Lucas: Queila e Gabriel Mário, Natália e José Tiago e Joaquim e Lidiane (mãe de Lucas que também recebeu o batismo) teve como padrinhos o Sr. José de Oliveira Filho (Juca) e esposa Nadir, Adriene e Ângelo e Juliete. Os avós ofereceram o almoço para parentes, amigos e vizinhos, entre eles Padre Marcus.

Marcone Gomes de Morais, filho do Sr. Justino José de Morais, atual secretário da agricultura do município e dona Lindaura chegou dos EUA para matar as saudades da família e amigos. Chegou no domingo (21) com a esposa Margareth Araújo de Morais e o filho Brendon Araújo de Morais que vieram pela primeira vez à casa dos avós que está curtindo muito. Ao chegar, foi recebido com muita festa já na entrada da cidade no domingo à tarde e já era esperado por seus familiares e amigos, com ênfase à turma do time Madrugada que fizeram um buzinaço com queima de fogos. Após seguiram para sua fazenda Cabestrone localizada no Córrego da Avazante que ficou repleta de amigos e familiares que comemoraram com churrasco de 02 bois e consumiram 70 caixas de cerveja na sua alegre chegada até a madrugada do dia seguinte. Em entrevista a este jornal, Marcone falou de sua primeira ida aos Estados Unidos no ano de 97 quando permaneceu por 05 anos e meio, período onde relatou que pagou uma multa de três mil dólares para poder ficar isento e ter a possibilidade de conseguir o green card, quando retornou ao Brasil e agora, na sua segunda ida ao país onde permaneceu desta vez por 03 anos e 10 meses. Também neste período ele se casou com Margareth Araújo de Morais, já cidadã americana com quem teve seu primeiro filho, Brendon Araújo de Morais. O motivo de ficar tão pouco tempo no Brasil é devido aos seus negócios nos Estados Unidos, onde tem uma empresa que trabalha com instalação de blocos fazendo calçamentos, a qual conta com dois sobrinhos que trabalham com ele, Justino Neto e Fábio. Marcone contou que a crise afetou a muitos, e a ele também, mas apesar das dificuldades alcançou o seu objetivo maior de poder ir e vir dos Estados Unidos junto da família já que todos são cidadãos americanos. Além do investimento lá fora, Marcone investe em sua fazenda com boi de corte e leite que é bem cuidada pelo pai Justino e o irmão Márcio Júlio de Morais. Marcone irá ficar apenas dez dias entre nós curtindo os seus pais, irmãos, sobrinhos e amigos, mas garante que serão dez dias de muitas festividades com futebol entre os amigos da São João Agropecuária, Frederico e Beto, também Márcio, Paulinho, Jaime, Juninho, Bilzinho, dentre outros em sua fazenda, sempre acompanhado de churrasco e cerveja. No domingo haverá também barganha de animais e festival de peixe com a presença de muitos dos seus amigos principalmente do time Madrugada comemorando a sua estadia mesmo que breve.

Marcone com esposa e o filho.

Marcone com amigos e irmão Márcio Júlio com peixe

Marcone com a esposa, pais, filhos e irmão.

Marcone com o filho no cavalo, sua paixão


PÁGINA 8

DEZEMBRO DE 2008

PRESTAÇÃO DE CONTAS

NA SEDE

C

onstrução de uma Unidade Básica de Saúde da Famí lia – PSF; Reforma e ampliação do Centro de Saúde; Construção de uma ponte na rua João Dionízio ligando à rua São Geraldo; Construção da Secretaria de Educação na Escola Juracy Nunes da Silva; Ampliação da captação da água que abastece o reservatório da cidade; Ruas não calçadas 90% cascalhadas; meio- fios assentados 90%; Construção de 26500m calçamento; Reforma e ampliação da creche em funcionamento; Ampliação da usina de reciclagem em funcionamento; Ampliação estação tratamento esgoto e.t.e em funcionamento; Construção de rede esgoto em várias ruas; Construção de rede de água em várias ruas; Construção de 10 casas populares e outras casas reformadas em várias ruas cidade; Reforma do cemitério da colina; Construção de campo de futebol soçaite; Construção de redes pluviais; Construção de mais quatro salas escolares na Escola Juracy Nunes da Silva e Apoio total ao esporte.

NA ZONA RURAL

ADMINISTRAÇÃO MUN PRESTA CONTAS DA

Iluminação da praça e construção do chafariz em Bom Jesus da Vista Alegre

C

onstrução de 08 pontes; Construção de 35 bueiros com manilha; Assentamento de vinte cinco mata-burros; Cascalhamento 60% por cento das estradas; Patrolamento 100%; Iluminação 90%.

Jean Carlos, gerente da Unidade do Banco do Bradesco em Capitão Andrade Calçamento e ruas cascalhadas.

Vista da agência SICOOB CREDIRIODOCE

Rede de água e esgoto de Bom Jesus da Vista Alegre

EM BOM JESUS DA VISTA ALEGRE (PERDIDA)

C

onstrução de uma Unidade Bá sica de Saúde da Família – PSF; Construção de 03 pontes dentro do perímetro urbano; Construção de um

Os ganhadores das casas populares

ginásio poliesportivo coberto; Construção de uma Escola Municipal, Reforma da Escola Municipal; Iluminação da praça e Construção do chafariz.

Ampliação da usina de reciclagem em funcionamento

PARA ATENDIMENTO DA SEDE E ZONA RURAL

C

ompras de veículos; Comprou uma retroescavadeira; Um trator 4x4 agrí cola Valmet;Ambulância Ducato Fiat; Um Fiat Uno; Uma moto 200 cilindrada Sundown; Um Toyota Corolla; Um micro-ônibus MB; Uma Kombi VW12 lugares; Uma lâmina hidráulica para terraplanagem Stara 3000; Um sugar agrícola para cana; Uma grade Rome 14 disco agrícola; Duas

Entrega das chaves para uma das famílias

carretas duplas para lixo; Um guincho hidráulico; Duas máquinas de roçar a gasolina; Um gol para o CRAS; Uma moto CG Titan 150; Uma viatura policial; Reforma de toda frotas.; Telefonia Celular ; Ampliação da torre de televisão; Criação do CRAS; Correio Federal; Criação Emater; Implantação dos Bancos Sicoob e Bradesco; Tele Centro à distância.


PÁGINA 9

DEZEMBRO DE 2008

PRESTAÇÃO DE CONTAS

NICIPAL DE CAPITÃO ANDRADE-MG ADMINISTRAÇÃO DE 2005/2008.

Unidade Básica de Saúde da Família do PSF

Construção de pontes

Aquisição de ambulância

Reforma e ampliação do Centro de Saúde.

Trator, um dos veículos adquiridos

Lagoa próxima da prefeitura foi preservada

Construção de rede de esgoto

Vista da ETE – Estação de Tratamento de Esgoto no Córrego do Café.

Telefonia móvel implantada em sua gestão

Construção de mais quatro salas escolares e construção da Secretaria de Educação na Escola Juracy Nunes da Silva


PÁGINA 10

DEZEMBRO DE 2008

A magnífica equipe de Buffet Célia Bitencout, situada à Rua Afonso Pena, 3068 no centro de GV com o telefone (33) 3277-1258, que marcou presença na linda festa de 15 anos de Marina, e esteve presente com a população itanhomiense em tão especial data, felicita e deseja a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo cheio de conquistas e realizações!

AOS AMIGOS DE ITANHOMI E CAPITÃO ANDRADE

E

stou convencido de que as verdadeiras amizades são as maiores conquistas que alguém pode aspi rar. Digo isto porque em minhas recentes visitas a Itanhomi e Capitão Andrade tive a grata oportunidade de conhecer gente amiga, hospitaleira, trabalhadora e sincera. Por isso, afirmo que, em meio às atividades de trabalho, de envolvimento com a política e ao esforço para atendimento às prioridades de Itanhomi e Capitão Andrade, pude acima de tudo conhecer pessoas com as quais vale a pena conviver e compartilhar sonhos, projetos e realizações. Pude conhecer e trabalhar com grandes amigos como o Prefeito Juca e o ex-Prefeito Vieira, além de Vereadores , lideranças locais e inúmeras pessoas com as quais pude iniciar uma sincera convivência. Por tudo isso, nesta bela época do ano, quando todos se confraternizam na fé Cristã, não posso deixar de cumprimentar os amigos de Itanhomi e Capitão Andrade, o povo destas duas cidades e de toda a região, desejandolhes Boas Festas e um Ano Novo repleto de Realizações, Prosperidade e Paz.

A BETH PHARMA Medicamentos e Perfumarias, situada em São Geraldo do Tumiritinga, na Praça José V. Barbosa, 238, com o telefone (33) 3235-2187, que estará em breve inaugurando a primeira loja Grif da Alta costura adulto e infantil, na praça José V. Barbosa, 228, loja 2,juntamente com seus funcionários deseja a todos os amigos e clientes um Feliz Natal onde prevaleça a bondade e um 2009 amplo de paz, amor e conquistas!

Felicidades e Boa Sorte!

Deputado Estadual Fábio Avelar

OGARIA A DR DROGARIA AMARANTE

VESTIBILANDO

G

uilherme Calili Ambrósio e Eliane Ambrósio Nere Calili, esposa de Antoni Calili Naid foram aprovados no curso de Psicologia pela UNIPAC r UNILESTE em Ipatinga. Já Gustavo Calili Ambrósio foi aprovado em 9º lugar no curso de Medicina da UNIG seguindo os mesmos passos da irmã, Drª Marcela Calili Ambrósio formada pela FAMEVAÇO em Ipatinga e já exerce a profissão na mesma cidade e região. Todos de família tradicional de Itanhomi, netos de Edmundo Ambrósio de Araújo e Claiber Calili Naid. Parabéns aos novos universitários!

DUAL 200 CL MOTARD Filial Av. Venceslau Braz, 2647 – A – Bairro Santa Rita Governador Valadares – MG – Tel.: 3212-1805

Filial Rua Cândido Ilhéus, 351 – Tel.: 3241-2116 Centro – Mantena – MG

Filial Rua São Sebastião, 40 – Centro – Tel.: 3233-1362 Tarumirim – Minas Gerais

Filial Avenida JK, 152 – Tel.: 3231-2708 Centro – Itanhomi - MG

“Que o Natal seja mais um momento em que as pessoas acreditem que vale a pena viver um Novo Ano, e lembrar que a vida é dom Supremo e fonte de alegria e amor. Boas Festas!”. São os votos da SANDRA MÓVEIS através de seus proprietários César e Sandra, filhos e funcionários.

Funcionários da Farmácia Dom Bosco e Laboratório Dom Bosco

*São nos pequenos gestos e atitudes do nosso dia-a-dia que devemos proporcionar o mínimo de alegria e compreensão a todos que nos cercam. Que o espírito natalino encha os nossos corações. Feliz Natal! E que a alegria de festejar o Ano Novo nos traga paz e serenidade. Boas festas! É o desejo da FARMÁCIA DOM BOSCO situada à Rua Francisco de Abreu Mafra,81 – Fone (33) 3231-1281 e LABORATÓRIO DOM BOSCO (Rua Francisco de Abreu Mafra, 81B – Fone (33) 3231-1816).

SUPER 125

situada à Praça Severiano Vidal, 40 – Fone (33) 3231-1290, do proprietário José Gregório Amarante, sua esposa Ester e os filhos: Ronaldo, farmacêutico bioquímico em Itanhomi, Ricardo, estudante de medicina em Juiz de Fora, Rosália, farmacêutica bioquímica em GV, Rosane, farmacêutica bioquímica em São Paulo, Marlon que trabalha na farmácia da família, José Gregório Junior farmacêutico bioquímico em GV e Marcelo Brandão farmacêutico em Itanhomi deseja a seus clientes e amigos um Natal e um Ano Novo de muitas alegrias e que o Menino Jesus esteja sempre presente trazendo alegrias e realizações!

XRT 110

FOX 110


PÁGINA 11

DEZEMBRO DE 2008

DIPLOMAÇÃO DE PREFEITO, VICE-PREFEITO E VEREADORES ELEITOS PARA PLEITO DE 2009 A 2012 DE ITANHOMI E CAPITÃO ANDRADE.

A

Justiça Eleitoral de Minas Gerais por meio da 138ª Zona Eleitoral, situada na cidade de Itanhomi realizou no dia 17 de dezembro de 2008, às 20 horas no Fórum Laudelino Braz a cerimônia solene de diplomação dos eleitos e suplentes no pleito de 2008 dos municípios de Itanhomi e Capitão Andrade. A cerimônia foi presidida pelo MM Juiz de Direito da comarca, Dr. Anacleto Falci. Na reunião o prefeito eleito de nossa cidade, Dr. Raimundo Francisco Penaforte, usou da palavra, momento em que agradeceu ao Juiz da Comarca, ao representante da OAB, o excelentíssimo Sr. Geraldo Rodrigues Ramos, à chefe de cartório Juliana Genelhú pelos trabalhos realizados neste ano eleitoral. Cumprimentou também o seu vice José Horton Chaves, ao candidato eleito de Capitão Andrade, Josias Morini, a todos os vereadores eleitos e aos presidentes da Câmara das duas cidades, aos representantes da justiça presentes no local. Agradeceu e dedicou a vitória à sua esposa Maria da Glória que sempre o acompanhou em suas lutas. Manifestou a alegria e a satisfação de estar presente e poder participar de tão ilustre re-

MM Juiz de Direito Dr. Anacleto Falci foi quem conduziu a solenidade de diplomação dos eleitos e suplentes de Itanhomi e Capitão Andrade

Presentes

Mesa de convidados foi composta pelo até então presidente da câmara de vereadores de Itanhomi, Rogério Rodrigues Bastos, o prefeito reeleito de Itanhomi, Dr. Raimundo Francisco Penaforte, o presidente da câmara de vereadores de Capitão Andrade Ismair de Sales Pereira, o gerente da agência do Banco do Brasil de nossa cidade, Sr. Elias Rodrigues Contão e o Sgt Xavier que recentemente assumiu o comando do destacamento da PMMG de Capitão Andrade.

alização. Lembrou que já recebeu por três vezes o diploma como vice-prefeito e que a honra ainda é maior em recebê-lo pela primei-

ra vez como prefeito eleito da cidade. Destacou a responsabilidade que emana dos cargos de prefeito e vereador e suplicou a Deus

Prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos para pleito de 2009 a 2012 em Itanhomi.

Durante entrega de diploma ao prefeito Dr. Raimundo Francisco Penaforte

O prefeito Dr. Raimundo com o vice José Horton Chaves exibindo diploma

Durante uso da palavra o prefeito reeleito de Itanhomi, Dr. Raimundo Francisco Penaforte.

O mestre de cerimônia Ciro Bastos dos Anjos – técnico judiciário do Cartório Eleitoral de nossa comarca.

Mesa composta pelo MM Juiz de Direito Dr. Anacleto Falci, o representante da OAB, Dr. Geraldo Domingos Ramos e a chefe do Cartório Eleitoral Juliana Genelhú.

que ajudassem aos eleitos e reeleitos no novo pleito que irá iniciar em 2009. Terminou desejando um Feliz Natal e um Próspero

Ano Novo aos presentes e a toda a população de Itanhomi e Capitão Andrade. Após a entrega do diploma a to-

dos os eleitos, o Juiz deu por encerrada a sessão e todos se dirigiram ao ITC onde foi servido um magnífico coquetel a todos os presentes.

Prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos para pleito de 2009 a 2012 em Capitão Andrade

Durante entrega de diploma ao prefeito eleito Josias Morini Mendonça

O prefeito Josias Morini com o vice José Marcolino Rosa (Zé Branco)

Valdir Dias Belício do PDT exibindo diploma.

Zilva Sales Martins do PDT exibindo diploma.

Odilon Cassimiro de Oliveira do PSDB exibindo diploma.

Souza Medeiros exibindo diploma.

Joel Dias Rosa exibindo diploma.

Maria dos Santos Gonçalves Gomes exibindo diploma.

José Anastácio Ramos do DEM exibindo diploma.

Odilon Morais da Silveira do PSB exibindo diploma.

