Page 1


A

utech é uma empresa brasileira que produz e comercializa uma vasta linha de produtos de alta qualidade e desempenho destinados à produção de joias em Ouro e Prata. Somos representantes oficiais de marcas líderes do mercado joalheiro internacional, reconhecidas por sua qualidade, seriedade e pelo compromisso constante com a atualização científica e tecnológica. A nossa equipe é formada por profissionais experientes, com alto grau de conhecimento sobre o processo produtivo da indústria joalheira, e está sempre à disposição de nossos clientes para ajudálos em suas diversas necessidades. Esse é nosso compromisso: buscar conhecimento para entender e atender àqueles que produzem joias no Brasil. Para isso, a Autech participa de feiras,

01

simpósios e cursos de treinamento no Brasil e no exterior. Localizada em São José do Rio PretoSP, um dos maiores pólos da indústria joalheira da América Latina, a Autech atende joalheiros em todo território brasileiro. Nossa empresa estabeleceu em 2007 junto a Legor Group, empresa italiana líder na fabricação de pré-ligas e produtos para galvanoplastia, uma parceria inovadora. Desde 2008, somos também parceiros da Indutherm, empresa alemã fabricante de equipamentos, sinônimo de qualidade e eficiência em fundição de metais. Qualidade, seriedade, inovação e competência no suporte técnico. Apoiada nesses sólidos valores, a Autech pauta sua relação com seus clientes e parceiros internacionais, consolidando ano a ano sua posição no mercado joalheiro nacional.


O QUE SÃO PRÉ-LIGAS?

N

a joalheria, o uso do Ouro ou da Prata como metais puros não possibilita a produção de joias com alto grau de resistência mecânica, capazes de suportar o desgaste inerente ao uso ao longo dos anos. Além disso, os metais puros não são capazes de garantir maleabilidade ou possibilitar a variação de cor. Pré-liga é o termo utilizado para denominar uma categoria de ligas metálicas não ferrosas. Ou seja, é uma mistura de metais não contendo ferro utilizada na indústria joalheira para ser adicionada ao Ouro e à Prata no processo de confecção de joias. A inclusão de pré-ligas que contenham metais como: Cobre, Prata, Zinco, Níquel, Irídio, Silício, Índio atenderá às demandas específicas da produção joalheira.

A variedade desses parâmentros justifica a necessidade de uma grande variedade na composição das pré-ligas. Portanto a indicação correta de uma pré-liga deverá levar em conta diversas variáveis tais como a cor, o teor da joia, o processo de fundição utilizado e o tipo de peça. A Autech conta com um departamento técnico capaz de orientar seus clientes na escolha da préliga mais indicada para cada caso, atendendo às necessidades específicas da sua produção. Além disso, contamos com suporte de um programa computadorizado desenvolvido pela Legor Group para seus representantes. Através do uso dessa importante ferramenta, temos como definir com segurança a pré-liga perfeita para sua joia. Fonte: www.legor.com

REDUTORES DE CRISTAIS

S

ão aditivos colocados nas pré-ligas em pequenas quantidades, com a finalidade de reduzir os cristais de solidificação, melhorando a estrutura

03

dos metais e conferindo as excelentes características mecânicas e excepcional brilho ao polimento. Esses aditivos tornam os metais mais resistentes ao escurecimento.


PRÉ-LIGAS

P

ré-ligas específicas, formuladas para facilitar a produção da indústria joalheira atendendo as diferentes finalidades, tais como: fundição, laminação, confecção de alianças, estamparia, produção de fios, correntes e tubos ocos entre outros. Nossas linhas de pré-ligas estão disponíveis em várias cores em diferentes tonalidades, possibilitando uma grande liberdade na criação de joias.

04


Foto gentilmente cedida por Constantini.

PRÉ-LIGAS PARA OURO AMARELO, ROSÊ E VERMELHO GUIA DE TONALIDADES AMARELAS

P

ara atender a necessidade de uma tonalidade exclusiva para suas joias, a Autech e Legor-Group oferecem pré-ligas com diversas variações em torno da cor amarela. Especialmente preparadas pela Autech, sob supervisão técnica da Legor Group.

As pré-ligas vão desde o amarelo esverdeado até o amarelo-intenso, passando pelo amarelo padrão 2N, que equivale à nossa tonalidade 33. Essa variedade de tonalidade está disponível nas nossas linhas BRIL, FLEX, IRÍDIUM e SPIN.

*2N

TENDE AO AMARELO-ESVERDEADO

**3N

TENDE AO AMARELO-INTENSO

Norma DIN 8238 * A tonalidade 2N corresponde à cor: ouro 100 - prata 22 - cobre 11. ** A tonalidade 3N corresponde à cor: ouro 100 - prata 16,5 - cobre 16,5.


LINHA BRIL:

P

rimariamente indicada para uso em máquinas sem proteção, sendo uma ótima opção para aqueles que utilizam maçarico. A adição de elementos com propriedades desoxidantes e fluidificantes

C

proporciona boa proteção ao metal fundido, conferindo às joias resistência superior à oxidação. Indicada também para fundições com pedras cravadas na cera.

LINHA FLEX:

ontém elementos que atuam como redutores de cristais de solidificação, proporcionando uma melhor estrutura granular.

Esta característica garante melhor desempenho nos processos que necessitam deformação plástica, tais como estamparia e correntaria.

06


Foto gentilmente cedida por Constantini.


