
4 minute read
USE - Tecido Bouclé retorna com força total na decoração
Tecido
Bouclé
Advertisement
Assinado pela designer Marta Manente, o sofá Pietra foi desenhado com formas orgânicas e puras. Revestido com um mix de tecidos confortáveis tendo como destaque o Bouclé off white na parte frontal, possui um braço slim decorativo em aço carbono que tem cordas de recouro ecológico entrelaçados à mão
retorna com força total na decoração

O tecido Bouclé remete a uma textura peculiar, com pequenos nós, bolinhas ou laços
Obrasileiro está sempre em busca de materiais diferenciados para decorar a casa e torná-la mais bonita e aconchegante. Este ano, uma das tendências da decoração é o tecido Bouclé, um produto dos anos 40, inicialmente utilizado para a produção de poltronas, mas que em razão do seu conforto, textura e beleza passou em seguida a ser usado também pelos arquitetos e decoradores em outros produtos.
De acordo com a designer de móveis brasileira, Marta Manente, o tecido Bouclé está em alta como tendência internacional. “É o tecido que eu mais vi na Feira de Milão e quando um produto se destaca por lá certamente o mundo inteiro trabalhará mais esse tecido”, afirma.
Segundo Manente, o Bouclé é um tecido antigo e que voltou como tendência no pós-pandemia porque ficaram em moda as peças curvas e arredondadas. “Sofás orgânicos e poltronas são a maioria das peças que se faz estofamento com o Bouclé”, ressalta.
Ela explicou ainda que o tecido Bouclé veio no pós-pandemia com as peças arredondadas porque traz a sensação de conforto. “A casa deixa um pouco de ser minimalista, com formas mais retas, e passa a adotar as formas mais curvas, trazendo a sensação confortável e de bem-estar”, salienta.
A designer revela ainda que antigamente o tecido era utilizado como uma lã e na estrutura atual, os tecidos são mais modernos. “São utilizados poliéster junto com o algodão e com outros fios que vêm na tecnologia”.
Marta Manente destaca também que o Bouclé é um tecido fácil de limpar e também não é tão quente, apesar de ter um aspecto que aparente ser. O tecido tem ainda outra vantagem que é a textura bonita e confortável. “É esta a grande tendência, ter a casa com textura, para que a gente fique mais tempo em casa e permaneça com bem-estar”, pontua.
O Bouclé tem toque ultra macio e é considerado ideal para o revestimento não só de sofás e poltronas com design arredondado e com curva, como também de cadeiras, pufes, cortinas, tapetes, almofadas e até mesas de centro.
Trata-se de um tecido elegante que combina com diferentes estilos de decoração. Vale destacar que para fazer a composição do Bouclé é importante se atentar as cores e aos objetos decorativos já existentes no cômodo.
“As cores utilizadas geralmente para o revestimento com o tecido Bouclé são as bem clarinhas como branco, off-white, cinza, verdes e rosinhas. São os falsos unicolores, com degradês muito claros e suaves. É esta sensação de delicadeza que se usa nos tecidos Bouclé”, assegura Marta Manente.

Mais do que nunca, valorizamos as experiências sensoriais, priorizadas também no décor da nossa casa. E, justamente por isso, o tecido Bouclé ganha destaque e aparece em alta como um material de melhor textura para o tato. Sua superfície felpuda, além de agradável ao toque, tem um lindo efeito visual
O apreço pela simplicidade e pelos momentos de afeto e acolhimento inspiraram o desenvolvimento do tapete Hygge, desenhado por Lucas Caramés. Ele teve a sua elaboração norteada pelo modo harmônico de organizar e ver a vida, enxergando o lar como refúgio. Confeccionada em tecido Bouclé, a peça pode ser personalizada em cores e tamanhos diversos, de acordo com a necessidade de cada projeto

XICO DINIZ

Criado na década de 1940, o tecido Bouclé surgiu, inicialmente, com o objetivo de ser a matéria-prima para a produção de poltronas. Entretanto, com o passar dos anos, a sua beleza e o seu conforto foram reconhecidos por arquitetos e por designers de interiores e, assim, o seu uso se estendeu para outros estofados, como sofás e, também, para cortinas
Unindo design, requinte e conforto, o ambiente de 32 m² aguça os sentidos e leva o luxo ao dia a dia dos moradores. Em um layout que prioriza a circulação e os bons encontros, o mobiliário de linhas retas e atemporal confere uma atmosfera minimalista, envelopada por tecidos leves e texturas naturais, com destaque para a utilização do tecido bouclé no tom off white nas duas poltronas Dora, assinadas pelo designer Jader Almeida. Ambiente Living Luxo Cotidiano de Alan Gustavo na Mostra Aracaju 2022

FABRICAÇÃO SOB MEDIDA


Sofás | Puffs | Cabeceiras de Cama | Almofadas | Mantas | Reforme em Geral



AV AUGUSTO FRANCO 2883 PONTO NOVO
(79) 99971-1358 (79) 99811-2200




