4 minute read

Dia Mundial da Filosofia

EXPOSIÇÃO DE COMEMORAÇÃO DE DIA MUNDIAL DA FILOSOFIA

Dia/Semana da Filosofia

Advertisement

ODia Mundial da Filosofia comemora-se todos os anos, numa quinta-feira da terceira semana de novembro. Neste dia, procura-se mostrar a importância que esta disciplina tem para o desenvolvimento individual dos cidadãos e da sociedade em geral. Neste sentido, na disciplina de Filosofia, os alunos foram desafiados a realizar trabalhos criativos, apelativos e interativos que transmitissem à comunidade escolar conhecimentos adquiridos em sala de aula, que mostrassem a importância da Filosofia, bem como alguns dos seus conteúdos e problemas. O desafio foi aceite, e daí resultaram trabalhos vários, que levaram à realização de uma exposição -Semana da Filosofia(de 18 a 26 de novembro), na biblioteca do Agrupamento, e à dinamização de atividades lúdicas com a comunidade escolar. E porque todos nós somos seres filosóficos, quer queiramos quer não, neste dia, 18 de novembro, todas as turmas, desde o 2ºciclo até ao Secundário, foram surpreendidas, na sua sala de aula, com uma atividade que as convidou a refletir, discutir e argumentar, durante 10 minutos (pelo menos), sobre uma questão/ problema filosófico. As questões/problemas foram variadas e adequadas aos diferentes níveis de ensino, no sentido de motivar e estimular os alunos para uma atividade que é exclusivamente humana, que nos dignifica enquanto pessoas, e que a Filosofia promove e ensina: Pensar, refletir e argumentar. O Grupo de Filosofia agradece a todos os que participaram nas atividades do dia/semana da Filosofia. Bem-haja!

DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS

A20 de Novembro comemora-se um duplo aniversário que pretende alertar e sensibilizar para os direitos das crianças de todo o mundo: proclamação da Declaração dos Direitos da Criança (1959) e adoção da Convenção sobre os Direitos da Criança (1989), pela Assembleia Geral das Nações Unidas e ratificada por Portugal. A Convenção assenta em quatro pilares fundamentais relacionados com todos os direitos das crianças (civis, políticos, económicos, sociais e culturais): a não discriminação, o interesse superior da criança, a sobrevivência e desenvolvimento e a opinião da criança. Tendo em conta que o tema Direitos da Criança habitualmente é trabalhado pelos Professores Titulares, Diretores de Turma e Docentes da disciplina de Cidadania com as suas turmas (1º, 2º e 3º Ciclo), o Gabinete de Técnicas do Agrupamento associou-se ao trabalho desenvolvido com as turmas no âmbito da Formação Cívica e Cidadania e propôs a construção de Cataventos nos quais os alunos poderiam escrever ou ilustrar alguns Direitos e foram dinamizadas sessões de sensibilização sobre o tema em turmas do 1º ciclo, 2º ciclo e no 8º C. Com os cataventos realizados foram construídos mobis, os quais foram expostos, suspensos, ao longo da área do bar e refeitório. Contámos com a colaboração do CAA na sua construção e deixamos um agradecimento especial ao aluno Maicon Silva do 8ºA, à Professora Ana Palmeiro e ao Sr. Oliveira. As imagens falam por si, sem dúvida que os trabalhos realizados pelos alunos permitiram criar um novo ambiente, mais alegre e colorido nesta zona da nossa escola!

Num segundo momento, a Equipa de Técnicas Especializadas do Agrupamento desafiou ainda a comunidade escolar a juntar-se numa recolha solidária de brinquedos, livros, material didático e material escolar. Pretendemos com esta recolha, fazer cumprir o artigo 7º da Declaração dos Direitos das Crianças - "Toda a criança terá direito a brincar". Em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Arraiolos, pretendeu-se que o material recolhido revertesse a favor das crianças mais carenciadas do nosso agrupamento. Nesta iniciativa, mais uma vez, contámos com a colaboração do CAA na recolha dos brinquedos, livros, material didático e material escolar, e por isso o nosso obrigada aos alunos Alexandre Encarnação (9ºC) e ao aluno Rodrigo Martins (8ºB) Gostaríamos ainda de salientar a colaboração de todos os envolvidos e a participação dos alunos, docentes e assistentes operacionais nos desafios que o Gabinete de Técnicas tem vindo a propor, salientando a generosidade e solidariedade de todos (dos mais pequenos) em doar brinquedos, livros, material didático, às crianças que mais precisam.

Continuação da página anterior

This article is from: