Issuu on Google+

www.ricmais.com.br Edição Santa Catarina | nº 60 - maio de 2014

2013

Págs. 4 e 5

Grupo RIC NA TORCIDA verde e amarelo Record Emissora apresenta novidades na programação Pág. 03

RIC Editora CaseBem agrega colaboradores ao Grupo RIC Pág. 12

Campanha do Agasalho Colaboradores podem participar da mobilização Pág. 14


Editorial

sumário

Nesta edição da Revista Mundo RIC apresentamos aos colaboradores os lançamentos na programação da Rede Record. Os investimentos estão em programas de entretenimento, teledramaturgia e jornalismo. A apresentadora Sabrina Sato foi recebida com muita expectativa pela emissora e suas afiliadas. O programa está recebendo ótimas críticas e aceitação do público, assim como os demais lançamentos. Abrimos espaço também para a Campanha Torcida RIC, que mobiliza o público na expectativa pelo sexto título mundial de futebol e ilumina a nossa sede em Florianópolis de verde e amarelo. Vamos reforçar a cobertura, incentivando e destacando a torcida por todo o estado. Contamos com o envolvimento dos repórteres, cinegrafistas e todos os colaboradores, fundamental neste momento em que a competição ganha destaque. Nesta revista abordamos os projetos e eventos do Grupo RIC. Estamos na mobilização da Campanha do Agasalho que é uma ação beneficente, espaço que a emissora disponibiliza todos os anos para contribuir com a sociedade. O apoio de todos é importante, contribuímos com as pessoas economicamente carentes de Santa Catarina, ao todo são arrecadadas mais de 1 milhão de peças. Finalmente, apresentamos os projetos que estamos planejando para os próximos meses: IMPAR 2014 e Destino SC Inverno. Juntos, com trabalho, dedicação e empenho iremos realizar mais um ano de crescimento.

rede Record pág. 03 DESTAQUE pág. 04 Grupo RIC pág. 07 record news sc pág. 11 ITS pág. 12 RIC EDITORA pág. 12 jORNAL nOTÍCIAS DO DIA PÁG. 13 pROJETOS E EVENTOS pág. 14 ACONTECE NO GRUPO RIC PR pág. 15 CLICK RIC pág. 16 hISTÓRIAS DA RIC pág. 18

Expediente:

Boa leitura! Fundador e Presidente Emérito: Mário Gonzaga Petrelli Presidente Executivo: Marcello Corrêa Petrelli Tiragem: 600 exemplares Periodicidade: Bimestral Coordenação Editorial: Santiago Edo e Janine Farezin Redação e Produção: Fábio Pacheco Colaboração: Ana Carolina Brambilla (Florianópolis), Lucas Salgado (Blumenau), Bárbara Werner (Itajaí), Jéssica Stierle (its), Luana Zanandrea (Chapecó), Mayara Melegari (Chapecó), Patrícia Silva (Meio-Oeste), Daniela Pacheco (Florianópolis) e

Marcello Corrêa Petrelli Presidente executivo do Grupo RIC Santa Catarina

Tatiana Sabatke (Joinville). Diagramação: Jefferson Sodré Revisão: Fábio Pacheco e Santiago Edo. Fale conosco: 48 3212-4154 / mundoric@ricsc.com.br


rede record

Record tem novidades na programação A emissora apresenta uma série de novidades para os telespectadores. Confira os destaques da programação 2014.

Programa da Sabrina sábados às 20h30

Outro novo rosto da emissora é Sabrina Sato. A japonesa mais famosa do Brasil apresenta o “Programa da Sabrina”. Entre outros quadros, Sabrina comanda o “Meu Marido É o Cara”, no qual casais dos diferentes cantos do país se enfrentam em divertidas tarefas.

Hora do Faro domingos às 15h15

Rodrigo Faro chega a 2014 com muitas novidades. Em seu programa dominical, que ganhou o nome de “Hora do Faro” o apresentador comanda os quadros “Uma Chance para o Amor” – que buscará reacender a chama entre casais que estão juntos há muito tempo -, “Topa um Acordo?” – no qual os participantes compram, vendem ou trocam objetos – e “Isso Eu Faço” – em que celebridades vão tentar realizar o que nunca fizeram na vida.

Repórter Record Investigação segundas às 22h15 O programa é apresentado por Domingos Meirelles, um dos mais prestigiados jornalistas do Brasil. Os temas são abordados com recursos tecnológicos de ponta em uma proposta audaciosa.

Aprendiz Celebridades terças e quintas às 22h15 domingos 11h

Já Roberto Justus volta a comandar o “Aprendiz”. Só que desta vez com uma novidade: os famosos disputam o prêmio do reality, agora intitulado de “Aprendiz Celebridades”.

3


destaque

fala sobre a expectativa para o Mundial de Futebol

“Vou assistir de casa. Para dar sorte vou usar sempre a mesma camisa durante os jogos, se a seleção ganhar o primeiro, acredito que vai ajudar para os próximos. Torço para que o Brasil seja campeão não só do mundial de futebol, mas também na saúde, educação, mobilidade urbana e redução de impostos.” Marco Brasil | Assistente Comercial | jornal Notícias do Dia Florianópolis

Marco, de verde e amarelo, é conhecido na equipe do jornal Notícias do Dia pelo sobrenome que tem tudo a ver com o momento: “Brasil”.

