Arteambiente ed.# 68

Page 1




2020: ano de celebração dos 15 anos da ArteAmbiente

C

Capa: Especial Casa com Arte Novos Talentos Locação: Espaço Sob Medida Foto: Gilton Rosas

EXPEDIENTE Direção Geral Jonatal Sousa Lídice Rodrigues Comercial Jonatal Sousa (79) 99828-9452 Lídice Rodrigues (79) 99902-7763 Diretor de Arte Josué S. Oliveira Jornalista Responsável Sueli Carvalho DRT SE 553 Fotógrafos Álvaro Rocha Gilton Rosas Colaborador Mário Britto Tiragem 7.000 Exemplares ISSN 2238-6971 A Revista ArteAmbiente é uma publicação da Editora e Gráfica ArteAmbiente Ltda, com CNPJ 09.454.712/0001-55. A Editora ArteAmbiente não se responsabiliza por conceitos emitidos em artigos assinados. Março / Abril e Maio 2020. Informações: Tel.: (79) 99828-9452 jonatal.arteambiente@gmail.com siga nossas redes sociais

hegou 2020 e com ele a realização de um novo ciclo para a ArteAmbiente. Até parece que foi ontem que tudo começou e em um piscar de olhos já estamos debutando. São 15 anos de muita história para contar, de desafios e também de muito sucesso e reconhecimento pelo que temos representado de resistência em um mercado tão difícil quanto o editorial.

Resistência, firmeza de propósito e compromisso com os nossos clientes, parceiros e leitores essa é a nossa fórmula desde que iniciamos. E é assim que pretendemos continuar. Sempre primando pela qualidade do produto que fazemos e preocupados em inovar. Nesta edição fazemos ecoar o sucesso de outro importante projeto da editora, a festa de lançamento do Anuário ArteAmbiente, que em 2019 completou 11 anos. Na oportunidade, conceituados profissionais receberam o Prêmio ArteAmbiente. O prestigiado evento surpreendeu o público presente que aprovou todas as novidades e já aguarda com expectativa a próxima edição. Na entrevista, o arquiteto Wesley Lemos, reconhecido dentro e fora do Estado pela excelência e singularidade do trabalho que realiza, fala sobre o seu início de carreira, da sua trajetória e também dos projetos para o futuro. Trazemos ainda a história dos 20 anos da empresa GW Soluções em Comunicação Visual. São duas décadas de trabalho com a realização de projetos que primam pela qualidade e inovação. Em Arquitetando o destaque desta vez é Rodrigo Fonseca. Ele fala dentre outras coisas da preocupação com a sustentabilidade e o quanto essa questão está presente nos projetos de sua autoria. Em Decoração a designer de interiores Ândrea Fonseca destaca a sua identificação com o estilo contemporâneo e revela como se dá o seu processo criativo, e comenta sobre os materiais mais utilizados nos trabalhos que executa e dos profissionais que admira. Destacamos na seção Tendências, a construção em container, que ganhou popularidade mundial e no Brasil e em Sergipe também vem cada vez mais sendo utilizada pela versatilidade, sustentabilidade e baixo custo dos projetos. Em Decoração trazemos as desejadas áreas gourmet. Espaços ideais para quem gosta de recepcionar familiares e amigos de maneira intimista, confortável e muito aconchegante. Na coluna Galeria, Mário Britto traz um relato sobre o trabalho do fotógrafo aracajuano Roberto Monte. E há ainda o Especial Casa com Arte – Novos Talentos onde o leitor poderá conferir os projetos de cinco escritórios que vem se destacando no cenário da arquitetura e design de interiores sergipano. Estamos apenas no começo do ano e como podemos observar há muita novidade nesta edição, tudo preparado com a qualidade e o carinho de sempre. Até o final de 2020, nos comprometemos a continuar nesta busca incessante pela inovação. Boa leitura!

Acesse nosso Instagram

arteambiente | 4 | março-abril-maio



SUMÁRIO

29

ESPECIAL CASA COM ARTE

14 78

FEIRAS E MOSTRAS

11

GW

WESLEY LEMOS


24

TENDÊNCIAS

08. GW - 20 anos de qualidade e inovação 10. OBJETOS DE DESEJO 14. ENTREVISTA – Wesley Lemos 18. NOTAS 20. ARQUITETANDO – Rodrigo Fonseca 22. DECORANDO – Ândrea Fonseca 24. TENDÊNCIAS – Construção em Container 29. ESPECIAL CASA COM ARTE – Novos Talentos 61. COBERTURA - Evento Anuário e Prêmio ArteAmbiente 78. FEIRAS E MOSTRAS 82. DECORAÇÃO – Área Gourmet 85. EVENTO - Lançamento ArteAmbiente

61

EVENTO ANUÁRIO E PRÊMIO ARTEAMBIENTE

86. GALERIA – Roberto Monte 88. ESPAÇO ADEMI-SE 89. ESPAÇO CAU-SE 90. ONDE ENCONTRAR

arteambiente | 7 | março-abril-maio


DESTAQUE

GW

Soluções em Comunicação Visual FOTOS: GILTON ROSAS

20 anos de qualidade e inovação

Da produção de crachá a comunicação visual

O primeiro serviço disponibilizado pela empresa foi de produção de crachá em PVC, e a partir de outras demandas sugeridas pelos próprios clientes o portfólio da empresa foi aumentando. “Fomos sendo puxados para a parte de comunicação visual e paramos com o serviço de produção de crachá. Agregamos novos produtos e serviços, nos aperfeiçoamos e entramos em outros ramos de atuação”, ressaltam. Atualmente, a GW oferta serviços de sinalização interna, externa, de acessibilidade, em Braille, rota de fuga, de emergência, além de toda a parte de fachada de alumínio composto, totens, letreiros e peças decorativas.

Diversificação

Webster Ferreira e Gustavo Barreto, amigos e sócios

A GW Soluções em Comunicação Visual nasceu há 20 anos e desde então vem ganhando cada vez mais espaço no mercado que atua. Fundada e dirigida pelos sócios-proprietários Gustavo Barretto da Cruz e Francisco Webster Andrade Ferreira, a empresa tem como principais diferenciais a qualidade dos serviços e a inovação. Através de um trabalho focado na satisfação dos clientes, a GW oferece qualidade máxima em sua mão de obra e matéria-prima, visando inovar sempre. “O nosso grande diferencial é a qualidade, a preocupação em atender da melhor maneira possível tanto o serviço grande como o pequeno, indistintamente. Trabalhamos com a mesma riqueza de detalhes, acabamento e material utilizado em todos os projetos que executamos”, salientam. Para garantir a qualidade dos serviços, a GW conta com todos os processos informatizados e com um sistema que faz o gerenciamento de todas as etapas. “Com isso, a gente tem maior controle da produção e da qualidade do produto entregue aos nossos clientes”, afirmam. De acordo com os sócios-proprietários, todo o trabalho da empresa tem como foco a satisfação do cliente. Tudo na empresa é feito não apenas para cumprir o compromisso de fazer o serviço, mas, sobretudo, para surpreender positivamente os clientes, desde o momento do briefing até a instalação final.

Letreiro confeccionado em chapa metálica pintada com esmalte sintético PU

Os empresários não só diversificaram o leque de produto da empresa como investiram em inovação. Desde 2005, eles trabalham no ramo de sombreadores de estacionamento, sendo a primeira empresa a trazer essa tecnologia para o Estado. Após os sombreadores, eles passaram a trabalhar também com fachadas. Dentro dessa perspectiva de inovação, eles trouxeram para Sergipe a primeira CNC Router. “Era uma máquina das mais modernas, que juntamente com outros equipamentos garantiram uma maior qualidade aos produtos disponibilizados pela empresa”, afirmam.

Letreiro em alto relevo com face acrílica e sistema indireto de iluminação por LEDs


Letreiro em alto relevo com face acrílica e sistema indireto de iluminação por LEDs

Pioneirismo

A empresa também foi pioneira com letreiro em LED. “O primeiro e o segundo letreiros em LED foram feitos por nós, respectivamente para a Sergas e o Radisson Hotel, há onze anos, o que atesta o pioneirismo da GW em trazer matéria-prima diferenciada para o nosso mercado”, declaram. De acordo com os empresários, a GW trabalha com LED focado com a Comunicação. “São LEDs a prova d’água e de alta temperatura. Segundo eles, há de 20 a 30 modelos de LED e para cada tipo de serviço existe um LED específico”, explicam. A GW atende a um grande número de empresas no Estado e fora dele como Bahia, Alagoas e Pernambuco. A maior parte dos clientes é composta por grandes empresas como Ambev, Mosaic (antiga Vale do Rio Doce), Shopping Jardins, Aracaju Parque Shopping, Tok Stock, Museu da Gente Sergipana, Norcon Rossi, Radisson Hotel Aracaju, Quality Hotel Aracaju, Go Inn Aracaju e NB Hoteis. Certificação de qualidade “Fomos homologados pela Rede Atlantica Hotels para realizar os serviços nos hotéis que pertencem à rede deles. Em 2008 fizemos a sinalização do Radisson Hotel Aracaju, depois fizemos o Quality e o Go Inn. Além disso, também realizamos a sinalização do Del Mar Hotel”, afirmam. Outra certificação recebida pela GW foi para realizar a sinalização do Museu da Gente Sergipana.

de relançamento de um ponto de mídia exterior com o case intitulado “João e Lica”, em 2009. A campanha da GW Comunicação Visual, produzida pela Teaser Propaganda viralizou, sendo considerado o primeiro caso de marketing viral do Estado de Sergipe, e recebeu inclusive uma premiação em São Paulo, reconhecendo o sucesso da iniciativa.

Vencendo desafios

Os sócios-proprietários da GW adoram ser desafiados. Segundo eles, sempre chegam à empresa projetos que parecem impossíveis de serem concretizados, mas que eles se comprometem e realizam. “A própria ArteAmbiente nos desafiou com o projeto de uns cubos de acrílico iluminados que flutuassem na piscina com energia independente e foi feito conforme solicitado. Teve ainda a réplica da cabeceira da cama da Barbie, projeto feito em parceria com um arquiteto. A cabeceira foi feita em acrílico rosa, com iluminação, do jeito que o cliente queria. Com esse projeto também fomos premiados em São Paulo”, afirmam.

Futuro

Para Gustavo Barretto e Webster Ferreira a empresa está quase na maior idade e se encontra no rumo certo, a todo vapor. “A caminhada não foi fácil, mas deu tudo certo. Este ano mesmo já começamos com muito movimento graças a Deus”, ressaltaram. Letreiro - Araca ju Parque Shopping Produzido com os melhores materiais existentes no mercado, face acrílica iluminada por módulos de LED

Arquitetura

A GW também tem um segmento específico voltado para atender a área da Arquitetura. Segundo os sócios, vários arquitetos são parceiros da empresa. Para atender este público disponibiliza em seu portfólio produtos como portas, treliças, objetos de decoração e peças técnicas. “Graças a esse trabalho diferenciado e inovador que realizamos nós ganhamos o Prêmio da Editora ArteAmbiente na categoria Comunicação Visual e Top Correio”, ressaltou. Segundo os empresários, uma parceria que vem sendo feita com arquitetos e que está dando muito certo são os projetos de sinalização. “A gente pega aquela ideia que o arquiteto teve e torna viável utilizando os melhores materiais que a gente trabalha na Comunicação Visual”, enfatizam.