Hilda Rosane Lopes Gomes do DEM exibindo diploma

Sebastião Moreira Costa exibindo diploma.

Otamário Antônio de Amaral exibindo diploma.

Geraldo Deuzeni de Oliveira exibindo diploma

Antônio Temóteo Maia do PSDB exibindo diploma.

Adão Pereira Neves do PTB exibindo diploma

Rogério Rodrigues Bastos do PT exibindo diploma.

Nicodemos Fernandes exibindo diploma.

José Faustino Braz exibindo diploma

Rosânia Maria dos Santos Rosa exibindo diploma.


PÁGINA 12

DEZEMBRO DE 2008

Glamour NOSA festa15 N

Os pais conduzem Marina até à pista de dança

Momento do brinde da família

Marina com os avós paternos Francisco Antônio Ribeiro e Mariana Coelho Ribeiro

Marina junto aos pais Francisco e Cláudia.

Marina com a família, os pais Francisco, Cláudia e o irmãozinho Francisco Neto

Marina com os tios Francélio, Viviane e filhos

Marina com a bisavó D. Maria Vidal e tias-avós Beth e Isabel

Marina junto aos pais e tios Flaviano Totó e Nilzete

Marina junto a familiares

Marina com os avós Maria Lúcia Vidal Pereira e Jair Carlos Pereira

Marina com os tios Francismar, Tito e primos

Marina com os tios José Vidal e Joana D’arc

Marina na entrada com a madrinha Nayara e esposo Daniel

o dia seguinte, a alegria de Marina, dos amigos, familiares e demais convidados foi con sumada no extraordinário baile oferecido por seus pais e que foi promovido especialmente para a debutante. A festa aconteceu no Ginásio Poliesportivo de Itanhomi, com início às 22:00 horas, e contou com a presença de tantos outros amigos de Marina e família, como o empresário Iomar e sua família de Ipatinga, a família do empresário Nelson, de Iapú, o fazendeiro Carlos e sua família, todos amigos da família da aniversariante, que além de marcar presença na maravilhosa festa não pouparam carinho e abraços para com a mesma. A abertura do baile foi deslumbrante, onde o pai, Francisco, acompanhou a filha, que descendo as escadas apareceu radiante rasgando uma linda foto que cobriam a passagem, para a surpresa dos presentes. Lindos Banners traziam estampados a alegria da jovem debutante, que sorria sempre num sinal de contentamento e realização. Após descer as escadas, cercada por estátuas humanas de BH, o pai lhe ofereceu um magnífico anel de brilhantes. A valsa, de praxe em festas de debutantes, também atraiu os olhares de todos, porque além de ser dançada com o pai, participaram também os avós de Marina, Francisco Assis Ribeiro e Jair Carlos Pereira, seguido dos tios Francélio, Marcos, Flaviano, Sérgio, José Tito, os primos Francélio Filho, George Neto, Ian Carlos, Douglas Diogo, Douglas Vidal, Tássio de Assis e os amigos da família: Drº Francisco Cunha, Jomar Andrade, Paulo Martins, José Martins, Silvério Sampaio, os amigos de G.V.; Gustavo Inácio, Vítor Perim, Kevim Queiroz e por fim os amigos de Itanhomi: Rafael Viveiros, Carlos Bruno, Guilherme Alves, Raphael Augusto, Rogério Dias e Danilo Ferreira. A ornamentação da festa que contou com muito bom gosto e competência, característicos do excelente trabalho da itanhomiense Helenice Martins deixou o ambiente com um visual de magia e realizações. Decorações que encantaram e seduziram. O bufett surpreendeu desde o início, por mostrar uma diversidade de sabores, um verdadeiro paraíso gastronômico que encantou visão, olfato e paladar, e ficou por conta do “Buffet Célia Bitencourt” de G.V., os deliciosos bolos foram produzidos por Clélia e Leila, o barmen, super eficiente, foi Daniel, e as deliciosas tortas de Adriana e os doces de “Doce Mania” de Coronel Fabriciano e da Gerusa foram destaque gastronômico entre os presentes. A festa que surpreendeu desde a entrega de convites, devido à beleza e carisma preparados com exclusividade pela “Design Gabriela/ Mosca Design e também inovou na sonorização, que contou com a presença do renomado DJ Baleia, de Governados Valadares, que descontraiu e animou ainda mais os presentes com ótimo som e músicas que embalaram e eternizaram a felicidade de Marina, e que encantou ainda mais em conjunto com o brilho da belíssima iluminação da festa que foi ornamentada pela equipe do Balada 10 e contou com o bom gosto da decoração de paisagismo e floricultura da “Flora Cristal”. Os 15 anos de Marina não poderia deixar de ser eternamente lembrado, por isso contou com a presença do experiente e talentoso fotógrafo Marquinhos que clicou todos os momentos vividos pela jovem durante a noite, e a imprensa da comemoração ficou por conta do “A Voz de Itanhomi”, sob a direção da competente Maria do Rosário que registrou e cobriu a festa e fotos já foram divulgadas no site www.balada10.com.br marcando ainda mais um dia tão especial na vida de Marina e todos os seus familiares. Os dois dias de comemoração do aniversário de Marina deixaram marcados no coração da sociedade itanhomiense a lembrança maravilhosa e eterna da linda e simpática debutante, que irradiou alegria e felicidade em um dos momentos mais importantes de sua vida: Seus belos e bem celebrados 15 anos.


PÁGINA 13

DEZEMBRO DE 2008

ANOS DE MARINA A missa O

dia não podia ser me lhor. Numa noite de cli ma agradável e festivo, os olhares de Itanhomi se voltaram para a bela jovem que despertava no aflorar de sua juventude, e passava de menina a menina-moça. Foi nesse ambiente preparado por Deus especialmente para este momento tão esperado que a meiga e aconchegante Marina, filha mais velha do casal de comerciantes Francisco de Assis Ribeiro (Chiquinho Totó) e Cláudia Vidal Ribeiro completou e comemorou os seus 15 anos, celebrados com muito requinte. O início da deslumbrante magia dos 15 anos se deu na Missa em Ação de Graças, que aconteceu no dia 12 de dezembro na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, pelo querido pároco José do Nascimento Balbino e teve como comentarista e organizadora Rosária Barbosa, além dos leitores Francismar (tia), Berenice (tia), os pais e amigos queridos que lhe prestaram homenagens com lindas mensagens dedicadas especialmente para tão esperada data. A animação da missa ficou por conta do casal Gilber Lúcio e Jéssica e Alessandra. A igreja estava repleta de amigos e familiares, dentre os quais a presença da bisavó Maria, dos avós paternos e maternos, tios, primos e amigos de longe, além dos convidados que vieram do Rio, Sete Lagoas, Vitória, São Paulo, Iapú, Ipatinga, Uberlândia, G.V., Coronel Fabriciano, Capitão Andrade e os queridos amigos de Itanhomi. Entre os convidados registramos a presença de Agnelo Vital que veio de Três Rios às vésperas para ver e entregar pessoalmente o presente para a linda debutante.

Na abertura do baile, Marina desceu as escadas cercada de estátuas humanas sendo recebida pelos pais.

O pai da debutante lhe ofereceu um magnífico anel de brilhantes.

Marina próxima da mesa de bolo

Momento da entrada da família na igreja. Os pais Francisco e Cláudia e o irmãozinho de Marina, Chiquinho.

Marina durante consagração a Nossa Senhora ergue imagem

\\\\\

Marina com Meninho, o “professor de valsa” deu um show na pista de dança

O pai Francisco, a mãe Cláudia e a debutante Marina durante leitura

Marina dançando a valsa com o pai Francisco

Irvaneide Vieira durante mensagem lida à debutante Marina. Na foto, junto da irmã Helenice Martins que ornamentou a festa. Marina com amigas Marina e a mãe Cláudia durante a missa em ação de graças

No altar, após linda missa, todos cantaram os parabéns a Marina

Marina junto das estátuas Madrinha Juliana Flávia e com o promotor Dr. Rosângelo

Os padrinhos Rosário Barbosa e Silvério Sampaio

Marina curtindo a boate

Presentes na missa em ação de graças


PÁGINA 14

DEZEMBRO DE 2008

COLUNA FOLCLÓRICA

CRISMANDOS

João da Mata dos Santos

1ª EUCARISTIA PARA CATEQUIZANDOS CATÓLICOS Após quatro anos de preparação catequética, sendo um na iniciação cristã e três divididos entre as formações específicas para a Eucaristia, 97 crianças receberam pela 1ª vez Jesus Eucarístico, a força e a sustentação da Igreja Católica. Destas, 13 foram da Comunidade São Geraldo, 20 da Comunidade Nossa Senhora

Bispo Dom Werner Siebenbrock junto aos padres Geraldo e Zezinho Sr. João da Mata dos Santos

Bispo Dom Werner Siebenbrock junto aos catequistas

** Itanhomi conta agora com mais uma opção de lanches. É a PIT’S TOP LANCHES, que além de ótimo atendimento oferece lanches quentinhos a toda hora, com saborosos cachorros-quentes, mini-pizzas, salgados fritos e assados e pipoca de microondas de vários sabores. Venha você também

se deliciar com esses saborosos lanches! A PIT’S TOP está localizada na Rua Dom Carloto, 270, sob a direção de Jéferson e Rose, com o telefone (33) 3231-2666, e funciona diariamente para melhor lhe atender de 15 às 19 horas e de 20:30 às 23 horas. A Carrocinha é móvel mas geralmente fica estaciona-

do no referido local. ** GMIX PIZZARIA situada à Praça da Matriz, 89 – Fone (33) 3231-1087 vem trazendo novidades para seu lazer e muita variedade em lanches, pizza deliciosas com bom preço e qualidade. No natal além de música ao vivo a pizzaria realizou grande promoção para os clientes.

ORDENAÇÃO DO PADRE RICARDO MENDES Durante a benção do Bispo aos crismandos

Coral Vozes que Cantam que animou a Crisma

ROCAMBOLE DE LARANJA Ingredientes: 12 ovos, 500 gr de açúcar, 75 gr de amido de milho dissolvido em 300 ml de suco de laranja, raspas de uma laranja e 500 gr de açúcar para polvilhar. Modo de Preparo: Numa tigela coloque os ovos e o açúcar e bata (com um batedor de arame) de 2 a 3 minutos. Aos poucos, adicione o amido de milho dissolvido em suco de laranja batendo sempre, ainda à mão. Acrescente as raspas de uma laranja e misture bem. Divida a massa igualmente em 02 assadeiras (30 cm x 40 cm) já untadas, enfarinhadas e forradas com papel alumínio também untado e leve ao forno pré-aquecido a 170 ° por 18 a 20 minutos. (DICA: O ponto certo é quando a massa começar a formar bolhas). Retire as assadeiras do forno e polvilhe bastante açúcar sobre as duas massas. Coloque sobre uma das massas uma folha de papel manteiga e vire a massa sobre as costas de uma outra assadeira (vazia). Espere esfriar, retire o papel manteiga e polvilhe mais açúcar. Enrole a massa como um rocambole. Coloque este rocambole sobre a outra massa e enrole-os juntos. (OBS: esta é uma massa muito fina, por isso é preciso as duas massas para formar um rocambole.) Polvilhe açúcar de confeiteiro e decore com raspas de laranja cristalizada.

RETIFICAMOS:

NOVAS OPÇÕES DE LANCHES EM NOSSA CIDADE

DICAS DA TIA GÊ Maria Geralda Lopes Caetano Desejo a vocês leitores e amigos um Feliz Natal e um Ano de 209 cheio de realizações e aproveite as dicas super práticas e deliciosas pra você variar o cardápio de sobremesas neste Natal e fim de ano.

dicação apresentaram no dia 12 às 19:00 horas uma peça teatral para todas as crianças que foi concluído com a celebração da ceia oferecida pelo Pe. Zezinho com palestras no sentido profundo da Eucaristia hoje, onde no final do teatro crianças e catequistas ofereceram salgados e refrigerantes.

Publicamos na edição passada que o Dia do Idoso foi promovido pelo grupo Melhor Idade, e retificamos que foi o grupo ATIVIDADE quem promoveu este evento bem como outros já publicados por este jornal. O grupo Atividade fora implantado em Itanhomi através da enfermeira Ana Paula no dia 08 de fevereiro de 2006 com 12 pessoas e hoje contam com 80 participantes.

O dom que Deus me confiou. Ao passo que a gente vai vivendo, vai também percebendo que as coisas nunca são como pensamos. Os meus pais, desde meus avós sempre me apontaram os bons caminhos que são a Igreja e a escola. E apesar de que naquele tempo não existia as oportunidades que existem hoje, eu mesmo, caminhava 06 km para chegar à escola, e eram umas matérias difíceis para os alunos. Por motivo de poderes financeiros de meus pais, não tive oportunidade estudar em um colégio, fiz apenas o grupo primário e até hoje gosto de estudar e o faço sozinho ou com o calor do Espírito Santo ainda aprendo algumas coisas. Vejo também que o mundo é um dos maiores colégios. Sou idoso e experimentado no sofrimento. Sei alterar as conseqüências quando tocam em mim. Acredito assim e perguntando a mim mesmo: será que vou à igreja por interesses financeiros? Será que vou à igreja para aparecer? Aqui em Itanhomi tem igrejas e quando falo igreja claro que é a católica, outras igrejas não conheço, a católica tem mãe que no livro de Lucas no capítulo 01 versículo 46 onde diz: “ Então disse Maria: A minha alma glorifica ao Senhor..” E que todas as gerações a proclamarão bem-aventurada. É assim que estou vivendo, e toda vida sou assim, ouvindo bem, falando muito e respeitando a todos.

Aparecida e 64 da Matriz. A Celebração especial aconteceu no dia 14 de dezembro às 09:30 horas presidida pelo pároco Zezinho e animada pelo coral das crianças “Amigos de Jesus”.Os catequistas que prepararam as crianças são: Aparecida, Marly, Ana Paula, Jovina, Edivânia que com muito entusiasmo e de-

Aconteceu no dia 18 de outubro de 2008 a ordenação presbiterial do padre Ricardo Mendes. Nascido em Governador Valadares, foi batizado quando tinha um ano de idade na paróquia de Engenheiro Caldas. Teve a formação catequética na sua cidade, e foi crismado por Dom José Heleno, bispo emérito da diocese. Cursou todo o primário, o ensino fundamental e médio em GV, concluindo-os em 1999, e em fevereiro do ano posterior ingressou no Seminário Nossa Senhora do Rosário, na diocese de Caratinga, onde cursou por dois anos o curso de filosofia e em 2003 iniciou o curso de teologia na mesma instituição. Em 2007, retomou os estudos, no Instituto Teológico Arquidiocesano de Juiz de Fora; residindo no seminário Nossa Senhora de Guadalupe, da diocese de Leopoldina na mesma cidade. Foi instituído aos Ministérios de Leitor e Acólito, no dia 19 de novembro de 2007, e foi Ordenado Diácono, no dia 15 de fevereiro, na Catedral Santo Antônio, pelo Reverendíssimo Bispo Dom Werner, e agora, ordenado na sua paróquia de origem, São Raimundo Nonato, continuará sua missão de evangelizar na Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Cuparaque, onde foi empossado no dia 04 de dezembro.

Padre Ricardo Mendes

Vista dos crismandos

Padre Ricardo Mendes recebendo a benção do Bispo Dom Werner

Ministras de Eucaristia flagradas por “A Voz”

N

o dia 30 de novembro de 2008, às 10:00 da manhã ocorreu na Igreja Matriz de Itanhomi a celebração da Crisma, o ápice da caminhada catequética do catolicismo. Foram crismadas 148 pessoas, entre jovens e adultos, houve também a realização de 02 batizados e 13 catequizandos receberam a 1ª Comunhão. A coordenadora da catequese, Maria da Penha Ribeiro Alves, juntamente com as catequistas Lourdinha e Lúcia (Matriz), Edith e Gracinha (São Geraldo) e Sandra (Nossa Senhora Aparecida) participaram da confirmação da fé católica. O celebrante da Santa Eucaristia foi o bispo diocesano Dom Werner Siebenbrock, que contou com o auxílio dos párocos locais, Padre Geraldo Luiz de Andrade e Padre José do Nascimento Balbino (Zezinho).


