contato_04.05_2003

Page 11

ÀS SUAS RESPOSTAS PERGUNTAS

P

Eu e meu marido temos personalidades muito diferentes. Um exemplo disso é como manifestamos afeto entre nós. Gosto de expressar meu amor dando-lhe pequenos presentes ou escrevendo-lhe cartões. No íntimo eu gostaria que ele fizesse o mesmo por mim, mas isso não é dele. É uma parcela mínima das nossas vidas, mas esses pequenos gestos de carinho significam muito para mim. O que devo fazer? Tentar ajudá-lo a mudar e a ser mais como eu gostaria que fosse ou pedir ao Senhor para me mudar para que eu não deseje tanto essas coisas? R: A personalidade do seu marido é provavelmente uma das coisas que a atraiu a ele, portanto não é algo que deva ser mudado radicalmente. Obviamente, há certos aspectos do caráter dele que você não conhecia quando se casaram e esse pode ser um deles. É comum ouvir os casais cujos relacionamentos venceram a prova do tempo, citar os seguintes fatores como causas do sucesso do casamento: respeito, aceitação e comunicação. Os parceiros que se respeitam mutuamente têm muito mais facilidade em aceitar a maneira de ser de cada um, o que inclui imperfeições. Se vocês não sentem esse tipo de amor, peçam a Deus. O Seu amor é grande o suficiente para fazer vista grossa e continua firme, mesmo quando falhamos. Lembre-se também que o fato da pessoa ser de um certo jeito hoje não significa necessariamente que ela vá continuar assim. O amor é um grande catalisador de mudanças! Quando apaixonado, o ser humano se dispõe a fazer qualquer coisa para agradar à pessoa amada. E é aqui que entra o fator comunicação. É muito comum os casais se limitarem a insinuações pouco claras ou sofrerem em silêncio, quando a comunicação franca sobre suas preferências resolveria o problema. Seguem-se alguns passos práticos que podem ajudá-la a receber o tipo de afeto que gostaria do seu marido e a dar a ele mais do que ele gostaria de receber de você:

contato VOL 4, 5

A

EDIÇÃO

➚ Façam uma lista das qualidades que admiram no outro — todas as coisas que mais amam e respeitam um no outro. ➚ Pensem nas maneiras como seu companheiro(a) manifesta afeto (Dica: as mulheres tendem a ser mais sentimentais e a traduzir seu carinho na forma de bilhetinhos, cartões e presentes; os homens tipicamente preferem formas mais práticas que digam “Eu quero protegê-la e cuidar de você”). Dar o devido valor às formas de expressão de amor do seu companheiro(a) ajuda a fazer vista grossa às suas “deficiências” nessa área. ➚ Passem algum tempo juntos em um ambiente relaxante para falarem das manifestações favoritas de amor e afeto de cada um. ➚ Depois que seu companheiro(a) tiver explicado como prefere ver o amor manifesto, faça um esforço consciente para fazer pelo menos uma dessas coisas nos próximos dois dias, repetindo-a regularmente até que se torne um hábito. 11


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.