Guia de Referência Rápida Saúde Mental na Infância

Page 48

As escolas, ao identificarem casos de lesões autoprovocadas, muitas vezes orientam a busca por ajuda especializada, por acreditarem que não sabem lidar com estes casos. Assim, é importante criar estratégias e ações integradas com o PSE. Discussões sobre cultura da paz, bullying e apoio à diversidade na escola são temáticas importantes, que já vem sendo trabalhadas nas escolas com bons efeitos de inserção social em alguns adolescentes. *** Alucinações e pseudo-alucinações. É possível que em determinados contextos de vida, a criança ou adolescente relate ouvir vozes em terceira pessoa. Essas vozes podem não se caracterizar como alucinações psicóticas, mas serem entendidas como pseudo-alucinações relacionadas ao contexto de vida da criança e adolescente, como por exemplo, a vivência de um luto. Já que estes sintomas indicam gravidade, é preciso fazer uma investigação cuidadosa e procurar o NASF e/ou CAPSi para avaliar conjuntamente. Para qualificar o registro no Prontuário Eletrônico veja no Anexo I os principais códigos e descrições da Classificação Internacional de Atenção Primária (CIAP-2) e do Código Internacional de Doenças e Problemas relacionados à saúde (CID-10) referentes a situações de saúde mental na infância e alertas no desenvolvimento infantil.

Saúde mental na infância

5.2. Situações de crise em saúde mental na infância na APS É considerada crise a situação em que há um sofrimento mental intenso ou alterações de comportamento, com deterioração ou ruptura dos laços familiares e comunitários e que causem riscos para as crianças ou adolescentes e suas famílias23,24,25. Seguem alguns exemplos de crises em saúde mental na infância e adolescência frequentes na APS e o seu manejo52, 53,54:

46


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.