“A minha preparação já começou, a coleção de figurinhas para o álbum da Copa do Mundo aumenta a cada dia. A expectativa para que o Brasil seja campeão é sempre grande, ainda mais quando os jogos vão ser realizados em casa. Ainda não tenho planos para assistir os jogos, mas certamente a torcida vai ser direto do trabalho.” Taíse de Lima | Editora de Online | RICTV Record Blumenau.

“Dentro de campo, a expectativa é boa, a seleção está bem montada e o técnico Felipão está bem confiante, devido ao título de 2002. Fora de campo é preocupante pela organização da Copa e como o público vai se comportar. Os protestos que provavelmente acontecerão, podem promover os problemas do Brasil para o mundo.” Eduardo Custódio | Motorista | RICTV Record Itajaí Tacianne Silva, supervisora administrativa, Daniela Chagas assistente administrativa e Eduardo.

"A expectativa é sempre grande e receber o maior evento do mundo do futebol no Brasil, com certeza nos deixa mais confiantes para uma vitória. Essa alegria que é o esporte irá contagiar a todos e reunir muitas famílias em frente a suas televisões. Na minha casa, como de costume, nos reuniremos nos jogos na torcida. Este será um momento em que o país irá parar."

4


Destaque

“Nasci em Santos e sempre vi grandes jogadores, hoje a gente vê o crescimento do futebol aqui em nossa região também, como a Chapecoense na Série A. Gostaria muito de acompanhar o Brasil X Holanda. Vou estar ao lado da minha esposa assistindo a todos os jogos e vibrando pelo Brasil”. Roberto Bortolanza, o NINJA | Cinegrafista | RICTV Record Chapecó

Gilson leite, supervisor de Master; Roberto Bortolanza, cinegrafista; Mateus Mattos, Operador de Master e Murilo Souza, repórter.

Palavra de quem entende

Vai pra cima deles Brasil O Grupo RIC acredita no sucesso para a seleção brasileira no mundial de futebol. Para mobilizar o público, colaboradores e clientes, o conglomerado de comunicação lançou a campanha “Torcida RIC”. Um jingle especial dá tom à “Torcida RIC”, com veiculações na RICTV Record, Record News e Rádio Record. O tema é interpretado pelo cantor Igor Sorriso, puxador da Escola Grande Rio e destaca a vibração da torcida catarinense, incentivando o público com o mote “Vai pra cima deles Brasil”. Nas peças visuais a logo do Grupo ganhou tons verde e amarelo, remetendo à cor que toma conta das ruas, destacando as bandeiras do Brasil e de Santa Catarina. Para os colaboradores entrarem no clima o prédio da emissora em Florianópolis ganhou iluminação especial verde e amarelo. Já as equipes de reportagem vão destacar nos jornalísticos as comemorações pelo estado, com conteúdo voltado ao mundial em todas as plataformas do Grupo RIC. Os comentaristas vão analisar todas as chances da seleção nos jogos e vibrar com o público. No Facebook será publicada a hastag #torcidaric, unindo quem está na vibração nas redes sociais. São mais de 6 milhões de catarinenses mostrando a força da “Torcida RIC”.

5


Grupo RIC

Equipe de marketing e eventos alinha campanhas para 2014 No dia 2 de abril os colaboradores do marketing e eventos de todas as praças reuniram-se na sede do Grupo RIC, em Florianópolis. O intuito foi alinhar as campanhas, projetos e ações de 2014, entre eles: Torcida RIC, Campanha do Agasalho, Destino SC, Garota Ver Mais e IMPAR. A reunião contou também com a apresentação da its. Na oportunidade Bárbara Dias, coordenadora de eventos da Revista its mostrou todo o processo da construção de relatórios e promoção de eventos com o intuito de trocar experiências. Para Santiago Edo, gerente de marketing, além de cumprir o cronograma de assuntos o encontro proporcionou bons momentos de integração e descontração. “Hoje podemos afirmar que temos uma equipe de marketing unida e integrada. Agradeço principalmente a todos que participaram com muito profissionalismo e dedicação.”

Equipe de marketing do Grupo RIC SC

Recepções renovadas O Grupo RIC está investindo na padronização das recepções em todas as praças. O intuito é conservar uma identidade fixa, independente da região de atuação. A primeira unidade a receber as mudanças foi a sede estadual, em Florianópolis, foram investidos cerca de R$ 10 mil. O modelo segue um padrão, com revisteiro com os títulos da RIC Editora e televisor. Próximo à recepcionista a logomarca da empresa é disposta em aço escovado. Um painel com o mapa do Paraná e de Santa Catarina detalha a atuação do Grupo RIC no estado, bem como as plataformas que compõem o conglomerado de comunicação. De acordo com Andrea Lubi, Gerente Administrativa de Rede (GERAD), o planejamento do ambiente foi trabalhado aproveitando a luminosidade. “A ideia é termos um ambiente clean na entrada de cada prédio, desta forma os convidados e clientes sentem-se na mesma empresa independente do lugar.”

Mais Melhorias Outros ambientes do Grupo RIC também passaram por adaptações para melhor atender os colaboradores. Em Florianópolis as áreas de controladoria, jurídico e marketing passaram por mudanças na estrutura das salas, com móveis novos. Em Joinville o refeitório foi totalmente reformado. O novo espaço conta com armários e utensílios novos à disposição dos funcionários. Além de ser usado nos horários de refeição, as confraternizações e aniversários também ocorrem no local. Agências e clientes da RICTV Record e do jornal Notícias do Dia já foram recebidas para confraternizações. Uma mesa de sinuca também foi adquirida para o momento de lazer dos trabalhadores.

