RB1 news

Page 1

Órgão Interno de Comunicação do Centro Empresarial Internacional Rio RB1 Ano 19 - Nº 138 - Jul/Ago 2011

O coração do RB1: como funciona a Sala de Controle sistemas das redes elétrica, hidráulica e de refrigeração são controlados para fazer com que os serviços prestados aos usuários não sejam interrompidos. Segundo Marcos Salgado, responsável pelo setor há 4 anos e há 11 no RB1, o monitoramento constante faz com que eventuais problemas sejam percebidos e solucionados antes que qualquer condômino possa notar. Ela é chamada o coração do prédio. Em seu interior, cheio de monitores, ao som de alarmes e toques de telefones e rádios, uma equipe de oito pessoas se reveza para manter o trabalho sem interrupções, 24 horas por dia e sete dias por semana. A responsabilidade é grande, afinal é lá que os

Para se ter uma ideia, se a pressão da água começa a ficar fraca, o sistema avisa através de alarmes ao operador de plantão, que aciona o motor da cisterna imediatamente. Assim, caso o abastecimento de água seja interrompido, a operação do sistema garante a distribuição aos usuários, acionando o reservatório do

The heart of RB1: how the Control Center Works It is called the heart of the Building. Inside, there are panels, the sound of alarms, telephones ringing, radios calling, a team of 8 persons alternating to keep the Center running without interruptions, 24/7. The responsibilities are enormous, since the Center is the place where the electric, hydraulic and cooling network systems of the building are located so that the service provided to the users is not interrupted. According to Marcos Salgado, who has been responsible for the Center for four years and who has been at the RB1 for eleven, the continuous monitoring of problems enable ad hoc problems to be resolved quickly before anyone at the Building can notice that something was wrong.

edifício e caixas menores. Da mesma forma, são observados picos de energia e o acesso às portas dos andares, quando os seguranças são avisados. “O equipamento é automático, mas temos que estar atentos porque pode haver falhas. Por isso, tudo o que acontece no prédio faz um alarme soar, para chamar atenção do operador”, ressalta Marcos. Os alarmes da sala, totalmente informatizada, chamam a atenção para, entre dezenas de outros fatores, os níveis de água das torres de refrigeração. A eficiência do sistema e da equipe, também atende a algumas empresas de uma forma mais específica, controlando a temperatura dos CPDs. Na mesma sala, são acompanhadas as câmeras dos elevadores. Além de Marcos, a equipe é composta por quatro operadores que se revezam em escalas - Bento Filho, Cláudio Silva, Heriton Lopes, Nilton Cesar e Wellington Soares -, pelo operador de CFTV (monitoramento das câmeras) Getúlio França, e pela telefonista Elza Oliveira. Única mulher no grupo, funcionária do RB1 desde 1995 e há seis anos no setor de Controle, ela divide-se entre as funções de telefonia e a abertura de ordens de serviço para os usuários, para solicitação de reparos hidráulicos e elétricos, entre outros pequenos serviços. É ela quem fala sobre a principal característica que os membros da equipe devem ter: atenção. “Não podemos descuidar do sistema, atentando para os alarmes”, explica.


Visitando a Ilha Fiscal Uma sugestão de passeio no Centro, acessível a todos os bolsos, com belas paisagens e interessante do ponto de vista histórico, é o passeio à Ilha Fiscal, na Baía de Guanabara. Transferida para a Marinha pelo Ministério da Fazenda, em 1914, a Ilha, considerada um símbolo dos últimos dias do Império, é atualmente parte do Complexo Cultural do Serviço de Documentação da Marinha. No passado, no entanto, ela foi cenário do evento que ficou conhecido como “O Último Baile do Império”, realizado alguns dias antes da Proclamação da República. Hoje, a Ilha Fiscal continua sendo um elo entre o presente e o passado. Décadas se passaram e o castelinho, que testemunhou tantos fatos históricos, é hoje uma das principais atrações turísticas do Rio de Janeiro. No castelo, aberto à visitação, destacam-se o Torreão e a Ala do Cerimonial; além de três exposições permanentes: A História da Ilha Fiscal, A Contribuição Social da Marinha e A Contribuição Científica da Marinha. O acesso à Ilha Fiscal normalmente é feito pela escuna Nogueira da Gama. Quando a escuna está em manutenção ou em caso de mau tempo, o acesso é feito por micro-ônibus.