Mídia exterior

Outro segmento trabalhado pela GW são os painéis de mídia exterior. A empresa ficou bastante conhecida por uma campanha

Satisfação dos clientes

Os profissionais Vanessa Fernanda e Marcelo Mabel afirmam que a comunicação visual é extremamente importante para o reconhecimento da marca ou negócio. Segundo eles, a parceria com a GW só cresceu ao longo dos anos. “A GW é uma empresa responsável por desenvolver nossos projetos com muita personalidade, credibilidade e eficiência na entrega dos resultados, garantindo excelência no produto final e a satisfação total do cliente”, revelam. A empresária Caroline Teixeira, da Norcon Rossi, destacou a longevidade da empresa e o compromisso com a qualidade dos serviços prestados. “Ao completar 20 anos, a GW Comunicação Visual demonstra o amadurecimento conquistado através da prestação contínua de serviços de qualidade, tendo sempre mantido o compromisso com prazos, preço justo e um atendimento com foco no cliente. Parabéns a todos os que fazem da GW, uma empresa exemplo para o nosso Estado”, afirma.

Travessa Amapa 441, Siqueira campos Tel 3213-7244 www.gwscv.com.br

ACESSE E SAIBA MUITO MAIS.


OBJETO DE DESEJO

2

1

3

4

1

2

3

4

A poltrona de balanço Dondolo, do italiano Francesco Lucchesi, foi criada especialmente para a nova coleção da Arti, marca gaúcha de design 100% assinado. A peça traz fortes referências do Brasil através do olhar do designer, em seu primeiro trabalho com desenho de mobiliário no país.

A Louis Vuitton recrutou o premiado designer australiano Marc Newson para repensar suas malas, o resultado já sai das esteiras dos aeroportos como um objeto de desejo instantâneo, um pack de malas pensadas para um aventureiro ultramoderno e projetado através de uma tecnologia especial que equilibra peso e volume

Criação do designer Thomas Heatherwick, a poltrona Rotacional Spun da Magis também conhecida como cadeira Peão, é produzida em polietileno e é própria para áreas externas. Suas formas esculturais remetem a um peão em movimento em torno do eixo, o que traz o conforto de uma cadeira de balanço. Seu estilo diferente é ótimo para quem quer decorar e deixar um ambiente mais moderno e divertido.

A mesa Brasília dos Irmãos Campana possui o tampo feito com pedaços de espelhos, cortados um a um, de desenhos e tamanhos irregulares. Juntos eles formam um mosaico de reflexos. Os pés são de alumínio.

arteambiente | 10 | março-abril-maio





ENTREVISTA

Simplicidade e elegância:

marcas dos projetos contemporâneos de Wesley Lemos ROGÉRIO MARANHÃO

Tendo o mar como moldura, este projeto mistura obras de artistas renomados com peças de design contemporâneo

arteambiente | 14 | março-abril-maio


O conceituado arquiteto e urbanista sergipano Wesley Lemos, 40 anos, é um apaixonado pelo que faz. NaSanta Isabel em 22 de maio de 1979 e iluminado por Santa Rita de Cássia foi criado em Estância, onde viveu

Wesley Lemos, em seu estúdio em São Paulo, localizado na região Gabriel Monteiro da Silva. Ao fundo Tapecaria de Kennedy BAHIA

até os 12 anos de idade. No seu retorno a terra natal, ele concluiu os estudos e ingressou na vida profissionalizante. Foi também na capital sergipana que ele deu os primeiros passos em direção a sua verdadeira vocação, descoberta desde muito cedo. Ele sempre foi muito habilidoso para o desenho e se comunicava por meio deles. Wesley fez curso de decoração de ambientes, desenhos técnicos, mecânicos e artísticos e cursou Arquitetura e Urbanismo, fazendo parte da primeira geração de arquitetos formados em solo sergipano pela Universidade Tiradentes (Unit). Na sequência fez Gestão e Planejamento de Cidades. Mas, foram às viagens, feiras, congressos e a sua constante curiosidade que o transformou neste artista nato reconhecido dentro e fora de Sergipe. Para conhecer mais sobre a carreira e a vida desse talentoso profissional confira a entrevista concedida por ele a Revista ArteAmbiente.

Como e quando iniciou a sua carreira? Acredito que nasci arquiteto, sempre nas brincadeiras de infância construía casa e cidades nos morros de terra das construções que convivia. Lembro com muito orgulho que meu pai sempre trabalhou na construção civil, está no DNA, meu avô carpinteiro fazia móveis em Estância e meu tio-avô construiu grandes residências por lá também. Sempre fui habilidoso para desenho e me comunicava por meio dos desenhos e croquis. Aos 13 anos ingressei na Escola técnica Federal de Sergipe, em curso pró-técnico e segui com o curso técnico profissionalizante em Edificações. Fui bolsista do laboratório de Arquitetura e o contato com projetos logo surgiu. O meu início na vida profissional ocorreu com o estágio com a arquiteta Jânia Reis (in memoriam). Da Escola Técnica fui para a Enpro, grande empresa de engenharia do Estado, onde tive contato com grandes obras e órgãos municipais e estaduais e fiz estágio com o até hoje amigo-cliente Silvio Aboim, sob o comando do engenheiro e amigo, Sergio Leite. Durante o Curso de Arquitetura, estagiei com Dennis Falcão, Cristina Barreto e prestei habilidades de desenhos técnicos para muitos escritórios de arquitetura. Após ter visto os desenhos da arquiteta Ana Libório, Gândara Jr e Osíris Rocha que projetaram o Mercado Municipal de Aracaju, eu tive a certeza de querer trabalhar com desenhos de arquite-

arteambiente | 15 | março-abril-maio

CELINA GERMER

tural de Aracaju, o geminiano nascido na Maternidade


XICO DINIZ

Arquitetura Contemporânea reflete apuro formal e materiais nobres atemporais. Geometria plástica São diferenciais em condomínios de alto padrão

tura, foi assim que abri na garagem da minha casa, no Conjunto Sol Nascente, um escritório de desenho, onde colaborava com desenhos técnicos de arquitetura, detalhamentos construtivos para marcenaria e já praticava meus primeiros passos com decoração fazendo ambientações para as mães de meus colegas do curso de Arquitetura. Ainda trabalhando e estagiando ganhei meu primeiro Prêmio Deca com o ambiente Banheiro na Mostra Aracaju 2000. Após este Prêmio, fui à Salvador receber o Prêmio Iate Clube Bahia com os organizadores da Mostra Aracaju Dennis Falcão e Mercês Souza. Em paralelo, nunca perdi o olhar social e como bolsista na Universidade já fazia pesquisas e monitorias no Laboratório de História Urbana, onde tive contato com o patrimônio e cadastramos grande parte das casas do Período Eclético Modernista da cidade de Aracaju, juntamente com a arquiteta Ana Maria Farias e com os professores Juliana Nery e Rodrigo Baeta. Bastante participativo sempre percebi que tinha um olhar diferenciado para o objeto, casa, para a cidade e nunca os vi de forma descontinuada. Fui a última geração de arquitetos que desenhava com nanquim e normógrafo e a primeira geração de projetistas digital em autocad junto com colegas como Marcílio Campos (CADGraffic’s), Suzete Bomfim (Museu Lasar Segall) e Wagner (Pixel), com os quais até hoje preservo uma boa amizade e trabalho em parceria de importantes projetos. Quais foram as principais referências no desenvolvimento do seu trabalho? Há brasilidade no meu DNA sem sombra de dúvida. Referências do artesanato nacional, em especial o nordestino, e faço questão de valorizar em todos os meus projetos. O design contemporâneo e autoral também é uma marca dos meus projetos. Na arquitetura ouso nos espaços, no pé-direito alto, na luminosidade natural e na sustentabilidade. Sempre me inspirei na simplicidade sofisticada e esta mistura de modo simples de viver com o design sofisticado com muita riqueza cultural e referências artísticas despertam o desejo das pessoas em procurar pelos meus projetos e meu estilo. Lina Bo Bardi, Janete Costa e Claudio Bernardes assim como Andrée Putman, Antonio Citterio e Jean Nouvel são alguns nomes. Qual é a maior característica do seu trabalho? Subverter a ordem natural das coisas, surpreender as pessoas, misturar culturas por meio de pesquisas que vão de feira popular ao melhor da grife internacional do design. Conviver

com o novo, preservando o passado com o tecnológico vencendo o futuro. Gosto de temperar meus projetos, sem me esquecer de quem viverá nele. Não me preocupo em repetir materiais e também não tenho medo de usar cor, sempre fui arriscadamente ousado, mas sempre com o apoio do cliente. Sempre tive o prazer de me comunicar bem com a prancheta e até hoje, quando não encontro nada que se encaixe em um projeto ou naquela função, recorro as minhas criações e com minha alma sempre deixo as marcas autorais nesses 20 anos de trabalho. Como você definiria o seu estilo? Meu estilo é eclético, repertório amplo adaptando novas formas de morar bem as necessidades dos clientes. Meu trabalho busca uma reinterpretação do luxo, utilizando materiais simples sempre com uma pegada elegante, no final este mix de simplicidade e modernidade, em harmonia com nossas heranças culturais. Uma peça de feira popular pode ganhar o status de arte aliada ao alto design de grandes centros como Milão, Paris e Nova Iorque, com olhar do que acontece no mundo sem perder a essência do lugar. Em que locais busca renovação para o seu trabalho? Sou apaixonado por arte e meu templo de pesquisa são as galerias de arte, feiras de arte e museus. Estou sempre em contato com artistas e tenho muitos amigos artistas com os quais discuto muito o direcionamento da arte e isto influencia muito no meu trabalho. Acredito também que viagens, músicas, desfiles de moda e estar em contato com estes grandes centros também visitando feiras municipais e de artesanato servem como laboratório para o meu trabalho. Além de Sergipe onde estão os seus trabalhos? Sessenta por cento dos meus trabalhos estão concentrados em Sergipe e na Bahia. Mas, tenho projetos criados no Rio de Janeiro, Mato Grosso, Balneário Camboriú e recentemente, a demanda em São Paulo tem se mostrado significativa. No Exterior estou flertando com Milão, Los Angeles e Orlando. De que forma as mostras de decoração que participou ajudaram a difundir o seu trabalho? Adoro mostra de decoração e design. Cada uma tem sua peculiaridade, mas todas são especiais e corroboram para difundir o meu trabalho. Sou um profissional que partiu de mostra de decoração, a Mostra Aracaju, há 20 anos, e de lá para cá tenho

arteambiente | 16 | março-abril-maio


Móvel-Bar Caipirinha, design apresentado durante BOOMDESIGN SP 2016 e inscrito no Concurso do Museu da Casa Brasileira em 2018

Recentemente você recebeu uma homenagem da Casa Vogue Brasil em celebração ao Dia da Consciência Negra. O que achou? É um avanço e uma grande felicidade estar ao lado destes seis grandes designers internacionais do calibre da Thabisa Mjo, Bibi Seck, Virgil Abloh, Mpho Vackier e Issa Diabaté. Ao mesmo tempo é triste saber que fui o único brasileiro citado, já que temos uma população grande parte negra e possuímos boas referências. Meu trabalho é muito focado no Brasil e em raízes afro-brasileiras, principalmente nas do Nordeste, onde estou alocado e onde tenho minha maior produção. É importante o brasileiro conhecer e reconhecer que pessoas negras também fazem um bom design, e também entender que a luta é grande e constante. Precisamos mostrar mais pessoas negras de destaque, que possam inspirar nossa juventude a uma carreira de sucesso, principalmente em locais não muito comuns a negros. Fale um pouco sobre o móvel nomeado de “Caipirinha”. O móvel-bar “Caipirinha” traz uma mistura de materiais em madeira cujas portas receberam acabamento em fibra natural arrematadas com tachinhas de metal e puxadores de marfim. Internamente o móvel-bar possui divisões para armazenar as garrafas, prateleiras para taças e copos, gavetas bandejas e espelho para dar profundidade ao móvel. Esta mistura de elementos retrata o estilo de Wesley Lemos que em sua inquietude e busca pela inovação apresenta a linha Caipirinha em homenagem a mais brasileira das brasileiras bebidas apreciadas no mundo inteiro.

