De Timbó à Jacarecanga: Tecendo o rio da história de Fortaleza

Page 51

Saraiva (1998), caracteriza e descreve o desenvolvimento dessas ideias, ao longo dos anos, em três etapas (Figura 25): 1. Salvaguardas Ambientais – Década de 60 a 70: Nessa fase, se reconhece a necessidade de conter o crescimento econômico, através de políticas normativas. É também nesse momento que a emissão de gases e de poluição entram na fase de repressão. 2. Gestão de Recursos – Década de 70 a 80: Aqui atribui-se o valor econômico aos recursos naturais, levando em consideração as suas capacidades de renovação. Começam as melhorias nos processos de produção, promovendo iniciativas de prevenção contra a poluição, como é o caso do princípio poluidor;

Rios e Cidades: Uma história de reconciliação

3. Desenvolvimento Sustentável – A partir da década de 80: o meio ambiente como fator que deve ser levado em consideração mundialmente, em conjunto. Defesa da integração entre os elementos ecológicos, sociais e econômicos, para fins de planejamento das cidades.

51

Figura 25: Evolução dos Paradigmas Ambientais, 1992. Fonte: SARAIVA, 1998, página 28.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.