Editorial
Este mês é marcado em nosso calendário em tons de ouro pela campanha do Setembro Dourado, que trata sobre a conscientização e combate ao câncer infantojuvenil. Essa data é de grande importância para nós da Associação Peter Pan e todos os profissionais da oncologia pediátrica que trabalham incansavelmente em busca da cura das nossas crianças.
A Associação Peter Pan realiza, ao longo dos seus 27 anos de história, capacitações aos profissionais de saúde da Atenção Básica de Saúde, Agentes Comunitários e nossa sociedade como um todo, sobre sinais e sintomas dessa doença, esclarecendo e desmistificando dúvidas que, frequentemente, têm impacto negativo sobre o tema. Só com o apoio e olhar de todos conseguiremos, cada vez mais, ter êxito para um rápido diagnóstico da doença e um tratamento com mais chances de cura e redução de sequelas.
Para isso, o Hospital Peter Pan possui um ambulatório específico, mantido de portas abertas, sem fila de espera e atende pacientes com suspeita de câncer de segunda a sexta-feira.
Levar para esses pacientes e famílias a esperança da tão sonhada cura é o nosso papel e você nos ajuda a desempenha-lo.
Dra. Sandra EmíliaSuperintendente Médica da Associação Peter PanO ‘Setembro Dourado’ é uma campanha de mobilização nacional criada para chamar a atenção, por meio de ações preventivas e educativas, para os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. O mês tem como foco a busca por políticas públicas em prol do Diagnóstico Precoce, principal aliado no combate ao câncer infantil.
De acordo com dados divulgados pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer), nas últimas quatro décadas o progresso no tratamento do câncer na infância e na adolescência foi extremamente significativo. Hoje, em torno de 80% das crianças e dos adolescentes acometidos pela doença podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados.
A Associação Peter Pan, desde 2007, realiza esse trabalho de conscientização e capacitação da população e profissionais de saúde e, durante este mês, fará uma série de publicações nas suas redes sociais (@associacaopeterpan) a respeito da doença, seu tratamento e ferramentas para auxiliar a sociedade nessa identificação; dentre elas, o aplicativo APPonco e o EAD: Salvando Vidas I.
O aplicativo APPonco é uma iniciativa da Associação Peter Pan, lançado em 2020 com o apoio da CONIACC e IFCE, que oferece grande contribuição no diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, impactando no índice de cura de crianças e adolescentes de todo o país.
O software visa promover informações seguras sobre o câncer infantojuvenil para profissionais de saúde, pacientes, familiares e cuidadores através de uma solução tecnológica mediada pelo aplicativo.
A ferramenta foi pensada para atender os dois públicos de maior interesse: profissionais de saúde (foco nos Pediatras e profissionais inseridos no programa de Atenção Básica de Saúde) e familiares ou cuidadores dos pacientes oncológicos. O APPonco é uma fonte de informação útil para qualquer pessoa que tenha interesse ou dúvidas a respeito do câncer infantojuvenil.
Quer conhecer mais e baixar o aplicativo? Clique abaixo e confira!
Com o objetivo de capacitar os profissionais da Atenção Básica de Saúde e os que convivem com o público infantojuvenil (pais, familiares e educadores), a Associação Peter Pan lançou, em 2022, seu primeiro curso de Ensino a Distância (EAD), intitulado Salvando Vidas I, focado no diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.
Ao todo são oito módulos, abordando políticas públicas sobre o câncer infantjuvenil, principais sinais e tumores que acometem crianças e adolescentes, o fluxo que o profissional deve seguir da suspeição ao encaminhamento, além da consulta ao APPonco, aplicativo criado pela Associação Peter Pan, que tem sido utilizado como importante ferramenta de informação, pesquisa e esclarecimento de dúvidas.
Clique abaixo e realize a sua inscrição!
Finalizamos a nossa 25ª edição do McDia Feliz em parceria com o Instituto Ronald McDonald e o sentimento que nos define é GRATIDÃO!
Obrigada a todos que adquiriram os tickets antecipados e a quem pediu os Big Macs no balcão, saindo de casa com um único propósito: fazer o bem e ajudar a salvar vidas.
Este foi, sem dúvidas, o nosso maior McDia ao longo desses 25 anos de parceria, carregando ainda a 3ª edição do nosso Solidariedade em Dobro, que beneficiou outras 9 Organizações da Sociedade Civil e tudo isso só foi possível graças ao apoio de todos vocês, que abraçam essa campanha que transforma de forma decisiva a história do câncer infantojuvenil.
O programa social tem como intuito conhecer, orientar, levar conforto e acolhimento aos pacientes e seus familiares que estão chegando ao Hospital Peter Pan, seja pela primeira vez ou para exames e procedimentos de rotina, levando mais humanização e alívio para dura rotina hospitalar.
Para mim, a Recepção Amiga foi um conforto muito grande, pois estava distante de casa e havia acabado de receber o diagnóstico da minha filha. Foi quando a equipe da Peter Pan me acolheu com todo carinho e cuidado. Foi como ser abraçada por um familiar e, para mim, todos aqui são como membros da minha família. Tenho um enorme amor por cada um aqui, pois não sei o que seria de mim sem eles.
Rafaela Ribeiro, mãe da Anna Kelly.