31ª Edição - Revista Médicos do Vale

Page 1

Foto: Luciana Cássia Cremesp

PALAVRA DA PRESIDENTE

Dra. Luciana da Cruz Noia

OPINIÃO

Dr. José Paulo Pereira

UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ

ELEIÇÕES 2023

PROGRAMA AGENTES APM

MATÉRIA DE CAPA

APM REGIONAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Dr. Othon Mercadante Becker

PAPO DE ADEGA

Dr. Antonio Diniz Torres

DIRETÓRIO ACADÊMICO BENEDICTO MONTENEGRO

CLUB APM

CRÔNICA

Rua Engenheiro Fernando de Mattos, 134 Centro - Taubaté/SP

(12) 3632.3818

E-mail: apm.taubate.sp@gmail.com

Site: apmtaubate.com.br

Facebook: APM-Taubaté_Oficial

Instagram: @apmtaubate

DIRETORIA

Presidente: Dra. Luciana da Cruz Noia

Vice-presidente: Dr. Oscar Cesar Pires

1º Secretário: Dra. Maria Teresa Torres Frota

2º Secretário: Dr. Izac Alessandro Batista de Souza

1º Tesoureiro: Dr. Camillo Soubhia Junior

2º Tesoureiro: Dr. Ronaldo Abraham

Diretor Científico e Cultural: Dr. Flavio Luiz Lima Salgado

Diretor Social: Dr. José Paulo Pereira

Delegado: Dr. Auro Fábio Bórnia Ortega

CONSELHO FISCAL

Titulares: Dr. Marcos Roberto Martins

Dr. Pedro José Chiavegatto da Silva

Dr. Jorge Miguel Kather Netto

EXPEDIENTE

Secretária: Denizi Morais

Jornalista responsável: Ana Cláudia Bohler/ MTB: 57.484

Designer: Vanessa Almeida

Esclarece-se que o conteúdo das colunas assinadas e dos anúncios publicitários, divulgados nesta revista, são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores.

Periodicidade: Quadrimestral

Tiragem: 300 exemplares

Circulação: Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte/SP

Impressão: Resolução Gráfica - Taubaté/SP

ÍNDICE
Sede APM Regional Taubaté
4 6 7 8 10 12 16 18 19 20 22
Foto:
22 HUMOR
Ana Cláudia Bohler

Aproximam-se as eleições para os conselhos regionais de Medicina e as associações médicas. Se por um lado, as regionais das associações médicas têm sido marcadas por dificuldades de renovação de seus quadros - por absoluta falta de interessados, as eleições a nível nacional, em especial nos conselhos, têm sido caracterizadas por uma disputa marcada por agressões de baixo nível e muita fake news

As disputas político-partidárias foram transpostas para discussão nestas, que deveriam ser entidades de defesa da ética e do bom exercício da Medicina, e portanto, apartidárias.

Reputações são enxovalhadas, discursos são editados e retirados de contexto. Toda a agressividade e sujeira que têm se visto em eleições políticas, desde sempre e a cada vez pior, vemos se repetindo nesta disputa.

Se condutas antiéticas são complicadas entre postulantes a cargos em associações médicas, ainda mais complicado é quando pessoas que pleiteiam uma vaga no órgão responsável pela fiscalização da ética, tenham tais condutas. Como acreditar que suas decisões, depois de eleitas, serão para defender a boa Medicina?

Esta conduta agressiva desestimula ainda mais os colegas que não compartilham desta visão deformada dos órgãos de classe, a participarem dos mesmos, selecionando negativamente quem quer entrar.

Se queremos ter órgãos representativos do que eu ainda acredito que seja a maior parte dos médicos, pelo menos na minha amostragem, precisamos que estes bons médicos não se deixem acovardar, pois o espaço deixado pode ser tomado por quem não deveria estar lá.

A APM, como entidade, não apoia diretamente nenhum candidato, pois não é este o seu papel. Mas clama a seus associados e a todos os médicos que se informem bem sobre as chapas e os candidatos, chequem as notícias recebidas nas mídias sociais, mesmo que venham encaminhadas por pessoas de confiança, pois seria muito complicado termos como juízes de nossa conduta pessoas que se valem de expedientes manifestamente antiéticos.

Não caiamos na armadilha de achar que ninguém presta, e que, portanto, nosso voto não importa. Este tipo de discurso impede que boas lideranças possam surgir. Mas por outro lado, não esperemos que surja um salvador da pátria, perfeito, e que irá resolver todos os nossos problemas.

Precisamos conhecer quem quer nos representar, quais as suas propostas, qual o seu passado, suas atitudes passadas e presentes, e depois acompanhar esta ação, cobrando o que foi prometido.

Temos que ser mais protagonistas de nossa história, e não esperar passivelmente que alguém que nem tivemos o cuidado de escolher, nos defenda.

Precisamos conhecer quem quer nos representar, quais as suas propostas, qual o seu passado, e depois acompanhar esta ação, cobrando o que foi prometido.

4
“O que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons”
PALAVRA DA PRESIDENTE
Foto: Reprodução
“ ”

Idealismo ou interesse?

Na vida, tudo é sociedade. O homem não consegue viver isolado, a não ser em exceções “Crusoetanas”. E, nestes grupos, há escolhas que vão desde o anonimato até o protagonismo. Isto não torna um ser humano melhor ou pior do que o outro. Cada um com o seu temperamento.