LINHA IRIDIUM:

A

s pré-ligas desta linha possuem uma alta concentração de aditivos redutores de grãos, garantindo assim uma excelente compactação do metal fundido, sendo uma ótima opção para fundição em cera perdida bem como

nos processos onde a deformação plástica é necessária tais como estamparia, correntaria e fabricação de tubos ocos. As ligas da linha Iridium não contêm aditivos desoxidantes na sua composição.

LINHA SPIN:

E

specialmente desenvolvida para produção de alianças pelo método de arruelas centrifugadas. As pré-ligas desta linha também podem ser usadas para laminação, fabricação de tubos e fundição a

cera perdida. Contém média concentração de redutores de cristais e alta concentração de fluidificantes o que lhes confere um ótimo grau de elasticidade e um excelente brilho.

08


LINHA TOP DE LINHA INTERNACIONAL ENTRE AS PRÉ-LIGAS PARA OURO AMARELO

U

ltracast é uma linha especial de pré-ligas para Ouro amarelo que caracteriza-se pelo alto grau de fluidez, compactação e brilho de superfície. As ligas da linha Ultracast reduzem a porosidade, melhoram a estrutura dos cristais de solidificação melhorando portanto, a flexibilidade. Desta forma, problemas como fragilidade e oxidação podem ser minimizados. Essas pré-ligas utilizam desoxidantes

desenvolvidos pela Legor-Group e redutores de grãos especiais garantindo excelente performance para os processos de fundição em cera perdida e laminação. A inclusão desses aditivos especias, a escolha criteriosa das matérias primas utilizadas e ainda, um padrão internacional de qualidade, fazem das ligas Ultracast uma opção atual para joalheria brasileira.

ULTRACAST VERSÃO A: são indicadas primeiramente para fundição em cera perdida para sistemas fechados (com proteção) bem como para colatas contínuas. Devido a sua alta fluidez, essas pré-ligas favorecem o preenchimento dos moldes, sendo capazes de reproduzir os mais finos detalhes. Não são indicadas para fundição com pedras cravadas na cera. Por possuirem alto teor de redutor de grãos apresentam um ótimo desempenho nos trabalhos mecânicos. •Não contêm Silício nem Zinco na composição. ULTRACAST VERSÃO B: foram desenvolvidas especialmente para trabalhos mecânicos •Não contêm Silício porém contêm Zinco na composição. ULTRACAST VERSÃO C: foram desenvolvidas para obter-se fundições de alta qualidade, brilhantes, livres de oxidação sem prejudicar demasiadamente suas propriedades mecânicas. São indicadas para sistemas abertos de fundição e também para fundições com pedras cravadas na cera. •Contêm Silício e Zinco na composição.

09


Foto gentilmente cedida por Constantini.

PRÉ-LIGAS PARA OURO BRANCO BR 10

P

ré-liga muito macia indicada para laminação, correntaria, estamparia e confecção de tubos. Não indicada para fundição à cera perdida. Pode ser usada em teores de 9 a 18k - cor branca bastante razoável e excelente laminação.

P P

BR 15

ré-liga indicada para uso em fundição à cera perdida e laminação. Contém desoxidantes e redutores de cristais. Altamente resistente à trincas. Pode ser usada em teores 14 a 18k. Ótima cor branca e boa laminação.

BR 12

ré-liga branca com boas características de deformação plástica. É uma das pré-ligas para Ouro Branco indicadas para trabalhos mecânicos mais populares no mercado joalheiro mundial. Indicada para laminação, correntaria, estamparia e confecção de tubos ocos. Pode ser usada nos teores 14 a 18k. Possui boa cor branca. É uma pré-liga bastante macia.


BR 19

P

ré-liga com maior concentração de desoxidantes e Prata em sua composição. Ideal para fundição com pedras cravadas em cera. Deve ser usada preferencialmente em máquinas abertas. Pode ser usada em teores 9 a 18k. Cor muito branca e razoável laminação.

BR 21

P

ré-liga altamente indicada para fundição e laminação. Possui média concentração de desoxidantes e redutores de cristais. Altamente resistente à trincas. Deve ser usada preferencialmente em máquinas fechadas com proteção de Argônio ou Nitrogênio. Pode ser usada em teores 14 a 18k. Ótima cor branca e boa laminação.

P

BR 26

ré-liga indicada para laminação, confecção de tubos e correntes. Resistente à trincas. Bons resultados em fundição com máquinas fechadas e proteção de Argônio ou Nitrogênio. É uma das nossas pré-ligas mais versáteis. Pode ser usada em teores 14 a 18k. Cor muito branca e ótima laminação.

BR 29

T 11

rata-se de pré-liga indicada para confecção de alianças pelo método centrifugo. Bastante dura, porém com média expansão. Cor muito branca, dispensando o banho de Ródio. Brilho excepcional. Não possui desoxidantes na sua composição.


Foto gentilmente cedida por Osny Storel.


PRÉ-LIGAS PARA PRATA

GERMANIA

É

uma pré-liga de alta qualidade indicada para fundição de Prata nos teores 925-950. As peças fundidas com essa pré-liga oferecem superfícies compactas, um alto brilho e uma redução significativa da porosidade de retração. Germania é uma pré-liga com alto teor de desoxidantes na sua formulação sendo

portanto, capaz de produzir fundições brancas, livres de manchas e muito resistentes ao escurecimento. Um de seus componentes é o Germânio, que, ao competir com o Cobre, absorve a maior parte do Oxigênio, formando um óxido incolor (óxido de Germânio) ao invés do óxido de Cobre que possui coloração escura.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS: • Possui alta fluidez, proporcionando um excelente preenchimento dos moldes; • É altamente indicada para fundições com pedras cravadas na cera; • Pode ser usada em sistemas de fundição abertos (sem proteção) e também em sistemas de fundição fechados (assistidos por vácuo e/ou proteção de gás inerte).


