1 minute read

Pergunta do Mês

Foto: Guto Honjo

O Ato penitencial serve para ABSOLVIÇÃO DOS PECADOS?

Advertisement

O Ato penitencial, parte dos ritos iniciais da Santa Missa não tem por objetivo o perdão dos pecados, tal como ocorre no sacramento da reconciliação (confis são). O rito do Ato Penitencial “termina com a absolvição do sacerdote; esta absolvição, porém, carece da eficácia do sacramento da penitência.” (IGMR

52). De acordo com o catecismo da Igreja Católica (1385) “quem está consciente de um pecado grave deve receber o sacramento da reconciliação antes de receber a comunhão” . São João Paulo II reafirma a necessidade da confissão ao declarar que esse sacramento “torna-se caminho obrigatório para se abeirar e participar plenamente do sacrifício eucarís

tico.” (Ecclesia de Eucaristia,53)

Sendo assim, o objetivo do Ato penitencial é reco nhecer nossa condição de pecadores para que se possa participar dignamente da celebração. O Papa Francisco, em audiência realizada há dois anos, recorda a importância desse reconhecimento como caminho de conversão: “Medir-se com a fragilidade do barro com que somos amassados é uma experi ência que nos fortalece: enquanto nos leva a confrontarmos com a nossa debilidade, abre-nos o coração para invocar a misericórdia divina que transforma e converte. E é isto que fazemos no ato penitencial, no início da Missa.”

É BOM LEMBRAR QUE, EMBORA NÃO OBRIGUE, A IGREJA RECOMENDA A CONFISSÃO SACRAMENTAL TAMBÉM DOS PECADOS VENIAIS, PARA QUE POSSAMOS PROGREDIR NA VIDA ESPIRITUAL.

Há que se distinguir entre pecado grave e pecado venial. Os pecados graves, ou mortais, tem como objetivo matéria grave e pleno conhecimento e con sentimento. Precisam ser confessados, para que se esteja em estado de graça e se possa comungar. No pecado venial envolve matéria leve, ou falta pleno conhecimento e consentimento. Nesse caso, não há obrigatoriedade de confissão. Isto faz com que o Ato Penitencial seja considerado eficaz na purificação dos pecados veniais. Aliás, uma das formas, assim como as obras de caridade e piedade. É bom lem brar que, embora não obrigue, a Igreja recomenda a confissão sacramental também dos pecados veniais, para que possamos progredir na vida espiritual.

PE. EVANDRO DELFINO Paróquia São Lourenço - Decanato Sul