Assim, num condomínio, a alternância na direção está sempre restrita a dois ou três moradores. Nas entidades de classe, a mesma coisa. Dependendo do que seja o grupo em questão, as dificuldades para se encontrar lideranças podem até ser muito grandes.

Pessoas com espírito comunitário, idealistas, de boa vontade, estão sempre de plantão para gerir o bem que é de todos. E assim é a vida, estando todos conscientes de como as coisas acontecem.

Evidente que ninguém está livre de espertalhões, mas este assunto é delicado, havendo necessidade de muito critério para analisar.

Na Medicina existe um Conselho formado por colegas médicos que têm por finalidade julgar as possíveis condutas não éticas de seus representantes. Posição difícil, como é de se esperar, pois julgar significa ter muito conhecimento, bom discernimento das coisas, espírito de justiça, etc. Por isso, espera-se que um candidato a um cargo desses seja ilibado, respeitado pelos colegas, de conduta digna e que se disponha a sacrifícios.

Um cargo desses jamais deveria ser lucrativo. Suas despesas no cumprimento dos deveres deveriam ser ressarcidas, naturalmente, cobrindo viagens e uma remuneração pelo tempo de serviço desempenhado.

UNITAU comemora um ano no Litoral Norte com Mestrado e terceira turma de Medicina

Assim, estes cargos seriam ocupados por quem tivesse aqueles atributos descritos acima. Aqueles que pretendessem o cargo por vantagens financeiras ficariam desestimulados.

Tenho receio de afirmar, pois não sei nem quanto um delegado recebe atualmente para ser representante de seu grupo no Conselho. Mas, vendo o empenho desenfreado que alguns grupos desenvolvem em busca de votos, fico apreensivo.

Será que quem está procurando um cargo num Conselho de Ética pode fazer campanha com tantas ofensas e tantas barbaridades que, com a devida vênia, eu julgo antiéticas?

Como um conselheiro irá julgar alguém da chapa adversária, se eventualmente isso acontecer, se ele já disse coisas absurdas a respeito do fulano?

Eu começo a imaginar que não é aquele colega respeitado e justo que está pleiteando o cargo. Imagino que um homem justo não faria uma campanha neste nível.

Então, vem à mente o pior. Será que esta disputa voraz é por causa da remuneração? Se assim for, um Conselho de Ética perde todo o seu sentido. Passará a ser regido por pessoas diferentes daquelas que julgamos as ideais para o posto.

Fico meditando sobre isso e não tenho resposta. Nem sei se realmente acontece assim.

Que meu texto valha como meditação para outros que, como eu, ainda sonham com um paraíso.

A Universidade de Taubaté (UNITAU) comemorou, no mês de julho, um ano da expansão educacional com o campus em Caraguatatuba. Em um ano, a Universidade acolheu 180 novos estudantes no curso de Medicina, levando a formação de médicos para o Litoral Norte. Com foco em consolidar e fortalecer o desenvolvimento de profissionais de saúde, a instituição abriu, recentemente, uma nova turma de Mestrado em Ciências da Saúde.

Com o Vestibular de Inverno 2023, a UNITAU integrou mais 60 alunos no campus litorâneo, completando a terceira turma ingressante e 180 estudantes, consolidando o projeto de expansão regional.

O campus avançado da UNITAU conta uma área integrada ao complexo Shopping Serramar, localizado próximo ao Hospital Regional do Litoral Norte. Ainda neste primeiro semestre de 2023, a Universidade concretizou parcerias para que os alunos façam estágios em unidades de saúde como a Casa de Saúde Stella Maris e o Hospital Regional.

Mestrado em Ciências da Saúde

Em maio deste ano, a UNITAU lançou o Mestrado em Ciências da Saúde no campus, com foco em formar mão de obra especializada e fortalecer o capital intelectual. O programa iniciou em 1991, com origem na área de Odontologia, e conta com mais de 25 turmas formadas. Em 2020, visando o crescimento sustentável, o programa de pós-graduação ampliou a abrangência para outras áreas da saúde, agregando profissionais de diferentes formações com foco na promoção, prevenção e tratamento da saúde humana.

“Este curso forma profissionais voltados para o ensino e para a pesquisa na área da saúde. A formação é baseada na experiência clínica e na evidência científica. Por isso, dá ao profissional respaldo também para

a prática do dia a dia, porque ela vai se atualizar, aprimorar conceitos, produzir artigos científicos, e isso reflete na conduta clínica”, ressalta a coordenadora do mestrado em Ciências da Saúde, Profa. Dra. Laís Regiane da Silva Concilio.

Para comemorar o marco de um ano do campus do litoral, a UNITAU promoveu, no último dia 29, a primeira edição do Juca Beach, os Jogos Universitários de Caraguatatuba, no Complexo de Esportes de Praia. A iniciativa contou com a parceria da Prefeitura de Caraguatatuba, Diretório Central de Estudantes e Atlética Medicina Caraguá.

Ao menos oito cursos participaram dos jogos, entre eles: Medicina, Nutrição, Psicologia e Odontologia, nas modalidades futevôlei e voleibol de praia, masculino e feminino.

6 OPINIÃO
7
Foto: Reprodução
UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ Foto: João Rangel ACOM UNITAU
Campus da UNITAU em Caraguatatuba completa um ano de fundação

PARTICIPE!

A Associação Médica Brasileira (AMB) está convocando seus associados para participarem da escolha dos cargos eletivos da entidade e das Federadas afiliadas, equivalentes à gestão 2024 / 2026. Em pleito único, o processo ocorrerá durante o mês de agosto em todo o território nacional.

