
1 minute read
A CAJ Central realiza primeira reunião presencial na Sede da ASSUFBA desde o início da pandemia de COVID-19
from Boletim Março - 502
Após um período sem encontros presenciais, a CAJ (Comissão de Ajuste de Jornada – Central) se reuniu, no dia 21 de março, na ASSUFBA, para tratar da retomada dos trabalhos que objetivam implementar os “Turnos Contínuos Para Todos(as) Indistintamente” na UFBA.
O presidente da CAJ Central, Paulo Eduardo Marques, afirmou que a reunião “foi uma oportunidade para fazer uma análise e diagnóstico da nossa atuação. É necessário fazer a recomposição da comissão, que está defasada de membros, por isso, é o momento de fazermos um planejamento para reorganizar o trabalho presencial”.
Advertisement
Paulo disse ainda que a CAJ Central tem uma boa interlocução com a PRODEP. Avaliou como positi- vo o fato de dois membros da comissão atuarem na Comissão de Teletrabalho, já que existem interesses e critérios complementares ou excludentes a serem atendidos.
Membro titular da CAJ Central e Coordenador de Comunicação do Sindicato, Antonio Bomfim, reafirmou o compromisso de continuar o trabalho, que não parou em nenhum momento, mesmo com a pandemia e as dificuldades impostas. “Não permitimos que essa possibilidade de modernização administrativa da universidade ficasse pelo meio do caminho. Aos nossos olhos e aos dos(as) Técnico(a)-Administrativos(as) em Educação o encontro com a nova Reitoria da UFBA juntamente com o Pró-Reitor Jeilson Barreto foi muito positivo. A ideia é fortalecer a categoria e os Turnos Contínuos naquilo que não coloca insegurança jurídica para a instituição, e a universidade com a sua representação institucional junto com a atuação do Sindicato avançarão construindo a universidade Cidadã para os Trabalhadores”.
Adelmária Ione, Coordenadora da ASSUFBA e membro titular da CAJ Central, espera contribuir com o processo. “Vou combinar esse conhecimento do GT-Teletrabalho para complementar os trabalhos da CAJ Central, de modo que fortaleçamos os conceitos em relação aos Turnos Contínuos e Teletrabalho ampliando as possibilidades para os(as) servidores(as) atuarem com eficiência e eficácia, voltados para a prestação de um serviço público de qualidade”. O Coordenador do Sindicato e membro titular da CAJ Central, Tulio Albiani, também afirmou ser necessário recompor urgentemente a comissão e dentro desta reestruturação rever algumas questões, uma vez que, após a pandemia, as relações de trabalho na UFBA mudaram profundamente. Fez algumas sugestões referentes à limitação e distribuição dos processos de modo que sejam mais participativos, propondo mudanças no formato da ata. Quem acompanhou a reunião foi o Coordenador da ASSUFBA, Mário Sérgio Nascimento. Ele considerou importante o debate, retomando um assunto que se arrasta há muito tempo. “É preciso afinar o discurso e as ações para que os Turnos Contínuos e o Teletrabalho funcionem bem.