A Verdade.PE | Edição 003

Page 4

4

A VERDADE.PE

nº 3 | De 12 a 18 de dezembro de 2009

política

e-mail: pauta@averdadepe.com

ENTREVISTA/Gessé Valério

Na expectativa da candidatura a deputado

O

vereador do PTB Gessé Valério de Oliveira, presidente da Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho, promete decidir até o final do mês se sairá candidato a deputado estadual. No quarto mandato consecutivo como presidente da Casa, Oliveira tem na manga promessas de apoios importantes como o do governador Eduardo Campos; o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), José Múcio Monteiro, e do presidente do seu partido, o deputado federal Armando Monteiro Neto. A sua decisão em disputar uma vaga na Assembleia Legislativa pode apressar o deputado estadual Everaldo Cabral a lançar a sua candidatura a federal, também pelo PTB. Decididos, os dois formariam uma dobradinha com o apoio do prefeito do Cabo, Lula Cabral. Mas Gessé Valério ainda costura acordos a fim de garantir que conseguirá os cerca de 30 mil votos que o levariam ao plenário da Assembleia. Nesta entrevista exclusiva ao jornal A Verdade.PE, ele fala dos seus planos e faz um balanço de sua atuação em 2009. Confira:

Por Etiene Ramos O ano está terminando e o que a Câmara Municipal fez de mais importante? Acredito que foi a instalação da defensoria pública municipal, em novembro passado. A Câmara Municipal, com a aprovação dos seus doze vereadores, extinguiu a verba de gabinete, algo em torno de R$ 500 mil, e fez um acordo com o Ministério Público destinando esse dinheiro para a criação da Defensoria Pública do município. Foi uma ação inovadora no país. Passamos a oferecer assistência judiciária para causas cíveis, garantindo direitos a quem ganha até dois salários mínimos. Era um sonho do prefeito Lula Cabral. Colocamos cinco advogados e quatro estagiários de Direito à disposição da população.

Foto: Divulgação

Gessé Valério: projeto de ocupar cadeira na Assembleia tem apoio de lideranças do PTB e de partidos aliados

O senhor destaca algum projeto enviado pelo executivo que tenha tido a mesma coesão? Sim, o Orçamento Participativo. A decisão foi do governo municipal e teve apoio total dos vereadores, além de ser o primeiro aprovado entre os municípios da região. Asseguramos R$ 35 milhões em recursos municipais e de convênios com os governos Estadual e Federal só para obras escolhidas pelos representantes das comunidades. Contando com nove dos doze vereadores como aliados, o prefeito Lula Cabral conseguiu uma aprovação total aos seus projetos? Aprovamos todos os projetos do prefeito sem restrições, embora alguns tenham sofrido emendas. Apenas dois projetos foram vetados este ano: o da oferta de internet gratuita no município e o que

estabelecia as cores oficiais da cidade – estes foram vetados pelos vereadores da oposição.

em Suape. Estamos solicitando escolas técnicas e novas faculdades ou mesmo a extensão de cursos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

E entre os projetos que o senhor apresentou, quais foram os mais relevantes? Meu projeto que ampliou a licença maternidade das funcionárias públicas do município para seis meses e que deu o mesmo prazo de licença para os funcionários públicos que adotarem crianças de até dois anos de idade. Antes eram quatro meses para as funcionárias municipais e nada para as mães adotivas.

E quais são os seus planos para 2010? Eu devo ser candidato a deputado estadual, convocado pelo prefeito Lula Cabral, o presidente do TCU, José Múcio, o governador Eduardo Campos e o presidente do PTB, Armando Monteiro Neto. Até o dia 30 desse mês vou decidir. Há um sentimento do governo para a minha eleição.

O Cabo vive uma grande onda de investimentos privados que precisam de mão de obra qualificada. A Câmara tem alguma ação para atender a essa demanda? A Câmara tem exigido do governo estadual e municipal ações para qualificar a juventude na Mata Sul,

E como ficaria o deputado Everaldo Cabral, seu correligionário no PTB? Everaldo está dependendo da minha posição. Se eu for, ele vai. Mas estou vendo a ampliação de espaços extramunicípio. Ninguém nunca consegue ter todos os votos numa só cidade.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.