Arquitetura e Urbanismo - Trabalho Final de Graduação

Page 40

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais campus Poços de Caldas Arquitetura e Urbanismo Trabalho Final de Graduação II – 2017/2

sustentável. Estima‐se que a cada hectare de floresta planta consuma aproximadamente 10 toneladas de CO2 por ano, o que amenizaria a emissão dos gases do efeito estufa (GEE) e do aquecimento global que é consequência do mesmo, hoje um dos maiores causadores do efeito estufa no Brasil são as queimadas e o desmatamento, o cultivo de florestas nativas e plantadas são excelentes alternativas para a diminuição da concentração de CO2 na atmosfera. Considerada como um material sustentável por ser possível sua produção sem agressão a natureza, por ter utilização de toda ou praticamente toda sua estrutura, ser de produção natural assim não necessitando da junção de produtos químicos ou naturais para a realização da elaboração do material a madeira pode ser levada em conta como o meio de produção de construção civil mais eficiente quando relacionado com questões naturais. É importante deixar claro que a utilização da madeira na construção civil traria diversos benefícios para o país, primeiramente pela diminuição da emissão de CO2 decorrente do setor civil, possui baixo custo de energia gasta para seu processamento consequentemente agredindo ainda menos o meio ambiente.

3. MADEIRA DE FLORESTA PLANTADA E MADEIRA DE FLORESTA NATIVA Uma discussão sempre presente quando se diz respeito à madeira como material sustentável é quanto ao uso da madeira nativa ou a de reflorestamento (plantada), isso ocorre pelo fato da madeira de reflorestamento passar por um processo de tratamento para que sua vida útil seja prolongada, que os agentes biológicos e as alterações climáticas não danifiquem tanto a madeira. O uso da madeira nativa é considerado o material mais sustentável por não ter que passar por adição de processos químicos, isso ocorre pelo fato da madeira já estar adaptada ao clima da região, o que faz com que a mesma não tenha sofra com as alterações climáticas do local. No Brasil as principais utilizações da madeira proveniente das florestas plantadas são para produção de celulose, chapas, lâminas, compensados, aglomerados, carvão vegetal, madeira serradas e móveis, geralmente a espécie dessas madeiras são pinus e eucaliptos, a área total dessa floresta chega a aproximadamente 5,5 milhões de hectares, sendo ainda que o plantio não ocupa área de florestas nativas, deve ocorrer uma manutenção de áreas de preservação permanente, integração com as áreas de reserva legal e construções de corredores ecológicos, há um favorecimento no crescimento sustentável das espécies cultivadas na floresta plantada e a preservação da biodiversidade local.

Gráfico 1 ‐ Destino da Madeira em tora no ano de 2015 no Brasil. Fonte. Florestal, 2017.

39


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.