No estado de São Paulo, a Federada afiliada à AMB é a APM (Associação Paulista de Medicina), que elegerá representantes para a capital e para as regionais distribuídas pelo interior.

As votações ocorrerão por meio eletrônico, de forma direta, segura e secreta. Não serão permitidos votos por procuração.

Todo o processo está sendo dirigido e fiscalizado pelas entidades Federadas à AMB, de modo a assegurar em todos os aspectos a lisura e a transparência das eleições.

ELEIÇÃO AMB

O processo eleitoral para o preenchimento dos cargos eletivos da Associação Médica Brasileira (AMB) acontecerá no período consecutivo e ininterrupto de 9 de agosto de 2023, com início às 9h, até 16 de agosto de 2023, com término às 17h, através da internet.

Médicos atuantes no estado de São Paulo, que são associados efetivos da AMB, deverão registrar o webvoto no site da entidade: www.amb.org.br.

ELEIÇÃO APM ESTADUAL

A votação para escolha dos futuros representantes estaduais da Associação Paulista de Medicina será realizada exclusivamente de forma presencial, em pontos de votação distribuídos pela capital (Sede APM São Paulo, Hospital São Paulo e Hospital das Clínicas).

O voto será computado por meio de urna eletrônica, unicamente no dia 16 de agosto de 2023, no período das 8h às 20h.

Todas as orientações sobre a condução do processo

eleitoral estão disponíveis no site da APM Estadual: www.apm.org.br/eleicoes.

ELEIÇÃO APM REGIONAL TAUBATÉ

No mesmo 16 de agosto de 2023 será realizada a eleição da APM Taubaté. Assim como na capital, a votação ocorrerá de forma presencial e eletrônica.

Para isso, os médicos aptos a participar do pleito deverão comparecer à sede taubateana, localizada na Rua Engenheiro Fernando de Matos, Nº 134, Centro, no período entre 8h e 20h.

QUEM PODE VOTAR

Segundo o Regimento Eleitoral da AMB, Capítulo III, Art. 18:

*Associados efetivos poderão participar das eleições desde que estejam quites com as contribuições associativas, e tenham se inscrito como afiliados antes do dia 30 de março do presente ano eleitoral;

*Associados jubilados têm os mesmos direitos eleitorais dos associados efetivos, sendo eximidos de estarem quites com as contribuições, em virtude do jubilamento concedido;

*Associados correspondentes, honorários, beneméritos, acadêmicos, aspirantes e pessoas jurídicas não têm direito a votar.

CALENDÁRIO ELEITORAL

9 a 16 de agosto de 2023:

Eleição AMB

Voto eletrônico

16 de agosto de 2023:

Eleição APM Estadual (somente associados da capital)

Voto eletrônico e presencial

16 de agosto de 2023:

Eleição APM Taubaté

Voto eletrônico e presencial

8 ELEIÇÕES 2023
AMB e Federadas promovem eleição para escolha de representantes 2024 / 2026
Imagens: Reprodução

ALUNOS DE SUCESSO

Programa Agentes APM capacita estudantes de Medicina para o mercado de trabalho

Segundo estudo divulgado pelo portal “Escolas Médicas do Brasil”, o estado de São Paulo possui cerca de 45 mil estudantes de Medicina, distribuídos em 69 instituições de ensino públicas e privadas.

Diante deste expressivo contingente, a Associação Paulista de Medicina lançou, em setembro de 2022, uma iniciativa para aproximar estes jovens da entidade, disseminando a importância do associativismo e contribuindo com a formação de futuras referências médicas.

Trata-se do Programa Agentes APM, uma rede formada por alunos de todo o estado de São Paulo, conectados entre si e coordenados pela APM, que têm a oportunidade de se desenvolver pessoalmente e profissionalmente ao longo de sua jornada acadêmica.

Através de workshops e mentorias, os conteúdos fornecidos pelo Programa têm o objetivo de aprimorar habilidades e gerar qualificações nos jovens membros associados, capacitando-os para se tornarem profissionais de alta performance e futuro promissor.

Para ingressar no sistema, o acadêmico deve estar devidamente matriculado em uma escola médica paulista e ser filiado à APM.

OBJETIVOS DO PROGRAMA

* Aumentar a presença do estudante dentro da APM;

* Formar uma rede dinâmica de jovens médicos, de magnitude estadual;

* Compartilhar conhecimentos sobre liderança, empreendedorismo, comunicação, educação financeira, entre outros temas fundamentais para planejamento de carreira;

* Ajudar a formar futuros líderes da Medicina Paulista.

VANTAGENS DE INGRESSAR NA REDE

* Desenvolvimento de hard e soft skills (conjunto de habilidades técnicas e comportamentais) essenciais para a formação de capacitados profissionais;

* Oportunidades de estágios, pesquisas e participações em congressos;

* Networking (rede de contatos e relacionamentos profissionais);

* Acesso gratuito a cursos do IESAPM (Instituto de Ensino Superior da APM);

* Jaleco e kit médico;

* Premiações ao longo do Programa;

* Além de todos os benefícios de um associado APM.

*Como você tomou ciência da existência da APM, e quais fatores despertaram o seu interesse pela entidade?

para seus colegas e professores, gerar engajamento e transformação em sua comunidade, importar-se pelo bem-estar e melhora contínua de si, das pessoas que o rodeiam e das instituições que faz parte, como a faculdade.

O mercado de trabalho e os professores que avaliam o ingresso dos novos residentes buscam narrativas autênticas e de transformação, além de toda a performance acadêmica já aguardada por todos.