PÁGINA 15

DEZEMBRO DE 2008

MAJOR VIVALDO FIGUEIREDO RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO VALADARENSE

O

Major Vivaldo de Figueiredo, itanhomiense recebeu o título de Cidadão Valadarense, a maior condecoração do município pela Câmara Municipal de Governador Valadares no dia 05 de dezembro. A homenagem foi concedida graças aos relevantes serviços prestados pelo major à população como membro da Polícia Militar. O major ingressou na PM em 1985, quando tinha 20 anos de idade para o curso de Formação de Soldados e fez o Curso de Formação de Oficiais nos anos 1986 a 1988, quando foi declarado Aspirante a Oficial. A partir daí, teve uma carreira de renome na companhia, e pela honrosa atuação recebeu várias promoções como ao posto de 2º Tenente em 1989, a 1º Tenente em 1990, Capitão em 1993 e Major em 2002. Como membro da PM por tantos anos participou de encontros, cursos e especializações va-

Major Vivaldo de Figueiredo junto da esposa Lucélia e filhas Rafaela e Millena

Major Figueiredo exibindo diploma

riadas no decorrer de sua carreira. O Major, casado com Lucélia Alves Soares de Souza Figueiredo com quem teve as filhas Rafaela Soares de Figueiredo e Millena Soares de

Major Figueiredo com os pais Sr. Antônio de Figueiredo e D. Izabel.

Figueiredo. Não é a primeira homenagem e condecoração que o Major recebe ao longo de sua carreira, Vivaldo Figueiredo já recebeu a Medalha de Mérito profissional, Medalha de Alferes Tiradentes, Título de Cidadão Honorário de Timóteo, Medalha do Mérito Legislativo pela Semana Municipal de Timóteo, troféus e diplomas de destaque profissional, além de prêmios e recompensas como elogios e notas meritórias. Dentre tantas homenagens, o experiente Major recebe de coração a honrosa condecoração que foi aceita por unanimidade na Câmara Municipal de Governador Valadares, o que vem a abordar ainda mais o carisma e a reverência do Major atribuída pela sociedade, em especial à comunidade mineira e valadarense. Major Figueiredo foi prestigiado por muitos amigos e familiares.

Major Figueiredo com os sogros Milton Lucas e Marisa

APOSENTADORIA DE DONA SHEILA

S

heila de Fátima Domingos Mazzoni Martins Ferreira nasceu em Itanhomi, a 27 de dezembro de 1956 na casa em que reside hoje com a família no Córrego do Miraval. Filha primogênita, primeira neta paterna, desde os tenros anos surpreendia a família com sua inteligência. Em 1964 D. Osita, sua primeira professora já dizia: “Essa menina será uma vencedora!”. Em sua trajetória como estudante Sheila brilhou nos palcos da E.E. “Humberto de Campos”, da E.E. de Itanhomi, hoje E.E. “Carlota de Andrade” e na FAFIC (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caratinga) onde ao prestar vestibular foi classificada em 1º lugar no ano de 1974 formando-se em Letras em 1978. Nessa mesma faculdade fez o curso de pós-graduação em 1992. D. Sheila, como é conhecida por seus ex-alunos começou a lecionar ainda menor de idade em São Francisco do Jataí em 1976, e foi onde conheceu o seu esposo, José Martins Ferreira. Segundo ela, aquela escola lhe deu sorte. Trabalhou também em Capitão Andrade, na Escola Comercial “Machado de Assis” e na E.E. “Maria Assunção” no Alto Queiroga, onde fez grandes amizades, como Luzia que lhe fazia companhia nos dias de chuva. Quando não havia transporte as duas vinham de pé, pois Sheila fazia questão de passar as noites em sua casa. Sheila foi uma profissional versátil, lecionou em turmas de 1ª a 4ª série, de 5ª a 8ª e 2º grau ministrando aulas de Educação Artística, Inglês, Literatura e Português. Efetivou nos dois cargos na E.E. “Carlota de Andrade”, onde a pedidos de alunos, pais e alguns colegas de trabalho candidatou-se ao cargo

Implantação dos “olhos de gato”

M

udança de Visual: Foi retirado o “piruli to” que ficava entre o cruzamento da Rua Francisco de Abreu Mafra com a Avenida Bolivar de Freitas e a Praça Severiano Vidal. No lugar das propagandas e do termômetro a Prefeitura mandou implantar nos locais e em diversos pontos da cidade a sinalização com “olho de gato” no intuito de maior eficácia e prudência no trânsito.

ENTREGA DE BAFÔMETRO À POLÍCIA MILITAR DE ITANHOMI No dia 26 de novembro, no Fórum Laudelino Braz, foi realizada a entrega de um bafômetro à Polícia Militar representada pelo Tenente Bruno Rodrigues de Faria, Cmt do 3º Pelotão da PM/MG. Na entrega se fizeram presentes o MM Juiz Dr. Anacleto Falci, o Delegado da Polícia Civil, Dr. Gilberto Simão de Melo e Sr. José Durso Ferreira. O bafômetro foi adquirido pelo CONSEP – Conselho Comunitário de Segurança Pública do município. Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que entrou em vigor no final do ano passado, determina que o condutor que for parado em uma fiscalização, apresentar sintomas de embriaguez e se recusar a fazer o teste do bafômetro deve ser multado em R$ 957, 69 além de o motorista ter a carteira de habilitação apreendida. Antes, quem se recusasse a fazer o teste do bafômetro era levado pelo agente de trânsito até uma delegacia. De lá, era encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para exames e, então, respondia civil e penalmente pela infração. O uso obrigatório em casos de suspeita de embriaguez consta no Código de Trânsito Brasileiro, que entrou em vigor em 1998. A legislação estabelece o limite de 0,3 mg de concentração de álcool por litro de ar expelido, o que equivale a uma lata e meia de cerveja. A presença do aparelho em nosso município tende a melhorar a ação da PM que terá maiores recursos em casos de acidentes de trânsito com motoristas possivelmente alcoolizados, e consequentemente, será um benefício a mais para a população.

ANIVERSARIANTES DE DEZEMBRO

Sheila com o esposo José Martins que sempre esteve ao seu lado e agora curtindo mais ainda a presença da esposa.

de diretora em 2000 e alcançou uma vitória estrondosa. Entre 2000 a 29/04/2004 muito fez como diretora para a escola. Sem a ajuda de verbas estaduais ergueu o muro da fachada do prédio onde era um alambrado cheio de buracos e que comprometia a integridade física dos alunos, além de colocar grades em frente à secretaria e sala de professores. Construiu banheiros para os alunos, fez a pintura da escola com as cores do uniforme (azul e branco) e cimentou as áreas internas do prédio. Em sua gestão, pode contar com o apoio do professor Gean Carlos, da irmã Shirlene, as pedagogas Glorinha e Cleuza Breijão com as meninas da cantina e da limpeza. Sheila ainda melhorou o acervo da biblioteca, o vasilhame da cantina, colocou ventiladores nas dependências da escola, comprou novas carteiras, melhorou a merenda, cons-

LELO TÁXI Conforto, eficiência e segurança em viagens para toda a região. E ainda a cordialidade do amigo Lelo.

Tel.: (33) 3231-1471 ou pelo celular (33) 9973-4140

truiu o barzinho da escola, que até hoje é gerenciado por Elzi e João Célio. Após trabalhar como diretora, Sheila voltou a lecionar até completar o tempo de trabalho necessário para a aposentadoria. Neste ano de 2008, último ano em que a E.E. “Carlota de Andrade” foi premiada com a sua presença, Sheila deixou muitos alunos chorando e comemorando seu último dia na ativa: 20 de setembro. Sheila agora tem todo o tempo para curtir o marido e seus quatro filhos: Marialice, José Augusto, Marcos e Maria Cecília. Marialice, a primogênita, foi aprovada em Medicina em 1º lugar na UNIGRANRIO, aprovada também no mesmo curso na UNIFENAS e na Faculdade de Ciências Médicas de BH onde está matriculada enquanto aguarda resultado das federais UFOP, UFMG e UFES onde passou para a segunda etapa. José Augusto, segundo filho, é engenheiro formado pelo ITA (Instituto de Tecnologia e Aeronáutica de São José dos CamposSP). Marcos, terceiro filho, estuda Medicina na UFMG e Maria Cecília, caçula, estuda Engenharia Elétrica em ênfase em computação na USP (Universidade de São Paulo). Em sua trajetória como professora, Sheila deixou marcas luminosas nas lembranças de seus exalunos e colegas de trabalho e a certeza absoluta de dever cumprido!

N

o dia 22 de novembro de 2008, “A Voz de Itanhomi” flagrou um fato inusitado na Feira de Pequenos Produtores de Itanhomi, localizada na Av. JK. O caminhão que transporta os feirantes para a cidade, e que é serviço da prefeitura deixou de levar a feirante Maria de Fátima Correia Nunes, 43 anos, como de costume. O motorista, no dia do ocorrido, relatou que não iria levá-la porque era ordem do prefeito. O caso foi levado até à PM pela vereadora reeleita Hilda Rosane Lopes, que ao se deparar com o problema ficou indignada, vendo a necessidade de tomar providências para que casos como esse não volte a acontecer.

ITANHOMI: Maria Isabel Pereira Dias 22/12; Mateus Arêdes 24/12; Odenir Antunes Arêdes 22/ 12; Marina Alves 24/12; Arilúcio Gomes Pimentel 04/12; Thiago Mauríllio Salatiel Brantes 03/12; Antonieli Costa Maia (07/12); Francisco Nicodemos da Cunha (22/12); Antônio Ferreira dos Santos (06/ 12); Geraldo Evangelista Melo (19/12); Geraldo Magela Ferreira (14/12); João Carlos Manoel (15/ 12); Homero Martins Neto (13/12); Antonino Nogueira Pires (13/12); Natiane Souza Ribeiro (15/12); Lenice de Assis Vieira Ribeiro (20/12); Walkíria Maria de Souza Chagas (31/12); Maria do Carmo Araújo (30/12); Natalina Ferreira da Costa Silva (11/12); Nady Ayala Nogueira Martins (11/12); Maria da Conceição Araújo (31/12); Paulo Martins Júnior (01/ 12); Neusa de Almeida Franco (10/12); Charley Funny Lopes Medeiros Costa (06/12); Cristina Angélica Nunes Gonçalves (11/12); Maria Aparecida Gonçalves Alves (19/12); Tandreison Corrêa Nunes (21/ 12); Thiago Balbino (28/12); Marielle Ribeiro Vieira (21/12); Selma da Silva Botelho Calili (09/12); Elisa Botelho Calili (22/12); Maxwell Martins Cunha de Oliveira (27/12); Gabriella Martins Cunha de Oliveira (02/12); Lucrécia Rozane Agripino (12/12); José Carlos de Oliveira (29/12); Claudiney Huwdu (08/ 12); Jocelya Maria Freitas (15/12); Jerusa Vieira Gomes (20/12); Rosineide Gouvéia Gomes (13/12); Efigênia Lúcia da Cunha Ferreira (09/12); Maria Aparecida Laje Costa (05/12); Aníbal Rogério da Costa (18/12); Maria Olívia Coelho (27/12); Maria Morine (23/12); Ian Victor Ferreira (08/12); Luana Maria Delesporte Silva (31/12). CONSELHEIRO PENA: Iron Geraldo (14/12). BRASÍLIA/DF: Lúcia Aparecida Martins 12/12; João Alves de Sá (15/12). CAPITÃO ANDRADE: Kalleb Machado Braz (19/ 12); José Nicodemos de Oliveira (23/12); Keven Hiury de Oliveira (10/12). TARUMIRIM: Heli Chabudé Dutra (28/12); Tairone Manoel Oliveira Salatiel (22/12). SP: José Carlos da Conceição 01/ 12; Marcos Raimundo Pereira (14/12); Paulo Roberto Ferreira (05/12). GOVERNADOR VALADARES: Rodrigo Damasceno Souza (24/12); Rafael Damasceno Souza (28/12); Lanna Christinni Oliveira da Cunha (22/12). EUA: José Sérgio Martins (01/ 12); Anderson Alves da Silva “Nêgo” (12/12). BELO HORIZONTE: Odilon Ribas da Costa (18/12); Mariângela Coelho (08/12); Pedro Elísio Martins Salomão Silva (22/12). IPATINGA: Maria Luzia do Nascimento (12/12). TO: Fabiane Ribeiro Vieira de Andrade Lopes (11/12). RONDÔNIA: Carlos César do Nascimento (20/12).

O bafômetro

Durante a entrega do bafômetro do CONSEP através do Sr. José Durso Ferreira ao Tenente Bruno Rodrigues de Faria juntamente com o Delegado de Polícia Civil Dr. Gilberto Simão de Melo e o MM Juiz de Direito Dr. Anacleto Falci.

ITANHOMI LIMPA No início do mês de dezembro foi feita a distribuição domiciliar de panfletos, enviados pela Prefeitura Municipal à população itanhomiense. A idéia é advertir e ao mesmo tempo conscientizar as pessoas sobre o armazenamento e cuidados necessários com o lixo urbano. A cartilha, que traz o slogan: “Quando a gente gosta é claro que a gente cuida”, remete a todos a tamanha necessidade de se cuidar do patrimônio público, que é as ruas, que de um certo período chegam a estar literalmente abarrotadas de lixo em lugares e horários proibidos. Além das alertas, a cartilha traz uma relação dos locais e horários onde serão realizadas a coleta do lixo e as mudanças quanto à coleta que visam melhorar a caótica situação.

O oficial de cartório de paz e registro civil, Francisco Nicodemos da Cunha, comemorou no dia 22 de dezembro seu aniversário. Casado com Eliângela Pimentel e pais de Graciely e Danilo. Parabéns e felicidades!

Luceir de Fátima Pereira foi a 2ª suplente ao cargo de vereadora da Câmara Municipal de Capitão Andrade pelo partido do PSDB. É esposa de Hélio Paula de Abreu e mãe de Juliana de 16 anos. Na foto, recebendo diploma das mãos do MM Juiz de Direito Dr. Anacleto Falci.


PÁGINA 16

DEZEMBRO DE 2008

ITANHOMIENSE QUE VIVE LÁ FORA O Dr. Athos Vieira de Andrade, itanhomiense, grande destaque na política e na sociedade de nossa região e até em outros estados, acabou de completar 80 anos de idade, comemorados alegremente ao lado de sua família. Transcrevemos abaixo uma retrospectiva de nosso tão ilustre conterrâneo. votado neste município e a aquisição do mobiliário do primitivo Fórum confeccionado nas oficinas da Escola Alfredo Pinto (Secretaria do Interior).

INFÂNCIA

OUTRAS ATIVIDADES

A casa onde viveu seu pai e família entre 1932 e 1933.