7


Grupo RIC

Novos integrantes da CIPA Ocorreu em abril a eleição dos integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). O objetivo é trabalhar na prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho. Na RICTV Record Florianópolis (TV O Estado Florianópolis) os colaboradores elegeram dois representantes, como titular Sidnei da Silva Andrade, técnico externo e como cipeira Michele de Souza Américo, auxiliar administrativo / controladoria. Foram apurados um total de 137 votos. Além dos eleitos, o grupo é constituído por representantes indicados pela empresa, na RICTV Record Florianópolis são: Magno Moises Martins, supervisor de OPEC e Vanessa Silveira Ramos, supervisora operacional. Nas outras empresas que compõem o Grupo é designada uma pessoa em cada.

Grupo RIC lança site Institucional

Grupo RIC tem estande na Expogestão

8


rictv record

Jornal do Meio-Dia nos Bairros foi sucesso em Florianópolis A Beira Mar Continental foi a primeira região da Grande Florianópolis a receber o Projeto Jornal do Meio-Dia nos Bairros. No sábado, 26 de abril, uma grande estrutura foi montada, com atrações e serviços destinados ao público. No espaço houve apresentações culturais, entre elas: Grupo Salão de Dança, Banda Samba Brothers, Comediante Cuíca, Grupo Show da Escola Unidos da Coloninha e a Banda do Exército. Os atores da Rede Record, Alexandre Barrilari e Robertha Portela estiveram no evento dando autógrafos e tirando fotos com os fãs. Nos stands foram montados os espaços: Trabalho, com a oportunidade de cadastrar currículos em uma central de oportunidades; Pet News, com orientação e adoção de animais; Beleza, com cortes de cabelo para doação para a AVOS; Jurídico, com orientações referentes a terrenos e casas em áreas de marinha; Me chama que eu vou, onde as pessoas apresentaram os problemas de sua região; e Lazer e Saúde, com atividades de recreação infantil. Para o apresentador do Jornal do Meio-Dia, Hélio Costa, o evento foi uma festa espetacular. “Foi muito bom poder contar com a interação do público, nossa equipe de produção e técnica foi perfeita. A tendência é que o segundo seja melhor e o terceiro seja excepcional.” “Achei muito bacana não só pela grande estrutura montada, mas pelo público que compareceu e pode dividir com a gente esse momento. É muito bom estar perto de nosso telespectador e ouvir o que eles têm a dizer”, afirma a apresentadora do Jornal do Meio-Dia, Karem Fabiani. O evento ocorreu também no dia 17 de maio em Chapecó.

Novo quadro da RICTV Record Blumenau valoriza ações esportivas do Vale A RICTV Record Blumenau abre um novo espaço para valorizar trabalhos de base que promovem o desenvolvimento de crianças e adolescentes por meio do esporte. O quadro “Campeões do Futuro”, exibido toda terça-feira no Jornal do Meio-Dia. Todas as reportagens exibidas visam, além de atividades desportivas, a promoção de atividades em grupo, a socialização dos menores em diversas modalidades e ainda a oportunidade de promover a região do Vale do Itajaí, polo esportivo em crescente desenvolvimento. Logo após cada exibição, as reportagens do quadro são disponibilizadas no Portal RIC Mais ricmais.com.br/sc .

9


rictv record

“Sou Bem Floripa” destaca o tema “gentileza e respeito” A gentileza é uma forma de atenção, de cuidado, que torna os relacionamentos mais humanos. Mas será que estas características são praticadas nas ruas? O Movimento Sou Bem Floripa passa a abordar o tema gentileza no conteúdo editorial produzido pela RICTV Record, jornal Notícias do Dia, RIC Mais e Facebook. Na nova fase serão destacadas atitudes que contribuem para a gentileza e o respeito entre os moradores e visitantes da cidade. Entre eles: ceder assentos às pessoas idosas ou com deficiência, ser cordial no trânsito, elogiar as pessoas com quem convive, agradecer às pessoas que fazem favores, ou o simples gesto de cumprimentar as pessoas.

Funcionários sentem na pele a rotina de algumas profissões

Alexandre viveu uma experiência como coletor de lixo.

Por meio da página da RICTV Record Blumenau no Facebook, os telespectadores somaram elogios para os colaboradores da equipe: www.facebook.com/RICTVBlumenau

10


rictv record

RICTV Record Florianópolis aposta em Social TV em sua programação Assistir a um programa de televisão e comentar o que viu pelas redes sociais. Esta é a principal atividade realizada por brasileiros em dispositivos de segunda tela, de acordo com pesquisa da eCGlobalSolutions, empresa especializada em metodologia de pesquisa online. Com o intuito de intensificar esta experiência a RICTV Record passa a adotar uma interação com o telespectador. Agora os comentários do público nas redes sociais podem ir ao ar na tela da TV. A interação ocorre no Jornal do Meio-Dia, edição da RICTV Record Florianópolis. Por meio da página no Facebook (www.facebook.com/JornalDoMeioDiaFlorianopolis) a emissora amplia esta interação, dinamizando o envio de sugestões, reclamações e comentários. A equipe de Social Mídia do Grupo RIC faz um monitoramento do que é publicado. Em seguida as mensagens são relacionadas para a equipe de caracteres, que coloca no ar de acordo com o desenvolvimento do programa. Em uma semana de interação, a taxa de engajamento no Facebook aumentou de 10% para 43%, o indicador de desempenho é calculado relacionando a quantidade de fãs da página e o número de usuários que interagem com o conteúdo. Para Adriano Vermolhem, Supervisor de Mídias Sociais do Grupo RIC, o resultado demonstra que a televisão pode deixar de ser um veículo passivo. “As pessoas publicam sobre nossos veículos, temos que

aproveitar essa geração de conteúdo, tomar a iniciativa e interagir com o usuário, criando um relacionamento e mostrando que ele pode participar na construção do programa”, afirma.