*Taubaté sedia um dos cursos de Medicina mais consagrados do estado. Qual recado você deixa para os estudantes que também almejam o sucesso da carreira médica?

O interessado deve ser estudante de Medicina do primeiro ao sexto ano, matriculado em qualquer faculdade médica do estado de São Paulo. Também é fundamental que o jovem seja associado à APM na categoria “acadêmico”.

Atendidas as primeiras regras, o aluno deve acessar o site do Programa Agentes APM, www.apm.org.br/ programaagentesapm, e fazer a sua inscrição. Na sequência, um documento será encaminhado para o endereço de e-mail cadastrado, com orientações sobre o regulamento do Programa.

Dr. Expedito: Conheci a APM através do Prof. Dr. José Luiz Gomes do Amaral, então presidente da entidade. Em 2018, houve uma conversa sobre a participação dos estudantes na APM, mas apenas em 2021, após melhorias do contexto pandêmico, iniciamos os trabalhos, sempre focando em estratégias para aproximar o estudante da APM.

A minha missão na Associação Paulista de Medicina é aproximar o acadêmico do associativismo, aumentando assim a base de filiados da entidade. Na APM tenho a liberdade de criar, o que é extremamente gratificante para mim.

*Desde que ingressou no Programa Agentes APM, quais progressos puderam ser observados na sua formação acadêmica?

Dr. Expedito: O Vale apresenta inúmeros jovens de alta performance que podem encontrar no Programa Agentes APM uma porta para impulsionar o seu sucesso. O Programa é um projeto “foguete”, que busca levar todos para o topo, o sucesso, que é relativo de cada um. No nosso Programa, buscamos formas de dar aos estudantes maneiras de conquistarem os seus objetivos.

ENTREVISTA

A APM Taubaté entrevistou o idealizador e coordenador do Programa Agentes APM, Dr. Expedido Bezerra Barbosa Júnior. Aos 27 anos, o médico paulistano formou-se na Escola Paulista de MedicinaUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em 2022, e está se preparando para cursar Residência em Pediatria. Seu intuito é se especializar em Nefro Pediatria.

Além dos estudos e da dedicação à APM, o jovem médico atua no Programa de Mentoria da Escola Paulista de Medicina, e presta atendimentos em Pronto Socorro Infantil em um hospital particular da capital.

Dr. Expedito: O fato de ter criado e ser o atual Coordenador do Programa Agentes APM está sendo essencial para a construção da identidade da minha jornada profissional. Além das oportunidades acadêmicas, como participação em cursos e congressos, o Programa me oferece desenvolvimento constante de soft skills, como comunicação, liderança e gestão pessoal e de equipe.

*Como o público jovem tem se manifestado diante desta oportunidade? Há expressiva demanda para ingresso no Programa?

Dr. Expedito: Nosso número de Agentes APM cresce mês a mês. Atualmente, contamos com 212 Agentes APM pelo estado de São Paulo. Não há limite de vagas, todos podem fazer parte do Programa.

*Na sua opinião, em que os Agentes APM se destacam, diante de tantos jovens médicos, na disputa pelo mercado de trabalho?

Dr. Expedito: Ser um Agente APM é ser líder, referência

“Desde que iniciei como associado da APM (depois, Agente, e hoje, Embaixador dos Agentes), tive acesso a todo conteúdo atualizado. Recebemos convite de eventos, congressos, reuniões e até comemorações. Isso me despertava cada vez mais interesse. Mas, sem dúvidas, a melhor oportunidade que a APM me proporcionou foi o networking; conhecer pessoas de diferentes lugares e diferentes áreas, seja via online ou presencial”.

Antonio Sérgio Mathias, Embaixador do Programa Agentes APM

22 anos, estudante do 12º período da Faculdade de Ciências Médicas de São José dos CamposHumanitas

10 11 PROGRAMA AGENTES APM
CRITÉRIOS PARA SE TORNAR UM AGENTE APM
Dr. Expedito Barbosa, idealizador e Coordenador do Programa Agentes APM
Foto: Reprodução Foto: Reprodução
Antonio Sérgio Mathias, estudante de Medicina e representante do Vale no Programa Agentes APM

CINQUENTENÁRIOS

Em 24 de maio, o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) prestou uma homenagem aos médicos do Vale do Paraíba, na Câmara Municipal de São José dos Campos.

Na ocasião, 44 experientes profissionais receberam uma medalha de honra pelos 50 anos dedicados ao exercício da Medicina. Uma cerimônia que lotou o plenário de familiares e amigos, todos orgulhosos pelas trajetórias exemplares daqueles que se empenharam em salvar vidas por mais de meio século.

A mesa diretiva estava composta pela presidente do Cremesp, Irene Abramovich; pelo 1º Secretário do órgão, Angelo Vattimo; pela 2ª Secretária, Maria Camila Lunardi; pelo Delegado Superintendente da Regional São José dos Campos, Germano Emílio Conceição Souza; e pela Secretária de Saúde do município, Margarete Carlos da Silva Correia. O Coordenador do Departamento de Fiscalização do Conselho, Daniel Kishi; a Delegada da Regional de São José dos Campos, Flávia Areco; e a Delegada da sede Regional de Taubaté, Ana Carolina Cavalca de Oliveira, também participaram dos trabalhos.

Em discurso, a presidente do Cremesp, que tem 55 anos de formada, ressaltou os desafios enfrentados na carreira. “Aprendemos a profissão ouvindo e examinando os pacientes. Na nossa época, não existia tomografia, ressonância e ultrassom, mas nós

sabíamos exercer a Medicina da melhor maneira”, destacou Dra. Irene.