N

ascido aos dias 10 de novembro de 1928 na recém-instalada cidade de Itanhomi, é o primogênito de uma família de oito ir mãos dos quais três faleceram antes mesmo de completarem um ano de idade. Os demais, por ordem de idade são: Neuza, Airam, Wanderley e Marlene. Para nossa tristeza, Airam faleceu, surpreendentemente, no dia 19 de novembro deste ano (2008). “Ela nos deixou somente boas lembranças”. Seu pai, Nelson Vieira de Andrade, nasceu em Ubá-MG, e a mãe, Edith Melo de Andrade nasceu em Caratinga-MG. Athos fez o curso primário nas Escolas Reunidas de Itanhomi, hoje Grupo Escolar “Humberto de Campos”. “Naquela Escola tive várias professoras, sendo que Maria Assunção do Nascimento e Maria Valente Peres de Melo foram as que mais tempo ensinaram na minha sala de aulas”. Por falta de colégios na cidade e por falta de recursos financeiros, ficou sem estudar durante o ano de 1940. Os principais amigos de infância foram Geraldo Malvar, Wilson Albuquerque, Ader Braz (Nozico) e Afonso (Canzil), filho da queridíssima professora Ana Patrícia. O esporte preferido era o futebol. De vez em quanto jogava bilosca (bola de gude) com o Nozico. Para não ficar na ociosidade, ajudava o pai no balcão de sua birosca (vendinha) e, nos dias de calor, vendia picolés nas ruas da cidade. “Enquanto isso, papai ia alimentando o sonho quase impossível de enviar-me ao internato de algum colégio, o que aconteceu no ano seguinte (1941), depois de uma viagem de dois dias a cavalo, cheguei à Caratinga, onde fiz o curso ginasial, concluído em 1944. Tive a honra de ser eleito orador da turma na festa de formatura”. ESTUDOS

Terminado o curso ginasial, foi para Campinas-SP, onde fez o primeiro ano do curso cientifico no Colégio Cesário Mota. O segundo ano foi feito no Colégio Anchieta e o terceiro no colégio Afonso Arinos em Belo Horizonte-MG, onde fez todo o curso jurídico na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Os primeiros passos na advocacia foram dados na comarca de Caratinga-MG, onde era professor do ginásio onde estudou. Em 1955 atendendo apelo das autoridades de Itanhomi, aceitou o cargo de Promotor de Justiça para possibilitar a instalação daquela comarca que fora criada em 1953. “Instalada a comarca, procuramos outro bacharel para assumir a promotoria, tendo aceitado a incumbência, o jovem advogado Dr. Rubens Xavier que, mais tarde, exerceria o honroso cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerias e dediquei-me, então, exclusivamente à advocacia com relativo sucesso nas comarcas de Itanhomi, Tarumirim e Caratinga”. FAMÍLIA Em 1952 se casou com Amélia Spinola e Castro, filha de Natalino Spinola e Castro e Genolivia Meireles Spinola. Do casamento, nasceram 5 filhos: Tânia Mara, advogada, procuradora do INCRA; Athos Júnior, advogado, prestando serviços à Justiça Federal; Paulo de Tarso, administrador; Solange, economista, e Cláudio Vinícius, artista plástico. Tem oito netos: Athos Neto, Vivian e Kyle, filhos de Athos Júnior; Os trigêmeos, Rodrigo, Paula e Flávia, filhos de Paulo de Tarso; Raquel e Gustavo, filhos de Solange e uma bisneta: Beatriz filha de Raquel. POLÍTICA “Nunca me passou pela cabeça a idéia de ser político, até o dia em que o médico Dr. José de Mendonça Costa, amigo da família, fez-me o convite para aceitar a candidatura a Deputado Estadual”. Recém formado e desconhecendo os meandros da política, aceitou o desafio das eleições de 1954. Apesar de não ter sido eleito, alcançou boa situação entre os suplentes. Nas eleições de 1958, com mais experiência e com mais apoio, foi eleito Deputado Estadual antes de completar 30 anos de idade. Foi reeleito em 1962 e 1966. Nas eleições de 1970 foi eleito Depu-

Dr. Athos recebendo troféu “Empresário do Ano”, recebido no recinto da Câmara Municipal de São Paulo.

tado Federal com expressiva votação de 44.000 votos, ficando colocado como o 7º deputado mais votado da bancada mineira, composta, na época, por 35 Deputados. DEDICAÇÃO A ITANHOMI No exercício dos quatro mandatos exercidos na Assembléia Legislativa e na Câmara Federal, procurou sempre cumprir com dignidade os compromissos assumidos com os municípios que o elegeram, tendo os olhos voltados especialmente para itanhomi, por ser a sua terra natal, para onde pôde canalizar os seguintes benefícios: Construção da Vila Governador Bias Fortes, para famílias desabrigadas pela enchente, ocorrida na administração do Prefeito Nelson Vieira de Andrade. Retificação do leito do Ribeirão Queiroga na sua extensão urbana. Construção da primeira ponte de concreto armado sobre o Ribeirão Queiroga na rua Raul Soares, hoje rua Francisco de Abreu Mafra. Construção da Escola Rural de Santa Luzia do Carneiro. Mobiliário para a Escola do então povoado de Alto Queiroga, hoje distrito de Edgard Melo. Construção da cadeia pública no local onde se encontra, retirando-a do centro da cidade. Construção do Edifício do Fórum “Laudelino Bráz”, dentre as quais cinco foram edificadas com verba concedida pelo Estado na gestão do Governador Bias Fortes. Além da criação e regularização do Museu Histórico de Itanhomi (redação do seu estatuto, registro de sua pessoa jurídica e registro no Conselho Nacional do Serviço Social – C.N.S.S.), verba para compra do sobrado que foi propriedade do Sr. Lendindo Dias do Nascimento, localizado na av. JK, para servir de sede ao museu, bem como de uma casa localizada no mesmo terreno, para servir de residência ao seu futuro administrador. Lamentavelmente, não sei com autoridade de quem esses dois imóveis tiveram outra destinação e, ate hoje, o museu não foi instalado. A criação e instalação dos distritos de Capitão Andrade (hoje município) e Edgard Melo. Criação e instalação da agencia do Banco do Brasil, com o decisivo apoio do amigo Dr. Mário Pacini que era diretor do Banco do Brasil. Criação e instalação da escola normal “Wilde Mota” (1º e 2º graus), hoje denominada E. E. “Carlota Andrade”. Instalação do sistema de energia elétrica da CEMIG. Para esta obra, tivemos a cooperação valiosíssima do grande amigo Dr. João Camilo Pena, então presidente da CEMIG. Construção do sistema de água potável, com verba do Ministério da Saúde. Está obra teve participação eficiente e decisiva do Deputado Federal Walter Passos

Dr. Athos e Amélia com os cinco filhos: Tânia Mara, Athos Júnior, Paulo de Tarso, Solange e Cláudio Vinícius; duas noras: Denise e Valquíria; oito netos: Athos Neto, Vivian, Kyle, Raquel, Gustavo e os trigêmeos: Rodrigo, Paula e Flávia presentes na comemoração dos 80 anos do Dr. Athos neste 10 de novembro.

Foi Diretor e Professor do Colégio Caratinga; Diretor do Instituto Presbiteriano Nacional de Educação de Brasília; Presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie de São Paulo (entidade mantenedora da Universidade Presbiteriana Mackenzie; Diretor do Departamento de Representação do Governo de Minas Gerais em Brasília. NA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL: Professor e Superintendente de Escola Dominical, Presidente da Mocidade, Regente de Coral, Diácono, Presbítero, Presidente de Presbitério, Presidente de Sínodo, Juiz do Tribunal de Sínodo, Juiz do Tribunal de Recursos do Supremo Concilio, Representante de Presbitério junto ao Supremo Concílio. NA MAÇONARIA: Orador da Loja Maçônica “Caratinga Livre”; Fundador e primeiro Venerável da Loja “Confraternização de Itanhomi”; Deputado à Assembléia Legislativa do Grande Oriente de Minas Gerais; Grão Mestre do Grande Oriente de Minas Gerais; Fundador e primeiro Presidente da Confederação Maçônica do Brasil (COMAB). OBRAS ESCRITAS: “Cuba, Estopim do Mundo” (quatro edições esgotadas), “O Evangelho e a Maçonaria”, “Trabalhos Parlamentares” e “Liderança Cristã”. HOMENAGENS: No decorrer de sua vida pessoal e política recebeu muitas homenagens e condecorações podendo destacar as seguintes: Medalha de “Honra da Inconfidência”, concedida pelo Estado de Minas Gerais. Medalha “Desembargador Hélio Costa”, concedida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Medalha “Amigo da Marinha”, Concedida pelo Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha Brasileira. Medalha da “Força Expedicionária do Brasil”, Concedida pela sessão de Juiz de Fora. Medalha “Tobias de Aguiar”, Concedida pelo Governo de São Paulo. Medalha de “Honra”, concedida pelo Governo do Distrito Federal. “Medalha “Santos Dumont”, concedida pelo Governo de Minas Gerais”. Colar “Cruz do Alvarenga e dos Heróis Anônimos”, concedido pelo Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba. Troféu Relógio Marítimo, Concedido pela Escola Naval do Rio de Janeiro. Medalha “Gonçalves Lêdo”, Concedida pela Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência. Medalha comemorativa dos 35 anos da Rádio e Televisão Portuguesa. Brasão do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de São Paulo). Medalha “Israel Pinheiro”, Concedida pelo Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais. Placa Honorifica da Presidência do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil. DECEPÇÃO: (O trecho abaixo foi mantido originalmente, na voz do próprio Doutor Athos no intuito de manter os sentimentos e veracidade nele contidos). “Creio que a decepção é uma tônica na vida dos políticos que se esforçaram com seriedade no comprimento dos seus deveres para com as comunidades que lhes deram apoio eleitoral e eu me incluo entre esses decepcionados”. Procurei servir com dignidade aos habitantes dos municípios onde tive votação expressiva, especialmente à população de Itanhomi por ser minha terra natal, o que ficou provado com os benefícios que pude com a graça de Deus colocar à sua disposição. Chegou o dia da decepção. Aconteceu nas eleições de 1974, quando eu disputava minha reeleição para a Câmara Federal. Surpreendentemente para mim, fui rejeitado pela maioria dos eleitores de Itanhomi que preferiu votar e eleger um ilustre Deputado Federal que não conhecia Itanhomi e aqui nunca estivera antes das eleições daquele ano. No montante geral deixei de ser eleito por 130 votos e aquele Deputado estrangeiro teve aqui 300 votos mais do que eu. Isso quer dizer que a minha derrota aconteceu exatamente na minha terra e aqui foi largamente comemorada. Assim a resposta que tive pelos benefícios que levei para minha terra foi a derrota nas urnas pela maioria dos eleitores. Devo, nesta oportunidade, reconhecer que uma parcela da população, ainda que em minoria manifestou-me o seu apoio votando no meu nome. Para exemplificar a generosa atitude desta minoria quero homenagear a memória de uma mulher amiga que depois de publicado o resultado que confirmava a minha derrota, fez questão de dar-me, publicamente, o seu apoio oferecendo-me o seu braço para conduzir-me até à minha residência. A humilhação que sofri em minha terra imposta por pessoas, até então, consideradas como amigas, era muito grande para ser suportada. Porém, eu não estava sozinho. Dona Irene Pires, esposa do bom amigo José Pires, que acompanhara a apuração, como mãe exemplar que era, não somente ofereceu-me palavras de conforto, como também o seu braço, dividindo comigo o peso daquela humilhação pública. Nesta homenagem de agradecimento, gostaria de repetir hoje as palavras que me disse naquele angustioso dia: “_Saiba, dona Irene que nunca esquecerei o seu gesto maternal de solidariedade”. A prova é está: são passados 34 anos e seu carinho, sua amizade e sua solidariedade, a cada dia que passam, ficam mais vivos na minha memória. Hoje, ao analisar novamente este fato continuo não encontrando explicação racional para entendê-lo e nem resposta a clássica pergunta tragicômica que faço constantemente: “Onde foi que errei”.

Athos, esposa e os irmãos Neuza, Airam, Wanderley e Marlene durante a comemoração de seus 80 anos no dia 10 de novembro.


PÁGINA 17

DEZEMBRO DE 2008

FALECIMENTOS:

RAPIDINHAS

DESCANSE EM PAZ NOSSA AMIGA AIRAM VIEIRA DE ANDRADE.

27 DE NOVEMBRO – DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER: Em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Câncer, o Instituto Nacional de Câncer (INCA), em parceira com a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), lança a publicação “Câncer na Criança e no Adolescente no Brasil. Dados dos Registros de Base Populacional e de Mortalidade”. A publicação mostra a alarmante situação do câncer infanto-juvenil no Brasil, com informações sobre incidência e mortalidade, incluindo estudos desenvolvidos no Brasil e no mundo. As pesquisas informam que os locais com maior perfil para a doença são as capitais dos estados. A publicação tem como eixos fundamentais o diagnóstico precoce, a melhoria da qualidade da assistência e a integração das parcerias para o controle da doença. A publicação mostra que a política de combate ao câncer infanto-juvenil no país está no caminho certo. Segundo o trabalho divulgado, o perfil da incidência do câncer em crianças e adolescentes no Brasil é semelhante ao observado nos países em desenvolvimento. O câncer destaca-se ainda como a mais importante causa de óbito dentro da faixa etária de 1 a 18 anos. Este cenário pode ser atribuído às atuais políticas de prevenção de outras doenças infantil. Em menores de cinco anos, o câncer é uma das dez principais causas de morte, daí a necessidade de maiores informações sobre a doença.

D. Airam com a irmã Neuza Andrade (BH), tia e primos Elze Melo Ferreira (BH), Ênio Melo e esposa Magda de Ouro Branco e D.Rita de Cássia (GV) que vieram festejar com ela o seu aniversário ocorrido em 26 de agosto.

Airam junto do esposo Sr. João Vieira Loures em festividade no Fórum Laudelino Brás que homenageou ao ex-juiz da comarca, Dr. Willian Silvestri, junto deles na foto.

“A Voz” clicou alguns que se fizeram presente neste momento de dor como Itanir Vieira de Andrade de João Monlevade, Pedro Gonçalves de Andrade e Beth.

N

o dia 19 de novembro de 2008, faleceu a Srª Airam Vieira de Andrade, esposa do Sr. João Vieira Loures, com quem iria completar 59 anos de casada no dia 17 de dezembro. Faleceu acometida por uma pancreatite aguda. Além do esposo, deixa cinco filhos, Nélson de Andrade Vieira (Ita), Elizabeth Vieira de Andrade (Ita), Lucy-Léa Vieira Ribeiro (Tocantins) com esposo João Ribeiro e filhos, Sidney Vieira de Andrade (Bahia) com Bia e filhos e Joymar Vieira de Andrade (Ita), além de doze netos e sete bisnetos. Além de

Mais familiares e amigos presentes como a família da D. Lêda Mafra de Oliveira de Ipatinga, Eduir Melo de Caratinga, os irmãos Dr. Athos e esposa, Neuza, Marlene e Dr. Wanderley, os filhos Nélson, Sidney, Elizabeth, Lucy-Léa e Joymar e netos.

parentes e amigos da falecida, estiveram presentes no seu sepultamento, que ocorreu no dia 20 de novembro os seus irmãos Dr. Athos Vieira de Andrade e esposa Amélia, Dr.

Faleceu no dia 03 de novembro de 2008, por volta das 21 horas, o Sr. Wander Oliveira de Souza. A morte ocorreu devido a um choque séptico, PNM bacteriana e anemia grave. O sepultamento ocorreu no dia 04 às 18 horas. Sr. Wander deixou a esposa Geralda Ana de Souza e os filhos Wanderlúcio (BH), Wânia, Waldeir, Wanúzia e Wander Filho (Ita), e Wanderlei (EUA). Sr. José Florentino, grande desportivo e apaixonado por esporte, na comemoração de seus 80 anos em junho de 2006 no estilo “Copa do Mundo”. Faleceu no dia 26 de novembro, às 19 horas, acometido de um câncer de esôfago, o Sr. José Julião Pinto, “o José Florentino” aos 82 anos. Já viúvo a quatro anos da Srª Elvira Maria Pinto, com quem teve sete filhos: José de Arimatéia (ES), Ana Cristina (Manhuaçu), Vânia Maria e Sirley Romana (GV), e Maria da Consolação (Consola), Clélia Lúcia (secretária da educação de nossa cidade) e Maria Auxiliadora (Dôra) de Itanhomi. Além dos filhos deixa também saudades a oito netos e uma bisneta. O sepultamento ocorreu no dia 27 às 15 horas, no qual estavam presentes os filhos, parentes e amigos. João Serafim da Silva faleceu por volta do meio-dia no dia 10 de novembro por falência múltiplas de órgãos e foi sepultado no dia seguinte às 08 horas da manhã. João Serafim deixou a esposa Cibelina Maria da Silva e os filhos Janaína e Fábio (EUA) e Jakeline e Flávio (Ita). Faleceu aos 71 anos, natural de Tumiritinga, no dia 24 de novembro em BH o Sr. José Vieira de Andrade Júnior, conhecido por Zé Pacó, o terceiro filho do Sr. José Vieira de Andrade e D. Filinha Andrade e irmão de Maria Regina, Norma, Herbert, Helimar (falecida em 17 deste), Elza, Sônia Márcia e Ronaldo. O falecimento ocorreu no hospital Vitalis, em Belo Horizonte, onde ficou internado por 10 dias. O velório foi realizado na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus e o sepultamento foi no dia 25. Sr. José Vieira era do exército, e já serviu ao posto no Rio de Janeiro e Minas Gerais. Era casado com D. Maria Tereza e deixou três filhos: André Luiz, Mara Vânia e Josélia, e tinha também três netos. A mãe do Sr. José Vieira, que está com 94 anos que acompanhou o filho até o sepultamento juntamente com todos os seus irmãos.

