
13 minute read
Gabinete de técnicas ..………….....14/15 Desporto Escolar Atemática Digital ………………………22
Desporto Escolar

Advertisement








No passado dia 2021-11-17 decorreu o Corta Mato Escolar 21-22. Esta prova teve lugar entre as 09:30 e as 12:30 e contou com a participação de 180 alunos. Na prova Feminino - Infantis A o vencedor foi o aluno número 19, Sara Pirata da turma 5C. O 2º lugar foi alcançado pelo aluno número 10, Inês Neves da turma 4E e o terceiro lugar pelo aluno número 2, Camila Pequito da turma 4E. Na prova Masculino - Infantis A o vencedor foi o aluno número 19, Tiago Tomás da turma 5A. O 2º lugar foi alcançado pelo aluno número 6, João Canôa da turma 5C e o terceiro lugar pelo aluno número 9, Guilherme Santana da turma 4E. Na prova Masculino - Infantis B o vencedor foi o aluno número 22, Salvador Matias da turma 7A. O 2º lugar foi alcançado pelo aluno número 21, Rodrigo Galveias da turma 7A e o terceiro lugar pelo aluno número 16, Marcos Condeço da turma 7A. Na prova Feminino - Infantis B o vencedor foi o aluno número 13, Maria Silva da turma 6A. O 2º lugar foi alcançado pelo aluno número 15, Lúcia Delgado da turma 7A e o terceiro lugar pelo aluno número 14, Maria Carona da turma 8C. Na prova Masculino - Iniciados o vencedor foi o aluno número 6, Francisco Delgado da turma 9A. O 2º lugar foi alcançado pelo aluno número 10, Pedro Ferreira da turma 8B e o terceiro lugar pelo aluno número 7, Henrique Correia da turma 9C. Na prova Feminino - Iniciados o vencedor foi o aluno número 2, Catarina Castor da turma 8B. O 2º lugar foi alcançado pelo aluno número 19, Raquel Rôla da turma 8C e o terceiro lugar pelo aluno número 11, Rita Tomás da turma 8B. Na prova Masculino - Juvenis o vencedor foi o aluno número 1, Artur Machado da turma 11A. O 2º lugar foi alcançado por o aluno número 9, Miguel Ferreira da turma 11A e o terceiro lugar por o aluno número 7, Luís Chaveiro da turma 10B2. Na prova Feminino - Juvenis o vencedor foi o aluno número 7, Luísa Machado da turma 11A.
Professor—Filipe Fialho
Duas cartas de princípios que resultaram da atividade dinamizada na aula de Filosofia, no âmbito do dia da Filosofia e do projeto Parlamento dos jovens
Carta de princípios 10ºB Equilíbrio entre a liberdade de expressão e a nossa responsabilidade epistémica Problema: Como preservar a liberdade de expressão impedindo o surgimento da desinformação (Fake News) e o negacionismo O que é a liberdade de expressão? Qualquer pessoa tem direito a liberdade de expressão. Este direito compreende a liberdade de opinião e a liberdade de receber e de transmitir informações ou ideias sem que possa haver ingerência de quaisquer poderes públicos e sem considerações de fronteiras (artigo 11). O que são Fake News? Fake news são uma forma de imprensa que consiste na distribuição deliberada de desinformação ou boatos via jornal impresso, televisão, radio ou ainda online, como nas mídias sociais. Este tipo de noticia é escrita e publicada com a intenção de enganar. O que é o negacionismo? Negacionismo é a escolha de negar a realidade como forma de escapar de uma verdade desconfortável. Trata-se da recusa em aceitar uma realidade empiricamente verificável. 1º Principio Não abordar temáticas sem garantir que o que se transmite é verdadeiro. 2º Principio Verificar sempre a veracidade das informações dadas e/ou recolhidas. 3º Principio Utilizar a liberdade de expressão respeitando-a sempre a privacidade pessoal. 4º Principio Pesquisar informações sempre em fontes seguras. 5º Principio Confirmar sempre as informações divulgadas. 6º Principio Não aceitar ideias/informações com base em provas pouco rigorosas. 7º Principio Garantir a dignidade humana em todas as informações que são partilhadas. 8º Principio Respeitar a pessoa acima de toda a liberdade de expressão. 9º Principio Promover a responsabilização de quem não cumpre todos os princípios acima apresentado. 10º Principio Garantir socialmente, o acesso de todas as informações seguras. 11º Principio Promover a informação de que a liberdade de expressão é um direito, mas não é um direito absoluto, tem limites. Autoria: turma 10ºB Atividade realizada na disciplina de Filosofia no âmbito das atividades do Dia da Filosofia e do projeto Parlamento dos jovens.