Em exclusividade para a APM Taubaté, a médica contou sobre o sentimento de conduzir este ato de honraria para os colegas contemporâneos. “O Conselho faz questão de realizar estas homenagens para elogiar e reconhecer a trajetória destes colegas que dedicaram suas vidas à Medicina. Independentemente de estarmos, neste momento, atuando ou não, nós nunca deixamos de ser médicos, professores e alunos, pois estamos sempre aprendendo.

Ex-médicos não existem. E eu vivi a Medicina com vocês, em uma época que não havia tecnologia como hoje. Agora, é nosso dever passar para as próximas gerações esta vivência, para lembrá-los que a verdadeira Medicina se faz através do ‘olho no olho’, da atenção e cuidado com o paciente”, salientou.

HOMENAGEADOS

Apesar da cerimônia ter sido realizada em São José dos Campos, médicos de Taubaté também pertenceram à lista de homenageados.

A APM esteve em contato com alguns deles para conhecer a sua trajetória profissional e saber da sua percepção ao completar 50 anos de atuação na Medicina.

Concluídos 50 anos de exercício da profissão, o que lhe motiva a continuar se dedicando à Medicina?

“A medicina me trouxe muitos conhecimentos que ao serem dedicados aos pacientes, especialmente às crianças, tornaram-me uma realização profissional. O tratamento homeopático aproxima muito os pacientes do médico e muitos se tornam amigos. Há crianças que atendo hoje trazidos pelos pais, que foram meus pacientes na infância, muitas vezes por indicação das avós. Se fosse recomeçar e escolher uma profissão, faria tudo de novo”.

Especialidade: Pediatra e Homeopata Graduação: Faculdade de Ciências Médicas da UEG (Universidade do Estado da Guanabara), no Rio de Janeiro (1972)

Residência: Pediatria no Hospital de Clínicas Pedro Ernesto, da UEG (1973 a 1974)

Pós-graduação: Homeopatia na Associação Paulista de Homeopatia (APH), (1980 a 1981)

Locais de atuação: Rio de Janeiro: Hospital Souza Aguiar (1971 a 1972); Hospital de Clínicas Pedro Ernesto (1972 a 1974)

Ceres (Goiás): Hospital São Pio X (1975 a 1978)

São Paulo: Secretaria de Saúde do Estado de S. Paulo (1978 a 2017); Central CROSS de Regulação de Urgência e Emergência (desde 2009)

Vale do Paraíba: Centro de Saúde de Caçapava (1980 a 1984); Centro de Saúde de Quiririm (1985 a 1987)

Taubaté: Centro de Saúde (1988 a 2010); Farmácia de alto custo da Divisão Regional de Saúde (2010 a 2018); consultório próprio (desde 1980)

Na sua concepção, como a Medicina se transformou nestes 50 anos atuação?

“As transformações da prática médica foram muitas nos últimos 50 anos, com muitos avanços tecnológicos de diagnóstico e tratamento, porém, a humanização do atendimento não acompanhou estes avanços.

Muitas vezes, o atendimento, especialmente no setor público, não contempla a expectativa dos pacientes de serem acolhidos nos momentos em que estão mais vulneráveis. É preciso recuperar os valores da relação médico-paciente que está aquém do esperado”.

Foi emocionante receber esta honrosa homenagem e rever muitos colegas médicos que foram companheiros desta história de vida. Reencontrei colegas da nossa região e um amigo de turma que não via há mais de 50 anos.

MATÉRIA DE CAPA 12
“ ”
Médicos completam 50 anos de exercício da profissão, e recebem homenagem do Cremesp
Dr. Pedro José Chiavegato da Silva O plenário da Câmara de São José dos Campos sediou uma homenagem do Cremesp para 44 médicos da região, os quais completaram 50 anos de exercício da profissão A presidente do Cremesp, Dra. Irene Abramovich, compôs a mesa diretiva do evento e revelou que é contemporânea aos homenageados: possui 55 anos de formada
13
Dr. José Pedro Chiavegato da Silva, médico Pediatra e Homeopata
Foto: Arquivo
Dr. Pedro Chiavegato

Dr. Carlos Alberto Varella Dr. Roderico Prata Rocha

Especialidade: Cardiologista

Graduação: Faculdade de Medicina de Taubaté (1973)

Residência: Cardiologia em hospitais próprios do INSS, em São Paulo: Hospital Brigadeiro, Hospital Heliópolis, Beneficência Portuguesa e Hospital das Clínicas (1975 a 1977)

Locais de atuação: São Paulo: Hospital São Cristóvão (1976 a 1983); Sociedade Portuguesa Beneficente Vasco da Gama (1976 a 1983); consultório próprio

Taubaté: Hospital Escola da Universidade de Taubaté (1984 a 1988); Hospital São Lucas (1983 a 1986); consultório próprio (1984 a 2022); Cardiocentro (desde 2020)

Na sua concepção, como a Medicina se transformou nestes 50 anos atuação?

“Muito da transformação se deve à evolução da ciência e tecnologia”.

Concluídos 50 anos de exercício da profissão, o que lhe motiva a continuar se dedicando à Medicina?

“Primeiro, poder ajudar a quem precisa. Segundo, o gosto pela ciência”.

Muito honrado em participar, sabendo que o nosso trabalho não tem sido em vão perante o nosso órgão de classe e perante a sociedade. Só tenho a dizer: Muito obrigado!