Foto gentilmente cedida por Osny Storel.

GERMANIA PLUS

G

ermania Plus é uma pré-liga top de linha internacional para fundição de Prata nos teores 925-935. As peças fundidas com Germania Plus oferecem alto brilho, superfícies compactas e uma considerável redução na porosidade de retração. Germania Plus possui um alto teor de desoxidantes sendo, portanto, capaz de produzir fundições brancas, livres de manchas e muito resistentes ao escurecimento. O alto teor de Germânio presente em sua formulação promove uma proteção prolongada contra

oxidação e escurecimento. O Germânio é um metal , que, ao competir com o Cobre, absorve a maior parte do Oxigênio, formando um óxido incolor (óxido de Germânio) ao invés do óxido de Cobre que possui coloração escura. Diversos testes executados nos laboratórios Legor-Group confirmam que Germania Plus é extremamente resistente ao escurecimento causado pelas reações típicas das ligas de Prata com o meio ambiente. Essa característica especial, torna-a uma opção moderna para a joalheria atual.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS: • Pode ser usada em sistemas de fundição abertos sem proteção e também em sistemas de fundição fechados (assistidos por vácuo e/ou proteção de gás inerte); • É altamente indicada para fundição com pedras cravadas na cera; • Pode ser endurecida através de tratamento térmico; • Não pode ser escurecida artificialmente.

14


GERMANIA MIX

É

uma pré-liga de alta qualidade indicada para fundição de Prata nos teores 800 -950. As peças fundidas com essa pré-liga oferecem superfícies compactas, um alto brilho e uma redução significativa da porosidade de retração. Germania Mix possui desoxidantes na sua formulação sendo, portanto, capaz de produzir fundições brancas, livres de manchas

e com baixa tendência ao desenvolvimento de trincas. Germania Mix apresenta um teor intermediário de Germânio na composição. Germânio é um metal que, ao competir com o Cobre, absorve a maior parte do Oxigênio, formando um óxido incolor (óxido de Germânio) ao invés do óxido de Cobre que possui coloração escura.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS: • Possui alta fluidez, proporcionando um excelente preenchimento dos moldes; • É indicada para fundições com pedras cravadas na cera; • Pode ser usada em sistemas de fundição abertos (sem proteção) e também em sistemas de fundição fechados (assistidos por vácuo e/ou proteção de gás inerte); • Não pode ser escurecida artificialmente.

15


Foto gentilmente cedida por Osny Storel.


A

g-Q Line é uma linha especial de pré-ligas desenvolvida pela Legor-Group para alta joalheria em Prata após longas pesquisas e testes laboratoriais. Um cuidado rigoroso na seleção das matérias

primas, um sistema de granulação totalmente livre de Oxigênio e uma formulação voltada para as necessidades do mercado atual garantem qualidade para os mais exigentes consumidores.

AG FLEX

É

uma liga que não contém Silício (desoxidante) na sua composição não sendo, portanto, indicada para fundições com pedras cravadas na cera. Ag Flex é indicada para sistemas fechados de fundição (assistidos por vácuo e atmosfera protegida por gás inerte). Devido a inclusão de aditivos especiais, o tamanho dos grãos de solidificação do metal é extremamente reduzido. Essa característica garante superfícies compactas, uma excelente reprodução dos detalhes e ainda um ótimo desempenho nos processos que necessitam deformação plástica tais como laminação,

estamparia e produção de tubos. Portanto, Ag Flex é extremamente indicada para trabalhos manuais. Ag Flex é capaz de promover uma alta produtividade, especialmente para aqueles que necessitam de ciclos de fundição rápidos. Isso é possível devido à somatória de alguns fatores: • Uma baixa tendência em produzir resíduos nos cadinhos. Permanecendo limpo entre um ciclo e outro, poupa tempo no processo de fundição. • Baixa tendência em formar trincas. Dessa forma os frascos poderão ser estourados rapidamente.


AG FLEX PLUS

A

g Flex Plus não contêm Silício (desoxidante) na sua composição não sendo, portanto, indicada para fundições com pedras cravadas na cera. Ag Flex Plus é indicada para sistemas fechados de fundição (assistidos por vácuo e atmosfera protegida por gás inerte). Apresenta uma baixa tendência em produzir resíduos nos cadinhos. Ag Flex Plus possui uma fluidez adequada, garantindo um bom preenchimento e reprodução dos moldes, inclusive de peças finas

Fotos gentilmente cedida por Constantini.

e detalhadas. Devido a inclusão de aditivos especiais, o tamanho dos grãos de solidificação é extremamente reduzido, garantindo uma alta compactação do metal. Sua formulação moderna confere-lhe ainda uma baixa tendência à porosidade de retração e uma baixa reação com o revestimento. Portanto, a ocorrência de porosidade gasosa é extremamente reduzida. Ag Flex Plus produz uma qualidade da superfície muito superior quando comparada a outras ligas disponíveis no mercado.

18


ARGENTA

A

rgenta é uma pré-liga sem Silício para fundição e laminação em Prata nos teores 800 a 925. Contém aditivos que minimizam a formação

de óxidos de Cobre. Desta forma, as peças obtidas com Argenta são bastante resistentes ao escurecimento.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS: • • • • •

Boa fluidez, facilitando o preenchimento dos moldes; Fundições com superfícies compactas; Mínima produção de resíduos no cadinho; Temperatura sólida: 805 ºC; Temperatura líquida: 890 ºC;

A

AG 18

G 18 é uma pré-liga livre de Silício para fundição e laminação em prata nos teores 800 a 925. AG 18 contém aditivos que minimizam a formação de óxidos de Cobre.

