Revista Pocket Digital - A Pílula

Page 1

A PÍLULA Corpo e mente Saúde mental não é a inexistência de doenças mentais, mas sim a capacidade de lidar com as adversidades da vida. Convidada dá dicas de como se manter em tempos difíceis.

Autocuidado não é só skincare Confira técnicas de autocuidado que vão além da beleza e estética.

EDIÇÃO Nº 01

02/06/2021


A Revista A Pílula Pocket Digital é um experimento da Agência de Conteúdo - A Pílula que visa trazer o formato da Revista Pocket impressa, sucesso com o público teen nos anos 90, para o meio digital fazendo uso de estética moderna e dinâmica. Nesta primeira edição trazemos para vocês temas sobre saúde mental, a prática do autocuidado, entrevista com Beatriz Silva, estudante e estagiária em psicologia, e indicações de entretenimento.

A Pílula é projeto um universitário que visa disseminar conteúdos acerca do tema Saúde Mental com o propósito de ajudar as pessoas a lidarem com às exigências, desafios e mudanças da vida . A equipe da pílula possui o corpo de integrantes formada por alunos do 4º e 5º semestre do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Jorge Amado. Acesse nosso Instagram @_apilula Produtora

- Dandara Goecking (@idunu_)

Diretor de Arte

- Rodrigo Arthur (@rodrigoarthur0)

Planejamento

- Lilian Guedes (@liaguedess)

Social Media Redator

- Lorena Barbosa (@lorenasants_) - Eduardo Neves (@eduneeves)


Espaço Saúde Mental

A pandemia do Covid-19 mudou nossas vidas e nossos hábitos causando impactos em nossa saúde mental. As pessoas passaram a ficar mais conectadas na internet e nas redes sociais, mas o quanto isso pode impactar em nossa saúde mental?

Fala da Convidada

Parcerias amplificam o poder de mudança, e para criar uma força em prol da saúde mental convidamos Beatriz Silva, aluna e estagiária em Psicologia, para bater um papo sobre Saúde Mental e Autocuidado sob a sua perspectiva.

06 12

Espaço Autocuidado

Autocuidado é um ato de amor-próprio, de cuidado e atenção a si próprio. A busca pela manutenção do seu bem-estar e saúde, vai além da estética física sendo boa também para o bem-estar psicológico.

Entretenimento e Lazer

Como uma prática de descontração e autocuidado, assistir um filme ou ler um livro agrada e acalma. Temos ticas ótimas de temáticas que ajudam a entender sobre saúde mental e ainda relaxar com ótimas indicações.

20 36


O segredo da saúde, mental e corporal, está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, mas, viver sabia e seriamente o presente. (Buda)



Espaço Saúde Mental

A busca por assuntos relacionados à saúde mental aumentou 98% durante a pandemia do Covid-19. Os brasileiros, mais do que nunca, estão demonstrando interesse por entender suas emoções e sobre o autocuidado. (Site Estadão 2020)

Imagem de: Yaroslav Danylchenko


Dados fornecidos do Google ao Estadão apontam alta de 98% nas buscas sobre o tema em 2020 em relação aos últimos dez anos. Buscas semelhantes a “como lidar com a ansiedade” bateram recorde de interesse na última década. Em relação ao ano anterior, 2019, o crescimento foi de 33%. As três frases mais buscadas possuem a expressão “como lidar”, duas estão relacionadas à ansiedade e à depressão.

[CUIDADO NA REDE] A busca de informação por meio das ferramentas de pesquisa preciasa de cautela para evitar fakenews e golpes. 7


Espaço Saúde Mental

Ives Cavalcante Passos, professor do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) afirma na matéria que é importante estar atento a sinais e sintomas persistentes. “Medo e tristeza 8

são emoções básicas e fazem parte da vida de todos. Quando ocupam a maior parte do dia e são acompanhados de outros sinais, como alterações no apetite, sono e falta de energia, é necessário consultar um profissional.” Ives prossegue dizendo que, apesar do tabu social , o número de pessoas que buscam ajuda para si um parente ou amigo tem crescido. A alta de buscas no Google indica percepção do problema. “É importante, porém, que qualquer intervenção seja feita com auxílio de um profissional.” Confira mais sobre a matéria no site do Estadão acessando clicando aqui.