Especialidade: Ortopedista

Graduação: Faculdade do Triângulo Mineiro, em Uberaba (1972)

Residência: Ortopedia infantil, no Hospital Estadual Jesus, no Rio de Janeiro (1973); Traumatologia no Hospital Souza Aguiar, no Rio de Janeiro (1974)

Locais de atuação: Uberaba (Minas Gerais): Hospital da Criança (1967 a 1972)

Rio de Janeiro: Hospital Souza Aguiar (1974)

Taubaté: docente da Universidade de Taubaté (1975 a 1982); consultório próprio (desde 1984)

Na sua concepção, como a Medicina se transformou nestes 50 anos atuação?

“A Medicina no setor da Ortopedia teve um grande avanço nos últimos 50 anos, principalmente pela melhora do material usado nas próteses e na melhora dos aparelhos na Radiologia”.

Concluídos 50 anos de exercício da profissão, o que lhe motiva a continuar se dedicando à Medicina?

“Não consigo, mesmo com 80 anos de idade e 51 anos de profissão, parar de trabalhar. Quero continuar aprendendo, exercitar o meu cérebro, ter o que fazer, e ter amizade com meus pacientes, meus funcionários e médicos da clínica”.

Não somos só nós, mas um grande número de colegas com a mesma disposição de continuar com os nossos 50 anos de trabalho árduo, mas muito gratificante.

MATÉRIA DE CAPA 14
“ ” ”
Dr. Carlos Alberto Varella, médico Cardiologista Dr. Roderico Prata Rocha, médico Ortopedista Fotos oficiais: Luciana Cássia | Cremesp Confira a galeria de fotos do evento no site oficial do Cremesp: www.cremesp.org.br

Nossos primeiros formandos em Medicina

São José dos Campos teve a sua fundação em 27 de julho de 1767, quando o ouvidor e corregedor Salvador Pereira da Silva criou a Vila Nova de São José, depois Vila de São José do Sul e, mais tarde, Vila de São José do Paraíba, que em 22 de abril de 1864 foi elevada à categoria de cidade. Em 4 de abril de 1871, mudou-se a denominação de Vila Nova de São José para São José dos Campos, que passou para Comarca de São José dos Campos pela lei provincial número 46, de 6 de abril de 1872.

Mais tarde, já no século XX, foi instalado em SJC o CTA (Centro Técnico Aeroespacial) e o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). O ITA foi fundado em 16 de janeiro de 1950 e formou a sua primeira turma em dezembro deste mesmo ano, com alunos egressos da Escola Técnica do Exército (atual Instituto Militar de Engenharia, o IME).

Posteriormente, por volta de 1954, foi criada a Faculdade de Odontologia de São José dos Campos (posteriormente agregada à Unesp), a qual iniciou as suas atividades de graduação em 28 de março de 1960, formando a sua primeira turma em 1963.

Mas por que falar sobre isso? Afinal, somos uma associação formada somente por médicos, e não engenheiros ou dentistas. E por que não falamos de faculdade de Medicina em nossa cidade?

Pois então, em 2017, século XXI!, a primeira faculdade

de Medicina de SJC iniciou suas atividades de graduação, mais precisamente em 26 de junho de 2017. Agora, em 28 de junho de 2023, foi realizada a solenidade de formatura da primeira turma de médicos graduados em nossa cidade. Ou seja, 73 anos após o ITA formar sua primeira turma e 60 anos após a Faculdade de Odontologia de SJC graduar seus primeiros alunos, vimos colegas médicos que tiveram todo seu aprendizado em nossa cidade se juntarem a nós, médicos de São José dos Campos.

A Faculdade de Ciências Médicas de São José dos Campos - Humanitas, desde o ano de 2012, vinha através de seu grupo gestor investindo nas suas instalações físicas em uma área de 15.000 metros quadrados (onde era a antiga Tecnasa), com uma área construída de quase 7.100 metros quadrados.

Em 2013, a Humanitas já iniciava a capacitação de seus futuros docentes, mas entraves “burocráticos” só permitiram que o MEC autorizasse o primeiro vestibular para graduação em Medicina em 11 de junho de 2017. Parece que em São José dos Campos tudo é mais difícil e, após cinco anos de longa espera, a FCMSJC - Humanitas iniciou seu novo ciclo recebendo em 26 de junho de 2017 a única parte que estava faltando: os alunos.

Felicidades, sucesso e que todos realizem uma Medicina de qualidade, onde estiverem!

16
Foto: Reprodução
Por: Dr. Othon Mercadante Becker Presidente - APM Regional SJC
APM REGIONAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Formatura da primeira turma de Medicina da Faculdade Humanitas de São José dos Campos Foto: Cris Cunha
| Aorta Foto: Humanitas

O assunto é Queijos e vinhos

O inverno chega e com ele voltam-se os interesses para as reuniões em ambientes aconchegantes com amigos e bons vinhos. A degustação de queijos e vinhos é um evento que se tornou quase obrigatório nas noites frias da estação.

A harmonização entre vinhos e alimentos é ciência, e como tal possui muitas regras e postulados, envolve muitos estudos e trabalhos em renomados centros enogastronômicos. Da Itália, temos vários estudiosos que desenvolveram métodos em que detalham os aspectos gustativos dos vinhos e dos alimentos.

Pode parecer simples harmonizar queijos e vinhos, porém existem mais de 300 tipos de queijos e, divinamente, existem muitos vinhos varietais e muitos vinhos de corte para serem experimentados.