Wanderley Vieira de Andrade e esposa Marly, Neuza de Andrade e Marlene de Belo Horizonte. Sua filha, Elizabeth, relatou “A Voz” que ela juntamente com toda a família agra-

dece a Deus pelo convívio com a mãe, agradecendo também a todos que compareceram e apoiaram à família no delicado momento de perda da querida Airam.

MENSAGEM DEIXADA POR ELZA A DONA AIRAM.

REGISTRO DE ÓBITOS DE NOVEMBRO: Faleceram neste mês de novembro Maria Rodrigues da Silva no dia 02, aos 65 anos de idade, de morte natural; Wander Oliveira de Souza no dia 03, aos 57 anos, com choque séptico, PNM bacteriana e anemia grave; João Serafim da Silva no dia 10, aos 48 anos, com falência múltipla de órgãos e carcinomatose abdominal; Airam de Andrade Loures no dia 19, aos 75 anos, cometida de choque refratário, pancreatite aguda e obesidade mórbida; Sebastião Barbosa de Castro no dia 22, aos 78 anos, com parada cardio-respiratória e insuficiência cardíaca; José Vieira de Andrade Júnior no dia 24, aos 71 anos, por choque séptico e câncer de vias biliares; José Julião Pinto no dia 26 aos 82 anos com insuficiência respiratória aguda, pneumonia por aspiração, câncer de esôfago e miocardiopatia e Valter Daniel no dia 27 aos 48 anos de idade, por insuficiência cardio-respiratória e cardíaca congestiva além de uma neoplastia maligna de pâncreas. O FUTURO É DOS IDOSOS: A população nesta faixa etária está cada vez mais vulnerável à Aids e governo ainda não percebeu que o futuro será dos idosos. O Brasil sempre sofreu com transições ocorridas com sua população no decorrer do tempo. Durante as últimas décadas, sem dúvida, houve fatos que chamaram a atenção da população, como o aumento da esperança de vida do brasileiro, o alto número de idosos no país e, um fato alarmante: O idoso nunca esteve tão propício ao vírus da AIDS como nos últimos anos. E isso reflete drasticamente em toda a sociedade. O Brasil não é mais o país do futuro e nem o futuro pertence às nossas crianças. Na contramão desse pensamento, na realidade, o Brasil é o país do presente, e o futuro pertence aos idosos. O Ministério da Saúde, com base em novos dados epidemiológicos, compreendeu que a população acima de 50 anos deve ser priorizada no combate à transmissão do HIV, já que houve aumento de pessoas com o vírus nesta faixa etária. Outra iniciativa importante é a imunização contra a gripe entre idosos. Este é um bom começo, mas precisamos de políticas públicas integradas que façam repercutir estas iniciativas também a outras causas de mortalidade e pouca produtividade de indivíduos na maior idade. Programas de alfabetização também devem priorizar esses segmentos, pois preparar para o futuro é também fazer com que os idosos se sintam cada vez mais saudáveis e produtivos. Preservar a todos, seja qual for a faixa etária a qual pertencem deveria ser prioridade nacional em todos os âmbitos. Saúde, educação e lazer é o caminho que o país tem a seguir, já que visamos um futuro melhor para todos. CHEQUE ESPECIAL TEM JURO MAIS ALTO DESDE 2003: Como se não bastasse os diversos e mais absurdos enfrentados pelos brasileiros no decorrer do ano de 2008, após a crise que atingiu toda a economia mundial, os principais bancos brasileiros voltaram a elevar os juros para empréstimos especiais e também para o cheque especial (Dados do Procon-SP). Com os aumentos as taxas voltaram ao patamar de cinco e até mesmo de nove anos atrás quando a situação econômica do país estava bem instável. No caso do juro para empréstimo pessoal, a taxa média cobrada pelas principais instituições financeiras atingiu 6,25% ao mês (107,06% ao ano), igualando-se à marca registrada em abril de 1999. A cifra representa ainda o maior valor desde março daquele ano, quando os juros eram de 6,77% ao mês. Em relação a novembro de 2008, houve alta de 0,10 pontos porcentual. Já para o cheque especial, os juros médios subiram de 9,24% ao mês, em novembro, para 9,33%. Trata-se do maior valor desde junho de 2003, quando a cifra era de 9,43%. O aumentos das taxas bancárias está relacionado à decisões tomadas sobre como encarar a Recessão e à Crise.Dos dez bancos pesquisados, dois elevaram a taxa do empréstimo pessoal em dezembro e um a reduziu. Três instituições aumentaram os juros do cheque especial. Os demais mantiveram as taxas. As taxas variam de banco par banco, mas atinge de forma significante o consumidor, que já está cansado de crise após crise e inflações constantes, que atingem de imediato o bolso do brasileiro, que em sua maioria sobrevive apenas com a renda mensal e quando surpreendido com uma crise se vê logo comum enorme problema a enfrentar.

D. Airam, sem dúvida, deixa a todos os parentes e amigos grandes saudades. “A Voz” recebeu de Elza Oliveira, que foi sua aluna e admiradora eterna a mensagem que reproduziremos abaixo, na íntegra. “Querida tia Airam, onde está, ao lado do Pai Todo-poderoso, criador do céu e da terra, serás sempre lembrada com muito amor. Jamais te apagaremos da memória, tampouco do coração. Minha mestra querida; desde pequena aprendi com você coisas boas sobre Jesus Cristo, nosso Salvador. Minha mestra de infância, na Escola Dominical e nas aulas de matemática no Colégio. É para mim uma das maiores mestras do amor, da paciência e do ensinamento da Bíblia. Sua morte foi um choque para todos. Onde estiver, saiba que te amamos muito, e temos certeza que você, tia Airam, vive em nossos corações. Você me ensinou que Jesus é a porta para a salvação, e que é tudo, grande mestra.” A D. Helimar de Andrade Menezes, faleceu aos 67 anos no dia 17 de dezembro no Hospital São Lucas em GV. O corpo foi velado na Matriz Sagrado Coração de Jesus e o sepultamento aconteceu no dia seguinte no cemitério de nossa cidade. Estiveram presentes os irmãos: Maria Regina, Norma, Herbert, Elza, Sônia, Márcia e Ronaldo e a mãe que aos 96 anos se manteve presente apesar da tristeza pela perda da querida filha, dona Filinha Andrade. Dona Helimar deixou esposo, o Sr. Gilberto de Souza Menezes e a filha única do casal, Débora Menezes, casada com Antônio, proprietário da Ita-Máquinas e mãe dos dois netos de Helimar: Antônio Augusto e Pedro Henrique. Também estiveram presentes Dª. Rita de Cássia e genro Rogério, outros parentes e amigos que vieram de outras cidades dá o último adeus à querida Helimar que sem dúvida deixará eternas saudades. Dentre tantas outras homenagens, uma fora prestada pela E.E. Dom Hermínio Malzone Hugo onde durante muitos anos trabalhou como professora.

APÓS 60 ANOS, DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS AINDA NÃO É PLENAMENTE RESPEITADA: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade.” A frase, tirada do primeiro artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, é talvez a noção mais básica e conhecida de nossos direitos. No ano em que a Declaração completa 60 anos, os incisos nela presentes ainda não são plenamente cumpridos. A Declaração Universal dos Direitos Humanos ainda é uma promessa não cumprida para muitas pessoas no mundo. Impunidade, conflitos armados e governos autoritários ainda não foram derrotados. E, infelizmente, os direitos humanos são, às vezes, deixados de lado. Os exemplos de violação são diversos. Vão desde os clássicos problemas em lugares como Afeganistão e Mianmar até questões mais pontuais e até mesmo os desrespeitos à sociedade ocorridos em nossa querida Itanhomi. Sem dúvida, e com o apoio de vários especialistas, um dos principais problemas enfrentados pelos direitos humanos são os maus políticos, os que visam apenas poder. Desde o desrespeito ao próximo até a interferência danosa ao Meio Ambiente já é violação dos direitos, pois interfere na vida de todos sob alguma forma. Apesar de tantos problemas, há bons exemplos de avanços pelo mundo. A democracia e o exercício da cidadania é um fator vantajoso na conquista de tais direitos. A Declaração Universal abrange o direito à vida e fez progressos consideráveis ao longo dos anos, e tenta assegurar direitos básicos que são inacessíveis a maior parte da sociedade. As idéias defendidas são claras: Solidariedade, fraternidade e educação. A ONU, juntamente com diversos setores da sociedade civil vem cada vez mais alertar à população sobre a consciência e o dever de ser cidadão, que vem sendo ressaltado principalmente no ano em que a honrosa e tão atual Declaração dos Direitos Humanos completam 60 anos de criação.


PÁGINA 18

DEZEMBRO DE 2008

APÓS BIÊNIO DE TRABALHO NA CÂMARA PRESIDENTE FECHA MANDATO REALIZADO.

“A democracia é um governo do povo e para o povo, daí a necessidade de valorizar o eleitorado”. “Desejo a todos os itanhomienses um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações e conquistas e creio que com a ajuda de todos no pleito eleitoral.”

O

atual presidente da Câ mara Rogério Rodrigues Bastos assumiu em 2006, quando em seu primeiro mandato como vereador pelo PT (Partido dos Trabalhadores). Agora está fechando o mandato eleitoral e deixando a câmara, fechando o seu trabalho. Foi reeleito a vereador pelo seu partido e segundo ele, os quatro anos de legislatura decorridos foi de uma boa convivência e harmonia entre colegas de trabalho, sem atritos entre candidatos e partidos de oposição e quanto às normas a serem seguidas. Durante o tempo em que esteve na direção da Câmara fez o possível para evitar divergências e quando era apenas vereador buscou sempre o respeito mútuo entre todos os membros do Legislativo, e continuou com esses princípios quando presidente. Atritos sem dúvida vieram, porque no meio político é impossível agradar a todos, mas usou de discernimento e sempre dentro da lei, que prevaleceu sempre na Câmara buscou resolver os problemas que lhe eram passados. O respeito para com os eleitores é um ponto crucial para Rogério, a democracia é um governo do povo e para o povo, daí a necessidade de valorizar o eleitorado. Ressaltou que ao seu ponto de vista a essência do poder Legislativo é que este é “uma casa aberta ao público”, onde a prioridade no atendimento no setor de

pessoal foi bem fundamentada e cumprida desde uma simples informação até a exposição de um projeto visando a satisfação e o cumprimento da Legislação perante a sociedade. Geralmente as pessoas têm uma idéia de que o Presidente da Câmara é um pouco Casmurro, mas quando chegam até ele se deparam com um ser humano simples, apto a lhes atender e ajudar. A consciência de missão cumprida e a certeza de que tudo o que foi feito foi correto, que os direitos de políticos e eleitores foram preservados e que não houve distinção para com ninguém mesmo aos adversários políticos, a prevalência do direito de expressar com liberdade a opinião e o ponto de vista foi um dos pontos que como Presidente fez questão de manter dentro da Câmara e em toda a Prefeitura. “Busquei sempre agir com maturidade e tentei ser um político diferente, correto e de caráter”. Nos dois anos de mandato como presidente foi o responsável pela realização de diversas obras municipais, e em todas manteve a idéia de economia que foi inédita na prefeitura, que estava acostumada com obras que resultam em gastos estrondosos e ressaltou que só no 1º ano a frente da Câmara houve uma economia que girou em torno de um montante de cinqüenta mil reais e que

no ano seguinte não foi diferente, sendo o valor quase igual ao do ano anterior. As obras e reformas realizadas e as ainda em andamento no prédio que abriga a Câmara foram pensados sempre para resultarem em economia e qualidade com o intuito de melhorar o atendimento e a estrutura prestadas a todos, como a melhoria na visibilidade do ambiente e as condições de trabalho para os funcionários. Como mensagem para todo o setor público agradece aos eleitores que o elegeram em 2004 e os que o elegeram novamente nas últimas eleições, e esclarece que buscou sempre agir com maturidade e ser um político “diferente”, correto e de um caráter honesto tentando apagar o estigma e a visão ruim que a população em geral tem acerca da política, levando até elas uma imagem honesta e sensata como vereador e Presidente da Câmara Municipal. Não deixou de lembrar dos extensos casos de corrupção existentes na esfera política que existem em nosso país e ressaltou que em âmbito nacional, está ocorrendo, sem dúvida, uma grande transformação no setor político, lenta, mas que vêm chegando e melhorando gradualmente a política, colocando verdadeiramente em prática a justiça. Falou da honra que tem de pertencer ao seu partido e o quanto acha digno as visões que o mesmo prega. Quanto a sua postura em meio aos políticos, garante que continua a mesma e que não vê necessidade nem desejo presente ou futuro de mudar de idéia e ir para outro partido ou associação política a não ser a qual pertence desde quando ingressou no meio. Lembrou que os prefeitos e vereadores eleitos tem a missão de servir ao município, não podendo de maneira alguma existir divergências e rixas entre si no ato de administrar e cuidar do meio público e que a partir do momento da posse não pode haver político que queira melhorias só para quem é de seu partido, mas o poder que lhe foi delegado deverá ser prestado a todos, sem distinção. Quanto às novas eleições para eleger o novo Presidente da Câmara, não negou que o desejo de pertencer ao cargo esteja entre os nove vereadores eleitos, e que só haverá certeza de candidatos quando forem realmente lançadas as chapas que deverão se opor nas eleições. Vale lembrar que a eleição da Câmara é interna e quem decide qual será o vencedor são os próprios vereadores, sem interferência alguma de demais esferas políticas. Ressaltou que um fato que a população deve estar consciente é de que a partir do próximo ano, quando entra em vigor o novo mandato municipal, as eleições da Câmara serão abertas ao público. Os critérios de tal mudança ainda não estão totalmente definidos e que tais critérios serão avaliados pelos próprios vereadores do município. As mudanças feitas no Regimento Interno levam o município a vivenciar a partir de janeiro uma nova faze que trará uma nova gestão, com mais acesso populacional as decisões políticas que dizem respeito ao cidadão. Em seu nome e de todo o Legislativo deseja a toda a população itanhomiense um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações, e com a ajuda de todos no pleito que entrará em vigor no próximo ano e promete trazer mudanças e melhorias para toda a comunidade.

Mesa diretora no biênio de 2005-2006: Presidente Idelvan Albuquerque Ribeiro, o vice-presidente: Odilon Cassimiro de Oliveira e 1º secretário Rogério José Pimentel e 2º secretária Ana Maria Fernandes de Assis

Atual mesa diretora neste biênio de 2007-2008: Presidente da Câmara Rogério Rodrigues Bastos, a vice-presidente Hilda Rosane Lopes Gomes e o 1º secretário Sebastião Antônio da Silva e 2º secretário Manoel da Silva Ribeiro

Os 09 vereadores à frente da Câmara Legislativa, O presidente da Câmara Rogério Rodrigues Bastos, A vice-presidente Hilda Rosane Lopes Gomes, A vereadora Ana Maria Fernandes de Assis, O vereador Cléber Morine, O vereador Rogério José Pimentel, O vereador Odilon Cassimiro de Oliveira, O vereador Sebastião Antônio da Silva, O vereador Manoel da Silva Ribeiro, O vereador Idelvan Albuquerque Ribeiro.