A meta é aprimorar o sistema, acrescentando a imagem do usuário/telespectador, bem como estender a participação para outras redes, como o Twitter.

Record News

Um ano de Jornal do Continente No próximo dia 17 de junho o Jornal do Continente, exibido de segunda a sexta-feira às 22h na Record News SC, comemora um ano de exibição. O jornalístico, apresentado por Jota Pacheco, leva diariamente ao público os assuntos mais relevantes dos municípios de São José, Palhoça, Biguaçu, Governador Celso Ramos, Santo Amaro da Imperatriz, São João Batista e Tijucas. As notícias da noite chegam em primeira mão de forma completa, prova disto são os recentes números em pesquisas. O Jornal do Continente obteve um aumento de 277% na aceitação dos telespectadores de outubro de 2013 para março deste ano, comprovando a grande repercussão regional. FONTE: SÍNTESE PESQUISA – GRANDE FLORIANÓPOLIS – MARÇO 2014 650 ENTREVISTAS – AMBOS OS SEXOS – 16+ANOS – TODAS AS CLASSES SOCIAIS.

11


Its

Ganhadora do its My Way recebe prêmio A equipe da Revista its esteve no Colégio Energia de Blumenau para realizar a entrega do prêmio da 2ª edição do maior festival de talentos do sul do Brasil, o its My Way. A grande vencedora de 2013 foi a aluna Júlia Círico, do 2º ano. Júlia recebeu como prêmio a gravação da música e videoclipe “There Was a Time” de sua autoria. Depois da entrega do prêmio na escola, Júlia soltou a voz e apresentou músicas da sua própria autoria para os colegas. Uma das grandes novidades do evento foi a confirmação de Blumenau como cidade sede da final do its My Way 2014, que irá ocorrer em setembro. O evento selecionou os maiores talentos musicais de Santa Catarina. A grande final contou com um show do rapper Projota.

Germâno Morsch (Diretor Pedagógico Colégio Energia), Marco Salgado (Diretor Regional RICTV Record Blumenau), Thamíris Beling (Coordenadora de eventos, RICTV Record Blumenau), Júlia Círico (Ganhadora do Its My Way 2013), Jéssica Stierle (Apresentadora do Programa Revista its) e Bárbara Dias (Coordenadora de eventos Revista its)

RIC Editora

CaseBem agrega colaboradores ao Grupo RIC

Profissionais da CaseBem: Paulo Schenk, Ana Maria Gonçalves, Priscila Niebuhr e Adriana Moura.

Com a aquisição da Revista CaseBem e produtos integrantes o Grupo RIC recebe novos profissionais. O conglomerado de comunicação se tornou acionista da plataforma. Confira a equipe que compõe a CaseBem: Paulo Schenk – Gerente – paulo.schenk@riceditora.com.br – (48) 3212-4173 Priscila Niebuhr – Assistente Administrativo Comercial – atendimento@riceditora.com.br – (48) 3212-4164 Adriana Moura – Atendimento Comercial Curitiba – adriana.moura@riceditora.com. Ana Maria Gonçalves – Atendimento Comercial Florianópolis – anamaria.goncalves@riceditora.com.br Cristiane Matos – Atendimento Comercial Itajaí – cristiane.matos@riceditora.com.br

12


Jornal Notícias do Dia

Nova campanha do ND destaca-se entre os colaboradores A nova campanha do jornal Notícias do Dia evidencia o apelido carinhoso que o periódico ganhou em Florianópolis e Joinville: ND. A produção da Agência 9mm contou com: VTs, anúncio, outdoor e spot com uma linguagem poética, destacando a identidade do ND com as cidades. Os vídeos foram produzidos pela DV3 e o áudio pela Tecnologica. Entre os personagens estão o surfista na Praia da Joaquina, a Joaca e o torcedor do Joinville Esporte Clube, o JEC. O material é assinado com uma logo especial com a pergunta: “Eu amo ND. E você?”

Para Janine Farezin, coordenadora de Marketing do Grupo RIC, a campanha institucional é mais do que um comercial de televisão. “A campanha é uma poesia. A principal mensagem é a proximidade que o nosso jornal tem com a sua cidade. Tanto Joinville quanto Florianópolis, o ND é feito na cidade para quem é da cidade e a campanha conseguiu acertar de forma emotiva essa ligação.”

Vídeo Florianópolis

De acordo com Hannah Mattos, Gerente de Operações do Grupo RIC, a nova campanha foi muito bem produzida. “Está à altura do produto que fazemos. Hoje o jornal é consolidado como um importante meio de comunicação regional, que atua fortemente nos interesses locais. A campanha trabalha bem a identidade do ND com o produto.”

Vídeo Joinville

13


Projetos e Eventos

Colaboradores podem contribuir com a Campanha do Agasalho A maior campanha de arrecadação de roupas de Santa Catarina está de volta. A “Campanha do Agasalho – Faça um inverno mais feliz” passa a reunir todas as praças de atuação do Grupo RIC em prol da solidariedade. Os colaboradores podem contribuir deixando donativos nas sedes do Grupo RIC em todo o estado, bem como nos locais credenciados. O objetivo é coletar acima de 1 milhão de peças, entre elas roupas, cobertores e calçados, para suprir as necessidades que pessoas com dificuldades financeiras passam no inverno. Estação que em Santa Catarina é uma das mais rigorosas do Brasil. Após a coleta, os donativos são repassados para ONGs cadastradas e monitoradas pela coordenação da campanha. A prioridade é destinar as peças para municípios com baixo índice de desenvolvimento humano (IDH).