Serviço: Saídas: Espaço Cultural da Marinha, Av. Alfredo Agache s/n , próximo à Praça XV, Centro, RJ. Visitação: de 5a feira a domingo. Horários: De abril a agosto: 12h30, 14h e 15h30; de setembro a março: 13h, 14h30 e 16h. Obs: O embarque iniciará 15 minutos antes do horário da saída da embarcação. Venda de ingressos: das 11h às 16h. Local: Espaço Cultural da Marinha. Valores: R$ 10,00 - adultos/ R$ 5,00 estudantes, crianças até 12 anos e adultos com mais de 60 anos. Agendamento para grupos: (21) 22339165 / 2104-6992. Visiting Ilha Fiscal A suggestion for a downtown tour accessible to all pockets, with beautiful scenery and historical interest, is a visit to the Ilha Fiscal on the Guanabara Bay. Transferred to the Navy by the Treasury Department, in 1914, the island, considered a symbol of one of the last days of the Empire, is currently part of the Cultural Complex of buildings belonging to the Navy Documentation Service.

Delegacia virtual: você sabe como funciona? As vítimas de crimes cometidos nas áreas de atuação do DEDIC podem entrar em contato por telefone com uma das delegacias, ou fazer um pré-registro no site https://dedic.pcivil.rj.gov.br/principal.aspx, solicitando a visita de agentes, entre os horários de 8h e 0h, para que seja feito o registro de ocorrência. Se a vítima preferir, poderá também marcar data e hora para ir à delegacia comunicar o crime.

Muita gente ainda acha que ainda precisa ir a uma delegacia para registrar ocorrências como furtos, roubos e extravios. Por isso, é bom lembrar que este serviço está disponível pela internet, como parte do Programa Delegacias de Dedicação Integral ao Cidadão (DEDIC) implantado pela Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, num modelo pioneiro no Brasil.

O cidadão que fizer o registro na internet solicitando a visita de agentes, das delegacias que participam do programa, recebe um e-mail com a identificação dos policiais e o modelo do veículo que irá até sua residência ou no endereço de sua preferência. Após o atendimento, um policial entrará em contato com a vítima para saber se ela foi bem atendida, além de mantê-la informada por telefone ou pela internet sobre o andamento do seu registro de ocorrência. Os policiais trabalham com um laptop e uma impressora com o objetivo de agilizar o atendimento. O único requisito para que haja este tipo de serviço é que a pessoa more na mesma

circunscrição da delegacia responsável e que o crime tenha sido cometido naquela região. Os agentes envolvidos no programa foram preparados exclusivamente para atuar no projeto DEDIC, através de cursos de aperfeiçoamento em técnicas de atendimento, voltados para grandes eventos, além de aulas de inglês e espanhol. Até o momento, fazem parte do programa, as unidades do Catete (9ª DP), Botafogo (10ª DP), Copacabana (12ª DP), Ipanema (13ª DP), Leblon (14ª DP), Gávea (15ª DP), Barra da Tijuca (16ª DP), Praça da Bandeira (18ª DP), Tijuca (19ª DP), Vila Isabel (20ª DP), Taquara (32ª DP), Campo Grande (35ª DP), Tanque (41ª DP), Recreio (42ª DP) e Icaraí (77ª DP). Virtual Police Station: do you know how the servce works? Many citizens often believe they need to go to a police station to report a robbery or lost documents. For this reason one must remember that this service is available on the web, as part of the DEDIC Program- The Citizen Focused Police Station Program developed by the State of Rio de Janeiro Civil Police, the first of its kind in Brazil.


Empresas e colaboradores beneficiam-se com programas de qualidade de vida Além do incentivo à participação em eventos esportivos, com o patrocínio da inscrição e o suporte de tenda com alimentação e profissionais de Educação Física e Fisioterapia, a Saipem oferece convênio com a academia Pro Limits – instalada no edifício – e sessões de shiatsu semanais, mediante pagamento de um valor simbólico. “Nosso objetivo é aumentar a satisfação de todos e promover um ambiente de trabalho saudável, que favoreça a identificação dos funcionários com a empresa e, consequentemente, estimule a produtividade. O bem-estar da equipe é sempre revertido em benefícios para a empresa”, conta Beatriz. Pelo mesmo motivo, a administração do RB1 também firmou convênio com a academia Pro Limits para estimular a equipe a exercitar-se regularmente.