Mensagem de Natal É Natal! Tempo de reflexão, confraternização e amor. Que todos recebam o melhor dos presentes: amor, paz, saúde, felicidades e conquistas. Tempo também de agradecer por tudo o que somos, por tudo o que já recebemos, pelas amizades que conquistamos, a família que possuímos. Que brote no coração de cada um a semente do amor, da justiça, da humildade e da fraternidade para que possamos, ainda em tempo, ter um mundo onde reine só a paz e o amor. Um Feliz Natal e um próspero Ano Novo a todos. São os sinceros votos dos Membros da Câmara de Vereadores de Itanhomi- Minas Gerais

Antônio Alves de Oliveira – Secretário Parlamentar

Drª Elta Walescka de Souza Bomfim – Assessora Jurídica

Nivaldo de Figueiredo – Técnico em Contabilidade

Eliângela Arêdes Pimentel Cunha – Assistente Parlamentar

Mirele Cristina de Oliveira – Auxiliar Legislativo

Alaíde – Auxiliar de Serviços Gerais

Paulo Martins – Motorista

Igor Barreto Figueredo– Office Boy

“A Voz” agradece a todos os funcionários desta Casa Legislativa que sempre nos atendeu com presteza, gentileza e cordialidade de sempre, em especial aos queridos funcionários Antônio da Vila e Eliângela pelo bom atendimento e o carinho com que sempre fomos recebidos e desejamos um Feliz Natal e Próspero Ano Novo a todos!


PÁGINA 19

VESTIBULANDOS A jovem estudante itanhomiense, Danielle Raphaela Alves, de 17 anos, que acabou de cursar o Ensino Médio na E. E. “Carlota de Andrade” passou no vestibular do curso de enfermagem pela Universidade Vale do Rio Doce (Univale) e Unipac de Governador Valadares, e pretende começar os estudos em fevereiro de 2009 na Univale. A bela Danielle é filha de Maria Auxiliadora Lopes e Gilberto Alves Neto (já falecido), e tem uma irmã caçula, a graciosa Francielle Victhória, de 06 anos que está cursando a fase III da Educação Infantil na Escola Municipal Elvira Loures. À vestibulanda parabéns pelo desempenho e sucesso!!! Gisele Amarante Pereira, filha de Marcos Raimundo Pereira e Rosane das Graças Amarante Pereira passou no vestibular para o curso de Medicina na UNIVAS (Universidade do Vale do Sapucaí) em Pouso Alegre – Mg. A estudante reside em São José dos Campos. Parabéns e sucesso nos estudos! O jovem Kleiton Roger Freitas Ramos, 23 anos, funcionário da Agência da Caixa de nossa cidade, e filho do eleito a vereador José Anastácio Ramos e Valdete Freitas Ramos passou no vestibular para o Curso de Administração de Empresas pela Univale (GV) e começa os estudos em 09 de fevereiro de 2009. Parabéns e Dedicação nos estudos! ** Ivanessa Alves da Silva, filha de João Batista da Silva e Ivanilda Maria Alves Silva, proprietários da tradicional pizzaria de nossa cidade passou no vestibular na Unipac e Ipatinga em 8º lugar no curso de enfermagem e no mesmo curso na Univale ficando em 34ª lugar. Parabéns!

DEZEMBRO DE 2008

FORMANDOS DA 8ª E 3º ANO DA E.E. “VEREADOR ANTÔNIO DUARTE” No dia 04 de dezembro de 2008 foi realizada a formatura das turmas da 8ª e 3º ano da E.E. “Vereador Antônio Duarte”, no distrito de São Francisco do Jataí, sob a direção de Maria Margarida de Oliveira. A entrega dos diplomas ocorreu na Igreja Nossa Senhora Aparecida às 18:00 horas e contou com a presença dos formandos, seus pais e demais presentes. Dos concluintes do 2º grau foram 10 alunos presentes na cerimônia e escolheu para padrinhos os professores Ana Lúcia Condé e Erasmo Carlos. Já os oitavanistas tiveram como padrinho de turma Ronaldo Cassimiro. Os troféus de 1º lugar foram entregues à aluna Érica Pimentel (3º ano), que o recebeu do pai Ciro Cordeiro. A referida aluna também recebeu homenagem e gratificação por ser exímia leitora e aproveita para agradecer ao incentivo da professora Ana Lúcia, pela palavra amiga e o desejo de ven-

N

o dia 09 de dezembro a Câmara de Vereadores de Itanhomi recebeu alguns dos vereadores eleitos para o pleito de 20092012: Zilva Sales Martins (Bibinha) do PDT, José Anastácio Ramos do DEM, Valdir Dias Belício do PDT, Odilon Morais da Silveira do PSB, Adão Pereira Neves do PTB e Odilon Cassimiro de Oliveira do PSDB e também o vereador eleito de Capitão Andrade, José Faustino Braz (Zé Criolo) do DEM que participaram de uma palestra feito por Antônio Alves de Oliveira (Antônio da Vila) sobre o funcionamento do Regimento Interno da Câmara.

Formandos do 3º ano.

cer. A oitavanista Amanda Cristina também recebeu o prêmio do pai, Manoel Vidal. Tudo aconteceu numa calma e harmoniosa cerimônia presidida pela supervisora Vera Lúcia e demais funcionários da escola. Aos formandos, parabéns! E a certeza de que muitas outras vitórias virão!

A aluna Érica Pimentel com o troféu de 1º lugar, juntamente com a professora Ana Lúcia.

FORMATURAS ESCOLARES 2008 Escola Estadual Sebastião Lopes de Morais: **No dia12 de dezembro, ocorreu a formatura das turmas da 4ª série do Ensino Fundamental e 8ª série da Escola Estadual Sebastião Lopes de Morais, do distrito de Santa Luzia do Carneiro, sob a direção de Eniléia Costa Botelho. A formatura foi às 13:00 horas na escola. Escola Municipal Elvira Loures ** Os alunos da Escola Municipal Elvira Loures receberam no dia 09 de dezembro o diploma da conclusão de mais uma etapa escolar. Foram duas turmas do 5° ano e da educação infantil em fases iniciais. As professoras das referidas turmas são: Raquel, Fátima, Edilúcia, Maura, Inês, Martaérica, Rosângela e Lucilene respectivamente. A entrega dos certificados aconteceu as 19 :00horas no Ginásio Poliesportivo de Itanhomi e contou com algumas apresentações e músicas infantis. Escola Estadual Humberto de Campos ** A Escola Estadual Humberto de Campos fez a entrega de diplomas para seis turmas, entre elas duas do projeto Acelerar para Vencer. As professoras dos formandos são: Lúcia, Edimar, Ângela,

Zilmar, Rosalva. A formatura aconteceu no dia 05 de dezembro e houve a missa em Ação de Graças no dia 07 e um jantar para os pais no dia 04 oferecido na escola.

R

Escola Estadual Dom Hermínio Malzone Hugo. **A Escola Estadual Dom Hermínio Malzone Hugo comemorou com as 02 turmas do 5º ano do Ensino fundamental, o final da etapa dos anos iniciais nos dias 07/12 com missa em Ação de Graças, no dia 10/12 um jantar na própria escola e no dia 11/12 às 19:00 Hs houve a entrega simbólica dos históricos no Salão da Igreja Matriz. As professoras do 5º ano foram Fernanda e Marília. A orientadora Vera Arêdes e a diretora Zélia também estavam presentes. Esses alunos deverão continuar na própria escola que já oferece os anos finais do Ensino fundamental.

“A Voz de Itanhomi” flagrou os assinantes do jornal, Gladstone, Pablo Gonçalez e Thiago Brantes ao qual aproveito para cumprimentá-lo pela passagem natalícia nestes 03 de dezembro no Cartório “Zé Araújo”. Desejamos-lhe um feliz fim de ano e um novo de bênçãos.

Escola Estadual Carlota de Andrade **A Escola Estadual Carlota de Andrade realizou no dia 19 de dezembro a partir das 19:00 horas a entrega de diplomas para os alunos de quatro turmas de 8ª série, três do projeto Acelerar para Vencer e turmas de 3º ano.

r. Raílson Ferreira da Silva, advogado e técnico em contabilidade no município de Tarumirim e sua esposa Nilce Ferreira da Silva felizes e sorridentes por ter tido a oportunidade de estar em Belo Horizonte d assistir a um belíssimo show do Rei Roberto Carlos. Aproveitamos o espaço para desejar aos amigos e parentes um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

ENTREGA DE FITAS DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO. No dia 05 de dezembro ocorreu a entrega de fitas do Apostolado da Oração para duas novas associadas: Maria Aparecida Trindade e Maura Luzia de Oliveira. As fitas foram entregues pela presidente Maria de Lourdes Araújo Souza juntamente com a zeladora Arminda Maria da Silva e o presidente da celebração, Pe. José do Nascimento Balbino. A cerimônia aconteceu às 12:00 hs na Igreja São Geraldo (Vila).

D

MERCEARIA SOUZA

RETROSPECTIVA/2008 ASSEMBLÉIA PRESTA HOMENAGEM A JOSÉ APARECIDO DE OLIVEIRA O ministro e embaixador José Aparecido de Oliveira, falecido em outubro de 2007, foi homenageado pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais no dia 10 de dezembro. O seu nome será dado ao hall da Tribuna Popular, que fica voltado para a Praça Carlos Chagas (BH). A inauguração do Espaço foi realizada com uma bela cerimônia. O Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira será identificado por uma placa com a imagem do ministro e ficará próxima à entrada do Salão Nobre da Assembléia onde será exibida uma linha do tempo com os principais fatos da vida de José Aparecido. O embaixador faria 80 anos em 17 de fevereiro de 2009. A viúva Maria Leonor Gonçalves de Oliveira e os filhos Maria Cecília e José Fernando participaram da cerimônia. José Aparecido de Oliveira nasceu em São Sebastião do Rio Preto, antigo distrito de Conceição do Mato Dentro. Seus pais foram Modesto Justino de Oliveira e Araci Pedrelina de Lima

ecebemos do Sr. Leonardo Galvão uma foto dos antigos políti cos de Itanhomi, companheiros de política e amigos de seu pai. Agradecemos pelo carinho, e a foto, de tempos antigos remetenos à lembrança de nossa cidade em outrora, onde os hábitos da população e a forma de governar eram diferentes.

Oliveira. Foi Jornalista e ocupou diversas funções de destaque na vida pública, tais como ministro da Cultura no governo José Sarney (1985 e 1988-90), governador do Distrito Federal (1985-88) e embaixador do Brasil em Portugal. Secretário particular do presidente Jânio Quadros, organizou uma grande biblioteca com os arquivos pessoais do mesmo. Eleito deputado federal com expressiva votação em Minas Gerais, em 1962, teve o mandato cassado pela ditadura militar. Em 1983, voltou a se eleger para a Câmara de Deputados, de onde se afastou para implantar e assumir a Secretaria de Estado da Cultura do governo Tancredo Neves. Vale lembrar que o referido político foi amigo da diretora do nosso jornal, Maria do Rosário, e a ela, os parentes e demais amigos deixou saudades, mas a alegria de participar de sua ilustre história e de presenciar uma homenagem especial a quem muito fez pelo país.

JN MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO E MADEIREIRA JN Tudo para sua obra! Desde a planta até acabamentos, artigos de primeira qualidade como parafusos, tijolos, areia, madeira e materiais de construção em geral. Não faça sua compra antes de conferir nossos preços à vista ou a prazo. Venha! Façanos uma visita e confira o que há de melhor em atendimento.

Direção: José Nunes de Morais Avenida JK, ao lado do Hospital São Vicente de Paulo. Tel.: (33) 3231-1306 – Itanhomi /MG. E-mail: jnmateriaisdeconstrucao@hotmail.com

HOTEL ESPLAN AD A NA DA CLASSIFICAÇÃO 2 ESTRELAS

TELEFAX: (31) 3273-5311 Av. Santos Dumont, 304 Belo Horizonte - MG

Gêneros alimentícios, artigos para limpeza, presentes e tudo em grande variedade.

Direção: Ronildo e Léia Praça Mariano Teixeira, 376 (“Praça do Antônio Cici”)

Tel.: (33) 3231- 1771

ITA Materiais de Construção Geraldo Alves dos Reis Tijolos Telhas, Cimento, Cal, Caixa D´água, Brita, Areia Madeiras, Portas, Tábuas, Aduelas, Ferragens, Tubos, Conexões, Cerâmicas e Ferramentas

FONE: 3231-1691 Rua Hilda Moreira, 103 - Itanhomi - MG


PÁGINA 20

FORMANDOS Rodrigo Fausto de Lima colou grau no curso de Medicina pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos de Teresópolis do Rio de Janeiro nestes 19 de dezembro. Rodrigo é filho de Maria das Graças Ribeiro Lima e José do Carmo Ribeiro Lima e deixou agradecimentos: “Agradeço a Deus, meu Criador e Salvador. Ao meu pai pelo exemplo e caráter. A minha querida mãe, pelo carinho e amor incondicional. As minhas irmãs, Raquel e Lina, pelo carinho e apoio constante. A minha amada Naide, pelo companheirismo e lealdade. Aos pequenos e lindos sobrinhos, João e Ana, que trouxeram mais luz e vida a nossa família. A minha avó, o cuidado e dedicação. A todas as tias, o cuidado e proteção. Aos tios pelo incentivo. Aos cunhados, Ricardo e Clairson, a amizade. Aos amados irmãos em Cristo, minha sincera gratidão”. Felicidades para Antonino Nogueira Pires que aniversariou nestes 13 de dezembro e concluiu seu curso de Direito pela Univale neste ano, sua colação de grau aconteceu no dia 15 de dezembro. Sempre contando com o apoio dos pais, o advogado Dr. Lauro Antonino Nogueira Pires e a professora Ângela Maria do Rosário de Andrade Nogueira Pires, também dos irmãos e esposa Graça, além de colegas da faculdade, amigos e familiares a quem deixou agradecimentos: “Agradecer é acima de tudo reconhecer. Aos meus pais Lauro e Ângela, pelo suporte e insistência; aos meus irmãos Paulinho, Cacau, Laurinha e Loló, que estiveram sempre prontos a me ajudar; à minha esposa Graça, pela tolerância e apoio; aos grandes colegas, pelos quebra-galhos, à Cláudia do EJA, por toda a ajuda; a Dona Glória do DRA, por todo o apoio; aos meus familiares, principalmente ao Tio Chico, pelo carinho e apoio; aos meus amigos e clientes que em mim confiaram possibilitando a realização dessa conquista. Finalmente, a todos os professores que reconheceram a minha dificuldade para fazer o curso e assim me ajudaram. A todos os meus agradecimentos”.

DEZEMBRO DE 2008

1º SEMINÁRIO DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE ITANHOMI: “FORTALECENDO A ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA”. A Prefeitura Municipal de Itanhomi juntamente com a Secretaria de Saúde, o Departamento de Atenção Básica do município e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Doce (CISDOCE) planejaram e realizaram no dia 12 de dezembro na Câmara Municipal de Vereadores de Itanhomi o 1º Seminário de Saúde da Família com o tema: “Fortalecendo a estratégia de saúde da família”. O evento começou pela manhã e foi encerrado à tarde. A abertura do evento ocorreu com a pronunciação enviada pelo prefeito que não pode comparecer. O funcionário municipal Higino Martins de Freitas leu a mensagem enviada pelo senhor prefeito, e logo após o secretário municipal de saúde, Francisco de Melo usou da palavra e deu por aberto os trabalhos do encontro. Houve também a bênção realizada pelo pastor da Igreja Assembléia de Deus, o Sr. José Macário. A mesa de honra foi composta pelo secretário da saúde, Francisco de Melo, a sub-secretária Sebastiana Batista Ramos (Tianinha) e o médico do Programa Saúde da Família (PSF), o cardiologista de Governador Valadares Dr. Paulo Abrantes que ministrou a palestra sobre o tema “Saúde do adulto: A HAS (Hipertensão Arterial) na ESF” que foi

O funcionário municipal Higino Martins de Freitas representando o prefeito

O secretário municipal de saúde, Francisco de Melo

Público presente

bem desenvolvida e proveitosa. Durante a realização do encontro houve discussões e palestras sobre assuntos de interesse à saúde do município e da população em geral. O evento, voltado à área da saúde e ao PSF contou com a presença do público envolvido à área de Saúde do município, os

JOVEM MORRE EM ACIDENTE DE MOTO No início da tarde de quinta-feira, 18 de dezembro de 2008, morreu o jovem lavrador Wesley Martins Correia, de 18 anos. O acidente aconteceu a cerca de 5 km da nossa cidade, na LMG-766, estrada que liga Itanhomi a Capitão Andrade. O jovem vinha em sentido a Itanhomi, e estava em alta velocidade quando perdeu o controle da moto e atingiu a lateral de um caminhão. O jovem sofreu várias fraturas, escoriações e teve um braço arrancado tamanho o impacto do acidente e morreu instantaneamente, no local do acidente. Wesley morava em Capitão Andrade. Ele dirigia uma moto Titan e bateu em um caminhão baú de GV. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o motoqueiro não tinha carteira de habilitação para dirigir. Com a batida, a motocicleta ficou totalmente danificada. Auxiliares de necropsia do Posto de Perícias Integradas (PPI) de Valadares estiveram no local do acidente e recolheram o corpo ao final do trabalho da Perícia. O corpo foi levado para GV. A PRv registrou um boletim de ocorrência, que foi encaminhado à Polícia Civil.

