Conteúdo Programático do Curso de Teologia

Page 15

RATZINGER, J. Jesus de Nazaré: primeira parte: do batismo no Jordão à transfiguração. Tradução José Jacinto Ferreira Farias. São Paulo: Editora Planeta, 2007. MORIN, E. Jesus e as estruturas de seu tempo. SP, Paulinas, 1988. VIGIL, J. M. De olhos fitos na utopia de Jesus, Revista Eclesiástica, nº 217, Petrópolis,RJ, 1995.

TRINDADE (12 AULAS) EMENTA: A boa nova do mistério de Deus enquanto Trindade e fundamento central da fé crista. A revelação da Trindade na história da salvação e como comunhão de diferentes torna-se modelo de um projeto social alternativo capaz de garantir a convivência fraterna dos povos, das culturas e religiões como também a integridade da criação. PROGRAMA Nós cristãos, somos batizados “em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. O Mistério da Santíssima Trindade é o Mistério central da fé da vida cristã. História da Salvação: progressiva revelação e auto-doação do único Deus, Pai, Filho e Espírito Santo. A Revelação de Deus como Trindade A iniciativa de Deus: Deus vem ao encontro do ser humano e por amor, revela-se e ao revelar-se, doase. Jesus Cristo, plenitude de toda revelação. O Pai revelado pelo Filho, o Pai e o Filho revelados pelo Espírito Santo. A Trindade na doutrina da Fé. Da Trindade das Pessoas à unidade da natureza-comunhão. As obras divinas e as Missões Trinitárias: a economia do Pai, a economia do Filho e a economia do Espírito Santo. A Comunhão Trinitária como crítica e inspiração à sociedade humana. A Comunhão dos Três diferentes nos leva a uma atitude crítica face à pessoa, à sociedade e à Igreja. Implicações da compreensão da pessoa humana como imagem e semelhança da Trindade. A Comunhão Trinitária como fonte de inspiração para práticas comunitárias e sociais. Todos os serviços eclesiais estão sob o imperativo da comunhão e da participação de todos em tudo o que se referir ao bem de todos. BIBLIOGRAFIA CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. CONCÍLIO VATICANO II, Documentos. BOFF, L. A Trindade e a Sociedade, Petrópolis, RJ: Vozes,1986. BERG, A. A Santíssima Trindade e a experiência humana em Revista Eclesiástica Brasileira. nº 33 (1973) e 629-648 (1976 ) 323-346. COMBLIN, J. O tempo da ação. Ensaio sobre o Espírito e a história. Petrópolis, RJ: Vozes, 1982. ___________ O Espírito Santo e a sua missão. São Paulo, 1984. FELLER, V.G. & BINGEMER. M.C.L. Deus Trindade: a vida no coração. Espanha: Siquém, ESP & São Paulo: Paulinas. 2002 (Coleção Livros Básicos de Teologia - Trindade e Graça I /6). ____________. Deus-Amor: a graça que habita em nós .Valência, ESP: Siquém, & São Paulo: Paulinas. 2003 (Coleção Livros Básicos de Teologia - Trindade e Graça II /7). MIRANDA, M. F. O Mistério de Deus em nossa vida. A doutrina trinitária de Karl Rahner, São Paulo: 1975.

ECLESIOLOGIA (10 AULAS) EMENTA: Apresentar os grandes modelos de Igreja a partir da Escritura. Mostrar como a Igreja existe para a missão como sacramento de salvação. Valorizar o conceito conciliar de Povo de Deus. Vida na Igreja como lugar teológico crucial. PROGRAMA O Mistério da Igreja na perspectiva do Concílio Vaticano II O Povo de Deus e a Família de Deus 13


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.