Grupo RIC prepara Destino SC Inverno Crédito: Arquivo ND

Dia 21 de junho o Grupo RIC lança a edição de inverno do Destino SC. O projeto multimídia do Grupo RIC integra Santa Catarina por meio da informação e da realização de ações que promovem mídia e atividades, indicando ao público os melhores destinos no estado. O projeto chega a sua terceira edição como referência em produtos e serviços da área em Santa Catarina. O Grupo RIC conquistou nos anos de 2011, 2012 e 2013 o TOP TURISMO junto com a maior referência do turismo catarinense, sendo reconhecido com o TOP ONE DE TURISMO da ADVB/SC no ano de 2013, eleito como melhor projeto entre setores das áreas privada e pública.

14

Morro do Cambirela, Palhoça


Projetos e Eventos

IMPAR 2014 vai destacar a tendência de consumodas mulheres A principal pesquisa do segmento no estado entra em sua 7ª edição em junho. O IMPAR aponta, por meio do IBOPE Inteligência, as marcas mais lembradas e preferidas, formando o índice de AFINIDADE, eleito pelos catarinenses em 45 categorias. A novidade dessa edição fica por conta do IMPAR +, que fará um questionário de hábitos de consumo do catarinense, com 50 questões, e a imersão no universo feminino, com questões voltadas para entender o consumo das mulheres. O resultado da pesquisa será pauta para os conselhos regionais, que discutirão os hábitos de consumo em cada localidade: Chapecó e Xanxerê (9/6), Joinville (24/6), Blumenau e Itajaí (25/6) e Florianópolis (26/6). O IMPAR termina com a certificação das empresas com maior afinidade e divulgação de um anuário. São seis eventos finais: em Florianópolis (28/8), com a certificação das empresas de acordo com pesquisa regional e estadual, em Joinville (27/8), Chapecó (1º/9), Xanxerê (2/9), Itajaí (4/9) e Blumenau (15/9).

Acontece na RIC PR

Projeto do Grupo RIC Paraná é premiado no Ampro Globes Awards Regional Sul 2014 Campanha foi executada pela agência Sonora Live Marketing A Arena Mundo RIC, projeto do Grupo RIC Paraná, vence na categoria “Melhor campanha de patrocínio” do Ampro Globes Awards Regional Sul 2014. O projeto foi executado pela Sonora Live Marketing. Essa – que é uma das 16 categorias do prêmio – considera as campanhas de Live Marketing que utilizam esportes, entretenimento, turismo/viagens ou programas de televisão como principal método para promover um produto ou serviço. No dia 16 de maio terão início as inscrições para a etapa nacional do prêmio, com resultado previsto para a última semana de julho. A Arena Mundo RIC é o projeto de verão do Grupo RIC Paraná. O espaço, de 3 mil metros quadrados, foi montado na Praia Central de Guaratuba, no litoral do Paraná, e levou informação, diversão, esporte e entretenimento para os frequentadores das praias paranaenses. Foram investidos cerca de R$ 500 mil no projeto que envolveu o trabalho de 35 pessoas entre professores, promotores, socorris-

tas e massagistas. A Arena Mundo RIC ficou aberta de 28 de dezembro de 2013 a 26 de janeiro deste ano. O Ampro Globes Awards é a principal premiação de Live Marketing do Brasil e do mundo. A realização é da americana MAAW – Marketing Agencies Association Worldwide e a organização, da Associação de Marketing Promocional (Ampro).

15


Click RIC

Páscoa no Grupo RIC Os colaboradores receberam um copo recheado de chocolates. Como o fundo do copo era personalizado com o desenho de um dente de coelho deu até para fazer uma brincadeira. Além disso uma cascata de chocolate deixou o dia mais doce e possibilitou um momento de integração entre os setores.

Florianópolis

Florianópolis

Joinville

Blumenau

Joinville Blumenau

16


Click RIC

Chapecó

Itajaí

Xanxerê

Chapecó

Itajaí

Xanxerê

17


Histórias da RIC

Renato Tubin o colaborador mais antigo da RICTV Record Meio-Oeste

“Vejo aqui um outro mundo. Apertando apenas um botão eu consigo entrar na casa de alguém, eu consigo estar por dentro de tudo de está acontecendo. Esta é a magia da televisão”, Renato Tubin, operador de máster RICTV Record Meio-Oeste.