Dessa forma, as peças obtidas com seu uso apresentam boa resistência ao escurecimento. É uma opção econômica capaz de garantir qualidade nas fundições. Indicadas para sistemas abertos de fundição.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS: • • • •

Excelente relação custo-benefício; Boa fluidez, facilitando o preenchimento de moldes; Fundições com superfícies compactas, com reduzida oxidação; Pequena produção de resíduos nos cadinhos;


AG 800

Foto gentilmente cedida por Constantini.

A

g 800 é uma pré-liga formulada especialmente para confecção de peças para mostruário em Prata teor 800, apresentando as seguintes vantagens: • • • • • • •

Cor muito branca, altamente resistente à oxidação; Total ausência de manchas escuras; Alta dureza (semelhante ao Ouro amarelo 18K) Ótima aderência aos banhos de Ouro e Ródio; Resistência ao escurecimento; Teor 800 de Prata (menor custo); Ótimos resultados em fundição e laminação;

AG 800 é elaborada em dois componentes que devem ser usados em partes iguais: A Branqueador B Endurecedor

INSTRUÇÕES PARA USO: Após a fundição, aguardar 10 minutos antes de quebrar o revestimento. Lavar em solução de sal branqueador ou ácido sulfúrico a 20% a quente. NÃO USAR ÁCIDO MURIÁTICO OU CLORÍDRICO, POIS CAUSARÃO O ESCURECIMENTO DAS PEÇAS.

OBSERVAÇÃO: Necessita o uso de solda própria (baixa fusão).

EXEMPLO: PRATA PURA

85%

BRANQUEADOR 7,5% ENDURECEDOR 7,5% TOTAL:

100%

20


PRÉ-LIGAS PARA SOLDA

A

s pré-ligas Autech Legor Group para soldas são disponíveis para Ouro e Prata em diversos teores. As cores poderão variar entre o amarelo, branco e até o rosê.

Todas as soldas Legor-Group são isentas de Cádmio, metal que por suas características de evaporação, é prejudicial à saúde. O Cádmio é um metal com ponto de fusão 321°C e ponto de ebulição 767°C. O seu ponto de ebulição, portanto, encontra-se na faixa das temperaturas usuais de soldagem, havendo perigo de liberação de vapores tóxicos.

21

A Legor-Group utiliza o Índio como alternativa ao Cádmio, garantindo assim sua segurança durante soldagens. O Índio possui ponto de fusão de 157°C e ponto de ebulição 2073°C, muito acima das temperaturas usuais das operações de soldagem. Além disso, suas características mecânicas e de fluidez são superiores às do Cádmio.


)

#*

+,

*-

&.'

#*"

#+!.+#/)&.+

Foto gentilmente cedida por Constantini.

# !"

$

' %&

(


PRODUTOS PARA GALVANOPLASTIA

A

divisão de galvanoplastia Legor-Group é a solução para as exigências relativas a banhos, caracterizando-se pela elevada competência técnica. Através de um sofisticado laboratório de desenvolvimento e pesquisa, estuda-se processos galvânicos, usados para deposições de metais preciosos.

PRINCIPAIS PRODUTOS: 1) Soluções de Ródio 2) Solução de Paládio 3) Solução de Platina 4) Soluções passivantes

SOLUÇÕES DE RÓDIO

A

s soluções para banhos de Ródio Legor-Group oferecem ótimos resultados graças a alta qualidade dos depósitos obtidos. Esses produtos são certificados por testes laboratoriais e seguem normas e padrões internacionais de qualidade. A parceria Autech e Legor-Group garante a concentração de Ródio especificada em suas embalagens.

Também dedica-se à produção de equipamentos de última geração para deposição de metais através de imersão ou caneta anódica. A Autech dispõe ainda de uma equipe técnica especializada, apta a prestar assistência no pré e pós-venda de seus produtos, através de adequado atendimento a seus clientes.


RH2FW- Banho de Ródio branco imersão. (2g./100ml ou 0,5g/25ml) RH2PW- Ródio branco para caneta (2g./100ml ou 0,5 g./25 ml) RH2PB- Ródio negro para caneta( 2g./100 ml ou 0,5 g./25 ml) RH2PB- Ródio negro para caneta (0,5g/100 ml)

SOLUÇÃO DE PALÁDIO - PD2 (2G./LT)

B

anho de Paládio tipo “flash” pronto para uso. É indicado como uma barreira de proteção, podendo ser aplicado antes de banhos de Ródio, banho de Prata ou ainda em peças de ouro branco de baixo teor. PD2 cria uma barreira contra manchas e regulariza a superfície tornando-as mais resistentes ao escurecimento. Nas peças em Ouro Branco evita ainda a liberação de Níquel, no contato desse metal com a pele. CARACTERÍSTICAS: • • • • • •

Cor Branca Baixa concentração de Paládio Alta estabilidade Não é tóxico ou corrosivo Fácil manuseio Baixo custo

24


SOLUÇÃO DE PLATINA - PT4 (4G/LT)

P

t 4 é um banho de Platina que cria um depósito uniforme e brilhante sobre as peças. Pode ser aplicado diretamente sobre Ouro, Prata, Paládio, Níquel e suas ligas. CARACTERÍSTICAS: • • • •

Camadas uniformes e brilhantes Ótima distribuição Bom poder de aderência Fácil manuseio

O QUE É UMA SOLUÇÃO PASSIVANTE?

