O mundo e suas representações: estudos sobre o idealismo

Page 115

Lucas Alessandro Duarte Amaral

distinta em cada um dos dois contextos, então o resultado disso não pode ser outro: os neokantianos tratariam dos temas e problemas e polemizariam com outros autores de seu tempo. Embora possa soar quase como uma trivialidade o que abamos de explicitar, isso – pelo menos assim acreditamos – é essencial para entender o significado do que seja o movimento neokantiano. Algo que foi de fato decisivo aos filósofos da escola de Marburgo, e quanto a isso eles realmente são devedores de Kant, é o seu modo de fazer filosofia: a filosofia é entendida enquanto uma atividade essencialmente reflexiva. Essa nota característica da filosofia kantiana foi extremamente decisiva a Cassirer3 (Cohen e Natorp) e condicionou basicamente todo seu desenvolvimento filosófico. II. A reação comum: o tônus anti-intuicionista Inicialmente, existem pelo menos dois os pontos mencionáveis com respeito a convergência entre o movimento neokantiano da escola de Marburgo e projeto de fundamentação da matemática na lógica nesse momento da história. De acordo com o que já começamos a apontar desde o início deste texto, os pontos referem-se ao seguinte: 1. a intuição não desempenha nenhum papel quando se trata, por exemplo, da fundamentação do conceito de número e 2. a matemática não se trata de uma disciplina empírica.

Naturalmente que outros aspectos filosóficos do pensamento de Kant também o foram. Na última parte deste trabalho também levaremos em conta outro aspecto central da filosofia kantiana na epistemologia de Cassirer. 3

115


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.