O funcionário que está há mais tempo em uma empresa, geralmente é sinônimo de experiência. Na RICTV Record Meio-Oeste não é diferente, o numero 001 da emissora, Renato Tubin, é supervisor operacional há 22 anos. Quando tinha 19 anos, Renato teve a oportunidade de trabalhar em uma emissora de TV que era novidade em Xanxerê. Ele afirma que pouco conhecia de televisão, mas que precisava de um emprego e estava determinado a conhecer a nova área e agarrar a oportunidade que lhe estava batendo à porta. Em 1992, Renato foi contratado para o cargo de operador de máster. Mesmo sem ter muito conhecimento na área, em pouco mais de dois meses já se destacou e sua produtividade foi reconhecida. Neste momento ele foi promovido a supervisor operacional. Ele conta que nos primeiros meses, trabalhava durante o dia, e a noite ficava na emissora para se aperfeiçoar. No início houve alguns erros, que foram aperfeiçoados com auxílio dos colegas. O profissional lembra de um fato inusitado que aconteceu em um

18

programa noturno, na época apresentado por Angela Piana. Como não havia cinegrafista no estúdio, Renato precisou sair do máster para ajustar o enquadramento da apresentadora durante um intervalo comercial. Só que o profissional não lembrava que este merchan era mais curto. O programa acabou voltando ao ar quando ele ainda estava no estúdio e sem áudio no microfone de Angela. Neste momento, foi necessária a ajuda da apresentadora que improvisou até que desse tempo de Renato voltar. No decorrer do tempo o profissional afirma que mudou muita coisa com a chegada de novos equipamentos em 2004. “Eram usadas fitas. Aconteciam muitos problemas ao vivo, principalmente com o áudio das matérias, os apresentadores precisavam ser muito bons de improviso”. Renato conta ainda que foi a RICTV Record que trouxe a novidade da câmera compacta, a Super VHS para a região. Com tanta dedicação, hoje Renato tem seu espaço reconhecido no Grupo RIC. A Televisão Xanxerê Ltda (RICTV Record MeioOeste) foi inaugurada dia 29 de dezembro de 1992.


Sabrina Sato Sabrina Sato Sabrina ProgramaSato Programa Programa da Sabrina da Sabrina da Sabrina Todo sábado, às 20h30 .

*

*

*

Toda terça e quinta, às 22h15**. Toda terça e quinta, às 22h15 . Quinze celebridades terão que se superar para Quinze celebridades terão que se superar para J\TWYPYHZ[HYLMHZLLUMYLU[HYT\P[VZKLZHÄVZ Quinze celebridades que sede superar J\TWYPYHZ[HYLMHZLLUMYLU[HYT\P[VZKLZHÄVZ em busca do prêmio terão de 1 milhão reais. para J\TWYPYHZ[HYLMHZLLUMYLU[HYT\P[VZKLZHÄVZ em busca do prêmio de 1 milhão de reais. em busca do prêmio de 1 milhão de reais.

Todo sábado, às 20h30**. Todo sábado, às 20h30 . Sabrina vai viajar fazendo matérias especiais Sabrina vai viajarartistas fazendo matériase especiais e entrevistando nacionais Sabrina vai viajar fazendo matérias e entrevistando nacionais e especiais internacionais. Eartistas ainda tem o quadro e entrevistando nacionais e internacionais. ainda o quadro Cara,tem Meu Marido ÉEoartistas Cara, no qual mulheres internacionais. E ainda tem o quadro Meu Marido É o Cara, nodequal mulheres vão testar as habilidades seus parceiros. Cara, nodequal Meutestar Marido É o Cara, mulheres vão as habilidades seus parceiros. vão testar as habilidades de seus parceiros. *SHZZPÄJHsqVPUKPJH[P]H!10 *SHZZPÄJHsqVPUKPJH[P]H!10 anos *SHZZPÄJHsqVPUKPJH[P]H!10 *SHZZPÄJHsqVPUKPJH[P]H! *SHZZPÄJHsqVPUKPJH[P]H! 10 anos 10 anos

*SHZZPÄJHsqVPUKPJH[P]H! *SHZZPÄJHsqVPUKPJH[P]H!livre *SHZZPÄJHsqVPUKPJH[P]H!livre *SHZZPÄJHsqVPUKPJH[P]H!livre *SHZZPÄJHsqVPUKPJH[P]H! livre livre

Rodrigo Faro Rodrigo Faro Rodrigo Faro Hora Hora Hora do Faro do do Faro Faro Todo domingo, às 15h15 .

Todo domingo, às 15h15*. Todo domingo, às 15h15*. Diversão, descontração e brincadeiras. Diversão, descontração e brincadeiras. Atrações que vão dar o que falar: Topa um Diversão, descontração ee brincadeiras. Atrações o que falar:Chance Topa um Acordo?,que Issovão Eudar Faço Uma para Atrações que vão dar o que falar: Topa um Acordo?, Isso Eu com Façomuita e Uma Chance para Amor. Quadros o Amor. competição, Acordo?, Isso Eu com Faço e Uma Chance para o Amor. eQuadros competição, emoção prêmios paramuita os participantes. Amor. eQuadros o Amor. competição, emoção prêmioscom paramuita os participantes. emoção e prêmios para os participantes. *SHZZPÄJHsqVPUKPJH[P]H!10 *SHZZPÄJHsqVPUKPJH[P]H!10 anos *SHZZPÄJHsqVPUKPJH[P]H!10 *SHZZPÄJHsqVPUKPJH[P]H! *SHZZPÄJHsqVPUKPJH[P]H! 10 anos 10 anos

Roberto Justus Roberto Justus Roberto Aprendiz Justus Aprendiz Aprendiz Celebridades Celebridades Celebridades Toda terça e quinta, às 22h15 .

Quer diversão, informação e emoção? Quer Quer diversão, diversão, informação informação e e emoção? emoção?

NA RECORD TEM NA RECORD TEM Domingos Meirelles Domingos Meirelles Domingos Meirelles Repórter Record Repórter Record Repórter Record Investigação Investigação Investigação Toda segunda, às 22h15 .

Rafael Cortez Rafael Cortez Rafael Cortez Me Leva Me Leva Me Leva Contigo Contigo Contigo Toda sexta, às 22h15 .