U

ma solução passivante é aquela capaz de produzir uma fina camada protetora sobre a superfície, evitando o contato dos metais com agentes químicos presentes no ambiente. Esse fenômeno ocorre espontaneamente nas soluções passivantes, não requerendo nenhum campo elétrico para sua aplicação. A camada passivante é obtida após alguns minutos de contato da solução com a peça. Após sua formação inicial, essa camada ainda apresenta alguns defeitos e não está totalmente organizada (microscopicamente). A organização e estabilidade dessa camada

25

ocorrerão espontaneamente, com o passar do tempo (após as primeiras horas e até dias). A camada obtida com uma solução passivante adequada caracteriza-se por: • Ser totalmente invisível; • Ser atóxica; • Não alterar a coloração nem o brilho característicos das peças. A resistência ao atrito oferecida pela camada obtida por soluções passivantes é baixa, não permanecendo durante o uso das peças. Porém, são altamente indicadas para protegê-las no período de estocagem, em mostruários e vitrines.

fonte:www.legor.com


SOLUÇÕES PASSIVANTES - LINHA TENARIS

L

egor-Group desenvolveu a nova linha Tenaris, mais opções e qualidade em soluções passivantes. As soluções passivantes da linha Tenaris (Tenaris Pro e Tenaris E) são indicadas para proteger peças fundidas em Prata, Ouro, Latão e Bronze, contra o escurecimento e oxidação causados pelo contato do metal com o meio ambiente. Os novos Tenaris PRO e Tenaris E representam o que há de mais moderno no mercado para promover a passivação de peças. São capazes de produzir uma camada extremamente eficaz protegendo as peças do escurecimento e mantendo a cor e o brilho originais dos metais durante o período de estocagem e vitrine.

CARACTERÍSTICAS: • Ótima relação custo benefício; • Facilidade de aplicação pois age por simples imersão; • Não interage com o metal; • Baixa toxicidade; • Baixo impacto ambiental; • Facilidade de remoção quando necessário • Excelente resistência a sulfatação (enxofre)

• TENARIS PRO • TENARIS E


"01!&2.+#1!*# 3.'*"#)!%)

27 Foto gentilmente cedida por Indutherm.


MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

A

Autech comercializa máquinas e equipamentos para o mercado joalheiro nacional. Toda a experiência e conhecimento dos processos produtivos envolvidos na fabricação de joias possibilitam a indicação do equipamento correto, atendendo às necessidades de cada fabricante. Um equipamento só é adequado quando é corretamente instalado e quando o

treinamento é feito de maneira eficiente. Sabendo disso, buscamos cursos e treinamentos junto aos fabricantes para poder dar um suporte técnico eficaz aos nossos clientes. Todo cuidado na escolha dos fornecedores internacionais e na indicação de produtos de qualidade comprovada, somado a um suporte técnico atualizado garante os bons resultados em nossas parcerias.

EQUIPAMENTOS PARA GALVANOPLASTIA EQUIPAMENTO PARA GALVANOPLASTIA 4 TANQUES /2L

E

quipamento para banhos galvânicos por imersão - 4 tanques/2l cada. Os equipamentos da Legor Group

para galvanoplastia são desenvolvidos para galvanização de objetos de joalheria, relojoaria e peças mecânicas de precisão.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS: • • • • • • •

Painel digital Tempo de trabalho programável Reguladores de temperatura externos Retificador de corrente 12V/10 A Totalmente feitos em aço inox Anodos de titânio platinado Garantia: 1 ano

OBS: OS EQUIPAMENTOS DESENVOLVEM VAPORES DURANTE O PROCESSO DE GALVANOPLASTIA. PORTANTO, DEVEM SER COLOCADOS EM AMBIENTE COM SISTEMA DE SUCÇÃO ADEQUADO.

28


EQUIPAMENTO PARA GALVANOPLASTIA 6 TANQUES | 2L

E

quipamento para banhos galvânicos por imersão 6 tanques/2l cada. Os equipamentos da Legor-Group

para galvanoplastia são desenvolvidos para galvanização de objetos de joalheria, relojoaria e peças mecânicas de precisão.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS: • • • •

Painel Digital. Tempo de trabalho programável. Regulador externo de temperatura. Retificador de corrente 12V/10 A

• Anodos de titânio platinado • Totalmente feitos em aço inox • 2 tanques com aquecimento e agitação

OBS.: OS EQUIPAMENTOS DESENVOLVEM VAPORES DURANTE O PROCESSO DE GALVANOPLASTIA. PORTANTO, DEVEM SER COLOCADOS EM AMBIENTE COM SISTEMA DE SUCÇÃO ADEQUADO.

29


EQUIPAMENTOS PARA GALVANOPLASTIA PENPLATSYS E MINI PPS (CANETA ANÓDICA)

Penplatsys

por caneta anódica. Simples, compactos e com alta qualidade. Apresentam ótima relação custo benefício.

• O sistema é vendido com uma caneta e 5 ponteiras de feltro; • Voltagem controlada por visor digital • Fabricado com material resistente a ácidos e álcalis; • Possibilidade de uso simultâneo de 3 canetas.

MINI PPS

P

enplatsys e MINI PPS são equipamentos desenvolvidos pela Legor-Group para deposição de metais


INJETORA DE CERA DIGITAL A VÁCUO CHINETTI

A

Autech trouxe ao Brasil a injetora de cera digital a vácuo Chinetti (Italia). Esse equipamento funciona de modo totalmente automático aspirando o ar de

dentro do molde antes de injetar a cera, garantindo assim excelente qualidade dos modelos reproduzidos.

