
1 minute read
Amar o Mar é um dever de todos nós
É assim que a ABAE apresenta a iniciativa deste ano em defesa do mar e dos oceanos.

Advertisement

A Associação Bandeira Azul da Europa chama a atenção para o facto de “a gestão dos resíduos e, em particular, do plástico (…) ser identificada como um dos maiores problemas globais dos nossos tempos”, pois, como pode ser lido na página promotora da iniciativa Amar o Mar, o lixo que não é depositado corretamente e é transportado pelos rios e ribeiras até aos oceanos, transforma-se em lixo marinho. Tal, tem impacto significativo quer “para a fauna e flora marinhas, quer a nível social, económico e até na saúde humana”.



Alguns números disponibilizados pela ABAE
* Todos os anos, entre 1,15 e 241 milhões de toneladas de lixo chegam ao oceano através dos rios. * Cerca de 80% do lixo marinho tem origem em atividades desenvolvidas em terra. * O plástico compõe cerca de 80% do lixo marinho e 90% do que se encontra no fundo do mar. * Estima-se que cerca de 8 milhões de toneladas de plástico vão parar anualmente ao oceano. * As pontas de cigarro são o item que aparece em maior número nas limpezas de praia. * Um milhão de aves e 100 mil mamíferos marinhos morrem todos os anos devido à poluição por plástico.
Embora seja quase impossível contabilizar os micro plásticos estima-se que apenas 8% do lixo plástico é maior do que uma tampa de garrafa.






Estes são apenas alguns dos fantásticos trabalhos realizados por alunos do 1.º CEB (Montes Claros)