O MAIOR ATO DE AMOR É CUIDAR DE QUEM TE AMA


Atendimento Multidisciplinar na cidade de Salvador IDSH - Instituto Desenvolvimento Ser Humano pode ajudar a fazer uma mudança positiva em sua vida. A partir de uma consulta prévia na clínica em Salvador, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos recebem tratamento e terapia para casos de estresse, depressão e outras demandas, como

avaliação psicopedagógica, neuropsicopedagógica e intervenções. Os atendimentos são individuais, com famílias, ou casal. Tratamento discreto, solidário e profissional. O IDSH está sempre procurando inovar na maneira de oferecer o melhor serviço possível.

Para agendar uma consulta, ligue hoje mesmo. 55 71 98632-2428

idsh.serhumano@gmail.com


Abordagem Profissional A abordagem imparcial e consultiva de uma equipe multidisciplinar promove aos pacientes a oportunidade de atendimento em um só espaço. A prioridade é reconstuir a auto imagem do sujeito, aguçar o autoconhecimento, estimular a autonomia para conseguir dar os passos seguintes. Terapias em Vários Formatos Toda terapia deve ser analisada com o paciente. Podendo ser individual, familiar, em grupo ou casal, desde terapia comportamental até de relacionamentos e aconselhamento familiar. As conversas com terapeuta visam preparar o paciente para um plano de ação colaborativo para ajudá-lo a se recuperar totalmente.

“Acreditamos no ser humano e seu desenvolvimento pessoal” Dulce Elisa (Fundadora e diretora da IDSH)


Espaço Entrevista Saúde Mental

Histórias cheias de inspiração nos enchem de alegria e motivação para viver as nossas vidas. Foi pensando nisso que tivemos a honra de convidar Beatriz Silva (@be.atriz1) para uma conversa bem aberta sobre sua vida e trajetória de estudos. Bia tem 21 anos e está cursando o 7º Semestre de Psicologia na UNIFACS. É amante da natureza e da liberdade, é cristã e missionária.


Como é a sua relação com a Psicologia e como ela surgiu? A minha relação com a psicologia nasceu junto com o início da minha adolescência, quando vi um livro sobre inteligência emocional, de Daniel Goleman, que meu pai estava lendo. Aquilo me atraiu de alguma forma, e eu comecei a folhear. Fiquei encantada, percebendo toda a complexidade do cérebro e todos seus processos. Mas até então, não sabia que quem estudava aquilo poderia ser psicólogo. No 8º ou 9º ano, a maioria dos professores, quando tinha algum tipo de atividade relacionada à profissão, eles sempre me indicavam para comunicar as coisas, para ser líder de turma, oradora em eventos e formatura.

Eles sempre falavam que eu deveria ir para os cursos de Direito ou Jornalismo, porque eu sempre tive muito forte essa relação com as palavras. Na infância pensei também em veterinária, devido à questão do cuidado, porque sempre gostei de animais. Porém, encontrei uma profissão em que a palavra e o cuidado se fazem necessários e decidi me dedicar a ela. Eu me encontrei nesse lugar em que consigo conhecer a diversidade e a complexidade do ser humano, e perceber que existem vários caminhos, várias óticas pelas quais você pode enxergá-lo. As abordagens são diversas, todo o amparo teórico é múltiplo, e eu pude me identificar.

13


Entrevista

Qual área da psicologia você se interessa? Ainda não defini em qual área quero trabalhar, mas a Psicologia Social é algo que me chama diariamente, tendo em vista do lugar que eu venho, mulher preta, periférica, da escola pública estadual. Percebo que “saúde mental” para muitos é ter o que comer, não correr risco de sua casa desabar por chuva ou de seu filho ser morto. Além disso, sou cristã, e busco desmistificar a “saúde mental” dentro deste círculo. Ainda depois de muitos anos e por mais que seja discutida a importância da psicologia para a sociedade, ainda é um “artigo de luxo”, uma necessidade inacessível e muito elitizada. Por isso, através da psicologia social posso tornar possível o acesso às mais diversas classes. 14

Acredito também que essa escolha foi influenciada pelo desejo que eu sempre tive de cuidar e de provocar alguma mudança no mundo, de compreender melhor as pessoas. Obviamente a psicologia não é uma ciência exata, muito pelo contrário, ela é subjetiva. Mas ajudar um sujeito em seu processo terapêutico, de reconhecimento, de sua mudança de perspectiva não tem preço. Nesse processo, como estudante, também é necessário ser acompanhado, porque só reproduz cuidado quem está saudável. Estou agora no 7º semestre e estou bastante satisfeita, encantada e animada pelo que virá.