FILIPPE ARAÚJO

participado de várias como a Morar Mais por Menos, Casa Cor, Artefacto, Mostra Celi, Modernos Eternos. Em todas as grandes mostras consegui dar visibilidade ao meu trabalho e a arte sergipana sempre foi protagonista. As mostras sempre são uma vitrine para divulgação não só do meu trabalho, mas dá visibilidade a lançamentos de novos produtos e marcas para prospecção de novos clientes. As mostras mais marcantes foram o Refúgio do Velejador, na Mostra Aracaju (2012), foi um importante trabalho para minha carreira. A Galeria de Arte Jenner Augusto também foi um importante trabalho em 2017. Em Salvador, a Casa de Vidro é um marco no meu trabalho, na Casa Cor Bahia. E, em São Paulo, Modernos Eternos 2018 Loft Tropical e 2019 com o Quarto Papa, ficará para sua história.

O que você diria para o jovem que está iniciando na carreira? Não desista em nada, nem por ninguém. A primeira energia que se coloca é o sonho, e se você não priorizar os seus sonhos, não será possível acreditar e projetar os sonhos das outras pessoas, para que elas também comprem e realizem suas ideias. Saber sonhar é só o primeiro passo a se permitir ser arquiteto. O conselho que dou é estudar muito, estar sempre atualizado, ter boas referências não só estética, mas conceitual e de conteúdo. Viagens, feiras, visitas técnicas, olhar obras de outros arquitetos já auxilia num repertório. Observar o cotidiano das pessoas e nunca deixar de estudar Quais são os seus desafios futuros? Há projetos novos a caminho? Estou flertando com projetos sociais e com resultados diretos à sustentabilidade e cuidados com o nosso Planeta, quero me tornar mais digital com podcast, e um canal de Youtube que fale sobre cuidados com a casa, e como isso pode refletir nos cuidados com nós mesmos. Na prancheta, estamos assinando em Aracaju uma mansão luxuosa na Beira Mar, reforma de mais uma cobertura, dois projetos de clínicas de saúde e estética, mais um empreendimento de grande porte, uma galeria de arte e vários apartamentos e casas urbanas. Fora de Aracaju assinando um projeto na Riviera de São Lourenço, no litoral paulista, projetos de duas casas de praia no litoral alagoano, apartamentos decorados em Salvador. E ampliando a atuação do nosso projeto casas sustentáveis além de presença nos principais eventos de arquitetura e design.

arteambiente | 17 | março-abril-maio

XICO DINIZ

Área de Lazer com integração total dos interiores e exteriores


NOTAS

PEÇA PREMIADA

FERNANDO CRISPIM

A cadeira autoral criada pelas arquitetas Gemile Nondillo e Adriana de Souza Góes foi a ganhadora do concurso Opera Chair 2019. O item é um representativo da tendência moveleira nacional, com a mistura harmoniosa de traços retos e áreas arredondadas, tecidos nobres atuais e retrô, pés em madeira, além de apoios acolchoados que traz o conforto para o dia a dia e está em exposição na Opera House Decor. Sua facilidade de adaptação a vários ambientes foi fundamental para a escolha dos jurados.

TRADIÇÃO DESENHO COLABORATIVO O Formigueiro é um estúdio de design que pensa o processo de criação de forma atenta e autoral. Marcado por acabamentos cuidadosos e visual contemporâneo, cada objeto é conceituado, desenhado e executado pelos próprios sócios, que somam à tradição do fazer manual um olhar comprometido com o novo. Da madeira ao metal, do mármore às tramas de fios, cada material é trabalhado de acordo com suas particularidades e potencialidades estéticas em um processo de experimentação constante. Na foto a estante Binária, peça que propõe a interação do usuário com o objeto e os vazios de seu grid. www.oformigueiro.com.br

Novidade da Jahara Studio, a coleção Stacks para a St James é baseada na tradição da empresa fundada em 1976, em São Paulo. Composta por peças de diversas funções, como castiçais, caixas, bandejas e fruteiras, possui acabamento nobre em prata, cobre ou latão. www.brunnojahara.com

LANÇAMENTO ELECTROLUX A Electrolux, marca líder em eletrodomésticos no Brasil, lançou sua nova linha de refrigeradores composta por modelos com organização inteligente. Com 128 litros de capacidade no freezer, agora não tem mais porque brincar de quebra-cabeça para armazenar os alimentos. As prateleiras são retráteis e reversíveis, facilidade que atende às necessidades de toda família ou ocasião. É possível até armazenar um bolo de casamento. A nova geração conta com oito refrigeradores e diferentes características que se adequam às necessidades da rotina de cada consumidor. Na foto modelo IF55.


DESTAQUE NO DÉCOR Coloridas e esbanjando personalidade, as novas peças de Paula Juchem vão de luminárias a potes de cerâmica esmaltados, que dão um toque de arte a qualquer ambiente. www.paulajuchem.com

TROPICAL VINTAGE A Wooding marca de mobiliário minimalista reinterpreta a clássica palhinha e lança o Armário Cristaleira Christiania. A peça possui versões em carvalho natural ou ash ebanizado, portas revestidas com palhinha (rattan) e pés em aço carbono. www.wooding.com.br


ARQUITETANDO

Rodrigo Fonseca O arquiteto Rodrigo Fonseca é natural de Salvador e está radicado em Aracaju desde um ano de idade. Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Tiradentes (Unit), desde 2004, ele busca inspiração para a realização do seu trabalho em viagens, livros, sites, mas principalmente no dia a dia. Rodrigo Fonseca ressalta que cada projeto é um novo desafio. Nos projetos de casas assinados por ele o conforto ambiental é algo imprescindível. Já em interiores ele passeia por vários estilos, mas sempre busca o contemporâneo, o funcional e o belo. A sustentabilidade também é uma preocupação do arquiteto e está muito presente nos seus projetos. “Temos que buscar prevenir a degradação ambiental e pensar espaços, edificações e ambientes que usem de forma inteligente recursos e matérias-primas naturais, evitando o seu esgotamento”, enfatiza. O monumento arquitetônico pelo qual tem imenso fascínio é o Taj Mahal. A Arquitetura Modernista é o estilo que ele mais se identifica. Sobre o futuro afirma que, como tudo muda rapidamente é preciso acompanhar esse ritmo com novos conceitos que vão definir a arquitetura, buscando projetos que valorizem a qualidade de vida, o uso da tecnologia e a sustentabilidade. Ele cita o arquiteto Guilherme Torres como o profissional que mais admira. E entre os livros que são indispensáveis para a sua atuação estão “Arte de Projetar em Arquitetura”, de Ernst Neufert, e “Arquitetura da Felicidade”, de Alain de Botton. Rodrigo Fonseca Arquiteto - CAU A40803-4

FILIPPE ARAÚJO

79 3041-6141 | 98101-9818 E-mail: contato@rodrigofonsecaarquitetura.com.br Site: www.rodrigofonsecaarquitetura.com.br Instagram: @rodrigofonseca.arquitetura

Uma verdadeira explosão de personalidade domina essa casa em Aracaju, com peças de design assinadas e obras de arte garimpadas pelos clientes, um casal que desejava fugir do tradicional. Este living tem base em tons de cinza e integra jantar e home theater, com portas que se abrem para a piscina e jardim, tornando o ambiente claro e ventilado. A mesa oval da sala de jantar recebeu cadeiras Helga do Estudiobola e pendentes Aim da renomada marca italiana Flos. O painel ripado em lâmina natural de madeira esconde a porta de acesso para a cozinha. No home theater, o layout despojado foi pensado para trazer conforto aos usuários. O designer Sérgio Fahrer assina a mesa de centro. Uma estante metálica recebeu objetos garimpados nas viagens do casal pelo mundo. O resultado foi um projeto elegante, original e autêntico.



DECORANDO

Ândrea Fonseca A designer de interiores Ândrea Fonseca é natural de Aracaju. É na capital sergipana que ela desenvolve os seus projetos. Entre os trabalhos realizados destaca como cartão de visita a recém-inaugurada loja Studio Loft Planejados, onde pôde ousar bastante nos detalhes dos espaços. O estilo que mais se identifica é o contemporâneo. “Tenho a possibilidade de inovar com diferentes soluções e materiais, deixando a ambientação mais acolhedora”, diz. O processo de criação de Ândrea Fonseca exige uma boa noite de sono. Segundo ela, dessa forma é possível acordar cedo, com a cabeça leve, e pronta para criar. A sustentabilidade é essencial para Ândrea, que sempre busca encontrar soluções eficientes. “Penso bem sobre os materiais a serem escolhidos e como é possível haver o reaproveitamento deles”, afirma. Ândrea declara que ama as criações dos móveis assinados pelo designer Jader Almeida e diz que as suas preferidas são as mesas Dpot lateral CIGG. A profissional que mais admira é a arquiteta Greisse Panazzolo. Dos livros que considera indispensáveis para a sua atuação destaca “Design Brasil - 101 anos de história”, “Cinquenta cadeiras que mudaram o mundo”, e “Cor, Espaço e Estilo”. E com relação à decoração do futuro observa que questões cruciais como sustentabilidade e afetividade serão a tônica das casas que se proponham a abraçar o que há de mais moderno.