DISPÕEM DE 160 PROGRAMAS DIGITAIS

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:

PROGRAMAÇÕES PARA A CERA: •Temperatura do reservatório; • Temperatura do bico injetor; •Tempo de aspiração do vácuo; • Tempo de injeção; • Pressão de injeção. PROGRAMAÇÕES PARA O CLAMP. • Tempo de retorno; • Velocidade de Abertura; • Pressão de Fechamento; • Pressão de Avanço; • Velocidade Retorno.

31

• Capacidade do Reservatório: 3 Kg de cera; • Equipada com sistema redutor de bolhas na câmara de cera.


TECNOLOGIA DE VIBRAÇÃO INDUTHERM (PATENTEADO)

N

ada eleva mais a produtividade de uma empresa do que a redução da necessidade de refundições. Dessa forma, a Indutherm juntamente com

O

especialistas em fundição, desenvolveram uma nova tecnologia que aumenta a qualidade das fundições mesmo em modelos complexos.

s testes com diferentes pré-ligas de Ouro e Prata demonstram uma estrutura mais uniforme, uma estabilidade superior, uma clara diminuição na porosidade e uma redução de 50 % em média no tamanho dos grãos da micro estrutura

metálica. Na prática, os riscos de trincas são reduzidos, obtém-se uma diminuição dos custos nos processos posteriores à fundição e fundições com maior resiliência, favorecendo os processos de soldagem, polimento, aumento de tamanho de anéis entre outros.

PRINCIPAL VANTAGEM: Redução média de 50% nos tamanhos dos grãos, promove uma melhor estrutura

granular da liga. Dessa forma obtém-se maior estabilidade, uma redução da oxidação e uma diminuição nas trincas e fraturas.

Para as análises foram fundidas peças de joalheria em Ouro 18K utilizando-se o mesmo equipamento. As fotos da microscopia confirmam uma redução de mais de 50% no tamanho dos grãos quando a fundição foi realizada com a tecnologia de vibração.

Estrutura dos grãos com vibração

Estrutura dos grãos sem vibração


EQUIPAMENTOS PARA FUNDIÇÃO SÉRIE MC MINI SISTEMAS DE FUNDIÇÃO / MC 15

M

33

C 15 é um sistema de fundição avançado para ligas utilizadas na joalheria e na odontologia. As fundições na MC 15 são feitas utilizandose indução, vácuo e pressão, oferecendo portanto, uma excelente qualidade.

É a máquina ideal para lotes pequenos e fundições rápidas de metais com alta temperatura de fusão (até 2.000 ºC) tais como: ligas para Ouro, para Prata, para Platina e Aço inox.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS: • Manuseio muito simples, exigindo curto período de treinamento; • Modelo compacto (para bancada); • Equipamento vácuo/pressão com aquecimento por indução oferecendo excelente relação custo benefício; • Gerador de 3,5kw capaz de promover a fusão dos metais em curto período de tempo; • Derretimento do metal sob vácuo ou proteção de gás inerte, evitando-se oxidação; • Excelente preenchimento dos moldes devido ao sistema de pressão; • A troca de cadinhos é extremamente fácil e prática; • Controlador de temperaturas até 1300º ou 1600º C; • Equipado com interface para conexão de modem para diagnóstico à distância.

• Capacidade do cadinho: 100g. de Au 18k ou 110g. de Aço (metal derretido até o topo do cadinho) • Dimensão do frasco: diâmetros de 30/50/65 ou 80mmx 80mm(h).


MINI SISTEMAS DE FUNDIÇÃO / MC 50

M

C 50 é um equipamento para fundições por indução com sistema de vácuo/pressão. É indicada para fundir metais utilizados na joalheria tais como: Ouro, Prata, Latão, Bronze e similares. Uma excelente opção para fabricantes com pequeno volume de produção que buscam qualidade nas fundições.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS: • Fácil manuseio exigindo curto período de treinamento; • Modelo compacto (de bancada); • Excelente relação custo benefício; • Promove uma perfeita mistura dos metais devido a pulsos de indução; • Derretimento do metal sob vácuo ou proteção de gás inerte, evitando-se oxidação; • Preenchimento dos moldes facilitado devido à pressão; • O gerador de 3,5kw é capaz de promover fusão do metal em curto período de tempo, • Reposição de cadinhos muito fácil e prática, • Controlador de temperatura até 1300º Celsius. • Capacidade do cadinho: 450g. de Au 18k ou 300g. de Ag 925 (metal derretido até o topo do cadinho)

• Dimensão do frasco: diâmetros de 80mmx 120mm.(h) • Entrada para conexão remota através de Gs modem (para diagnóstico à distância).


MC 100 V

M

C 100 V é uma fundidora a indução, totalmente automática equipada com vácuo, pressão e sistema de vibração, garantindo assim máxima eficiência, rapidez e qualidade. É indicada para fundir metais utilizados na joalheria tais como: Aço, Ouro, Prata, Paládio, Platina, Latão, Bronze e similares. É uma excelente opção para fabricantes com moderado volume de produção que busca alta qualidade nas fundições.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:

35

• Fácil manuseio exigindo curto período de treinamento; • Novo painel em LCD: controle de todos os programas e parâmetros de maneira fácil; • Modelo compacto (de bancada); • Promove uma perfeita mistura dos metais devido a pulsos de indução; • Promove a inclusão do metal sob pressão, favorecendo um bom preenchimento dos moldes; •Equipada com sistema de vibração (patenteado) capaz de elevar a qualidade das fundições, pois, melhora o preenchimento dos moldes, reduz significativamente a porosidade;

reduz o tamanho dos grãos, reduz a ocorrência de trincas de calor, aumenta a elasticidade das fundições, entre outros benefícios; • O gerador de 4.8kw é capaz de promover fusão dos metais em curto período de tempo; • Reposição de cadinhos muito fácil e prática; • Controlador de temperatura até 1300ºC; • Leitor ótico (pirômetro) para controle de temperaturas até 2000ºC; • Entrada para conexão remota através de Gs modem (para diagnóstico a distância).