Afinal, Bia: o que é “saúde mental”? Bom, de acordo com o conceito da Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença. Quando trazemos o conceito para saúde mental, que é o que estamos discutindo no momento, não é ausência de transtornos ou deficiências. A saúde mental pode ser determinada por fatores biológicos, ambientais, socioeconômicos e, sobretudo, por fatores subjetivos. A subjetividade, que é essa forma particular, íntima em que o indivíduo afeta o mundo diz muito sobre a maneira em que ele vai lidar, reagir às emoções (principalmente neste momento pandêmico, que sabemos que não estamos

no mesmo barco, cada um com seus privilégios, enfim). A forma como esse indivíduo enfrenta essas circunstâncias cotidianas, como também suas emoções de forma particular diz muito sobre saúde mental. É justamente isso: tentar lidar com essas ocasiões que estão além da capacidade de escolha do indivíduo, como também as suas emoções pessoais. Reagir sobre essas coisas de forma saudável (e aqui eu não estou colocando certo ou errado), seja em situações positivas ou negativas é um fator importante do que é saúde mental, como também conhecer os seus limites, por meio do autoconhecimento, que é uma chave importantíssima.


Entrevista

O que podemos fazer para cuidar bem da nossa saúde mental? Algumas observações práticas, simples e que só você pode fazer por si é, sobretudo, investir tempo no autoconhecimento. Descobrir quais são as coisas que despertam determinadas emoções, quais são os temas que lhe causam dor, e quais são as suas prioridades para o “aqui-agora”. O conceito de “aqui-e-agora” é da Gestalt Terapia, muito pertinente com o contexto atual, porque nos incentiva a viver o presente, o palpável, o que está sobre o meu domínio, e não me ater ao porvir. Isso não significa que vamos “jogar as coisas pra cima”, vivendo de forma despretensiosa e desorga-

16

nizada, mas partindo do ponto que o Brasil, segundo a OMS, é o país mais ansioso do mundo, é necessário discutirmos sobre a ansiedade. O caminho do autoconhecimento abrange também o autocuidado, visto que, quando você se conhece, percebe os momentos em que é necessário pausar, olhar e cuidar de si. As práticas de autocuidado são diversas, variam de acordo com o hobbie, do que você gosta, do que te relaxa. E para alcançar o bem-estar, é necessário implementar essas práticas de autocuidado diariamente.


O autocuidado não isenta de cumprir com as obrigações pessoais, na verdade, são pequenas práticas que, quando incluídas na rotina, previnem um colapso nervoso e tornam a vida mais prazerosa, menos enfadonha e mais leve. O autoconhecimento também te permite conhecer seu corpo e os sinais que ele emite, como por exemplo perda de sono, descamação do couro cabeludo, perda de apetite sexual, humor rebaixado, irritabilidade etc. Ao se conhecer, estes sinais tornam-se perceptíveis quando aparecem. Seu corpo é sua casa, portanto, cuide dele.

Imagem de: Matheus Bertelli

17



Mais doses de amor e auto cuidado no Instagram @corposemfiltro_


Espaço Autocuidado

Autocuidado é toda prática de autogestão, sem o auxílio médico, ou seja, é um processo individual, quando um indivíduo decide de fato cuidar e dar atenção a si próprio, fazendo a manutenção do seu bem estar e saúde, seja ela física ou psicológica.

Imagem de: The Creative Exchange


Durante a vida vamos gerenciando pautas e nos envolvendo em demandas de uma forma que acabam terceirizando o nosso bem estar e esquecendo que depende exclusivamente de nós mesmo, autocuidado é um momento ou conjunto de ações que nos coloca como prioridade é sobre olhar para si e buscar suprir necessidades que acabam não se tornando preferência dentre as demandas rotineiras, vamos a uma analogia básica para entendermos porque é tão importante se autogerir, imagine um jardim…

Imagem de: Edu Carvalho

ele demanda de regar, adubar, podar, cuidar do solo e etc, certo? São necessidades básicas para manutenção da vida dessas plantas, nós também temos demandas que garantem a nossa qualidade de vida. 21


