
1 minute read
O antuario
Eu sou a ressurreição e a
vida.
Advertisement
Papa Francisco: 10 anos de pontificado 8
1ª Jornada de Educação 11

Páscoa do Senhor 14

Seminários Interprovinciais 16
A Páscoa cristã celebra a ressurreição de Jesus Cristo crucificado. Sua Páscoa inaugura a Páscoa de todos os que se configuram a ele em vida. Quem nele crer, mesmo que morra, viverá eternamente. A Páscoa é uma data-base no calendário cristão, celebrada no primeiro domingo seguinte à lua cheia, depois do dia 21 de março, início da Primavera no Hemisfério Norte. A partir da Páscoa, determinam-se facilmente as outras datas móveis: o domingo de Carnaval ocorrerá, sempre, 49 dias antes da Páscoa, e o dia de Corpus Christi, 60 dias depois.
A importância dessa festa marca o Ocidente e o Oriente. Diversos símbolos, em diferentes culturas, celebram a ressurreição de Jesus. Existe uma simbologia própria da liturgia da Igreja: fogo, água e cordeiro, e outras simbologias, mais ligadas à nossa cultura brasileira: o ovo e o coelho. Vejamos o significado desses símbolos.
No Sábado Santo, a Vigília Pascal é iniciada com a bênção do fogo, chamado de “fogo novo”. Cristo é o fogo que ilumina, aquece e limpa. Ele ilumina a noite escura da morte que ameaça o ser humano. O fogo representa a vida nova que a ressurreição inaugura. O fogo também representa que Cristo veio limpar o mundo do pecado, da desesperança, do ódio e da morte.
A água é o símbolo da vida nova. Ela sacia a sede, sustenta a vida e lava. O Espírito de Deus, na origem do mundo, pairava sobre as águas.