Ândrea Fonseca Designer de Interiores Ágora Arquitetos ABD 23873

FILIPPE ARAÚJO

(79) 99993-8834 fonseca.dinteriores@gmail.com

Os lofts estão cada vez mais em alta. Apesar de superatuais, essas moradias surgiram há muito tempo. Os lofts se transformaram não só em um tipo de morada com características arquitetônicas especificas, mas em um estilo de viver.

arteambiente | 22 | março-abril-maio


Venha para este time e seja um lojista Italinea, temos investimentos de fĂĄbrica para ajudar a abrir sua loja. Procure nosso representante HĂŠlio Costa 79 99998.4043


GILTON ROSAS

TENDÊNCIAS

Utilização do container em um projeto comercial. Projeto de Carol Azevedo com execução da Pavibras Container

Construção em

CONTAINER

Uma infinidade de opções para o seu projeto arteambiente | 24 | março-abril-maio


A

construção em container se transformou em uma verdadeira tendência da arquitetura e também da construção civil. Práticos, versáteis, rápidos, de baixo custo e sustentáveis, os projetos com essa matéria-prima têm sido cada vez mais solicitados. De equipamento utilizado para transportar carga, o recipiente de metal, de grandes dimensões, destinado ao acondicionamento e transporte de carga em navio, tem se transformado em diferentes formas de construções desde as residenciais, a exemplo de casas térreas, de andares e até mesmo mansões, até os estabeleci-

dimensionado que pode passar por um processo de tratamento e recuperação das partes afetadas existentes. Conforme Bruno Delmondes explicou no mercado há basicamente dois tipos de container: de 20 e de 40 pés, com respectivamente 6 e 12 metros de cumprimento. “Estes são os mais usados em obras modulares, independente se o projeto for residencial ou comercial”, comentou. Para quem vai optar por esse tipo de projeto, é importante observar que antes de realizar uma construção em container é preciso ter algumas preocupações, entre elas, as condições externas do módulo para que sejam

Projeto Carol Azevedo Arquiteta CAU A73052-1

Construa com Container Tendência, Economia, Criatividade e Sustentabilidade

www.pavibrasequipamentos.com.br Pavibrás Equipamentos Ltda Rua Acre, 2104, Siqueira Campos - Aracaju-SE (79) 3259-7814 / 3259-0924 / 98808-7363

mentos comerciais como lojas, escritórios, estandes de venda. De acordo com o empresário Bruno Delmondes, sócio-proprietário da Pavibrás, empresa especializada na área, a construção em container é uma tendência que chegou com muita força no cenário mundial e tem grande aceitação em Sergipe. Segundo ele, a grande vantagem é que se trata de uma obra rápida, limpa e sustentável. “Podemos também levar em conta o benefício de se ter o menor custo para execução”, afirmou. Vale salientar que o container tem uma vida útil para transporte marítimo de aproximadamente 20 anos, e o seu reuso tem grande potencial como estrutura modular na construção civil, pois se trata de um material super-

feitos os menores reparos possíveis. Outro ponto muito importante a ser considerado é o revestimento interno, visando um maior conforto térmico. “Todo material utilizado em uma obra convencional pode ser usada em uma modular, colocamos tudo o que foi descrito nas especificações do arquiteto, toda parte elétrica e hidráulica tem que ser feita de acordo com o projeto”, revelou. Outro detalhe importante é em relação ao tempo médio de entrega da construção. “Por se tratar de uma obra modular podemos economizar até 70% do tempo de uma obra convencional, fazemos grande parte das modificações na nossa empresa no Distrito Industrial de Socorro, e no local, apenas os reparos finais”, disse.

arteambiente | 25 | março-abril-maio


Projeto Kátia Carvalho | Arquiteta | CAU A35990-4D/SE

XICO DINIZ

O ambiente Praça e Bunker Náutico da Mostra Araca ju 2012 também contou com a utilização de container. Projeto Chris Vanini e Xikinha Ribeiro

A casa de 240m² no estilo industrial construída pelo arquiteto francês Patrick Partouche é composta por uma estrutura de 8 containers e conta com três quartos, escritório, sala, cozinha, garagem e dois banheiros


Projeto Kátia Carvalho | Arquiteta | CAU A35990-4D/SE

Locações criativas para festas

Tel.: 79 3246-4949 79 99602-3900 Rua Joventina Alves, 71 Salgado Filho - Aracaju/SE

Festalito @festalito www.festalito.com.br


TENDÊNCIAS

Utilização do container em projeto residencial, criação do escritório texano Poteet Architects

Na Mostra Araca ju 2012 alguns ambientes foram feitos com a utilização de Container. Projeto Michelle Goes, ambiente Home Studio

XICO DINIZ


CASA com

arte NOVOS TALENTOS

PROFISSIONAIS Vanessa Fernanda, Marcelo Mabel, Rose Oliveira, Etiene Couto, Dalce Graieb, Adler Cerqueira e Tamara Santana ArteGesso | Banho e Metal | Brick Bom | Carpediem Móveis de Alúminio e Fibra | Carrara Mármores e Granitos | Central do Led | Classe A Pisos e Revestimentos Colortex Tintas e Texturas | D'Facto Cortes Especiais | DNA Gesso | Empório Casa Planejados | Espaço Sob Medida | Globo Design | Industria de Gesso Nordeste Industria de Móveis Océa Cunha | J Nunes Material de Construção | Modular Móveis Planejados | Portobello Shop | Saccaro | Via Millano | Viana Estofados | Vidraçaria Isi Gabriella | Vidro X-Deceuninck


Nuances da

urbanidade

arteambiente | 30 | marรงo-abril-maio


A composição dos acabamentos envolveu uma boa parcela de trabalho artesanal, com o uso do revestimento de tijolinhos cerâmicos da BRICK BOM, o qual teve participação dos próprios moradores na fabricação dos bricks, no assentamento na parede e na aplicação do efeito envelhecido com pátina

Para equilibrar os desejos de um casal jovem em um projeto que trouxesse a personalidade dos dois, a ideia foi adotar um design “urbano com charme” ao ampliar e repaginar a área social deste apartamento que já pertencia à família. A paleta de materiais marcantes partiu da sobriedade dos tons cinzas e metálicos ao rudimentar dos bricks cerâmicos patinados, passando pela naturalidade da madeira e dos verdes. FOTOS FILIPPE ARAÚJO

arteambiente | 31 | março-abril-maio


Outra protagonista do projeto é a mesa de jantar, com a peça da base tendo design assinado pelo escritório, o tampo envolveu um trabalho cuidadoso entre a D’FACTO CORTES ESPECIAIS – que fez o corte oval no porcelanato Bianco di Elba 2.40x1.20m da PORTOBELLO SHOP – e a INDÚSTRIA DE MÓVEIS OCÉA CUNHA – responsável pela confecção da base, contra tampo e montagem final do conjunto. Tecidos, almofadas e tapetes da ESPAÇO SOB MEDIDA

arteambiente | 32 | março-abril-maio


Na área de estar, racks e prateleiras suspensas exibem os itens do acervo dos moradores acompanhados de adornos da ESPAÇO SOB MEDIDA. Destaque para o painel ripado e ao fundo a porta do lavabo mimetizada no bloco verde de marcenaria da INDÚSTRIA DE MÓVEIS OCÉA CUNHA


Na transição entre os pisos do living e cozinha, o encontro dos revestimentos da GLOBO DESIGN foi planejado de forma que não houvesse uma quebra rígida entre os dois formatos – hexagonal e quadrado. Acima da ilha foi projetado um conjunto de luminárias pendentes abraçando a prateleira de serralheria executada pela

INDÚSTRIA DE MÓVEIS OCÉA CUNHA

O revestimento hexagonal da GLOBO DESIGN aplicado no piso e paredes foi a primeira ideia aprovada para a cozinha. Bancadas marmorizadas eram grande desejo dos moradores, o qual foi atendido com a especificação do porcelanato da PORTOBELLO SHOP para melhor funcionalidade – sem a preocupação constante com possíveis manchas causadas por alimentos e bebidas

Detalhe do “bloco verde” cuidadosamente criado para este projeto. Trata-se de um bloco multiuso de marcenaria composto pelos compartimentos do louceiro e pela entrada do lavabo. Os frisos envolvendo todas as faces foram pensados para dar um efeito de movimento à estrutura, assim como camuflar as portas dos compartimentos


Adler Cerqueira e Tamara Santana Arquitetos

CAU-SE A116384-1 CAU SE A121890-5

A ilha de porcelanato foi criada buscando a integração dos ambientes sociais. A confecção da bancada ficou por conta da D’FACTO CORTES ESPECIAIS, que trabalhou com peças de grande formato envolvendo parte dos armários da cozinha

O objetivo do nosso escritório consiste em inserir as ideias de design pensando em uma arquitetura que reflita a personalidade dos clientes. O termo que usamos muito é cocriar, e aqui sempre buscamos enxergar nosso trabalho como um processo de cocriação junto aos usuários do espaço. (79) 99648-2002 / (79) 99841-9050 Rua Acre, 835, Sala 05, Bairro Siqueira Campos, Aracaju-SE arealivre.arq@outlook.com Instagram: @arealivrearquitetura Facebook: Área Livre Arquitetura e Urbanismo

Apesar de ter sido separada da cozinha, a lavanderia não perdeu a continuidade e a linguagem dos materiais no projeto. Os acabamentos têm sua beleza realçada pela boa iluminação natural que entra no ambiente

PROJETO: APARTAMENTO 1803 Bancadas Esculpidas: D’FACTO CORTES ESPECIAIS Marcenaria: INDÚSTRIA DE MÓVEIS OCÉA CUNHA Pisos e Revestimentos: GLOBO DESIGN / PORTOBELLO SHOP / BRICK BOM Tecidos e Objetos de Decoração: ESPAÇO SOB MEDIDA


Conceito Aberto

Integração e Liberdade FOTOS FILIPPE ARAÚJO

A ideia do conceito aberto dá a impressão de que o ambiente é maior e melhor utilizado. Isso significa que é uma boa opção para quem lida com um espaço limitado. Neste projeto substituímos as janelas por portas R1 de PVC 3 folhas fornecidas pela VIDRO X / DECEUNINCK

arteambiente | 36 | março-abril-maio


arteambiente | 37 | marรงo-abril-maio


A cozinha é o ambiente perfeito para reunir a família em momentos especiais e, principalmente, preparar deliciosas refeições. A harmonia entre as cores dos móveis da EMPÓRIO CASA PLANEJADOS, eletrodomésticos e iluminação da J NUNES MATERIAL DE CONSTRUÇÃO, bancada de nanoglass da CARRARA MÁRMORES E GRANITOS fez com que essa cozinha tivesse uma decoração moderna e elegante, rica em funcionalidade

arteambiente | 38 | março-abril-maio


Uma bela área de lazer, além de valorizar o imóvel, ainda dá lugar a bons momentos de confraternização junto aos amigos e familiares. Nesta área externa de estilo rústico, o revestimento das paredes é feito com textura em cimento queimado, enquanto o deck de porcelanato amadeirado e as pastilhas da piscina têm uma perfeita combinação

arteambiente | 39 | março-abril-maio


O principal ponto a se pensar é a entrada da residência. Ter um jardim com flores bem cuidado é uma ótima opção que valoriza a cor de fachada neutra, como o nude ou branco. A aplicação do gesso 3D na parede externa foi realizada pela INDÚSTRIA DE GESSO NORDESTE, seguindo o conceito do projeto. A porta em PVC com vidro da VIDRO X / DECEUNINCK fez toda a diferença, proporcionando elegância e estilo. Assim como a escolha do porcelanato Castelli próprio para área molhada fornecida pela CLASSE A PISOS E

REVESTIMENTOS


Dalce Graieb Designer de Interiores 79 99153-2599 @dalce_graieb Os metais dourados usados principalmente em banheiros/ lavabos nunca saíram de moda, entretanto, agora estão em total evidência; podemos encontrar na J NUNES MATERIAL DE CONSTRUÇÃO, fazendo uma combinação perfeita com a bancada nanoglass da CARRARA MÁRMORES E GRANITOS. É primordial o gesso do teto INDÚSTRIA DE GESSO NORDESTE com poucos detalhes destacando a iluminação

A escolha certa do porcelanato fez toda a diferença. (Porcelanato CASTELLI 82X82 REF: 20406) fornecido pela CLASSE A PISOS

E REVESTIMENTOS

PROJETO: CASA CONDOMÍNIO MELÍCIO MACHADO Gesso: INDÚSTRIA DE GESSO NORDESTE Mármore e Granito: CARRARA MÁRMORES E GRANITOS Material de Construção e Acabamento: J NUNES MATERIAL DE CONSTRUÇÃO Móveis Planejados: EMPÓRIO CASA PLANEJADOS Pisos e Revestimentos: CLASSE A PISOS E REVESTIMENTOS Vidros e Portas de PVC: VIDRO X / DECEUNINCK


Lar contemporâneo

Elegância natural

Nuances terrosos com uso de texturas naturais em pedras, fibras e a presença da madeira trazem o aconchego da natureza, combinados com o uso de adornos em tons dourados legitima a sofisticação do ambiente contemporâneo. FOTOS GILTON ROSAS

arteambiente | 42 | março-abril-maio


Destaque para parede com textura da

COLORTEX TINTAS E TEXTURAS, com pedras naturais e toques de brilhos sutis em gold

arteambiente | 43 | marรงo-abril-maio


O estilo Clean Natural continua na sala de jantar envolvendo a cozinha, integrando os ambientes atravÊs do revestimento do piso usado em toda casa, permitindo a fluidez dos espaços.