Vai longe o tempo em que aumentar a rentabilidade do negócio era o principal objetivo das organizações. Embora esta ainda seja uma meta desejável, hoje, sabe-se que isso não é possível sem um ambiente de trabalho propício. Essa consciência reflete-se no investimento que as empresas têm feito, de forma geral, naquele que é considerado o seu maior capital: o humano. A redução do absenteísmo e das doenças ocupacionais, e o aumento da motivação são alguns dos benefícios alcançados por quem investe na qualidade de vida de seus colaboradores, segundo Oswaldo Gonçalves, professor de Educação Física e diretor da OND Consultoria Desportiva, responsável por programas em empresas de diferentes segmentos. Como se esses benefícios não bastassem, Oswaldo acrescenta à lista, as mudanças pessoais que advém da prática da atividade física, o controle do estresse e a melhoria dos relacionamentos dentro das empresas. “Os programas de qualidade de vida conseguem criar ilhas de bem estar no ambiente de trabalho, aumentando a energia das pessoas e favorecendo sua performance cotidiana”, assegura o professor.

As atividades que podem ser desenvolvidas com essa finalidade são variadas e podem começar com ações simples como palestras e chegar ao requinte da instalação de centros de fitness exclusivos para colaboradores. Atividades na SIPAT, ginástica laboral, treinamento indoor e outdoor são alguns dos serviços que empresas de consultoria como a OND oferecem ao mercado. “Atualmente, o número de empresas preocupadas com os seus empregados é muito maior do que há 10 anos, mas ainda há muitas que vêem a oferta desse benefício apenas como custo e não como investimento”, ressalta Oswaldo. Atenta a esse movimento, a Saipem do Brasil, localizada no RB1, está estimulando, em seus funcionários, o gosto pela prática regular da atividade física através da organização de grupos de corrida. Sob responsabilidade do setor de Qualidade, Saúde, Meio ambiente e Segurança, grupos estão se formando para participação em eventos esportivos. Beatriz Soares, Analista sênior da Qualidade, conta que o interesse vem aumentando: “na Corrida de Outono do Circuito das Estações Adidas, contamos com 16 participantes. Para a Corporate Run, conseguimos formar 7 equipes com 4 funcionários cada”.

Enterprises and associates benefit from life quality company programs It has been a long time since the bottom line of a business was the main goal of organizations. While this is still a desirable goal to achieve this is not realized without the development of an adequate work environment. This awareness is reflected by the investments that companies have made, in general, in what is considered our largest value: human beings. The decline of work absenteeism, the reduction of occupational diseases, and greater employee motivation are a few benefits attained by those enterprises which invest in their associates’ quality of life, according to Oswaldo Gonçalves, a PE teacher and Director of OND Sports Consultancy, responsible for programs in different industries.

Ganhos de performance Pelo mesmo motivo, a administração do RB1 também firmou convênio com a academia Pro Limits para estimular a equipe a exercitar-se regularmente. O técnico de segurança do trabalho Flávio Ferreira, há 17 anos no RB1, é um dos que aproveitam a oportunidade de malhar. Mas os objetivos dele vão muito além da qualidade de vida. Flávio é maratonista e está sempre em busca de uma melhor performance, complementando seu treino diário com exercícios específicos na academia, para fortalecimento da musculatura. Ele corre desde criança, mas foi no quartel que começou a participar de competições. Hoje, ele cuida muito bem da saúde e da rotina de treinos, que inclui percurso diário de rua de 15km, complementado na academia, onde, além da musculação, corre de 5 a 10 km, dependendo da disposição. Suas próximas provas serão a Meia Maratona do Rio de Janeiro e a São Silvestre, na virada do ano. Vamos acompanhar e torcer!


Desenvolvimento de potencialidades como caminho para alta performance de potenciais, trabalhando com os recursos inatos e individuais.