Toda segunda, às 22h15 . Toda segunda, às 22h15 . O Domingos Meirelles, respeitado jornalista com THPZKLWYvTPVZLHUVZKLWYVÄZZqV O Domingos Meirelles, respeitado jornalista com O Domingos com coloca o dedoMeirelles, na ferida,respeitado revelandojornalista a verdade THPZKLWYvTPVZLHUVZKLWYVÄZZqV THPZKLWYvTPVZLHUVZKLWYVÄZZqV doa a quem doer. coloca o dedo na ferida, revelando a verdade coloca o dedo na ferida, revelando a verdade doa a quem doer. doa a quem doer.

Toda sexta, às 22h15**. Toda sexta, às 22h15de . grande sucesso da TV Baseado no programa inglesa, Take Me Out. Um jogo repleto de humor Baseado no programa de grande sucesso da TV Baseado no programa de grande daum TV e competição. Trinta lindas garotassucesso e apenas inglesa, Take Me Out. Um jogo repleto de humor inglesa, Take Me Quem Out. repleto Out. Um rapaz disponível. vaijogo se dar bem?de humor e competição. Trinta lindas garotas e apenas um e competição. Trinta lindas garotas e apenas um rapaz disponível. Quem vai se dar bem? rapaz disponível. Quem vai se dar bem?

*

*SHZZPÄJHsqVPUKPJH[P]H! *SHZZPÄJHsqVPUKPJH[P]H!livre *SHZZPÄJHsqVPUKPJH[P]H!livre *SHZZPÄJHsqVPUKPJH[P]H!livre *SHZZPÄJHsqVPUKPJH[P]H! livre livre

* *

*SHZZPÄJHsqVPUKPJH[P]H!10 *SHZZPÄJHsqVPUKPJH[P]H!10 anos *SHZZPÄJHsqVPUKPJH[P]H!10 *SHZZPÄJHsqVPUKPJH[P]H! *SHZZPÄJHsqVPUKPJH[P]H! 10 anos 10 anos

*

*Horário *Horário *Horário dede Brasília. Brasília. de Brasília.

. ..


maio 01 02 02 02 02 02 03 03 03 04 05 06 06 06 07 07 08 09 09 10 12 12 12 13 14 15 15 16 16 16 17 18 18

FERNANDO PEDRO DE ARAGAO ALINE MEIRIELLEN DA SILVA JOAO CARLOS VIEIRA ELISANGELA DE SOUZA MACHADO MARIANA GONCALVES PEREI RA SOLANGE APARECIDA DA SILVA LIANA SILVA BITTENCOURT VALDI R M. DE ANDRADE FILHO YAMILE EL MASSRI SOUZA FLAVIO VIEIRA JUNIOR GENECI DE APARECI DA DOS SANTOS CARLOS OTAVIO DE MEDEIROS RAFAELA GAMA ARNS TELMA PEREIRA DE MORAES ANDREIA PATZSCH DE SOUZA DA SI CARLOS ALBERTO G. JUNIOR ROBER LUCIANO TAVARES JOCEMAR PEREIRA DA CRUZ MARCELO FERNANDO THOMAZEL L I IVETE ANTONINHA DOS R. MANOEL GISELA MULLER FIALKOWSKI LUCIANO HENRIQUE DA CUNHA YOHANA LOPES NASCIMENTO PATRICIA SILVEIRA ANDRESSA FLORENTINO CUSTODIO AL EXANDRE RODRI GO DE OL I VEI RA RUI E. DE FREITAS GUIMARAES ELAINE CRISTINA SERAFIM VILACA EVANDRO OSMAR C. DA SI L VA KAROLINE CANDIDA CABRAL LUAN DIEGO VOSNHAK DANIEL JOSE SILVA KAREN DOS SANTOS MARTI NS DE OL

TV ITAJAÍ TV JOINVILLE RECORD NEWS JND JOINVILLE RIC MAIS JND JOINVILLE TV FLORIANÓPOLIS TV FLORIANÓPOLIS RECORD NEWS TV FLORIANÓPOLIS / RECORD NEWS TV MEIO-OESTE TV BLUMENAU TV FLORIANÓPOLIS TV FLORIANÓPOLIS JND FLORIANÓPOLIS JND JOINVILLE TV JOINVILLE TV BLUMENAU TV JOINVILLE RECORD NEWS JND JOINVILLE TV FLORIANÓPOLIS TV FLORIANÓPOLIS TV ITAJAÍ TV FLORIANÓPOLIS TV BLUMENAU TV FLORIANÓPOLIS TV FLORIANÓPOLIS TV JOINVILLE TV ITAJAÍ TV JOINVILLE JND FLORIANÓPOLIS TV FLORIANÓPOLIS

18 18 19 19 20 20 20 20 21 21 21 22 22 22 23 23 24 24 24 25 26 28 29 29 29 30 30 30 31 31 31 31

