Tágides 05

Page 63

01-92_POOC_06-01-2010:POOC

1/6/10

10:37 AM

Page 61

Dos vários exemplos que podem ser referidos, salienta-se aqui o caso de uma urbanização na margem e em zona de risco, assim classificada pelo POOC. As questões óbvias mas ainda sem resposta são: Qual é efectivamente o nível de risco? Em caso de risco elevado, é de retirar ou de defender? E quer se retire quer se defenda, quais os custos comparados que tal decisão terá a médio e longo prazo?

Parece existir uma lacuna importante na informação disponível que permita efectuar análises de custo e benefício, devidamente integradas a nível nacional, que dê expressão a uma efectiva política sustentável para o litoral.

COMO ENCARAR FRENTES URBANAS E URBANIZÁVEIS NÃO OCUPADAS EM ZONAS SENSÍVEIS Os POOC acabaram por integrar usos e pretensões previstos nos Instrumentos de Gestão Territorial (IGT), em Planos Sectoriais (caso dos portos) ou de outras vontades, e que lhes antecederam ou se lhes impuseram, os quais são, na maioria dos casos, insustentáveis.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.