Revista Atenção Edição 414

Page 50

rafael lima fernandes É Professor Universitário, Avaliador do MEC de Planos municipais de Educação da Região Bauru, possui vivência como Dirigente Municipal de Educação. É Graduado em Administração de Empresas, Pós-Graduado em Engenharia de Produção e atualmente é empresário e também atua no ramo de consultoria e assessoria em gestão pública e privada. rafaellimaf@uol.com.br

(14) 99159-6161

@rafa.limaf

EDUCAÇÃO EM PAUTA

PROFESSORES OU PRESIDIÁRIOS? VACINAR O SISTEMA EDUCACIONAL OU SISTEMA PRISIONAL?

G

ostaria de trazer uma reflexão sobre o atual momento que estamos vivendo; onde o cenário é de grande instabilidade quanto as aulas presenciais, e uma possível terceira onda da Covid, assombra nosso país. Partindo de uma premissa onde todos entendem que as aulas devem acontecer, que os alunos devem estudar, que os professores devem lecionar e que os frutos da educação básica são bons para nossas crianças e para sociedade como um todo; então vamos refletir! Para que a educação volte a funcionar de forma plena, existe a necessidade de se proporcionar um ambiente seguro para toda comunidade escolar (professores, alunos e funcionários). E de que forma o ambiente ficará seguro? Resposta: Se houver vacina para profissionais deste setor.

50 atenção Revista

Bauru e região

E Por que não são vacinados profissionais da educação? Resposta: Porque deve ser seguido o PNI (Plano Nacional de Imunização). Mas Por que ainda não chegou na Educação? Resposta: Porque não há vacinas suficientes. E Por que não há vacinas suficientes? Resposta: Porque no PNI, dentre vários critérios, existe um que prioriza vacinar o sistema prisional. Dentre as alegações para vacinar o sistema prisional, está o fato de que os detentos estão sob custódia do estado e, portanto, devem ter sua saúde garantida pelo estado pois os detentos estariam vulneráveis dentro dos presídios. Pondero que até faz sentido, porém temos que lembra que temos a mesma situação com as crianças/alunos. A Constituição Federal de 88, garante às crianças o direito a educação e cita que é dever do estado promover tal acesso.

Vamos lembrar também que as crianças, neste contexto, também estão sob custódia do estado e assim, também devem ter seus direitos garantidos. E para garantir esse direito; o sistema educacional deve ser priorizado na vacinação! Importante lembrar que professores acima de 47 anos foram vacinados, mas isso não é suficiente. Pois bem, se temos um Pano de Imunização que prioriza o sistema prisional ao invés de professores e profissionais da educação; algo precisa ser repensado. Será que os frutos que iremos colher com a educação das crianças é menos importante do que os frutos com a ressocialização de detentos? Não quero dizer que o sistema prisional não deve ser considerado.... só quero dizer que o sistema educacional deve ser priorizado!!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.