INFORMAÇÕES TÉCNICAS: • 3x 400V 50 ou 60Hz; • Cadinho de grafite revestido por cerâmica.; • Capacidade máxima: 450g. de Au 18k,

250g de Inox, 500g de Platina (derretidos até o topo do cadinho); • Tamanho do frasco: diâmetro: 100x 120mm.


SÉRIE VC VC 400

I

ndutherm VC 400 é a fundidora ideal para indústrias joalheiras que procuram equipamentos para produção com excelente qualidade.

Esta fundidora consegue atender as necessidades de produção elevada. Seu gerador de indução garante um rápido aquecimento, assim como uma intensa mistura dos metais.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS: • Gerador 3,5 ou 4,9Kw. (Opcional); • Capacidade do cadinho: 3kg de Au 18k - 2kg de Ag 925. (metal derretido até o topo do Cadinho); • Aceita frascos com ou sem flange; • Mistura Automática das Ligas por pulso de Indução; • Acessório para Fundição de Prata, com redução de oxidação; • Dimenssões dos frascos: até 130x 260mm. • Abertura independente das câmaras de fundição e de vácuo (aumenta a produtividade). • Capacidade de fundição de até 10 frascos/hora; • 110V Monofásico para o Modelo 3.5Kw. • 220V ou 400V Trifásico para o Modelo 4.9Kw. • Temperatura Máxima até 1.300ºC. • Modem para diagnóstico e correção a distância.

OPCIONAIS: • Potência: 4,9 km – (220v ou 380v trifásico); • Tanque de granulação; • Bomba de vácuo.

36


VC 450

E

sse moderno equipamento de fundição para joalheria oferece excelentes resultados para praticamente todas as necessidades de produção. VC 450 é robusta e de fácil manuseio, tendo sido desenvolvida para trabalhar

continuamente. A maioria de suas funções é automaticamente controlada , possibilitando uma reprodução dos ciclos. Todas as partes relevantes são refrigeradas por sistemas de tubulação de aço de alta qualidade.

PRINCIPAIS APLICAÇÕES: • Atende a todas as necessidades de produção: designers, indústrias joalheiras de pequeno, médio e grande portes; • Para todas as ligas usadas na indústria

joalheira, inclusive as para Ouro branco a base de Paládio; • Possibilita a “limpeza” prévia de metal usado, pois possui tanque para granulação (opcional).


CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS: • Modo de fundição automática, com 20 programas; • Gerador de indução: 4,8kw (3x 400V); • Promove uma excelente mistura dos metais; • Equipada com sistema redutor de turbulência; • Capacidade do cadinho: 170cm3 = 2kgs de Au 18k (metal derretido até o topo do cadinho); • Derretimento do metal sob vácuo ou proteção de gás inerte, evitando-se oxidação; • Sobrepressão de até 1,5 bars; • Todos os passos de manuseio são assistidos pneumaticamente; • Painel digital que indica: suprimento (água, ar e gás), temperatura, potência, vácuo e sobrepressão; • Para frascos com ou sem flange; • Frascos com diâmetros até 130x 260mm (diâmetros padrão 125, 100, 90, 80 e 70mm); • Sistema de fundição com redução de oxidação, especialmente indicado quando trata-se de fundição de Prata ou de Ouro vermelho; • Troca de cadinhos e stopper fácil e rápida; OPCIONAIS: • Tanque de granulação (54mm) • Kit de sinterização

38


VC 500 D

I

ndutherm VC 500 D é a fundidora indicada às indústrias joalheiras com grande necessidade de produção. Ciclos de fundições mais rápidos e maior capacidade dos cadinhos e dos cilindros tornam VC 500D CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:

• Gerador de indução - 10Kw (220V ou 400V trifásico); • Capacidade do cadinho - 245cm3 = 3,6Kg de AU 18k derretido até o topo; • Permite o uso de frascos com ou sem flange; • Mistura Automática das Ligas por pulso de indução; • Dimensão dos frascos: aceita cilíndros de até 125x 260mm. (Opcional 150x 400mm); • Acessório para Fundições de Prata, com redução de oxidação; • Abertura independente das câmaras de fundição e de vácuo. (aumenta a produtividade); • Capacidade de fundição de até 15 frascos/hora; • Temperatura Máxima de até 1.600ºC. • Modem para diagnóstico e correção a distância; • Medição de temperatura do cilindro acoplado. OPCIONAIS: • Aumento do volume do cadinho para 386 cm3= 5,8kg de Au 18k derretidos até o topo; • Tanque para Granulação 54mm;

39

capaz de atingir alta produtividade. VC 500 D atinge elevadas temperaturas (até 1600 °C) possibilitando a fundição de diversos tipos de ligas metálicas.