SEGUNDA CARTA
Carta de princípios Problema: Como preservar a liberdade de expressão impedindo a desinformação (fake news/negacionismo)? Objetivo da Carta de Princípios: Manter o equilíbrio entre a liberdade de expressão e a (nossa) responsabilidade epistémica (e a verdade). 1º Princípio: Não divulgar informação sem provas; 2º Princípio: A liberdade de expressão tem de respeitar os outros indivíduos; 3º Princípio: Verificar sempre as fontes de onde surge a informação; 4º Princípio: Não transmitir quaisquer notícias/ideias sem antes uma rigorosa pesquisa; 5º Princípio: A liberdade de expressão é um direito imprescindível à democracia e à liberdade, desde que a mesma não afete outros direitos igualmente importantes;
6º Princípio: Não transmitir ideias e/ou informações sem antes nelas pensar; 7º Princípio: Respeitar os direitos de autor; 8º Princípio: Utilizar obras literárias científicas ou artísticas cujo conteúdo foi disponibilizado pelo autor para que as mesmas sirvam de provas/justificações para o que se quer transmitir/informar; 9º Princípio: Não colocar interesses económicos e pessoais acima da promoção da verdade e da informação; 10º Princípio: Não invadir a privacidade ou dignidade de ninguém; 11º Princípio: Responsabilizar socialmente todos aqueles que, de alguma forma, não respeitem os princípios acima referidos.
Autoria: turma 10ºA
Atividade realizada na disciplina de Filosofia no âmbito das atividades do Dia da Filosofia e do projeto Parlamento dos jovens.
TEXTOS DA AULA DE PORTUGUÊS — 8º B
ENTRADA DE UM DIÁRIO
Quinta-feira, 28 de setembro de 2040
Caro Diário, Hoje foi um dia histórico que vai ficar para sempre. Estava muito emocionado com o que iria acontecer. Eu e a minha equipa, composta por exploradores, cientistas e arqueólogos muito especializados, fomos para o Egito numa viagem decisiva para a história do Mundo. Eu ia muito atarefado para preparar, digamos que, uma grande descoberta. Tudo tinha que estar pronto. Eram 10:00 horas da manhã quando partimos para o deserto (já deves estar a imaginar a que horas eu acordei de manhã) e digo-te, acordei às 2:00 horas da manhã para ir para o aeroporto. A viagem demorou seis horas! Estava tão cansado que dormi durante toda a viagem. Mas, continuando…no deserto estava imenso calor. Ia muito cansado, havia areia por todo o lado, que estava a ferver (imagino que estavam uns 40ºC). Quando chegámos ao local esperado, montámos o equipamento e começámos a trabalhar. Ficámos cinco horas inteiras a escavar. Estava todo suado e transpirado, da cabeça aos pés. De repente, a minha pá estalou contra um metal. Foi tão grande o meu entusiasmo e alegria que as minhas mãos ganharam vida e começaram a cavar com toda a força. Mesmo com o cansaço, com a sede, com o calor perpétuo e abrasador, a alegria era mais forte. Foi então que o inesperado aconteceu. Um enorme sarcófago de ouro reluzente brilhava como uma grande estrela, rodeado de pérolas e diamantes das mais variadas espécies e com dois enormes anjos de ouro, virados para o centro, que faziam aumentar a grandiosidade da relíquia. Estava reencontrada a Arca da Aliança! A felicidade era tanta que todos ficámos especados e estupefactos a olhar para o objeto. Como pudeste ver, querido Diário, este dia será inesquecível para todo o Mundo, mas de modo especial para mim. Queria dizer-te que a alegria não é só aquilo que descobrimos ou recebemos, mas também aquilo que temos. Por isso sou feliz por te ter a ti, querido Diário.