Desenvolvimento profissional, evolução pessoal, mudança de aspectos da vida e adaptação a novas circunstâncias são alguns dos objetivos comuns a um grande número de pessoas. Mas nem sempre alcançá-los é fácil. Não por falta de capacidade, mas por dificuldades que, muitas vezes, sequer conseguimos explicar. Nessa hora, o acompanhamento de um profissional capaz de auxiliar na obtenção e ampliação de percepções ou na definição e acompanhamento de metas, pode ajudar a ultrapassar um ponto em que as “coisas parecem estacionadas”. Esse profissional tem sido chamado de coach, que, numa tradução literal do inglês, significa treinador, professor. Muito embora o coaching tenha se popularizado a partir do fim dos anos 80, nos Estados Unidos, ganhando as grande corporações e virando, inclusive, um estilo de gestão, a filosofia de aprendizagem individual através de mentores remonta ao tempo da antiguidade. Seu sucesso, na atualidade, deve-se à crescente demanda pela obtenção de resultados mais rápidos, o que pode ser mais facilmente alcançado com processos de aprendizagem diferenciados. Focado no desenvolvimento de pessoas de uma forma direta e personalizada, o coaching contribui para o aprimoramento

Num nível individual, o coach tem o compromisso de oferecer subsídios para que o coachee alcance seus objetivos ou tenha condições de ajustá-los a seus propósitos de vida. Ele parte da crença de que as pessoas querem evoluir e investe nesse impulso, ajudando-as a adquirir os conhecimentos necessários, motivando-as e acompanhando-as com feedback e encorajamento. Os benefícios extrapolam o campo profissional a medida em que possibilitam, também, um equilíbrio dinâmico entre os diferentes campos vivenciais (aspectos da vida). * Mônica Alvarenga é diretora da Múltipla Comunicação e certificada internacionalmente em Coaching, Mentoring e Holomentoring ISOR - monica@multiplacomunica.com.br

Potentiality Development as a way to get to high performance Professional development, personal evolution, changing certain aspects of one’s life and adapting to new circunstances are some common goals for a great number of people. To achieve this goal is no easy task. Not for lack of skills, but due to difficulties which many times we cannot explain. When this situation occurs we need the assistance of a person capable of assisting us in expanding our perceptions or supporting us in the definition of goals. All this may help us overcome a moment when we are feeling stuck. This person is called a coach, an English word which means, trainer and teacher.

studio

Potenciais são inerentes ao ser humano, que os utiliza parcialmente e de forma particular. No coaching, esses aspectos são acessados e estimulados, segundo as possibilidades de cada pessoa. Quando isso ocorre, sucedem-se espontaneamente uma ativação gradual de novos pensamentos, percepções e insights que se transformam em ações concretas diferenciadas. Essa é base para a desejada conduta de alta performance, que assegura a evolução do coachee, como a pessoa acompanhada é chamada. Nas organizações, a ativação das potencialidades de um líder ou de um grupo, com o foco em promover resultados pessoais e operacionais positivos, propicia maior sinergia em equipes, com significativa melhoria de desempenho.

cyan www.cyan.com.br

Central

Tel.: (21) 2106-1255

Adm - Secretaria

R 205

Área Técnica

R 207 - 355

Correspondência

R 330

Financeiro

R 323, 349, 353

Garagem (adm)

R 296

Hall Principal

R 235, 236, 237, 238, 239, 304

Sala de Controle

R 201, 202, 305, 322

Segurança

R 325, 332

RB1 News é uma publicação bimestral do Centro Empresarial Internacional Rio RB1 Administração Central: Av. Rio Branco, 1- 9G, Tel.: (21) 2106-1255 Colaboradores: Angela Roda, Lúcia Mutto, Gilson Paes Leme e Ana Paula Simões Jornalista resp.: Mônica Alvarenga 16.731 MTb Redação: Michelle Cêa 27.254 MTb Edição: Múltipla Comunicação e Marketing (21) 2487-8138

Obras

Versão para inglês: Central dos Intérpretes (21) 2266-5961

A administração do RB1 agradece a compreensão de todos para os eventuais transtornos causados pela obra. É importante ressaltar que toda a equipe está se empenhando para minimizar qualquer problema que possa surgir, bem como para proporcionar o máximo de conforto para usuários e condôminos.

Para anunciar: (21) 3296-8104 Tiragem: 4.000 exemplares

Projeto gráfico e diagramação: Cyan Studio (21) 3296-8103


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.