V

VC 650V

C 650 V é uma fundidora a indução com vácuo, pressão e sistema de vibração que garante máxima rapidez e qualidade. CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:

• Novo painel em LCD: controla todos os programas e parâmetros de maneira fácil; • 100 programas pré estabelecidos garantem uma fácil operação e resultados consistentes nas fundições; • Pré programada para fundir as ligas mais populares do mercado, • Equipada com novo sistema redutor de turbulência, • Possui a função “Turbo pressure” que INFORMAÇÕES TÉCNICAS: • Gerador de indução: 12kw • Temperatura máxima atingida: 1.700ºC • Volume do cadinho: 245cm3= 3,6kgs de Au 18k (metal derretido até o topo); • Tamanho dos frascos: diam. 130mm/ 260 mm altura; • Equipada com dispositivo para controlar; a temperatura dos frascos; OPCIONAIS: • Tanque de granulação; • Kit para sinterização; • Aumento do volume do cadinho para 386 cm3 = 5,8kgs de Au 18k derretido até o topo; • Aumento do tamanho do frasco para: diam. 160 mm/ 400 mm altura.

promove um bom preenchimento dos moldes, inclusive em filigranas, • Equipada com sistema de vibração (patenteado) capaz de melhorar a qualidade das fundições, pois melhora o preenchimento dos moldes, reduz significativamente a porosidade, reduz o tamanho dos grãos, reduz a ocorrência de trincas de calor, aumenta a elasticidade das fundições, entre outros benefícios.

• Equipada com sistema de elevação de frascos pneumático; • Equipada com GSM modem para diagnostico de problemas a distancia.


TECNOLOGIA DE VIBRAÇÃO VTC 200V

E

sse equipamento foi especialmente desenvolvido para fundição de Aço Inox, ligas de Cobre-Berílio, Platina e outras ligas similares. A baixa frequência assegura um derretimento rápido e uma forte

mistura dos metais. Atinge temperaturas de até 2.000º C, controlodas por leitor óptico de temperatura.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:

• Entrada RS 232 para modem que faz diagnóstico remoto para detecção de problemas a distância; • Tamanho do frasco: até 125x 220 mm;

• Funcionamento automático; • Fundições: sob vácuo, atmosfera normal (com proteção gás inerte) ou gás inerte sob pressão; • Após fundição: sobre pressão automática; • Indução de baixa freqüência que proporciona uma excelente mistura do metal derretido; • Capacidade do cadinho: 200cm3 = 1kg de Aço inox ou 2 kgs de Platina (metal derretido até o topo); • Gerador de indução: 15 Kw; • Temperatura máxima: até 2.000ºC (controlada por pirômetro óptico); • 10 programas de temperaturas; • Painel digital indicando o suprimento de gás, água e a situação atual da máquina; • Impressora para dados que controlam o processo;


CC 400 / VCC 400

E

sse equipamento moderno para fundições tipo colatas contínuas de tubos, chapas e fios em metais preciosos e não preciosos oferece excelentes resultados nas fundições para praticamente todas as capacidades de produção.

A CC 400 foi desenvolvida para ser robusta e fácil de manusear. Todas as partes importantes da máquina são resfriadas por água por canos de aço de alta qualidade. Dessa forma, essa máquina está preparada para uma produção contínua.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS: • Todos os processos de fundição contínua até mesmo em pequenas quantidades; • Para todas as ligas usadas na joalheria inclusive Ouro branco com Paládio; • Produção de tubos, chapas e vários produtos semi acabados, em uma estrutura absoluta-mente homogênea. PRINCIPAIS BENEFÍCIOS AOS FABRICANTES: • Resultados de excelente qualidade; • Curto período de treinamento; • Mudanças de cadinhos, ferramentas refrigerador de maneira rápida e fácil; • Boa relação custo benefício.

42


TM 200 FORNO POR INDUÇÃO

O

TM 200 é uma unidade compacta de fundição. O gerador de indução trabalha numa frequência mais alta promovendo rápido derretimento do metal evitando-se, assim, a perda de energia da mistura. CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:

• Gerador de indução 3.5kw (opcional 4.9kw); • Capacidade do cadinho 155ml = 2.3kg de AU 18k ou 1.4kg de Prata 925 (metal derretido até o topo); • temperatura máxima 1.400ºC; • controlador de temperatura (opcional); • modelos de mesa ou chão.


O

s equipamentos Indutherm da série GU são indicados para produção de grãos metálicos, ligas sob a

SERIE GU proteção de gás inerte ou ainda de vácuo. As granuladoras da série GU estão disponíveis em diversas capacidades.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS: • Uma excelente mistura dos metais graças ao pulso de indução de baixa freqüência; • Um controle automático do fluxo de gás inerte; • Função turbo pressure que promove o completo esvaziamento do cadinho; • 16 programas de controle de temperatura; • Tanque de granulação em aço inox com elevador pneumático; • Facilidade no esvaziamento do tanque após a granulação.

As granuladoras da série GU estão disponíveis nas seguintes capacidades:

44


SÉRIE MU V E VV

M

odernos e flexíveis, os equipamentos da série MU V e MU VV permite a fundição manual de metais com perfeita mistura das ligas. Ideal para fundições de Prata, Latão e Bronze.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS: • Desenho compacto de fácil manuseio; • Uso de frascos com ou sem flanges; • Perfeito controle da temperatura; • Aceita frascos de até 160x 400mm; • Temperatura Máxima de até 1.500ºC; • Opção de 1 ou 2 câmaras de vácuo.

AS FUNDIDORAS DA SÉRIE MU ESTÃO DISPONÍVEIS NAS SEGUINTES CAPACIDADES:

* Metal derretido até o topo do cadinho.

Obs. Todos esses modelos estão disponíveis com 1 câmara de vácuo na série V e com duas câmaras de vácuo, na série VV.


01


Fone: (17) 3233 8199 www.autechlegor.com.br contato@autechlegor.com.br

Catálogo de Produtos, Máquinas e Equipamentos  

A Autech apresenta neste catálogo a sua linha de produtos, maquinas e equipamentos para a industria de joias. Em sua linha estão pré-ligas p...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you