O jovem Wesley Martins Correia

A cirurgiã dentista Drª Rosemary Lopes Gomes de Carvalho, que atende em nossa cidade, na Av. JK, 326, (33) 3231-1133, no centro da cidade, conclui no dia 26 de setembro de 2008 a especialização em prótese dentária iniciada em 28 de setembro de 2006. A especialização foi feita na ABO de Ipatinga e da Unileste, ambas em Minas Gerais. No intuito de se aperfeiçoar ainda mais na profissão, paralelo à pós-graduação a cirurgiã iniciou um curso de aprimoramento em próteses sobre implante em julho deste ano. Parabéns pelo excelente trabalho prestado à nossa população itanhomiense!

funcionários do PSF, dentistas, médicos e farmacêuticos, da 3ª idade e também da imprensa “A Voz de Itanhomi”. Houve a entrega de Homenagens e Certificados aos presentes. Após encerramento, foi realizada aconfraternização na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) para os participantes.

REFORMA NA CADEIA PÚBLICA DE ITANHOMI. Entre os meses de novembro de 2007 e agosto de 2008, a Cadeia Pública de Itanhomi passou por uma reforma, oriunda da iniciativa do MM Juiz de Direito da Comarca D r. A n a c l e t o Falci, que formou uma comissão para atuar na reforma. Os membros acionados Dr. Anacleto Falci, Dr. Gilberto Simão de Melo e pelo juiz foram José Durso Ferreira. José Durso Ferreira, Alcir Granato, Reovaldo de Capitão Andrade que enviou Figueiredo, Dr. Anacleto Falci e o um pedreiro e um ajudante que Delegado da Polícia Civil Dr. Gil- trabalharam com dois trabalhadoberto Simão de Melo. Até então, res do mesmo ofício cedidos pela a penitenciária de nossa cidade Prefeitura de Itanhomi, os gastos estava numa situação precária. Os restantes foram cobridos pelo detentos só tinham 05 celas dis- Consep (Conselho Comunitário poníveis, o que os obrigava a dor- de Segurança de Itanhomi) e que mir no chão, sem contar no exces- ficou no valor total de R$ so de pessoas por cela. Em algu- 35.452,06 (trinta e cinco mil quamas o número de presos chegava trocentos e cinqüenta e dois rea 11. ais e seis centavos). A reforma contou com a consA comissão responsável pela trução de três novas celas, a am- reforma está contente com os pliação e melhoria de outras duas bons resultados realizados durane a reforma de quatro, inclusive te os trabalhos e agradece a toduas para albergados. A obra foi das as pessoas que ajudaram lhes realizada com a ajuda da comuni- desejando um Feliz Natal e um dade e a parceria com a Prefeitura Próspero Ano Novo!

RETORNO DE UZIEL À SUA TERRA NATAL APÓS 14 ANOS DISTANTES. Uziel Vasconcelos de Souza, filho de Gabriel de Souza Neto e Maria Madalena Vasconcelos (comerciante), irmão de Auriel (GV), Antônio (GV) e Antoniel (Ipatinga), Uziel permaneceu nos Estados Unidos por 14 anos e retornou a Itanhomi no dia 22 de dezembro pela manhã para matar saudades e rever os queridos familiares, amigos e conterrâneos, e foi recebido com muita alegria acompanhada de beijos e abraços da mãe e de muitos amigos que festejaram e soltaram muitos fogos para comemorar a chegada de Uziel. Foi servido um café da manhã em sua resi-

O dência onde estavam presentes vizinhos, amigos e familiares e à noite a comemoração continuou com uma celebração dirigida pelo Pe. Zezinho em agradecimento à sua chegada, seguida de um jantar no ITC para todos os presentes.

pequeno Rafael Corcino da Silva, filho de Maria Aparecida Batista completou dois aninhos no dia 04 de novembro. A comemoração foi na casa dos avós Ana e Geraldo no Córrego do Moinho. Às 12 horas houve um delicioso almoço para familiares e amigos íntimos e à noite teve uma festa onde foi servido cachorro-quente, bolo, refrigerante e doces para os coleguinhas de Rafael e demais convidados num clima de muita alegria! Parabéns!

75 ANOS NATALÍCIOS DO PADRE LÉSSIO

Vista da motocicleta após acidente

A Drª Rosemary junto dos professores Drº Boanerges, Ronaldo e Edson.

O palestrante, cardiologista de GV Dr. Paulo Abrantes, médico do PSF de nossa cidade

RETROSPECTIVA

gradeço ao amigo Paulinho Miranda, prefeito de Engenheiro Caldas, pelo carinho e acolhida em seu gabinete e também o parabenizo pela vitória. Aproveito para retribuir os votos de Feliz Natal e tudo que precisamos: amizade, saúde, força, paz e alegria.

A VOZ DE ITANHOMI Vicente de Paulo Pereira A Voz de Itanhomi é um jornal que te conhece, pois ele representa nosso povo itanhomiense. O jornal na região é bastante falado. A história da nossa gente é conhecida até em outro estado, por isso a voz eu valorizo. Porque com o povo de Itanhomi, a voz é unida, por isso o jornal chega até nos Estados Unidos. Essa é a voz que com força e sem farsa mostra a sua raça. Ela tem diretoria. A sua proprietária é a grande Maria do Rosário.

O querido padre Léssio Guedes, conhecido pela população itanhomiense, devido ao fato de ter sido pároco da cidade por alguns anos. No dia 04 de dezembro de 2008, ele veio à Itanhomi, celebrar uma missa especial em comemoração aos seus 75 anos de idade. A celebração foi dirigida por ele, juntamente com o pároco local, José do Nascimento Balbino, o seminarista Léssio, que será ordenado dentro de três meses pela diocese de Caratinga, e ainda teve a ajuda do acólito Vitor. A homilia foi feita pelo seminarista presente. Durante a missa houve várias homenagens, entre elas um breve histórico sobre a vida paroquiana do padre Léssio, que foi feita por Antônio da Vila e também discurso feito por Dário Perez. Houve também a entrega de uma nova batina ao referido padre, no momento da entrega, a veste utilizada pelo padre foi retirada pelo paroquiano Oswaldo Vieira e sua esposa Ivanir, e a entrega da nova veste foi auxiliada pelos paroquianos Quinzinho e sua esposa D.Hilda. A animação foi do Coral Vozes que Cantam. Na palavra franca, padre Léssio relembrou das pessoas queridas que conheceu na região, dos fiéis já falecidos e de vários fatos que marcaram o seu passado, agradeceu às pessoas que doaram donativos para a construção do MOBOM, fundação pela qual tem grande carinho e acompanhou desde os seus primordes, e que vem servindo para a preparação de cursos católicos, sempre de forma alegre e extrovertida.

Padre Léssio junto ao Padre Zezinho Padre Léssio no altar

Sr. Oswaldo e Ivanir na troca de batina do Padre Léssio

Sr. Quinzinho e D. Hilda colocando a nova batina

No altar Padre Léssio, Padre Zezinho, o seminarista Léssio e acólito Vitor


PÁGINA 21

DEZEMBRO DE 2008

ZAIA LOPES MARIA DO ROSÁRIO LOPES

REGISTRAMOS

Wanderson Filho com os avós João do Naia e Salina e tia Gleiciely.

W

anderson da Silva Filho, filho de Wanderson Alves da Silva e Mirian Soriano residentes nos Estados Unidos, festejou seu 04 aninhos nestes 13 de novembro na casa da vovó Salina com o tema da festa Homem-aranha. Para alegrar ainda mais a criançada teve cachorro-quente, algodão-doce, docinhos, refrigerante e o delicioso bolo que não podia faltar. Wanderson contou com a presença dos vizinhos, tios, avós e os amiguinhos. O pequeno esteve com os avós desde maio e retornou para os EUA neste mês de dezembro.

Wanderson Filho

“Obrigada pelo carinho, fiquei feliz em rebecer notícias suas, abaixo deixo meus agradecimentos: Tia Rosária, gostaria de agradecer a todos vocês, um grande abraço. Após sair de nossa região, especialmente de Itanhomi aos 16 anos, retornei em junho de 2007 com o de- Cristiano Rodrigo Bonfim Nicácio safio de administrar o canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Baguari em Governador Valadares, fico feliz de ter reencontrado os amigos de infância, professores, parentes e tantas pessoas que fizeram parte de minha vida. Retorno para Porto Velho – RO, onde irei participar das obras das Hidrelétricas do Rio Madeira, uma das principais obras do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento do Governo LULA. Em minha memória ficarão as lembranças dos momentos inesquecíveis que passei em Itanhomi, agradeço a todos e o sentimento que fica é de SAUDADE dessa terra que tanto amo. Obrigado!”

U

niram-se em matrimônio no dia 15 de novembro os jovens Suellen dos Santos e Bruno Maykel. A cerimônia foi realizada na churrascaria da Ilha (GV). Ela, psicóloga, filha da educadora Maria Inês Ribeiro e do despachante Geraldo Magela Ribeiro e ele, micro-empresário, filho de Eduardo Maykel e Marly Batista Maykel. Apadrinhando o casal estiveram: Ataíde Júnior e Michelle, Eduardo Júnior e Alessandra, Carlos e Aparecida, Osvaldo Calixto e Marisa, Vilmar e Aline e Salém e Íris. Ao jovem casal, felicidades na união...

N

o dia 04 de novembro de 2008, ocorreu a comemo ração do aniversário de cinco aninhos de Helena Oliveira Brande, filha de Sebastião Ferreira Brande (Ziza) e Maria Helena Aparecida de Oliveira. Houve uma festa, que teve como tema o baile de Cinderela. Foi servido aos convidados cachorro-quente, docinhos, refrigerante e um delicioso bolo. Os pais da aniversariante agradecem a Deus por mais um ano de vida da querida filhinha, e aproveitaram a oportunidade para dizer que a mamãe Helena está grávida de seis meses de um menino que irá se chamar Henrique Oliveira Brande.

O

farmacêuti cobioquímico Antônio Batista da Silva Filho completou 44 anos nestes 10 de novembro comemorando com um jantar ao lado da esposa Natalina, e dos filhos João Antônio, Nívea Stella e Natália Cristina juntamente com a sogra Iraci Santiago, o cunhado Francisco Neves Costa e sua esposa, Marita.

**Agradeço ao Deputado Estadual Dinis Antônio Pinheiro e à empresa Maxpress pelos votos de feliz aniversário, sucesso e um excelente Natal que me foram enviados no decorrer deste mês. Obrigada! ** Surpresa no dia 14 de novembro em comemoração ao aniversário de Maria Geralda Lopes Caetano, esposa do proprietário rural Joaquim Caetano e minha irmã gêmea. Foi preparado por mim, um pequeno lanche com direito a sorvete de amendoim e panetone oferecido aos colegas de serviços e alguns vizinhos que cantaram os parabéns... O niver foi no sábado, dia 15 de novembro, Dia da Proclamação da República. ** A grade de formandos da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerras do Estado do Tocantins realizou cerimônia de colação de grau no dia 13 de dezembro de 2008 e contou com uma formanda especial este ano: a itanhomiense Julien Roncali de Andrade Martins que faz parte da Turma Luiz Antônio da Rocha e integra o VII Ciclo de Estudos de Política e Estratégias Nacionais. A formatura foi no Auditório Cuíca. Felicidades e desejos de sucesso sempre! ** José Nicodemos de Oliveira, proprietário da Loja Jalle’s em Capitão Andrade, comemora aniversário no dia 23 de dezembro, mês que seu filho Keven Hiury também comemora mais um ano de vida no dia 10. Cumprimentamos e parabenizamos ambos os aniversariantes desejando-lhes felicidades. **O farmacêutico-bioquímico Ronaldo Amarante, festejou no dia 05 de novembro mais um aniversário junto dos familiares, a esposa Lélia e filhos Sara e Samuel. Felicidades e parabéns! ** A educadora Cleuza Lopes Vieira Breijão aniversariou nestes 30 de novembro. Parabéns! **Homero Martins Neto, filho da cirurgiã dentista, Rosangélica Nogueira e do funcionário público Roner Martins, comemorou no dia 13 de dezembro seus 23 anos. Parabéns e muitas felicidades!!! **No dia 22 de dezembro, quem sopruo as velinhas foi Lanna Cristina da Cunha, filha do bancário Sebastião da Cunha e da técnica em laticínios Ana Maria Filgueira. Felicidades e muitos anos de vida! ** A comerciante Lenice de Assis Vieira, esposa de Quintino Ribeiro comemorou seu aniversário no dia 20 de dezembro. Parabenizamos também o neto do casal, Ian Carlos que também aniversariou no dia 15 de dezembro. Desejamos aos dois, felicidades e muita alegria! ** Quem festeja com estilo o último dia do ano, é a funcionária pública Walkíria Maria Chagas, que comemora seu aniversário no dia 31 de dezembro. Parabéns! ** Maria do Carmo Araújo, escrevente, esposa de Gonçalves Geraldo, escrivão aposentado, festeja no dia 30 de dezembro mais um ano de vida. Desejamolhe parabéns e muitas felicidades! ** O fazendeiro João Carlos Manoel casado com Wanda e pai de Marcela e Carolina comemorou seu aniversário no dia 24 de dezembro. Parabéns e muitos anos de vida! ** No dia 29 de novembro, quem comemorou mais um ano de vida foi Farley José da Silva, filho de Tatão e Mariinha. Felicidades! ** No mês de novembro, Dr. Felício Santos Costa, comemorou no dia 1º mais um aniversário. Médico e casado com Elzis Flávia Ribeiro. Parabéns! ** Rúbens Condé de Oliveira, gerente, casado com a professora Eliane Miranda completou no dia 14 de novembro mais um ano de vida. Nossos cumprimentos de felicidades! ** No dia 31 de dezembro de 2008, D. Maria da Conceição Araújo, esposa do Sr. Gladstone Geraldo festejará mais um aniversário. Felicidades! ** Rosângela Rezende Macário, filha do pastor José Macário e de Marta Rezende comemorou seu aniversário no dia 21 de novembro. Parabéns! ** Paulo Martins Júnior, filho do comerciante Paulo Célio Martins de Paiva e da também comerciante, Rosa de Lima, completou mais um ano de vida no dia 01º de dezembro2008. Felicidades! ** Neusa de Almeida Franco, professora aposentada e esposa do advogado Celi Ottoni de Arêdes, comemorou seu aniversário no dia 10 de dezembro. Parabéns! ** No dia 06 de dezembro, Dr. Charley Lopes Medeiros Costa, filho do pecuarista Manuel Medeiros Costa e da orientadora aposentada Maria da Glória Lopes, comemorou seu aniversário. Nossos cumprimentos de felicidades e parabéns! ** O motorista Nélson Ferrarez da Silva, esposo da professora Maria do Rosário comemorou no dia 07 de novembro mais um aniversário. Parabéns! ** Cristina Angélica Nunes Gonçalves, filha de José Gonçalves Neto (Zé Emídio) e de professora Zélia Maria Nunes, comemorou no dia 11 de dezembro seu aniversário. Parabéns! ** No dia 14 de novembro, Maria Beatriz de Ambrósio Lima esposa de Geraldo Lima de Oliveira, comemorou mais um ano de vida. Nossos cumprimentos de parabéns e felicidades! ** Marcelo Rodrigues da Silva Filho, filho de Lúcia Aparecida Martins e Marcelo Rodrigues da Silva, comemorou no dia 09 de novembro seu aniversário. Felicidades! ** O empresário João Alves de Sá, casado com a professora aposentada Maria Aparecida Alves de Sá comemorou mais um aniversário no dia 15 de dezembro. Desejamos felicidades e parabéns! ** Ana Cláudia Ferreira de Andrade, filha do micro-empresário Agenor Vieira de Andrade e Mariana Ferreira Nogueira, comemorou seu aniversário no dia 25 de novembro. Desejamos felicidades e parabéns! ** A família Mazzoni comemorou no mês de novembro o aniversário de três pessoas: Sheila Mazzoni, esposa do micro-empresário José Martins Ferreira no dia 27, e de dois filhos do casal: Marcos Vinícius, no dia 18 e Maria Cecília, no dia 25. Parabéns a todos e felicidades! ** No mês de dezembro dois filhos do casal José Nunes de Morais e Hirta Maria Corrêa comemora mais um ano de vida: No dia 21 o aniversário será de Tales Correa Nunes, já no dia 28 é a vez de Tandreison Correa Nunes. Parabéns aos dois irmãos e felicidades! ** Ainda no mês de dezembro, no dia 28, quem comemora feliz a chegada de mais uma primavera, é Thiago, filho do nosso querido padre Zezinho. Parabéns! ** No dia 22 de dezembro, quem sopra as velinhas é Marielle Ribeiro Vieira, filha do dentista Gilberto Lopes Vieira e da professora Zélia Ribeiro. Parabéns! ** Raíssa Corrêa Rafael, filha do bancário Ademar Rafael Ferreira e da administradora Maria Corrêa Rafael comemorou no dia 30 de novembro seu aniversário. Felicidades! ** No mês de novembro, Silvana Maria Batista de Arêdes, filha do Sr. Sil Ottoni de Arêdes e Dulce Batista de Arêdes, festejou no dia 03 seu aniversário. Desejamos felicidades! ** Em dezembro são dois aniversariantes na família do dentista Claiber Calili Filho. No dia 09, sua esposa Selma da Silva, Professora e no dia 22 sua filha, Elisa Botelho Calili. Felicidades para mãe e filha! ** No dia 02 de dezembro, quem comemora mais um ano de vida é Gabriela Martins e no dia 27 o seu irmão Maxwell Martins, ambos filhos do comerciante Laerte Alves Martins e da professora Enelcy Dias da Cunha. ** Quem também comemorou aniversário no mês de novembro foi a oficial de justiça Rosânia Souza Sales, no dia 21, casada com o também oficial de justiça Júnior César Sales, e no dia 27 o aniversariante foi o filho do casal, Lucas de Souza Sales. Parabéns e felicidades! ** No dia 29 de dezembro, quem festejou mais um ano de vida é José Carlos de Oliveira, filho do comerciante e produtor rural Alvim Baía de Oliveira e D. Maria Auxiliadora. Parabéns! ** O proprietário da Ita-Máquinas, Antônio Ferreira dos Santos, esposo da professora Débora de Andrade, comemorou o seu aniversário no dia 06 de dezembro. Parabéns e felicidades! ** No mês de novembro também foi comemorado o aniversário de D. Norma Vieira de Andrade, dia 30, e do seu filho José Vieira de Andrade Neto, dia 07. Parabéns!