Sabemos que os vinhos varietais são vinhos feitos com um único tipo de uva, ou com quase 100% de um tipo de uva e uma pequena percentagem de outra uva; já os vinhos de corte são produzidos com mais de um tipo de uva, variando o percentual de cada uma. As uvas são vinificadas separadamente e os vinhos obtidos são misturados pelos enólogos para que se alcance um vinho mais complexo.

Com tantos tipos de queijos e vinhos disponíveis, achar o par que mais agrade pode ser uma tarefa muito prazerosa. Vamos passar algumas dicas que

DABM: Como as memórias passadas influenciam o nosso movimento estudantil

podem ser úteis durante esta aventura:

* Queijos frescos, com pouca ou nenhuma maturação: vinhos brancos jovens ou vinho rosé meio seco;

* Queijos curados, “duros” (parmesão): vinhos tintos mais estruturados;

* Queijos de massa amarela, semiduros (gruyère, emmental, gouda, etc): vinhos brancos (Chardonnay, Riesling, entre outros);

* Queijos azuis (gorgonzola, roquefort, etc): classicamente são acompanhados por vinhos de sobremesa, como o famoso vinho francês Sauternes;

* Queijos com mofo (brie, camembert, etc): Sauvignonblanc,Pinotnoir,Cabernetfranc, espumante Brut.

A vantagem da harmonização é o somatório do vinho com o alimento, produzindo um sabor melhor, novo, e certamente mais prazeroso.

Quando o assunto é degustação, o mais importante são as experiências pessoais. Logo, vamos aos vinhos, e se IN VINO VERITAS IN ACQUA SANITAS, e se beber não dirija.

As memórias da faculdade têm o poder de nos transportar de volta a um tempo em que estávamos imersos no movimento estudantil, com suas paixões, ideais e lutas. Estas recordações podem ser valiosas aliadas para nos inspirar e orientar no engajamento social pelo bem-estar dos alunos e da população.

As lembranças vividas pelo Diretório Acadêmico Benedicto Montenegro da Faculdade de Medicina de Taubaté, seja por jornais, festas, revistas e eventos históricos, são capazes de reviver a energia coletiva, a força da união e a crença em uma causa maior.

Os grandes feitos da nossa entidade nos relembram das mobilizações, assembleias, debates acalorados e manifestações que eram e são o pulso do movimento estudantil.

Estas experiências passadas podem nos dar a confiança e a motivação necessárias para continuar lutando pelas questões que acreditamos, mesmo diante de desafios e obstáculos.

Através das memórias de 56 anos de história da Faculdade e deste Diretório, foi possível aprender com os erros e acertos do passado, refletindo assim sobre as estratégias utilizadas, as alianças formadas e as conquistas alcançadas, sempre buscando ser cada vez melhor. Estas lições nos capacitam a nos aprimorar e valorizar o tempo que temos durante nossa trajetória do órgão, resgatando os valores e ideais que levaram a nos comprometer tanto, e do porquê sempre escolher fazer parte do Diretório.

Por meio disso, podemos recordar o senso de desejo de promover mudanças, de fazer o melhor pelos alunos e a sempre buscar por uma educação de qualidade e acessível a todos. Estes princípios fundamentais podem ser ressignificados e fortalecidos, impulsionando-nos a continuar atuando de forma ativa na defesa dos direitos de todos os nossos estudantes.

Com estas histórias, as memórias também nos conectam com as pessoas que cruzaram o nosso

caminho durante a faculdade. Podemos recordar dos nossos amigos, velhos vikings, aliados, colegas e professores que compartilharam conosco seus ideais e que contribuíram, cada um à sua maneira, nas lutas do movimento estudantil. Estes vínculos podem ser reativados e fortalecidos sempre que possível, possibilitando parcerias e colaborações que ampliem o impacto das ações que realizamos no presente.

Assim, ao olharmos para trás e resgatarmos as memórias da faculdade durante o tempo de DABM, fortalecemos nossa identidade para continuarmos engajados. Com isso, diversas conquistas foram feitas: mobilizamos todos os alunos para uma manifestação de três dias para reivindicar nossos direitos; lutamos por várias melhorias no curso, dentre elas, reformas nos laboratórios, manutenção dos telhados, upgrade das salas de aula; portanto, nos fizermos ser ouvidos pela Instituição e alcançamos um avanço no Campus Bom Conselho. Logo, estes feitos serão lembranças e se transformarão em combustível para a luta da próxima gestão.

O movimento estudantil vive em nossas memórias e se renova em nossas ações, impulsionando-nos a ser agentes de transformação na sociedade, sempre nos orgulhando do que é ser do Diretório Acadêmico Benedicto Montenegro da gloriosa FMT.

18
Foto: Reprodução Foto: DABM
Por: Dr. Antonio Diniz Torres Membro da APM
PAPO DE ADEGA
DIRETÓRIO
19
Por: Gestão DABM - 2022 / 2023 “A cada adversidade enfrentada, surge um novo propósito para ser conquistado”
ACADÊMICO BENEDICTO MONTENEGRO CURSO DE MEDICINA - UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ
Em 28 de junho, Dr. Antonio Diniz Torres participou de um evento enogastronômico realizado na Escola de Especialistas da Aeronáutica, em Guaratinguetá. Em sua apresentação, o enófilo compartilhou ensinamentos sobre harmonização de queijos e vinhos, para os Oficiais e convidados presentes. O encontro foi promovido pelo CASOF (Cassino dos Oficiais), e também reuniu expositores locais
Fotos: Reprodução
Membros da gestão 2022 / 2023 do Diretório Acadêmico Benedicto Montenegro

TURISMO

Aproveite as ofertas do CLUB APM e planeje a sua próxima viagem

Pensando em viajar?

