Trabalhando com a educação de jovens e adultos. Alunas e alunos da EJA

Page 27

A história de Francisca nos ajuda a pensar sobre os possíveis impactos da escola sobre a vida dos seus alunos. Comecemos pelo aspecto da sociabilidade. A rotina de vida de Francisca antes de voltar para a escola estava condicionada ao espaço do trabalho e ao âmbito familiar. Apenas aos domingos ela saía e, de modo geral, ficava junto com seus parentes próximos. Sem dúvida, seu círculo social compreendia outras pessoas e se ampliou quando, por exemplo, ela se casou. No entanto, foi no período em que voltou para a escola que seu leque de amizades se estendeu mudando, sua rotina: encontros, estudos em grupo, comemorações, idas ao cinema e ao teatro. Conhecer outras pessoas, apropriar-se de elementos culturais diferentes dos seus, relacionar-se, são ações importantes para o crescimento pessoal de todos nós. É no contato com o outro e na vivência de relações e experiências diversas que enriquecemos nosso modo de ver e agir no mundo. Nesse sentido, a escola desempenha um papel importante: o de proporcionar esse encontro do(a) aluno(a) com as outras possibilidades de relação e de realização pessoal. Quanto mais cientes estivermos desse nosso papel, melhor poderemos favorecer a construção de redes de sociabilidade entre alunos que, muitas vezes, vivem a mesma realidade, partilham das vantagens e dificuldades dessa comunidade, percorrem as mesmas ruas, freqüentam os mesmos ambientes e muitas vezes, sequer se cumprimentam.

COMO FAVORECER ESSA REDE DE RELAÇÕES? É comum que os professores proponham trabalhos em grupo. Independente do conteúdo que esteja em jogo. O(a) professor(a) pode olhar esse tipo de dinâmica como mais um espaço de sociabilidade, de interação social entre os alunos. Propor que pensem juntos sobre um problema enfrentado por todos na comunidade local pode ser interessante para que os alunos falem sobre sua experiência particular em relação a esse problema e que, juntos, discutam idéias, compartilhem alternativas e encontrem soluções viáveis. Tratar do que é comum diminui distâncias, aproxima as pessoas e, conseqüentemente contribui para o estreitamento de vínculos e enriquecimento pessoal. Uma professora, certa vez, decidiu começar o semestre letivo com a seguinte proposta: pediu para que seus alunos formassem duplas e 24


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.