Teu, Daniel
Querida amiga Segunda-feira, 18 de outubro de 2021
Estou aqui mais uma vez como é habitual para te falar do meu dia. Hoje acordei às 06:30 da manhã para tomar o meu pequeno almoço e mais ou menos por volta das 06:50 fui tomar banho e preparar-me para ir para a escola. Hoje não é um dos meus dias favoritos da semana pois como sabes ás terças e às quartas entro na escola às 08:20. Quando cheguei à escola eram 08:15 e como as minhas aulas começam às 08:20 (como já tinha referido anteriormente) aproveitei para conversar cinco minutos com as minhas amigas. Tenho sempre a tarde de terça-feira livre, o que é muito bom pois disponibiliza-me algum tempo para estudar, fazer trabalhos de casa e para realizar algumas atividades. Às13:15 saí da escola e passei a tarde na casa da minha avó juntamente com a minha prima, a minha irmã e a minha avó. Às 17:00 fui para a minha aula de guitarra na escola de Música de Arraiolos. Para mim uma das melhores partes do meu dia é quando vou para as aulas de música pois cantar ou tocar um instrumento é o que eu realmente gosto de fazer. Assim que terminei a minha aula de Guitarra fui para a minha aula de canto juntamente com a minha ir-
mã. As minhas aulas terminaram oficialmente às 19:00, quando cheguei a casa e fui cumprimentar o meu pai e o meu cãozinho, o Max, e em seguida fomos jantar. Depois do jantar aproveitei para estudar um pouco e para ver um filme juntamente com a minha família. O filme que decidimos visualizar foi “Legalmente Loira”. Infelizmente não vou poder contar-te agora a história do filme pois já são 22:30 e tenho de ir dormir…mas amanhã estarei aqui novamente para te contar todos os detalhes e pormenores do filme e do meu dia. Até amanhã, da tua querida amiga Madalena
Corrupção à lupa/ Mentes leitoras — Mentes ativas Mais vale prevenir
No dia 9 de dezembro 2021, dia Mundial contra a Corrupção, na sala de aulas na disciplina de Português, os alunos do 8º B visualizaram um documentário produzido pelo Professor Luís Cardoso, do instituto superior de Portalegre, sobre a corrupção vista pelo cinema. Os alunos leram um texto do Expresso sobre a mesma temática e produziram um texto de opinião. Projeto em articulação com a BE.





A Corrupção é hoje em dia, um dos problemas mais graves que temos para combater na nossa sociedade. É devido a este e outros problemas, que muitos dos serviços públicos sentem dificuldades em responder às necessidades das populações, por falta de meios e recursos. Já há vários anos que a nossa escola, vem alertando a comunidade educativa, nomeadamente os alunos, para a necessidade de contribuírem para a luta contra a corrupção e torná-los em jovens adultos conscientes dos efeitos perversos da fraude e da corrupção. Assim, a Biblioteca convidou os alunos a assinalar connosco o Dia Internacional contra a Corrupção, participando na atividade MediaQuizz … os alunos do 8º ano, trabalharam o tema da corrupção na aula de Português, através da análise de um artigo do Jornal Expresso e em Matemática, o mesmo artigo foi analisado estatisticamente, com o preenchimento de um Quizz. Foram distribuídos certificados digitais de participação a todos estes alunos.

Já conheces o CLUBE DE XADREZ?
XADREZ
O Clube de Xadrez dá continuidade à sua atividade de forma lúdica, para todos os alunos que queiram experimentar. Este é um jogo inclusivo considerado como desporto, arte e prazer. Ajuda na formação dos alunos desenvolvendo várias competências, tanto a nível social como a nível pessoal. Promove ainda o reconhecimento de regras, o espírito de luta e o respeito pelo adversário que é muito importante.