No CLUB APM existem diversas empresas relacionadas a turismo, que oferecem serviços e benefícios exclusivos para quem está planejando curtir momentos especiais com a família e os amigos.

Conheça as vantagens disponíveis e desfrute-as em seu próximo passeio.

AGÊNCIAS DE VIAGEM HOTÉIS E POUSADAS

Um espaço para acolher, cuidar e compartilhar!

Especializada em turismo personalizado, a Brazil Turismo organiza viagens nacionais e internacionais, além de cruzeiros na costa brasileira, Caribe e Mediterrâneo. Em todos os tipos de pacote, associados da APM garantem desconto.

DESCONTO: 2% a 4%

Com privilegiada localização em São Paulo, o Blue Tree Paulista encontra-se a 160 metros da Avenida Paulista. O hotel fornece wi-fi gratuito, café da manhã e piscina coberta. Os quartos possuem TV a cabo, ar condicionado, cofre e frigobar. Médicos afiliados à APM têm desconto na tarifa do dia, exceto em período de feiras e congressos.

DESCONTO: 10%

Sua grande chance de ampliar seu número de pacientes no Vale do Paraíba está na Vinci Medical Offices!

A Costa Azul Viagens e Intercâmbio está localizada em Jales (SP), e possui credenciamento com outras operadoras de turismo nacional e internacional. Parceira da APM, a agência oferece pacotes com desconto para Itália, Israel, Santuários Marianos e Leste Europeu, os quais incluem passagem de avião, ônibus, hotéis, passeios, guias turísticos e seguro básico da Europa.

DESCONTO: 5% a 10%

DOCUMENTAÇÃO

O Panorama Hotel & Spa é um dos cartões postais da turística Águas de Lindóia (SP). Com vista panorâmica para a cidade, o empreendimento oferece cuidado com os hóspedes através de acomodação e gastronomia. Durante todo o ano, incluindo feriados prolongados e alta temporada (janeiro e julho), as diárias são mais econômicas para associados da APM.

DESCONTO: 10%

Venha conhecer esse Coworking Médico de Alto Padrão que oferece aos profissionais de saúde consultórios para diversas especialidades e uma estrutura completa. Pague apenas pelas horas que utilizar, e tenha seu consultório próprio em São José dos Campos.

Venha nos visitar!

Há seis anos no mercado, a IO Gringo é capacitada para realizar processos de obtenção de cidadania italiana e portuguesa via judicial, seja por descendência, matrimônio ou residência. Aliançada à APM, a empresa coloca-se à disposição para atender os médicos associados à entidade, e ainda concede desconto nos serviços prestados

DESCONTO: 10%

Considerada uma das melhores pousadas de Paraty (RJ), a Villas de Paraty disponibiliza abatimento em hospedagem para os membros da APM. Conheça os benefícios desta parceria e desfrute dos encantos desta maravilhosa cidade histórica.

DESCONTO: 20%

INTERESSOU-SE PELAS OFERTAS?

TENHA MAIS INFORMAÇÕES NO SITE: http://www.clubapm.com.br

Empresarial Aquarius
Doutor Orlando Feirabend
nº 230 - Jardim Aquarius
SP.
Fale Conosco (12) 3600.5050 Centro
Rua
Filho,
Sjcampos,
www.vincimedicaloffices.com.br
CLUB APM 20 O CANAL DE COMPRA DOS MÉDICOS

Entre paredes de hospitais

Paredes de hospitais já ouviram preces mais honestas do que igrejas, já viram despedidas e beijos mais sinceros do que em aeroportos.

É no hospital que você vê um homofóbico sendo salvo por um médico homossexual, uma médica patricinha salvando a vida de um mendigo.

Na UTI, você vê um judeu cuidando de um racista; um paciente policial e outro, presidiário. Na mesma enfermaria, ambos recebem os mesmos cuidados.

Um paciente rico na fila de transplante hepático, pronto pra receber um órgão de um doador pobre.

São nestas horas que o hospital toca na ferida das pessoas, que universos se cruzam com um propósito, e nesta comunhão de destinos nos damos conta de que sozinhos não somos ninguém.

A verdade absoluta das pessoas, na maioria das vezes, só aparece no momento da dor ou da ameaça real da perda definitiva.

Hospital, o local onde os seres humanos se desnudam de suas máscaras e mostram como são em sua

verdadeira essência.

Esta nossa vida passa rápido, não brigue com as pessoas em vão. Não critique tanto o seu corpo, não reclame. Não perca o seu sono, nem deixem que tomem a sua paz.

Não deixe de beijar os seus amores, não se preocupe tanto.

Ame o seu deus, a sua família, os seus amigos. Ore/ reze por aqueles que você imagina não merecer.

Bens e patrimônios devem ser conquistados por cada um, não se dedique a acumular herança.

Espera-se muito o Natal, a sexta-feira, o outro ano, quando tiver dinheiro, quando o amor chegar, quando você achar que tudo será perfeito.

Na realidade, não existe nada perfeito. O ser humano não consegue atingir isso porque simplesmente não foi feito pra completar aqui.

Aproveite e ame mais! Perdoe mais! Abrace mais! Viva mais intensamente!

Imagens: Jean Galvão
22
HUMOR
CRÔNICA
Por: Autor desconhecido *Texto obtido da internet
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.