
2 minute read
Programa Na Mão Certa no combate ao trabalho infantil
by ASSOBENS
O Dia do Enfrentamento ao Trabalho Infantil, em 12/6, é uma oportunidade para refletir sobre uma das piores formas de sua manifestação: a exploração sexual de crianças e adolescentes, uma violência que prejudica o desenvolvimento seguro e saudável de meninas e meninos.
No Brasil, qualquer forma de trabalho infantil é totalmente proibida até os 14 anos de idade Já entre 14 e 16 anos de idade, a única forma legalmente aceita é o trabalho na condição de aprendiz, enquanto entre os 16 e 18 anos, existe uma permissão parcial para trabalho de adolescentes – no entanto, são proibidas pela Lei qualquer atividade noturna, insalubre, perigosa e penosa para crianças e adolescentes.
As empresas, ao protegerem crianças e adolescentes da exploração sexual, também estão enfrentando o trabalho infantil. Você também pode participar deste movimento: denuncie qualquer situação suspeita ou de risco de exploração sexual onde estiver Disque 100.
Iniciativa da Childhood Brasil, entidade que busca a proteção à infância e à adolescência, o Programa Na Mão Certa existe desde 2006 e conta com o apoio de diversas empresas na luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras. A Assobens é uma das signatárias desse Pacto.