Vem jogar, no Clube de Xadrez e/ou no Xadrez de Desporto escolar, na sala de convívio.
Este ano letivo, o Xadrez de Desporto Escolar, terá a Final Distrital na nossa escola. Para poderes participar nos torneios e na Final tens que estar inscrito no xadrez de desporto escolar.
Desafia-te a jogar num ambiente em que o perder ou o ganhar não é o objetivo, mas sim aprender a pensar o jogo e a disfrutar do prazer que dá chegar ao fim e ver que a estratégia traçada no teu pensamento, na tua cabeça deu resultado!
Aparece: Segunda- feira® 16:10 – 18:15 e/ou Quarta- feira ® 14: 15 – 15:45

Ana Percheiro
Matemática e o Digital
No âmbito do Projeto “Matemática na minha Terra” e procurando desde já o desenvolvimento de algumas competências digitais, os alunos dos 8ºA e 8ºB participaram em dois desafios que foram lançados pelo professor de Matemática – encontrar e trabalhar a Matemática que encontra em seu redor… na sua casa, na sua rua, na sua aldeia, na sua vila, no seu Concelho, etc.. Os dois desafios lançados (através de ferramentas digitais) foram no âmbito de dois conteúdos trabalhados nas aulas:
Notação Científica / Desenvolvimento sustentável (bicicletas elétricas) no Concelhos de Arraiolos e Évora
DESAFIO: https://view.genial.ly/615783ba5a409c0e2a735af3/interactive-content-bikes-math-matematica-na-minha-terra
Alguns dos trabalhos apresentados
Teorema de Pitágoras / História no Distrito de Évora
DESAFIOhttps://view.genial.ly/61bba0322349c40dd58acf8a/interactive-content-triangulo-monumentalritatomas
https://view.genial.ly/61bba0322349c40dd58acf8a/interactive-content-triangulo-monumentalritatomas https://view.genial.ly/61b38d1e527e440dfc6621e6/interactive-content-matematica-na-minha-terra



Aliando assim as ferramentas digitais à Matemática, os alunos puderam explorar conteúdos matemáticos ligados a temas atuais, desenvolvendo competências a diversos níveis.
Carlos Rosmaninho
Cabazes Alimentares Natalícios
Apensar nas famílias do nosso Agrupamento que mais precisam, a Equipa de Técnicas Especializadas do nosso agrupamento, juntamente com a Associação de Estudantes, voltou no presente ano letivo a lançar o desafio a toda a comunidade escolar de realizar uma campanha de recolha de bens alimentares com o objetivo de constituir cabazes para entregar a famílias do nosso agrupamento, de acordo com critérios definidos que permitiram identificar as 20 famílias beneficiárias. No seguimento da campanha desenvolvida para recolha de brinquedos e material didático para assinalar o Dia dos Direitos das Crianças, em articulação com a Santa Casa da Misericórdia de Arraiolos, foi possível oferecer nestes cabazes um presentinho para as crianças poderem desembrulhar no seu Natal. Agradecemos a colaboração dos alunos dos Cursos Profissionais, nomeadamente os alunos do Curso Técnico de Juventude e do Curso Técnico de Apoio Psicossocial e à Coordenadora dos referidos cursos, a Professora Gertrudes, que foram incansáveis na ajuda que prestaram a recolha e distribuição dos alimentos, decoração dos cabazes e embrulho dos presentes para as crianças das famílias beneficiárias dos cabazes. Um agradecimento particular ao Auchan de Évora e ao Intermarché de Arraiolos pela disponibilidade em terem contribuído, mais uma vez, com bens alimentares que enriqueceram os cabazes entregues às famílias. Com este projeto a equipa de Técnicos pretendeu envolver a comunidade educativa numa iniciativa que promovesse o desenvolvimento de competências de solidariedade, entreajuda e partilha. Agradecemos a colaboração de todos, juntos conseguimos fazer a diferença no Natal destas famílias.