Espaço Autocuidado

Autocuidado não é só cuidado com a aparência. Não, por mais que a mídia venha vinculando autocuidado a uso de produtos seja de cuidados faciais e capilares o autocuidado não se limita a isso, na verdade a manutenção da vaidade é uma pequena parcela desse tema abrangente, fazer um skin care é muito

importante é um momento em que o indivíduo tira para cuidar da pele ou cabelo, mas não é apenas sobre isso, é também respeitar o próprio tempo, entender seus limites e respeitá-los além de assegurar o equilíbrio entre corpo e mente.


Benefícios psicológicos do autocuidado Com uma rotina de autocuidado criamos a consciência que nosso bem estar deve ser uma prioridade, que momentos para nos gerir e entrar em equilíbrio é fundamental para a nossa vida, sendo assim nosso psicológico trabalha de uma forma em que começamos a nos valorizar (auto amar), promove o autoconhecimento que gera autoestima. 23


1 - Terapia

Escolher fazer terapia é um ato muito importante de autocuidado, buscar curar as feridas internas e enxergar novas perspectivas é um contrato precioso com seu bem estar.

2 - Se movimentar

Mexer o corpo libera diversos hormônios de bem estar, exercícios físicos independentes de quais sejam são ótimos reguladores de humor, além de ter impactos na saúde física, gastando energia. Correr, caminhar, ioga, dança e etc.


3 - Cuidar da aparência

Como dito antes, o momento de um skin care é um tempo reservado para cuidar da pele, do cabelo, das unhas, fazer esfoliação, fazer a barba..

4 - Bater um papo

Buscar ajuda é ato de coragem, é sobre entender as próprias necessidades e buscar compartilhar com alguém, às vezes falar é uma ótima ferramenta para se sentir melhor.


5 - Momentos de ócio

Com a conectividade exacerbada ter um momento para fazer nada é valioso, é cuidar da saúde mental é se dar um tempo para fazer nada, o tédio é muito poderoso 26


Espaço Autocuidado Durante o processo terapêutico, o autoconhecimento emerge. Porque o indivíduo começa a perceber sua trajetória, como o mundo o afeta e sua forma de afetar o mundo, passa a se ouvir e se respeitar. No mundo ideal, todos deveriam fazer terapia, mas sabemos que ainda é algo distante, como já comentei. Existem diversas iniciativas bem interessantes de atendimentos sociais com valores combinados, e até mesmo gratuitos, nas clínicas-escolas. Tudo isso para viabilizar o acesso, mas ainda assim, a quantidade de profissionais que disponibilizam esse serviço é insuficiente para a demanda. No entanto, é certo que estamos avançando bastante. Acredito que mais por estarmos presentes no

contexto das redes sociais, onde as pessoas têm mais informações na “ponta dos dedos”, e a nossa juventude está ocupando esses espaços e provando que saúde mental precisa ser acessível, é importante, não é privilégio, e é tão necessário como qualquer outro tipo na área de saúde. Tem sido bastante significativo estarmos nesses lugares. Acredito também que as reportagens neste contexto pandêmico têm auxiliado na visualização e na importância de fazer terapia, mostrando que não é algo para quem é / está doente. Na verdade, é importante ressaltar que a psicologia vai além desse conceito “saúde X doença”, como falamos, e que saúde é uma plenitude, não apenas ausência de doenças. Autora: Beatriz Silva 27


DESENVOLVEMOS PESSOAS E FORTALECEMOS OSCS E EMPRESAS NA GERAÇÃO DE IMPACTO SOCIAL POSITIVO.


A ib entrega resultados que otimizam e promovem fortalecimento institucional, autoestima individual e coletiva, aproximação e integração comunitária e alcance de metas, de forma consciente e alinhada com preceitos de desenvolvimento social, econômico cultural e ambiental. geracaoib www.geracaoib.com.br

Seu legado é a nossa causa


#Seliganadica O assunto “saúde mental” está sendo altamente discutido no atual momento, da pandemia do Covid19. Sabemos que a internet está cheia de informação, mas nem sempre elas são confiáveis. Além de fontes seguras como os sites oficiais de Órgãos de Saúde, busquem por perfis nas redes que sejam confiáveis e que buscam sempre te ajudar positivamente.

