Revista ATC Março 2016

Page 34

A vez do outono

As estações do ano e suas ligações com nosso corpo, mente e alimentação.

Se somos parte da natureza e interagimos com ela o tempo todo, nada mais natural do que entrarmos em harmonia com seu compasso. Observar o ambiente em que vivemos e acompanhar seu ritmo é o que podemos fazer de mais consciente para ajudar nosso corpo e nossa mente a transitar de uma estação para outra. A cada estação do ano, a natureza traz mensagens e convites específicos, sentir essa condição externa é uma resposta individual de cada organismo, mas estar de acordo com essas condições é essencial para que nosso interno esteja em harmonia. Chegou a vez do outono e a imagem clássica que nos surge são as árvores soltando suas folhas. O que nos parece uma perda é a otimização da energia da planta, deixando ir aquilo que não serve mais para dar atenção e proteger o que é mais importante. Não fosse esse processo, a árvore não sobreviveria ao frio do inverno e os seus ciclos de respiração findariam, comprometendo sua vida. Enxergando dessa forma, fica mais fácil cuidar de nossa alimentação quando pensamos nas estações como ponto de partida para adaptar o corpo ao que ele necessita. O clima frio e seco, predominante desta época, pede que mantenhamos nosso corpo quente, facilitando o processo digestivo, preparando nosso organismo e o tornando mais resistente para o frio do inverno. Por isso, alimentos nutritivos e quentes são a melhor pedida para armazenar energia para o inverno. Consumir os alimentos da estação é um dos primeiros passos para essa integração, evitando alimentos que tenham as mesmas características do clima predominante. Praticar a entrega e o desapego também faz parte da estação. É um ótimo momento para fazer uma grande limpeza em casa, doando e se desfazendo de todas as coisas que não precisamos mais.

É a estação do amadurecimento dos frutos, do preparo para colheita, tempo de voltar para dentro, cultivar o silêncio e o recolhimento, assim como os animais que hibernam nesse período. Dicas para melhor integração com a estação: - Comer em menor quantidade diversas vezes ao dia; - Durante as refeições prefira chás mornos e digestivos a água ou sucos gelados, que podem dificultar a digestão; - Os alimentos devem ser, preferencialmente, cozidos, grelhados ou assados, evitando comê-los crus; - Evite saladas cruas e quando comê-las regue-as com azeite de oliva ou óleos vegetais prensados a frio. Acrescente ervas e temperos digestivos quentes como gengibre ralado, semente de erva-doce, folhas de manjericão e pimenta-do-reino; - Temperos picantes, mas suaves como: cominho, coentro, açafrão, gengibre, cardamomo, canela, cravo, erva-doce, funcho, mostarda e quantidades pequenas de pimenta são ótimos para acender nosso calor interno; - Pimentas muito picantes tender a secar o pulmão e podem causar tosse seca; - Tomar banho de sol é além de uma fonte de calor, uma forma de promover alegria; - Consumir mel protege o pulmão e fluidifica o muco; a noite pede uma alimentação mais leve como sopas são ideais e devem conter ao menos uma raiz para o preparo de sua base (mandioca, inhame, cenoura); - Evitar o consumo de álcool e bebidas com cafeína, que podem causar uma agitação maior no corpo nesse período; - Beba bastante água.

34 REVISTA ATC


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.