Revista SOJA 2014

Page 26

1

O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas-novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e para proclamar o ano aceitável do Senhor. E fechando o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta escritura aos vossos ouvidos ” - Lucas 4:16-21, negrito adicionado.

salvar pessoalmente, mas também para declarar as boas-novas aos pobres. Mas vamos parar por um momento e colocar a pergunta: “O que são boas-novas aos pobres?” Serão “boasnovas aos pobres” o facto de que assim que deixamos esta vida miserável a próxima coisa que vemos é Jesus Cristo e depois subimos ao Céu? Com certeza! Isso será sempre uma boa-nova, para os ricos, pobres, ultra pobres, ultra ricos, e para a classe média também. Sabes o que mais é uma “boa-nova aos pobres”? Alimentos, roupas, bebida, abrigo. Estas coisas criam em nós a capacidade de prosseguirmos. Às vezes “boas-novas” é tudo o que pode aliviar no imediato uma situação difícil. São as nossas “boas-novas aos pobres” algo que mude a sua condição de vida? Ajuda-os a viver a vida no presente reino de Deus? São as nossas “boas-novas aos pobres” apenas as novas do futuro, ou são boas-novas para hoje também?

O que estava Jesus a dizer? Será possível que Ele estivesse a afirmar que justiça, paz e retidão estavam prestes a ser estabelecidos para sempre? A Sua foi resposta: SIM! E nós sabemos que com Jesus não há forma de contornar uma declaração clara que Ele faça. Não há lacunas ou caminhos alternativos. Se fores como eu, gostas de fazer uma argumentação sólida mas depois certificaste que deixas uma saída, uma brecha, no fundo uma pequena porta de escape, para que se alguém tiver um argumento melhor, então haja sempre uma maneira de “ficar bem na fotografia”. Jesus, no entanto, não deixou espaço para que isto acontecesse. O tempo de justiça, paz e reconciliação estava agora diante de nós, na medida em que Ele o inaugurou com Sua vida, morte e ressurreição. Ficava assim claro que este não seria um tempo simplesmente ou apenas para nos

“O governo sob que Jesus viveu era corrupto e opressivo; clamavam de todo lado os abusos — extorsões, intolerância e abusiva crueldade. Não obstante, o Salvador não tentou nenhuma reforma civil. Não atacou nenhum abuso nacional, nem condenou os inimigos da nação. Não interferiu com a autoridade nem com a administração dos que se achavam no 26


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.