
2 minute read
Nosso amigo Mabilde
from JA - Julho/2021
by APRS
HOMENAGEM A LUIZ CARLOS MABILDE
Nosso amigo MabildeCláudio Laks Eizirik*
Advertisement
Luiz Carlos Mabilde foi um dos mais destacados psiquiatras e psicanalistas de nosso Estado,
tendo dedicado sua longa e produtiva carreira profissional à pratica, ao ensino, à publicação e à vida institucional da Psiquiatria, da Psicoterapia de Orientação Analítica e da Psicanálise.
Mabilde foi Presidente da APRS, por duas gestões, Editor da Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (hoje Trends), Presidente e Diretor do Instituto da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre, Membro da Casa de Delegados da IPA, membro de diversas comissões da APRS, da SPPA, da FEBRAPSI, da FEPAL e da IPA. Quando faleceu, tragicamente, era um ativo membro do Comité de Análise à Distância, da IPA, representando o Brasil.
Em seu contínuo e dedicado percurso institucional, Mabilde sempre demonstrou grande capacidade de liderança e integração, com ideias inovadores e talento para o trabalho em equipe e o estímulo a seus colegas.
Tanto em seu trabalho clínico e de supervisor, e também como professor e coordenador de seminários e em seus trabalhos teóricos e clínicos, Mabilde revelava um especial talento para a captação do inconsciente, um profundo conhecimento da teoria psicanalítica e uma notável capacidade didática e de sistematização de conceitos e
abordagem de situações complexas. Seu último trabalho, um belo estudo sobre Confidências e Inconfidências em Supervisão Psicanalítica, foi escolhido como o melhor trabalho internacional sobre formação analítica, para ser apresentado no próximo congresso da IPA, em julho deste ano. Infelizmente, a mensagem com a notícia deste reconhecimento chegou tarde demais.
Além de todos esses aspectos, aqui apresentados de forma sintética, o Mabilde era um querido amigo, uma pessoa afetuosa, sensível, bem humorada, de posições claras, capaz de expor e defender seus pontos de vista, sem precisar atacar ou denegrir quem pensava diferente.
Convivi em inúmeros momentos e situações pessoais e profissionais com o Mabilde. Compartilhamos o trabalho em comissões, por muitos anos, mesas de chope, mensagens, conversas, alegrias e tristezas.
Seus e suas amigos e amigas acompanharam sua profunda dor com a perda de sua querida esposa Cláudia.
Ficamos agora com a dor, a tristeza, a saudade, os exemplos e as lembranças de um afetuoso convívio. Nosso amigo Mabilde deixa um legado de amor e de capacidade de enfrentar e vencer adversidades, que abraçamos com gratidão e reconhecimento.

*Cláudio Laks Eizirik Psiquiatra. Psicanalista. Doutor em Medicina pela UFRGS. Membro efetivo e analista didata da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA). Professor Emérito de Psiquiatria da UFRGS.