Revestimento reproduzindo pedra natural Calacata usado como revestimento de parede, piso e bancada da BANHO

E METAL


Total integração dos ambientes externo e interno, a área gourmet é o ambiente mais descontraído com cores vibrantes da COLORTEX

A piscina com a área gourmet integradas determinou a especificação e execução de mobiliários exclusivos da CARPEDIEM adequados e resistentes a intempéries

TINTAS E TEXTURAS

MÓVEIS DE ALÚMINIO E FIBRA,


Suíte juvenil com cama suspensa de design único. A iluminação com fita, fornecedor CENTRAL

DO LED, dá destaque e permite o efeito flutuante

O papel de parede de tijolinho traz aspecto natural com modernidade, remetendo à tijolinho através de uma estética contemporânea

arteambiente | 46 | março-abril-maio


Etiene Couto

Arquiteta e Designer de Interiores

CAU 126748-5

Etiene Couto Arquitetura é um escritório que busca a satisfação do cliente através da materialização dos seus desejos sob a forma de arte. Priorizamos o equilíbrio e harmonia dos espaços, sempre em sintonia com a essência e valores identificados no cliente, de modo que cada ambiente possa traduzir-se num pequeno pedaço do seu eu. Com formação em design de interiores, arquitetura e urbanismo, a profissional Etiene Couto tem na criatividade e exclusividade dos projetos o seu ponto alto, criar uma identidade única entre o cliente e o projeto. (79) 99136-1266 | 79 99635-7766 etienecouto@hotmail.com etienecoutoarquiteta@gmail.com Instagram @etienecoutoarquiteta

O amadeirado do porcelanato da BANHO E METAL agregou aconchego natural ao estilo industrial do banheiro. Destaque para o nicho iluminado do box com iluminação CENTRAL DO LED

PROJETO: CASA DAHMA Iluminação: CENTRAL DO LED Mobiliários de Alumínio e Fibra: CARPEDIEM MÓVEIS DE ALÚMINIO E FIBRA Pisos e Revestimentos: BANHO E METAL Tintas e Texturas: COLORTEX TINTAS E TEXTURAS


Casa

Balanço

Um conceito arquitetônico minimalista, com formas e funções bem definidas, as quais destacam-se pela sua imponência, integrando elementos construtivos e decorativos, levando sofisticação, beleza e contemporaneidade aos ambientes da residência.

Espaço residencial com ambientes integrados, com destaque para as cores neutras presentes em seus elementos e para o pilar estrutural pintado em marmorato, que impacta pela sua imponência. Destaque também para a escada, que não trata-se apenas de um elemento construtivo, mas, também, um elemento decorativo, contendo um guarda-corpo bem sutil, utilizando vidros da VIDRAÇARIA ISI GABRIELLA.

arteambiente | 48 | março-abril-maio


arteambiente | 49 | marรงo-abril-maio


Vestíbulo com personalidade e estilo, com destaque para a composição da decoração e a sutileza das cortinas da ESPAÇO SOB MEDIDA. Iluminação pontual da J NUNES MATERIAL DE CONSTRUÇÃO. Destaque também para o forro da ARTEGESSO, que faz uma composição minimalista com a iluminação indireta

arteambiente | 50 | março-abril-maio


Ambiente com a sofisticação de cores neutras em seus elementos e uma composição de materiais que remetem à natureza, com cores mais quentes na decoração e peças de design atemporais da ESPAÇO SOB MEDIDA. As cortinas, com suas transparências, trouxeram leveza e elegância. As almofadas deram um toque charmoso ao ambiente. Artigos também da ESPAÇO SOB MEDIDA. Destaque para o centro da SACCARO, peça fundamental para disposição do mobiliário e da decoração

A fachada possui um conceito minimalista, com imponência em forma linear, possuindo um balanço estrutural de concreto e de estrutura metálica. Um elemento importante que compõe o conceito da fachada é a estrutura de brises da VIDRAÇARIA ISI GABRIELLA, que impede a incidência solar e traz ventilação natural para o interior da residência. Destaque para a iluminação da J NUNES

MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

arteambiente | 51 | março-abril-maio


Ambiente clean, com o toque de cores mais quentes na decoração e peças de design atemporais da ESPAÇO Destaque para o sofá da VIANA ESTOFADOS, peça fundamental para tornar o ambiente aconchegante

SOB MEDIDA.

Ambiente clean, com o toque de cores mais quentes na decoração e peças de design atemporais da ESPAÇO SOB MEDIDA. Destaque para os clássicos boiseries da ARTEGESSO no hall e na sala de estar, conciliando sofisticação e beleza, ostentando uma identidade peculiar do projeto


Cantinho aconchegante da residência. Espaço com muita personalidade e elegância. Destaque para a iluminação da J NUNES MATERIAL DE CONSTRUÇÃO e cadeira reformada pela VIANA

FILIPPE ARAÚJO

ESTOFADOS

Rose Oliveira

Arquiteta e Urbanista

CAU A126493-1

Ambiente clean, com revestimento ônix marmorizado e composição dos metais na cor Rose Gold da

J NUNES MATERIAL DE CONSTRUÇÃO, os quais levaram elegância e sofisticação ao wc social

Rose Oliveira Arquitetura e Urbanismo é um home office que está em constante busca por formas inovadoras de realizar seu trabalho. E isso pode ser constatado através dos projetos desenvolvidos, onde a originalidade é marcante. Além deste atributo, que diz respeito à forma de pensar a Arquitetura, Urbanismo e Design, propriamente dita, nosso escritório se destaca também pela maneira como se relaciona com sua clientela. Dentre os nossos principais objetivos, elencamos como de fundamental importância fazer com que o nosso trabalho chegue ao maior número de pessoas, pois, entendemos que o serviço da Arquitetura é para todos, independentemente da classe que se esteja inserido. Rua Engenheiro Antônio Gonçalves Soares, 30 Bairro Luzia – Aracaju/SE Rua Conêgo Filadelfo Macêdo, 227 - Simão Dias/SE Rosearqeurb@Yahoo.com Insta: @ Roseoliveiraarqeurb Face: Roseoliveiraarqeurb

PROJETO: CASA BALANÇO Cortinas, Persianas, Tecidos e Acessórios: ESPAÇO SOB MEDIDA Esquadrias e Vidros: VIDRAÇARIA ISI GABRIELLA Estofados: VIANA ESTOFADOS Gesso: ARTEGESSO Metais e Iluminação: J NUNES MATERIAL DE CONSTRUÇÃO Móveis Soltos: SACCARO

Destaque para as mesinhas de apoio da SACCARO, peças fundamentais para disposição do mobiliário e da decoração e que fizeram toda a diferença no espaço gourmet com a identidade das mesinhas


Sóbrio e

Atemporal

Living integrado a cozinha equipada com mobiliário da MODULAR MÓVEIS PLANEJADOS com destaque para as cores das almofadas executadas com primor pela ESPAÇO SOB MEDIDA

arteambiente | 54 | março-abril-maio


O projeto sapê 1206 foi desenvolvido para atender as necessidades do jovem casal que almejava em seu primeiro lar um decor que refletisse a sua essência. Para isso era fundamental um layout prático onde ao mesmo tempo pudessem descansar e receber seus convidados de forma acolhedora e confortável. Utilizamos tons sóbrios para trazer ao apartamento beleza e suavidade e a escolha de acabamentos naturais proporciona mais aconchego e personalidade ao living integrado. FOTOS: FILIPPE ARAÚJO

arteambiente | 55 | março-abril-maio


O forro em gesso com detalhe em canto negativo e cortineiro iluminado executado pela DNA GESSO traz ao apartamento uma pegada contemporânea, além do painel revestido com acabamento amadeirado da VIA MILLANO que deixa o living mais aconchegante

Acesso ao living forrado com papel de parede da ESPAÇO SOB MEDIDA com destaque para o painel em gesso executado pela DNA GESSO e forrado com revestimento vinílico da VIA MILLANO

Parede revestida com painéis em MDF em acabamento linho da MODULAR PLANEJADOS faz integração com mobiliário utilizado na cozinha

MÓVEIS


O espaço destinado a mesa de Jantar conta com layout diferenciado e rico em detalhes como o acabamento em papel de parede rendado off-White e cortina com barra alta da ESPAÇO SOB MEDIDA ressaltando roda-teto entre a prateleira e o forro ambos pintados com tom nude e que permeia todo o ambiente


A cabeceira em couro natural executada pela ESPAÇO SOB MEDIDA traz a sofisticação necessária para o cômodo

arteambiente | 58 | março-abril-maio


O quarto de casal vem com uma pegada mais clássica apostando no papel de parede mica da ESPAÇO SOB MEDIDA e cortineiro iluminado executado pela DNA GESSO

Vanessa Fernanda e Marcelo Mabel Arquitetos

CAU A116746-4 | A116213-6

PROJETO: SAPÊ 1206 Gesso: DNA GESSO Móveis Planejados: MODULAR MÓVEIS PLANEJADOS Papel de Parede, Cortinas e Cabeceira: ESPAÇO SOB MEDIDA Pisos e Revestimentos: VIA MILLANO

A Sapê Concept, representada pelos arquitetos Marcelo Mabel e Vanessa Fernanda apaixonados por arquitetura, urbanismo e design, tem como filosofia priorizar ideias inovadoras, habilidades, estudos e projetos que proporcionem experiências. A arte e a construção são os principais orientadores para a parceria que envolve um conjunto de preocupações com técnica, espaço, estética, materiais e habilidades necessárias para realizar uma expressão artística. Av. Jorge Amado, 1055, sala C – Bairro Jardins (79) 99909-7775 | 99986-6203 sape.concept@gmail.com Instagram: @sape.concept

A cozinha all White conforme desejo dos clientes recebeu o mobiliário da MODULAR

MÓVEIS PLANEJADOS e tem ponto de destaque no rodopia com revestimento marmorizado da VIA

MILLANO

arteambiente | 59 | março-abril-maio


GENTE

faz

Natanael Cavalcante Eça Como é manter-se no mercado de arquitetura e decoração como uma referência? Sendo destemido e desbravador. Sempre gostei do caminho mais desafiador para conquistar um resultado vitorioso. Afinal “ou eu perco ou eu aprendo”. Hoje, a gente vive uma concorrência mais acirrada. E é muito difícil se fazer presente... é preciso inovar e planejar constantemente! É ter sempre em nosso DNA a inovação pulsando todos os dias e uma equipe leal, motivada, capacitada e totalmente “boca de forno”. Ser o melhor no que se propõe a fazer, já te garante três conquistas: Seus concorrentes estarão sempre te usando como referência, seus parceiros sempre te indicarão e os clientes cobiçarão os seus produtos. Costumo dizer que ser “referência” é um atestado que seu “pós-venda” tem vida. Qual o diferencial da Alúmen Esquadrias de Alumínio? Há 10 anos fomos pioneiros no segmento em Sergipe. Nosso comprometimento é com a ética. Nossos valores não tem preço e nosso respeito é com o cliente. Inovar é o nosso espírito. Porque a integridade, o comprometimento, a credibilidade, a valorização humana e a sustentabilidade fazem parte do pilar da nossa gestão.