ZAIA ON-LINE: CONTATO PELO FORMULÁRIO DO SITE WWW.AVOZDEITANHOMI.COM.BR ** Parabéns hoje... FELICIDADES SEMPRE... Que DEUS proteja sempre a senhora e tia Geralda. Beijos de Audrey, Yasmin, Silvio e Lourdes. (Audrey Lopes - 15/11) ** Poxa! Que saudade da minha cidade de origem. Que cidade querida! Que povo bom. Faz tempo que não a vejo, me lembro que na última vez eu atravessei de ponta a ponta, porque a saudade era grande. E assim serão todas as vezes que puder visitá-la. O meu abraço a todos! (Nero Eliziário - 24/11) ** Recebi hoje edição do jornal com editorial “Eleições limpas”. Parabéns! Abraço a todos! Boas lembranças, muitas saudades! Feliz Natal e um Ano Novo abençoado! (Léssio) ** Estou a alguns meses na cidade, e quando cheguei achei legal ver que o prefeito tinha colocado na cidade vários tambores para coleta dos lixos, agora se manda recolher os tambores, a cidade está mais suja, porque coloca-se as sacolas de lixo na rua, vem crianças e chutam , cachorros e rasgam as sacolas. Nunca vi tanta barbaridade, retirando os coletores, piorou tudo na cidade , nesta época de manga só se vê mosca na rua por causa do lixo, ao invés de se colocar mais coletores, os retiraram. Em Capitão Andrade ainda tem coletores e isso é ótimo para os moradores. Toda a população está revoltada com esta atitude, isto foi um desrespeito, poderiam ter feito pelo menos uma pesquisa com os moradores. Mas obviamente ninguém iria concordar com esta barbaridade. É muito triste quando os nossos parentes que moram fora, como os meus chegam na cidade e só vêem lixo. Quanto aos horários, estes não funcionam, outro dia fui colocar meu lixo na rua às 9 da manhã, e os coletores já haviam passado, sendo que o horário deles passarem na minha rua é as 9:30. Na minha porta eu não coloco, jogo lá na avenida e se cachorro rasgar a sacola de lixo, a minha porta está limpa, lixo é para ser colocado no lixo, então mandam os coletores de novo. Este é o desabafo de uma moradora. Obrigada. (Marilda -16/12) ** Vende-se 20 alqueires de terra no Córrego do Parado, a 30 mil reais o alqueire. Aceitamos imóveis de menor valor em Itanhomi ou BH. Maiores informações com Israel Vargas e Marilda Vargas. (Israel Gomes Vargas-16/12) ** Uma das melhores notícias é que estamos planejando fazer um mega-show na cidade de Itanhomi para arrecadar fundos para comprar um aparelho de mamografia. Usado custa de 65 a 75 mil reais. O show está previsto para março, mas dependemos da aprovação do padre Zezinho e do apoio das entidades constituídas. O dinheiro arrecadado direcionar-se-á a SSVP aí do hospital. Por isso é que devemos ter o apoio do pároco da cidade. O show será com Os Dois Mineiros e a cantora Ingrid. Abraços.” (Aquinel de Souza Lima -16/12)

P

arabenizamos ao casal Sr. Jandir Arêdes e D. Júlia que com pletaram 60 anos de casados nestes 05 de novembro. Muitas felicidades, que o amor e união perdurem...

N

o dia 20 de dezembro foi aniversário de Antônio Cristiano Le mos, proprietário da LD Ruralista. Cristiano comemorou a data tão especial ao lado de sua esposa Flávia Rodrigues e da linda filha Anabelly juntamente com parentes e amigos. O aniversário foi festejado com churrasco e bebidas. Parabéns ao aniversariante e felicidades para toda a sua família!

12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789 12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567890123456789

MACARRÃO MARA

O macarrão feito com amor!

WANTUIL TEIXEIRA DE PAULA Proprietário da PETISCO & MARA S/A - Santa Rita de Minas


PÁGINA 22

DEZEMBRO DE 2008

GENTE QUE ACONTECE! BELÍSSIMA CERIMÔNIA MATRIMONIAL DE DR. HELTON E ANA ELISA

M

uito bem ornamentada esteve a Igreja Comunidade da Gra ça em Governador Valadares para receber os convidados de Dr. Helton e Ana Elisa no seu enlace matrimonial nestes 29 de novembro. Dr. Helton Ribeiro é médico clínico geral e atua na região de Caratinga que abrange as cidades de Vargem Alegre, Iapú, Ipaba, Tarumirim e Engenheiro Caldas. Primogênito do casal de comerciantes Quintino Ribeiro Neto e Lenice de Assis Vieira Ribeiro e irmão de Michela e Micheline. Ana Elisa é formada em jornalismo, filha de Edson Gentil de Alencar Ferreira e Izabel Maria Paula de Lima Ferreira. A cerimônia foi celebrada pelo Pastor da Igreja que a conduziu tradicionalmente e contou com a entrada dos pajens e dama de honra sendo prestigiada por muitos amigos e familiares dos noivos. Os padrinhos do casal foram: Ana Paula e Denilo Maia, Ana Flávia e Israel Salmen, Milvone e Milton Júnior, Adriane e Leal Portugal, Marcela e Euler Marra, Tinara e Bolivar Portugal, Rachel e Kelsey Sampaio, Iara Sayde e Amiltom Ferreira, Perciliana e Gesner, Débora e Cândido Badaró, Karina e Esdras Braga, Ludmila e Maxwell Gonçalves, Marta e Pedro Lomeu, Ionete e Antônio França (dela), Micheline e

Marcus, Michela e Ian, Maria e Agostinho Francisco, Luciléia e Aluízio, Áurea e Adair, Raquel e Flávio, Jerusa e Marlon, Patrícia e Gustavo, Milva e José Carlos, Marcelle e Karisten, Lígia e Marcélio, Alessandra e Fabrício, Vanessa e Helder, Jaqueline e Carlos Ambrósio (dele). Entre os presentes na cerimônia estavam parentes e amigos dos noivos, como a família do senhor João Ribeiro e Léia e seu filho Fabrício que veio com a esposa Helena e o filho Artur especialmente para participarem da alegria das festividades da união do casal. A família Zico Arêdes e Chico Zape também marcaram presença, juntamente com os conterrâneos itanhomienses José Bernadino e família, Gilberto Vieira e família, Claiber Calili e família, José Durso, Lia e Vicente e Paulo Nogueira, Agostinho Ribeiro e Dona Maria e familiares. A Família do avô Joaquim Vieira, César Ambrósio e Sandra juntamente com a família, João Brasilino Ribeiro, esposa e filhas e o Dr. José Carlos Pires, esposa e filhos, entre outros. A recepção foi no Clube Filadélfia, onde a alegria do casal foi presenciada pelos convidados que lhes desejaram votos de felicidade eterna! Durante a cerimônia houve o brinde entre as famílias e foi prestada homenagem aos pais e avó da noiva.

Os noivos Dr. Helton e Ana Elisa

Os noivos com os padrinhos Micheline (irmã do noivo) e Marcus, Michela e Ian (irmã e sobrinho do noivo).

João Ribeiro, esposa Léia e seu filho Fabrício com a esposa Helena e o filho Artur vieram de Tocantins prestigiar o casamento.

UMAS & OUTRAS ** Gasolina de ambulância de nossa cidade acaba em São Geraldo de Tumiritinga com paciente sendo levado para Governador Valadares... ** Equilíbrio entre os Eleitores do Município! O Prefeito de Mendes Pimentel ganhou a última eleição com apenas 12 votos de diferença e agora, com 09 votos de diferença seu candidato perdeu a eleição... **O Prefeito na Tribuna da Câmara de nossa cidade diz que quem paga IPTU é só os pobres. Sem comentários!... ** O nosso leitor “Didito do Chico Zape” disse que se a novela “A Favorita” demorar a acabar, Flora (Patrícia Pillar) irá matar todo o elenco da trama, não vai sobrar ninguém para o final da novela. **A Transportadora “Eureka” que há anos vem atendendo com um transporte sempre pontual e prestando bons serviços à população, por meio de um representante disse que a partir de janeiro de 2009 não irá mais atender nossa região devido ao mau estado das estradas de Itanhomi e Tarumirim que ligam à BR 116. Mais uma vez a população sofrerá com a situação caótica que estão parte de nossas estradas. ** Parabenizamos a EMATER (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), que atende ao pequeno e médio produtor rural e completou 60 anos no dia 06 de dezembro... ** Fazemos um agradecimento especial a Polícia Militar através de seu Comandante o Tenente Bruno Rodrigues de Faria, Sargento Eduardo Costa e demais policiais militares que nos atenderam sempre com presteza durante todo este ano e os felicitamos com votos de saúde e paz para este final de ano e ano vindouro... ** Desejamos também um feliz final de ano e um 2009 repleto de paz e saúde à Polícia Civil através de seu Delegado Dr. Gilberto Simão de Melo, detetive Márcio Reverte, escrivão Luciano e demais funcionários... “A Voz” agradece ao carinho, presteza e amigabilidade que sempre emanou dos funcionários da Câmara de Capitão Andrade (Karina, Marcelo, Leydiana, Fábio, Amelicarmem e Gustavo) que sempre estiveram aptos a nos atender. Um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo! **Datas Comemorativas de Dezembro Dia do Fonoaudiólogo (09), Dia do Alcoólatra Recuperado (09), Dia do Palhaço (10), Dia do Arquiteto (11), Dia do Engenheiro (11), Dia do Tango (11), Dia do Agrônomo (11), Dia da Criança na TV (12), Dia do Avaliador (13), Dia do Cego – Protetora Santa Luzia. (13), Dia do Ótico (13), Dia do Marinheiro (13), Dia do Reservista (16), Dia do Atleta Profissional (19), Dia do Mecânico (20), Início do Verão (22), Dia do Vizinho (23), Dia do Órfão (24), Natal (25), Dia da Lembrança (26), Dia do Salva-Vidas (28), Dia de São Silvestre (31) e Réveillon (31). Desejamos a todos os profissionais do mês uma excelente atuação profissional em tão importantes áreas para toda a nossa sociedade!

Os pais do noivo, Sr. Quintino e Lenice

UNIÃO MATRIMONIAL DE MARLENE E DOUGLAS

O

lindo e jovem casal, a profes sora Marlene Mota e Douglas Arêdes Alves casaram-se nestes 20 de dezembro às 20:45 horas na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus com celebração do Padre José do Nascimento Balbino. Ela é filha de José Carlos Mota e Maria Marta Mota, irmã de Carla e ele de Antônio Rodrigues Alves e Marly Arêdes. Para testemunhar esta união apadrinharam o casal Pedro Augusto Arêdes Alves e Carla de Alencar Mota, Wesley Carlos Dias Silva e Gleissimam Suender Mota Belício, Saulo Messias Gomes Ferreira e Vanessa Dayana Silva Julião, Celso Gomes da Fonseca e Irani Lúcia de Oliveira Fonseca, Cleidiano Arêdes Alves e Marina Gomes Batista, Cleiton Arêdes Alves e Cleidinéia Arêdes Alves, Márcio Alves Goudim e Suellen Vieira Rocha, José Dionísio de Paula e Aguinária Torres de Paula. A recepção aconteceu nas dependências do Ginásio Poliesportivo e em seguida o casal foi para Atalá/MG onde passou a lua-de-mel. Eles fixam residência em Ipatinga, cidade onde residia Douglas com os pais.

Os noivos no altar com Padre Zezinho

Os noivos Marlene e Douglas

Os pais da noiva, José Carlos Mota e Maria Marta Mota

Douglas com os pais Antônio Rodrigues Alves e Marly Arêdes

DR. JOSÉ VENTURA RAMOS Médico Hematologista e Citopatologista DRª ROSÁLIA BRANDÃO AMARANTE Bioquímica

Os noivos Marlene e Douglas

EXCELÊNCIA EM EXAMES LABORATORIAIS Rua Marechal Floriano, 654 - Loja 05 Governador Valadares - MG TELEFAX: (33) 3271-4732 FONE: (33) 3089-0170 - CEL.: (33) 9989-3241

Dr. Amaro César Tavares Drª Márcia Cristiane M. Andrade Av. Minas Gerais, 883 - Andar s/f

Telefax: (33) 3271-2975 Governador Valadares MG - e-mail: proodontoorto@uol.com.br

Jornal A Voz de Itanhomi - Edição nº 554  

Jornal A Voz de Itanhomi - Edição nº 554