LENIR APARECIDA LAZZARI VIEIRA MAURICIO SILVEIRA LOCKS EDSON ALVIN ZONTA ELIANE OSORIO SANTOS SILVA EDINEI A DA SILVA EVERALDO FEDERLE LILIAN GRAZIELA DE OLIVEIRA MA ODAI R JOSE DA SILVA JEAN CARLOS VIEIRA ROGERIO DE SOUZA MACIEL JUNIOR TEREZINHA NUNES DA SILVA CECILIA MARIA BOEIRA ELAINE K. MEDEIROS ROSA KARIN HELENA DE BARROS AMANDA MACHADO STEILEIN LUIS CARLOS SILVA KELY STOPAZZOLLI LUIS GUSTAVO MATTOS SOARES RAMON DOMINGOS KAMINSKI EVELISE LAIS BREMEN MARIA ALICE DORNELLES FABIO RODRIGO ZUNINO CARLA ANDREA LOURENCO FELIPE ALVES FILIPINI TASSIA BITENCOURT JESSICA MARTINS PACHECO LUCIANA CORREA PETRELLI RONALDO RODRIGUES ANDREZA MARIA NOBRE DE FREITAS JOCENI FORTKAMP MARIO JOSE GONZAGA PETRELLI MATHEUS DA SILVA NUNES

TV MEIO-OESTE TV FLORIANÓPOLIS TV FLORIANÓPOLIS JND FLORIANÓPOLIS TV FLORIANÓPOLIS TV FLORIANÓPOLIS TV FLORIANÓPOLIS TV BLUMENAU TV FLORIANÓPOLIS JND JOINVILLE RECORD NEWS TV FLORIANÓPOLIS TV FLORIANÓPOLIS RIC MAIS TV BLUMENAU TV FLORIANÓPOLIS TV FLORIANÓPOLIS TV FLORIANÓPOLIS TV FLORIANÓPOLIS TV JOINVILLE TV FLORIANÓPOLIS JND FLORIANÓPOLIS TV FLORIANÓPOLIS TV FLORIANÓPOLIS JND JOIVILLE TV FLORIANÓPOLIS TV BLUMENAU TV FLORIANÓPOLIS TV FLORIANÓPOLIS TV FLORIANÓPOLIS TV FLORIANÓPOLIS TV ITAJAÍ

16 16 16 18 18 19 19 19 19 19 20 20 20 22 22 22 23 23 25 25 26 28 28 29 30

CLAUDI SALDANHA DE VASCONCEL L DAIANA ROSE BROCARDO JOAO CARLOS DA COSTA JUNIOR ALEXANDRE PESSOA CRUZ RHENO MARCEL DE OLIVEIRA CAROLINE MACHADO DE OLIVEIRA GENTIL REZENDE DA SILVA JUNIOR KAROLINA OL I VEI RA DOS SANTOS MARCELO MOREI RA CABRAL MARINA RAMOS ALEX MULLER CELSO FURTADO RIBEIRO SILVANA DE LIMA DUZZO DIEGO DEYVISON NUNES DA SILVA MARIANA LIMA NOGUEI RA GREGORI O RICARDO D'AVILA ALVES FELIPE VIEIRA LEONARDO LEITE THOME FRANCIELE PEREIRA DE SANTANA TIAGO SILVA PALMA FLAVIA DOS SANTOS JORDAO CAROLINE FERNANDES LUCIANA DA SILVA JONATHAN DE AQUINO ELISABETH BIEGING

TV FLORIANÓPOLIS TV ITAJAÍ JND FLORIANÓPOLIS TV FLORIANÓPOLIS TV BLUMENAU TV FLORIANÓPOLIS TV FLORIANÓPOLIS JND FLORIANÓPOLIS TV FLORIANÓPOLIS TV FLORIANÓPOLIS JND JOINVILLE TV ITAJAÍ JND FLORIANÓPOLIS RIC MAIS JND JOINVILLE TV JOINVILLE TV ITAJAÍ JND FLORIANÓPOLIS JND FLORIANÓPOLIS JND FLORIANÓPOLIS TV ITAJAÍ TV FLORIANÓPOLIS TV FLORIANÓPOLIS TV FLORIANÓPOLIS TV FLORIANÓPOLIS

junho 01 01 01 01 02 03 04 04 04 04 04 05 05 06 07 07 07 07 08 08 09 09 09 11 12

LEANDRO GONCALVES LINS MOACIR CL AUDIO LOPES TRINDADE RIADIS DE MORA DORNELLES WALDINEI OURIQUES VANDERLEI D' AVILA SYRLENE THASYA DE OLIVEIRA ACELONE CUSTODI O J AMILLE CARDOSO MARCO ANDRE S. PINTO PAULO JOSE MUELLER THEYSE FERREI RA FAGUNDES SILMARA REGINA SANTANNA DWAR VERA L UCI A DOS S. DE OL I VEI RA ROBSON UBIRATAN DA ROSA JOAO BATISTA DA SILVA JONATHAN ALCANTARA VIECILI NILTON PINTO AQUINO RENAN DIAS SILVEIRA CAMILA MARIA SCOTTI NI NIVIA MARIA TEIXEIRA DAYANA CRI STI NA ROSA REI MER LUIS JOSE MENEGHIM TAMARA SANTOS DAS NEVES PAUL A SALLES PRISCI LLA PAVAN MODENESE

TV ITAJAÍ TV BLUMENAU its TV FLORIANÓPOLIS TV ITAJAÍ TV FLORIANÓPOLIS TV FLORIANÓPOLIS TV ITAJAÍ JND FLORIANÓPOLIS TV JOINVILLE TV FLORIANÓPOLIS TV JOINVILLE JND FLORIANÓPOLIS TV FLORIANÓPOLIS JND JOINVILLE TV BLUMENAU TV FLORIANÓPOLIS JND JOINVILLE TV JOINVILLE RECORD NEWS TV JOINVILLE JND FLORIANÓPOLIS JND FLORIANÓPOLIS TV FLORIANÓPOLIS JND FLORIANÓPOLIS


Mundo RIC | Nº 60 - Maio de 2014