VITOR PORTO

Qual o maior desafio da empresa hoje? Sempre poder oferecer para todos os ambientes, para todos os projetos e para todos os sonhos tudo em esquadrias. Buscando a perfeição com a satisfação total dos nossos clientes. Uma lição que considera valiosa no mundo dos negócios? Eu nunca vou entrar pra brincar! Eu vou entrar, para de fato trazer inovação, resultados e contribuir de forma significativa pra o crescimento do mercado no segmento. E é fundamental entender que a inovação está nas coisas que as pessoas não percebem. Quais as metas da Alúmen Esquadrias de Alumínio a curto prazo? Finalizar um projeto chamado “Estoque Showroom”, o cliente dentro do estoque. Esse projeto visa agregar conhecimento técnico para clientes e parceiros no ato do orçamento e/ou compra dos nossos produtos. E principalmente dar a oportunidade de todos conhecerem nossos insumos: que é cada um dos elementos essenciais para a produção de cada produto.

Porta pivotante de alumínio eletrostático cor branca com vidro temperado laminado 6+6mm com PVB na cor branca. Projeto Ana Stella e Xikinha Ribeiro


Apresenta

ENTREGA DO PRÊMIO ARTEAMBIENTE

LANÇAMENTO DO ANUÁRIO Cobertura completa


EVENTO

COMPLETA 11 ANOS DE SUCESSO Uma noite inesquecível! Foi assim o lançamento da

11ª edição do Anuário ArteAmbiente, realizado no dia 26 de novembro de 2019, no Duna Beach. Tendo como temática Proteção, o evento foi prestigiado por arquitetos, designers de interiores, empresários da alta decoração, convidados e pela diretoria e colaboradores da Editora ArteAmbiente, que tem à frente Jonatal Sousa e Lídice Rodrigues.

Em um ambiente mais informal, porém não menos aconchegante, a festa de lançamento foi bastante animada. Com a boa energia da atmosfera a beira-mar e sob o embalo de sons eletrônicos como o do DJ Cafu, percussivos como o do Batalá e dançantes como do Samba do Arnesto e dos Faranis, o público não conseguiu ficar um só minuto parado.

FOTOS: PEDRO NORONHA E WELLINGTON PAIXÃO

Um dos pontos altos da festa foi a entrega do Prêmio ArteAmbiente a conceituados profissionais pela excelência dos trabalhos realizados. Desta vez, os premiados foram o

escritório Coletivo de Arquitetos, vencedor nas categorias Ambientação Residencial, Arquitetura Residencial, Arquitetura Institucional e Ambientação Institucional. Além deles, também foram premiados o profissional Rodrigo Fonseca, vencedor na categoria Arquitetura Comercial; o escritório Sapê Concept, que venceu na categoria Mostras, Vitrines e Exposições; e os profissionais Daniel Almeida e Rômulo Sandes que venceram na categoria Ambientação Comercial. Quem esteve presente não poupou elogios ao evento, que teve a organização e o cerimonial impecáveis da equipe da Mauad Consultoria & Eventos, além da belíssima cenografia em tons azul e branco assinada pelo arquiteto e designer de interiores Afrânio Reis e decoração de Gil Apolinário. Ficou em todos os presentes a expectativa para a próxima edição. Que venha então o 12º Anuário ArteAmbiente!

Os hosts Lídice Rodrigues e Jonatal Sousa com Hudson Mauad responsável pelo cerimonial do evento


Manoel Neto e Amanda Mitidieri

Gilvan Acciolli

Alegria e descontração foram tônicas do evento

Ana Cristina Andrade

Bianca Machado e Arlênio Junior

Renato Mesquita e Rodrigo Fonseca Jonathas Barbosa e Karine Oliveira

Luciana Carvalho e Marcelo Leal

David Gois e Jacqueline Gois, Amintas Gois e Maria José e Michel Sobral e Bárbara Kariny


Missiane e Charles Souza

Gilton Rosas e Tahinara Sanferry

Luiza Menezes e André Ha ji

Isabela do Prado Silva, Gleidys do Prado Silva e Alda Lucia

Lindsay Cerqueira, Renata Macedo e Erivander Aquino

João Érico

Matheus Menezes e Thiago Figueiredo

Hélio Ribeiro e Luana Braga

George Barbosa, Anderson Faria, Jaline Mota e André Ferreira

arteambiente | 64 | março-abril-maio


Lara Borges

Viviane Alves, Mônica Lima e Herô Marcques

Osvaldo Torres Neto e Carina Leite Torres

Marcelo Robson e Manoel Messias

Marcelo Artuso, Adriana Neis, Victor Tapioca, Jerônimo de Melo e Joyci Laurent

Flávia Bidegain, Luan Damaceno e Laudicema Damaceno

Wesley Lemos, Fabio Salmeron, Lainy Lemos, Barroso Melo e Doval Fontes


Débora Lima, Sulismeire Lima, Sérgio Zangrossi, Lidyanne Paiva

Sônia e Sebastião Ferreira, o pequeno Cainan Ferreira, Camilla Ferrão e Osvaldo Neto

Elissandro Matos, Conceição Aragão, Ingryd Rafaely e Alyson Luis

Bruno Almeida, Elaine Barros, Waguinho Lins, Aline Froelich e Gabriel Amor

Ândrea Fonseca e Maicon Amorim

Maria Auxiliadora, Danielle Doria, Marjorie Tatiana e Melissa Albuquerque

Kadja Luana, Edna Oliveira, Juliete e Ennio Oliveira

arteambiente | 66 | março-abril-maio


Lenise Franco e Oscar Aumari

Brener França, Larissa França, Danielle e Hedeilton Menezes

Mário Britto, Lilia Duarte, Cristiana Cardoso, Julia Duarte e Leonardo Santana

Francenadja e Carlos Gois, Mônica Santos, Katia Goes e Daniel Melo

Daiane Rodrigues, Ana Lucia Fernandes, Eduardo Fernandes e Andressa Vieira

Vanessa Tavares, Luana Monte e Camila Ferreira

arteambiente | 67 | março-abril-maio


Geneildo Azevedo e Dora Azevedo

Rose Oliveira e Helenilson Andrade e Siqueira

Eduardo Reis, Luma Fontes e Claudia Bonin

Ana CerviĂąo e Wilna Carneiro

Lionn Vasconcelos, Rafaela Guedes, Aline Dantas e Sandro Dantas

Cristina Aguiar, Fefeu Mendonça e Camilla Aguiar Emilio Bessa, Paula Azevedo, Renata Azevedo e Luisa Carrera


Etiene Couto e Cândido Sampaio

Márcia Carvalho e João Manoel Carvalho

Rita Ferreira, Diogo Dantas e Paula Guedes

Rômulo Sandes e Daniel Almeida

Willian Barreto, Vanessa Fernanda

AG R A D E C I M E N T O Duna Beach Arquiteto Afrânio Reis Buffet David Britto Mente Fértil GW Soluções em Comunicação Visual Multisigns Comunicação Visual Mauad Consultoria e Eventos

Erick Lima e Susana Gomes

Vera Miranda e Annelise Fraga

MERCHANDISING Sweet Bar Sweet Gourmet Santa Pizza Espaço Florescer Avatim

Aquarela Boutique Cortina de Vidro Dautore – Finger Espaço Sob Medida Marck Engenharia Portobello Shop Tidelli Villagres

PAT R O C Í N I O


EVENTO


arteambiente | 71 | marรงo-abril-maio


EVENTO

Simplicidade e harmonia dão o tom da cenografia da festa Assinada pelo expert da Arquitetura e Design, Afrânio Reis, a cenografia da festa de lançamento da 11ª edição do Anuário ArteAmbiente ganhou as cores da Proteção – o azul e o branco. O azul provoca a sensação de frescor e transmite sucesso, além de ser corporativo e mostrar poder e confiança. E o branco é neutro, puro, realça a luminosidade, a limpeza e a tranquilidade. Com a energia de cores tão positivas o resultado não poderia ser outro: sucesso total. Cada detalhe trabalhado por Afrânio Reis na festa foi digno de elogio de quem se fez presente. Para um ambiente praiano como o espaço Duna Beach tudo se fez simples, mas sem perder o glamour do momento mais esperado por todos a cada ano, que é ter em mãos um trabalho editorial de excelência inigualável. Os fogos de artifício, além de encantar celebraram a alegria do encontro e o sucesso do lançamento.

arteambiente | 72 | março-abril-maio


Projeto cenográfico Afrânio Reis Arquitetura e Interiores


EVENTO

Prêmio ArteAmbiente Arquitetura e Decoração AMBIENTAÇÃO COMERCIAL Daniel Almeida e Rômulo Sandes

AMBIENTAÇÃO INSTITUCIONAL Coletivo de Arquitetos AMBIENTAÇÃO RESIDENCIAL Coletivo de Arquitetos

Não foi permitido pelo proprietário do imóvel a divulgação das imagens do projeto.

arteambiente | 74 | março-abril-maio


ARQUITETURA COMERCIAL Rodrigo Fonseca

ARQUITETURA INSTITUCIONAL Coletivo de Arquitetos

ARQUITETURA RESIDENCIAL Coletivo de Arquitetos

MOSTRAS, VITRINES E EXPOSIÇÕES Sapê Concept arteambiente | 75 | março-abril-maio


Cabine de Fotos Cortina de Vidro Cabine de Fotos Cortina de Vidro

Cabine de Fotos Cortina de Vidro Cabine de Fotos Cortina de Vidro Cabine de Fotos Cortina de Vidro

Cabine de Fotos Cortina de Vidro Cabine de Fotos Cortina de Vidro Cabine de Fotos Cortina de Vidro

Cabine de Fotos Cortina de Vidro Cabine de Fotos Cortina de Vidro



FEIRAS E MOSTRAS

CASACOR / BAHIA Realizada entre os dias 22 de outubro e 8 de dezembro no Horto Florestal, a mostra teve como tema “Planeta Casa”, amparado nos pilares de sustentabilidade, tecnologia e afetividade. O evento desse ano contou com 33 ambientes, incluindo uma Casa de Vidro dentro do Salvador Shopping, um apartamento decorado no Horto Florestal, a Arena do Conhecimento que funcionou como um espaço de debate sobre o setor imobiliário, de construção, arte, arquitetura e design, além da área gourmet, o Jardim das Delícias, que acolheu o badalado Soho – numa versão de novas experiências sensoriais, o lançamento do Tonico – e seus drinks de Miami, o SAN Bar, a Coffeetown - American Coffee and Cake, Co. e o Amado – sob a batuta do internacionalmente renomado chef Edinho Engel.

