4 minute read

Jardim de Infância: “É pelo sonho que vamos construindo pontes entre o que sei e o que quero saber”

“É pelo sonho que vamos construindo pontes entre o que sei e o que quero saber”

No agrupamento de Escolas Martim de Freitas funcionam dois Jardins de Infância: um nos Olivais e outro em Montes Claros, cada um com três salas de atividades. O início do ano foi complicado para as educadoras e crianças, mas sobretudo para os pais. A verdade é que ninguém gosta de “ficar à porta” e, este ano, os Encarregados de Educação não puderam entrar nos JI e acompanhar os filhos nos primeiros passos desta nova etapa das suas vidas. Nada que não se tivesse ultrapassado uma vez que as crianças se adaptaram rapidamente às novas condições de funcionamento, o que sossegou os pais. Não podemos negar que este ano e mais uma vez, os JI funcionaram de modo diferente. A implementação das orientações sanitárias teve implicações diretas na organização e consequentemente, nas rotinas das crianças. Os momentos de higienização entraram nas rotinas diárias e as atividades foram adaptadas à nova realidade. A vida, em contexto de escola, tornou-se menos flexível. Não obstante estas mudanças, as atividades decorreram com a normalidade possível e as educadoras reinventaram-se, enquanto profissionais, desenhando atividades que implicassem menos contacto físico e partilha de materiais. As crianças adaptaram-se e, para algumas, até trouxe alguns benefícios. Não vamos aqui elencar todas as atividades realizadas durante este ano. Foram muitas e diversificadas. Umas pensadas para serem realizadas em casa (aquando do confinamento) outras para o contexto escolar. A expressão plástica, o jogo livre, as atividades espontâneas, os desenhos, a psicomotricidade, as atividades de matemática com descoberta de formas geométricas e padrões, e tantas outras atividades próprias deste nível educativo, continuaram a ser realizadas com normalidade, acompanhadas dos risos e brincadeiras próprias a estas idades. Deixamos, contudo, algumas imagens de atividades/ projetos desenvolvidas nos dois JI, algumas que partiram do interesse das crianças, outras das ideias dos pais (porque apesar de não entrarem no espaço físico continuaram a ser nossos parceiros privilegiados, agora através das plataformas online) e outras propostas pelas educadoras. Esperamos assim contribuir para que a comunidade educativa conheça um pouco das vivencias das nossas crianças que, mesmo em tempos complicados, se continuam a divertir e a aprender. Ao longo deste ano, com muita imaginação e esforço de todos, foi possível realizar: - Observação de rãs: ciclo de vida das rãs e tipos de rãs. Visionamento de um filme da National Geografic. Construir o jogo de corrida de rãs. - Atividades no exterior para observar a natureza e desfrutar de atividades ao ar livre. – Reconhecimento do meio envolvente ao JI.

Advertisement

- A brincar demos os primeiros passos na matemática e na escrita. - História: em powerpoint (realizada em colaboração com os

encarregados de educação), com fantoches, ou dramatiadas. - Pequeno projeto sobre a alimentação saudável: “Prato Ideal” – Degustação de salada de frutas e frutas exóticas. Projeto: Os segredos da Lua: explicação das fases da lua através de experiências com luz e sombra. - Vivências alusivas ao Halloween: Conhecer uma abóbora por dentro e degustar pevides. - O outono chegou: Experiências com maçãs (flutua/não flutua e carimbagem); atividades com folhas; comemoração do S. Martinho com degustação de castanhas e trabalhos com castanhas. Vinda do vendedor de castanhas ao JI. - Observação de lesmas e caracóis: construção de um caracolário, registo de algumas observações e devolução dos caracóis à natureza. - Pequeno projeto sobre insetos – Observação das caraterísticas dos insetos e visionamento do filme Patrulha BZZZZZ Observação de animais da quinta - Projeto RIZA em articulação com a APEEJIO. - O Natal está quase a chegar: atividades relacionadas com a importância da família e com esta festividade em particular: postais de natal, visita o pai natal por videoconferência e miminho de natal para os pais – coreografia e canção de natal. - Conhecer Mondrian e as caraterísticas das suas obras. Pintar como Mondrian Mesmo em confinamento ainda aprendemos que Portugal tem vida selvagem e que é essencial preservar todas as espécies sobretudo as que estão em vias de extinção. - Perceber a nossa localização no mundo e no espaço através do Google Earth - Observar alguns animais selvagens através de uma visita virtual ao Jardim Zoológico - Identificar alguns animais através do revestimento da sua pele - Descobrir o que é uma notícia e o que é um jornal Quando reabrimos - Experiencias no inverno: experiências sobre os estados da água e sobre a importância da gordura na proteção do frio. - Sementeiras de primavera e construções variadas com elementos da natureza. - Educação rodoviária, através de visionamento de vídeos, diálogo sobre regras e construção de percurso rodoviário (condutores e peões). - Projeto “Reis e raínhas” - Sistema Solar - Projeto “O Mar” - Artes no exterior - História, dramatização e pictograma da lenda de Martim de Freitas - Educação ambiental com exploração da reciclagem e reutilização de materiais. - Comemorar o dia da Poesia com a vinda de um pai ler poesias ao JI - Aprender como funciona o cérebro em comemoração da Semana Internacional do Cérebro, com a colaboração com o Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) a através de uma videoconferência…… - Visitámos a Escola Martim de Freitas Organizámos uma partida de futebol (“Os Espertos” contra os “furacões Selvagens” - nomes escolhidos pelas crianças)

A todos quantos nos ajudaram a continuar a dar o melhor pelas nossas crianças, o nosso muito obrigado.