Living Tríadee by ROGÉRIO MENEZES O arquiteto Rogério Menezes marca sua 20ª participação na CASACOR Bahia com um ambiente contemporâneo e atemporal. O Living Tríadee tem uma base de tons de cinza e de preto com destaque absoluto para o tapete autoral, que passeia pelas cores verde, amarelo e azul, inspirado nos jardins de Burle Marx. Prezando pelo conforto e integração, o living é composto de peças decorativas que valorizam o design brasileiro.

arteambiente | 78 | março-abril-maio


Casa Vert por Baú+ BY ANA PAULA GUIMARÃES E THIAGO MANARELLI Celebrando sua décima quinta participação na mostra, o escritório Manarelli Guimarães apresenta a Casa Vert de uma forma suave, em tons terrosos e em claros quase brancos, destacados pelos detalhes verde-água. A composição do ambiente e sua escala requeriam um mobiliário modular que pudesse ser transportado para um novo lugar, de acordo com o desejo de seu proprietário. O único revestimento no piso garante a percepção de unidade nos vários ambientes. O mobiliário traz peças artesanais e autorais, utilizando materiais reciclados que se mesclam ao melhor design contemporâneo. A iluminação natural, os rasgos de vidro e as cortinas de linho conferem o ar dramático e ao mesmo tempo cativante que o ambiente proporciona.

Suíte Gloss by MILA CARAMELO E MILA SARAIVA A suíte ‘e inspirada em uma “it girl” romântica e conectada. O ambiente integra mobiliário de design, muro verde, sustentabilidade e automação. A paleta de cores delicadas, de beges e rosas, Conte com o toque glamuroso do dourado com preto e terracota. O generoso closet, penteadeira megaequipada e mini estar para receber as amigas, fazem da Suíte Gloss objeto de desejo para mulheres.

Espaço Deca by ALINE CANGUSSÚ A arquiteta apresenta um ambiente caracterizado pela leveza, pelo frescor e pelo aconchego. O uso de materiais naturais, da palha e do elegante linho faz o diferencial do projeto. O ambiente tem revestimento em lâmina de madeira com textura única e brinca com efeitos de iluminação surpreendentes que destacam as peças da linha Deca Cozinha.

arteambiente | 79 | março-abril-maio


FEIRAS E MOSTRAS

CASACOR / MIAMI Inspirada na sustentabilidade e na vida urbana, a mostra internacional de design reuniu em Miami a estrela em ascensão da Ucrânia, YoDezeen, o designer brasileiro renomado mundialmente Sig Bergamin e a referência em design, Moniomi Design. Segundo Lucio Grimaldi, CEO da CASACOR Miami, o objetivo do evento foi criar um hub que trouxesse arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores à vanguarda da Art Basel. A mostra aconteceu entre os dias 2 a 21 de dezembro de 2019.

Open Lobby Connection by JESUS PACHECO STUDIO A incrível natureza da Flórida, tanto marinha quanto terrestre, inspirou Jesus Pacheco para projetar o lobby da CASACOR Miami. Repleto de tons de néon, o espaço reflete sobre a beleza dos recifes de coral, bem como flora e fauna locais. A Poltrona Acaú, de Sérgio J. Matos, inspirada no próprio coral e feito à mão por artesãos especializados, é uma das peças mais marcantes. As esculturas recicladas dos artistas Beatriz Chachamovits e Lauren Shapiro realçam ainda mais a conexão com a natureza, assim como as plantas nativas reais que decoram o espaço.

Tarantino Meets Kubrick for Maxicon by MR. ALEX TATE DESIGN Os anos 70 e o cinema foram as duas principais inspirações para Alex Tate na concepção deste espaço. Tendo trabalhado por muitos anos em Hollywood, o designer de interiores se guiou pelas escolhas estéticas de seus diretores favoritos, Quentin Tarantino e Stanley Kubrick, para criar a paleta de cores brilhantes, com ouro, amarelo, laranja, platinado, vermelho e azul escuro. Os tons podem ser vistos sobre os coxins, as poltronas, as paredes e mesmo no teto. Com o estilo de assinatura Modern Victorian (ModVic), o olhar eclético do projeto combina vintage e contemporâneo de forma caprichosa. arteambiente | 80 | março-abril-maio


Altis Ornamentum by MONIOMI DESIGN Em sua segunda participação na Casa Cor Miami, o Moniomi Design seguiu com uma temática inspirada nos esportes, assim como fez em seu projeto do ano anterior. Salientando a interação ativa dentro do espaço, este ano os visitantes poderão brincar com a decoração. O estúdio personalizou cada uma das peças do espaço - com exceção da gangorra, desenhada por Gabriela Noelle. O quarto foi coberto inteiramente por papel de parede que se assemelha remetendo ao estilo greco-romano. A paleta de cores, por sua vez, foi inspirada por variações de tons que lembram uma tarde ensolarada.

Artsy Room by SIG BERGAMIN Conhecido por seu estilo maximalista, o designer de interiores brasileiro Sig Bergamin criou uma sala cheia de cores para Casa Cor Miami 2019. “Meu mundo é colorido. A mistura de tons, os excessos e a irreverência são as marcas registradas do meu trabalho”, afirma Sig. O projeto traz a combinação de tons em vermelho, azul, verde e ouro. As peças de design incluem poltronas e mesas de Vladimir Kagan, um sofá de Paul McCobb para Ralph Pucci e mesas laterais por Mitchell Gold + Bob Williams. Peças de arte escolhidas com cuidadosa curadoria dão o toque final ao espaço. Peças do artista brasileiro André Poli e do neo-expressionista americano Hunt Slonem se misturam com arte irreverente de David Sorey e Lina Sinisterra.

Ydzn Bar by YODEZEEN O design do Ydzn Bar se baseou na conexão do contraste entre esferas da vida: Cozinhar, relaxar, conversar e trabalhar. Cores escuras com toques de materiais naturais, como pedra e madeira, conectam-se com caixas de luz e um jardim vertical que transforma o bar em um local inigualável. Uma enorme TV na parte principal da sala reconhece o entretenimento como uma atividade social inerente. Uma elegante bancada em pedra natural proporciona sentimentos táteis agradáveis, enquanto móveis neotéricos feitos sob medida finalizam o espaço. Esse projeto traz atenção a uma ideia central: funcionalidade e soluções de design para o bem-estar.

arteambiente | 81 | março-abril-maio


FOTOS FILLIPE ARAÚJO

DECORAÇÃO DECORAÇÃO

Um espaço projetado para receber! Tons escuros, juntamente com o uso de cores quentes e sóbrias compõem a cartela de cores do espaço gourmet, transferindo alegria sem perder conforto e sofisticação. Projeto Catiane Alcântara e Renata Amaral

arteambiente | 82 | março-abril-maio


Áreas Gourmet ganham cada vez mais espaço nos projetos arquitetônicos e de design As áreas gourmet têm atraído a atenção de um número cada vez maior de adeptos aos espaços que visam à integração. São ideais para quem gosta de receber amigos e degustar em um ambiente intimista e bastante agradável. Cada vez mais popularizadas, as áreas gourmet conquistaram a preferência e estão inseridas nos projetos residenciais de espaços como varanda, terraços e edículas. Para ficarem confortáveis e receptivos, os espaços gourmet recebem móveis, eletrodomésticos, modernos equipamentos e decoração para deixá-los ainda mais agradáveis e aconchegantes na hora de receber os amigos e parentes. A decoração das áreas gourmet é feita levando em consideração o gosto pessoal do cliente, o espaço disponível e o custo, mas alguns itens com certeza não podem faltar: churrasqueira, refrigeradores, plantas, acessórios colo-

ridos, azulejos, mesas, cadeiras, lanternas, sofás, puffs, poltronas, bancada, prateleiras, quadros, almofadas, cooktops, chopeira, adega, enfim, uma série de móveis, eletrodomésticos, objetos e utensílios que além de úteis tornam o espaço muito mais confortável. Em projetos de casas fica muito mais fácil montar a área gourmet. Para quem mora em apartamento a opção é transformar a varanda em um espaço gourmet. Muitos projetos integram cozinha e varanda para formar um grande espaço de convivência e recepção. Vale salientar que todos os detalhes como piso, pintura de parede, iluminação, parte elétrica, entre outras particularidades do projeto devem ser pensados com a ajuda de um profissional qualificado. Dessa forma será possível ter em mãos um projeto funcional e que caberá no seu orçamento.

Varanda Gourmet com estar integrada à cozinha, adega, living e home theater. Predominância na madeira e mármore travertino natural (Portobello) envelopando paredes da churrasqueira e piso. Projeto Amanda Mitidiere

arteambiente | 83 | março-abril-maio


O espaço gourmet, projetado para momentos de descontração e lazer, traz requinte e aconchego para o ambiente, com a utilização de elementos que remetem à natureza. Destaque para a estrutura em balanço com aspecto de pergolado. Piso e revestimento da Villa Pietra. Projeto Rose Oliveira

A varanda tem mobiliário planejado e detalhe em metalon com acabamento em laca PU metalizada. A churrasqueira elétrica, criada a pedido dos moradores, é versátil, ecológica e emite pouquíssima fumaça, ideal para varandas fechadas. Projeto Vera Miranda

arteambiente | 84 | março-abril-maio


EVENTO

Curso de Design de Interiores comemora 15 anos

P

ara comemorar o sucesso do especial sobre os 15 anos do curso de Design de Interiores da Unit na Revista ArteAmbiente, os coordenadores organizaram um evento bastante concorrido na Galeria de Arte Mário Britto. O encontro que contou com as delicias gastronômicas de Afrânio Reis, reuniu os profissionais participantes e empresas de visão que apoiaram o especial. Com fotos de Tahar, confira os melhores momentos do evento.

Ivo Bernardes, Vera Miranda, Laura Estrela e Diogo Dantas

Edilberto Marcelino, Thiago Perez com o pequeno Joaquim, Lainy Lemos, Laura Estrela e Dayse Lapa

Lainy Lemos, Laura Estrela, Edney Vanin, George Barbosa e Ana Porto

As deliciosas comidinhas levaram a assinatura de Afrânio Reis Laura Estrela e Augusta Ribeiro

Laura Estrela, Raquel Alves e Iris Fontes

Laura Estrela com Lucas Nascimento, Thiago Costa e Raquel Menezes

Roberta Tavares e Maristela Niz

Laura Estrela com Raphael Paixão e Ândrea Fonseca

Laura Estrela, Gleide Soares Sales, Claudia Dias e Adriano Gomes

Rejane Schultz, Laura Estrela, Mônica Gusmão e Jonatal Sousa

Laura Estrela e Dayse Tavares

Laura Estrela e Rosa Lopes

Gabriela Jeronimo, Artur e Wal Bastos arteambiente | 85Souza | março-abril-maio

Isa Ribeiro, Cida Teixeira, Laura Estrela, Dalce Graieb, Nadja Campos e Gleide Belfort


GALERIA

RobertoMonte por Mário Britto

FOTO: LUÍSA MONTE

Título: Passeio das Freiras | Data da obra: abril de 2018 | Local: Salvador, Bahia

Roberto Vilas-Boas Monte nasceu em Aracaju-SE em 19 de setembro de 1971. Desde criança tinha curiosidade pelo funcionamento das máquinas em geral. Relógios, máquinas de escrever, brinquedos motorizados, rádios, e ... máquinas fotográficas, é claro. Foi nessa sanha curiosa que no início da década de 90 se apropriou de uma velha Ricohflex (modelo de câmera fotográfica com duas lentes como as conhecidas Rolleyflex) que pertencia a seu pai, colocou um carretel de filme 120mm e começou, seguindo as tabelas de exposição encontradas nas caixas dos filmes, a aventurar-se na fotografia. Daí seguiram-se as companhias de outras máquinas até chegar às Nikon e por último à pequena Leica, seu amuleto nas viagens mundo afora. O trabalho de Flávio Monteiro, Marcos Góes, Osmar, Acrísio Siqueira e outros influenciaram sua decisão de começar a fotografar profissionalmente em meados da década de 90. Fez parte de uma nova geração de fotógrafos sociais da época, que continha nomes como Juliano Oliveira, Aloísio Acioly e Johnny Oliva. Manteve seu estúdio fotográfico

aberto até o ano 2000, quando a formatura em Direito e o serviço público dificultaram o seguimento do negócio. Começou então a se dedicar à fotografia como um hobby levado a sério, traduzindo em imagens a visão que tem do mundo. Do ofício simples e visualmente rico dos pescadores às sofisticadas ruas europeias, passando pela simplicidade bonita dos idosos, pela altivez inigualável da pele negra, pelo casario interiorano e pelo movimento das pessoas que vêm e vão, divide com seus interlocutores a beleza que extrai da vida quotidiana. Considera-se um retratista, sendo o retrato, o portrait, seu estilo preferido. Teve três grandes mestres em Sergipe: Newman Sucupira, Lineu Lins e Marcel Nauer, de cujas lições sobre arte, ótica e química, fundamentais na sua construção fotográfica, carrega até hoje. Suas maiores influências fotográficas são Henri Cartier-Bresson, Pierre Fatumbi Verger e Sebastião Salgado, todos retratistas, o que não o impede de admirar todas as formas de fotografia. Ainda no final da década de 90 promoveu no antigo Restaurante Teimonde, de Lealdo Feitosa, a exposição “A Luz do Som”, com fotografias dos shows em que trabalhou no Espaço Emes.

arteambiente | 86 | março-abril-maio


Título: Oferenda Data da obra: fevereiro de 2018 Salvador, Bahia

Tem fotos expostas em meio a obras de arte em paredes particulares de amigos e parentes. Hoje toca com o amigo e fotógrafo Paulo Maia um trabalho de impressão fotográfica com a utilização da técnica conhecida como Fine Art – combinação de tinta de pigmento mineral e papel de fibra de algodão -, buscando contribuir com a fotografia sergipana, principalmente com os fotógrafos hobbistas. Continua levando seu olho e sua máquina nas andanças pelo mundo. A exposição “Perspectivas” promoveu sua volta ao cenário das artes plásticas de Sergipe.

Título: Anciã em Chinchero Data da obra: maio de 2017 Local: Chinchero, Peru

FÁBIO PAMPLONA

Título: Pescador Negro II Data da obra: novembro de 2017 Praia do Forte, Bahia

Mário Britto é Membro da Academia de Letras de Aracaju (ALA) e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe

arteambiente | 87 | março-abril-maio


ESPAÇO ADEMI-SE

NOVO PRESIDENTE DA ADEMI/SE CRÊ EM CRESCIMENTO DO MERCADO EM 2020

P

aulo Roberto Nunes de Oliveira, diretor-presidente da Jotanunes, é o novo presidente da Associação dos Dirigentes das Empresas do Mercado Imobiliário de Sergipe (Ademi/SE). Eleito por aclamação no dia 22 de novembro do ano passado, ele assumiu a entidade no dia 1º de janeiro deste ano, substituindo Henrique Côrtes, e terá o mandato equivalente ao biênio 2020-2021. À frente da entidade, Paulo encara o novo desafio como uma missão, da qual não poderia se furtar, e se mostra otimista quanto ao crescimento do setor neste ano. “Minhas expectativas para 2020 – e ainda mais uns três anos – são de crescimento do mercado imobiliário. Passamos por uma crise muito grande de 2014 até meados de 2019, mas, felizmente, hoje, já sentimos essa melhora. E por que isso? Porque os fundamentos da economia melhoram também. As taxas de juros, por exemplo, caíram muito”, cita o novo presidente da Ademi/SE. Segundo Paulo Nunes, outro fator que demostra esse momento mais positivo do mercado é a percepção de que os estoques das construtoras estão diminuindo e de que está havendo mais lançamentos. “Antes, a classe média baixa não podia comprar, mas, com a baixa das taxas de juros, começou a ter capacidade de compra. Bem, dizem que eu sou otimista. Mas eu sou um otimista com os pés no chão, porque os números estão aí e não mentem. Além disso, até mesmo o volume de contratação tem aumentado”, avalia. Diante desse otimismo, o presidente da Ademi/SE reforça a importância da união cada vez mais sólida entre os associados e também assinala a necessidade de maior mobilização da

DIVULGAÇÃO

Paulo Nunes: “Minhas expectativas para 2020 – e ainda mais uns três anos – são de crescimento do mercado imobiliário”

entidade para superar as adversidades do setor. Assim, a partir deste ano, mais eventos serão realizados com a participação de formadores de opinião. “Precisamos da colaboração de todos, que tragam assuntos relevantes para a nossa atividade, a fim de serem debatidos. Estamos num momento bom, em que o País está passando por uma mudança. Nosso objetivo é unir cada vez mais o grupo e traçar um planejamento no sentido de modernizar a entidade, aproximando ainda mais as construtoras”, explica. DIRETORIA (2020-2021) Paulo Roberto Nunes de Oliveira presidente Adrielson Celestino de Carvalho vice-presidente Financeiro Júlio César de Vasconcelos Silveira vice-presidente Administrativo Mário Nunes de Oliveira vice-presidente de Atividades Técnicas Ana Cecília Teixeira Barreto de Oliveira vice-presidente de Mercado Imobiliário Carlos Alberto de Sales Herculano vice-presidente de Marketing CONSELHO FISCAL Eduardo Machado do Prado Barretto – 1º titular Henrique Wagner Fonseca Côrtes – 2º titular Sérgio Augusto do Nascimento Smith – 3º titular Gustavo Lima – suplente

arteambiente | 88 | março-abril-maio


ESPAÇO CAU

CONHEÇA QUEM SÃO OS SELECIONADOS DO 3º PRÊMIO DE TCC DE ARQUITETURA E URBANISMO DO CAU/SE

C

Autora: Mariana Santos da Trindade Instituição de Ensino: Universidade Federal de Sergipe (UFS) Orientador: Prof. Dr. Fernando Antônio Santos de Souza / Ano de Conclusão: 2018.2 Título: O Habitar Sertanejo - Uma Visão do Semiárido através da Habitação Social

ACERVO PESSOAL

MONIQUE EIDY

om o objetivo de promover a valorização da profissão e o aperfeiçoamento dos trabalhos acadêmicos do egresso da área de arquitetura e urbanismo, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe (CAU/SE) realizou o 3º Prêmio de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe, em dezembro de 2019. Como premiação, os três selecionados ganharam um tablet cada um, e foram presenteados com a publicação de seus trabalhos na Revista ArteAmbiente, veículo impresso/digital do ramo da área de arquitetura e decoração de maior destaque no Estado de Sergipe. Saiba quem são eles:

MONIQUE EIDY

Nome completo: Pedro de Barros Nunes Costa Instituição: Universidade Federal de Sergipe Orientador/Ano de Conclusão: Fernando de Medeiros Galvão/2018.2 Título: Éramos Palace: O documentário como registro do patrimônio

ACERVO PESSOAL

Na arquitetura atual a habitação sertaneja é um tema pouco trabalhado e até visto com uma abordagem depreciadora. Dessa maneira, o trabalho propõe um olhar diferente sobre o semiárido através da arquitetura, com uma visão sensível para sua moradia. Tendo como área de estudo o município de Fátima-BA e arredores imediatos a partir de meados do século XX, busca-se valorizar a maior riqueza de quem ali vive: a identidade sertaneja.

Nome completo: Acácia Regina Resende Setton Instituição de ensino: Universidade Tiradentes Orientador: Prof. Msc. Leonardo Ribeiro Maia Ano de conclusão: 2018 Título: Casa da interação afetiva – O refúgio da mulher vítima de violência

ACERVO PESSOAL

EDER CANSINO

Buscando ressaltar a importância do Hotel Palace como elemento de significância cultural em Aracaju, foi feito um documentário sobre o mesmo. Para tal, utilizou-se da memória afetiva como fio condutor da produção, através de personagens que fazem parte da história do hotel, respondendo assim às seguintes questões: “por que o edifício não pode ser demolido?” e “qual a importância do Hotel Palace?”. Acesso: youtu.be/DnG0jSuccnY

O trabalho propõe a elaboração do projeto arquitetônico de um espaço público que centralize os serviços prestados pela rede de enfrentamento em um local onde a mulher sinta acolhimento, não apenas pelo apoio necessário, mas pela autoidentificação ao espaço projetado, que terá como base o conforto ambiental e arquitetura sensorial a fim de provocar sensações em prol do bem-estar subjetivo.

arteambiente | 89 | março-abril-maio


ONDE ENCONTRAR

D

M

DNA Gesso (pag 29) (79) 3241-5548

Modular Móveis Planejados (pag 29 ) (79) 3179-4635 / 2107-5301

E

P

Espaço Sob Medida (pag 29) (79) 3214-6424 / 3211-2152

Portobello Shop (pag 29) (79) 3217-6162

F

S

Atual Locações (pag 77) (79) 99830-0011

Francenadja Centro de Beleza (3ª Capa) (79) 3246.6885

Sweet Gourmet (pag 19) (79) 3026-1200 / 99960-1948

B

Fuego Churrascaria (pag 13) (79) 3027-2700

V

D’Facto Cortes Especiais (pag 29) (79) 99937-7371

A

Amazonas Décor (pag 21) (79) 3304-5759 / 99997-0109 Aquarela Boutique (4ª Capa) (79) 3023-5859 ArteGesso (pag 29) (79) 99891-3140

Banho e Metal (pag 29) (79) 3025-7373 Brick Bom (pag 29) (79) 3435-3014 / 98809-1131

C

Carpediem Móveis de Alumínio e Fibra (pag 29) (79) 3255-1743 / 98867-5313 Carrara Mármores e Granitos (pag 29) (79) 3217-6410 / 99933-9894

Empório Casa Planejados (pag 29) (79) 3085-5910

Festalito (pag 27) (79) 3246-4949

G

Pavibrás Containers (pag 25) (79) 3259-7814 / 3259-0924 / 98808-7363

Saccaro (pag 29) (79) 3194-2800

Via Millano (pag 29) (79) 3021-2020

Globo Design (pag 29) (79) 3042-9191

Viana Estofados (pag 29) (79) 99987-3747

GW Soluções em Comunicação Visual (pags 8, 9, 11 e 12) (79) 3213-7244

Vidraçaria Isi Gabriella (pag 29) (79) 3445-1096 / 99931-1299

I

Indústria de Gesso Nordeste (pag 29) (79) 3255-4393

Central do Led (pag 43) (79) 3211-7151

Indústria de Móveis Océa Cunha (pag 29) (79) 99947-5290 / 3431-0845

Classe A Pisos e Revestimentos (pag 29) (79) 3217-2994 / 99982-3593

Italinea (pag 23) www.italinea.com.br

Colortex Tintas e Texturas (pag 29) (79) 3254-8700

J

Criare (pag 5) www.criare.com

Mente Fértil (2ª Capa + 3ª Folha) (79) 3021-6243 / 98819-2098

J Nunes Material de Construção (pag 29) (79) 3221-3203

arteambiente | 90 | março-abril-maio

Vidro X / Deceuninck (pag 29) (79) 3043-0278




Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.