Imagem de: @failunfailunmefailun


O Serviço de Psicologia do Instituto de Saúde da UNIJORGE oferta serviços de psicoterapia e de plantão psicológico O plantão é disponibilizado pela instituição através de uma equipe de psicólogos(a), e tem como finalidade proporcionar acolhimento pontual para quem necessita de uma espaço de escuta. Se você identifica essa necessidade, entre em contato conosco através dos contatos abaixo, nos horários indicados.

PLANTÃO PSICOLÓGICO UNIJORGE Ana Dalva Damacena da Silva

Lelciu Muniz

CRP 03/18473 Segunda-feira 08h às 12h (71) 99680-5527

CRP 03/22799 Terça-feira 18h às 22h (71) 98216-1222

Jorge Ícaro Medeiros

Larissa Caires

CRP 03/22992 Quarta-feira 08h às 12h (73) 98239-1000

CRP 03/23015 Quinta-feira 13h às 17h (71) 99198-6620

📞

📞

📞

📞

Para atendimento psicológico, ou psicoterapia, em que você terá um horário fixo semanalmente, pode ser solicitado através de formulário on-line. [Clique aqui] Após o cadastro basta aguardar o retorno da instituição para marcar seu horário.

31


Entrevista

Bia, qual a importância de cuidar de si, em especial, da saúde mental? Quero agradecer e expressar minha gratidão por estar aqui compartilhando com outras pessoas daquilo que acredito e que pode trazer transformação para suas vidas. Como estamos neste lugar de conscientizar, de psicoeducar (gostamos de usar muito este termo) sobre a importância da terapia, sobre os meios que possibilitam acessar isso, sobre como é possível se informar (e conhecer já é um ótimo caminho a ser percorrido), eu deixo a minha recomendação: quem puder, faça terapia. Pesquise meios, pesqui-


se as clínicas-escolas das universidades, que sempre têm atendimentos gratuitos, ou profissionais que atendam por valores sociais e acessíveis, pesquisem por rodas de conversa. Hoje em dia, com a internet, foram liberados pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) atendimentos on-line. Contudo, vale a pena ressaltar que, antes de contratar qualquer serviço de algum psicólogo, é importante pesquisar o CRP do profissional, que é a carteira que indica se ele está apto e de acordo com o que é requerido do Conselho. Tendo em vista que, infelizmente, as pessoas podem “usar máscaras”, é importante verificar essas informações, e tratando-se de saúde mental é neces-

sário buscar alguém não apenas pelo preço baixo, mas verificar se a carteira do profissional está de acordo. Por fim, façam terapia quem puder, busquem os meios e, principalmente, se informem.

33




Entretenimento

#APilulaindica Tem dias bate aquela vontade de maratonar uma série, assintir um filme ou devorando um livro. Separamos algumas indicações para vocês alimentarem essa vontade ainda entender sobre mais de temas relacionados a Saúde mental. Mais indicações você encontra em nosso instagram @_apilula


Divertida Mente (2015) | Filme Animação | Disney+ Nota: 5,0 Dentro do cérebro de Riley convivem várias emoções, sua líder a Alegria trabalha para manter a vida da garota sempre feliz, mas uma confusão acontece e a Alegria e a Tristeza são expelidas da sala de controle fazendo a vida da garota mudar radicalmente.

Atypical (2017) | Série Drama | Netflix Nota: 5,0 Com temática leve a série conta a história e os problemas enfrentados por Sam (Keir Glichrist), um garoto com TEA (transtorno do espectro autista).

37


Entretenimento

WandaVision (2021) | Série Fantasia | Disney+ Nota: 4,4 WandaVision oferece muita criatividade ao decorrer dos episódios, aos poucos os detalhes da série vão se encaixando contando a história de amor entre os personagens mas também tratando de forma singela o escapismo mental de Wanda.

A parte que falta | Livro Shel Silverstein | 112 páginas.

38

Passamos tanto tempo da vida procurando por coisas ou pessoas que nos completam para assim sermos felizes que esquecemos que a felicidade mora nas pequenas coisas da vida. Este livro faz questionar o que te faz feliz.


Nota: 4,5 A série aborda os mais variados e relevantes temas acerca do universo adolescente e as dificuldades que é passar por essa fase. Euphoria (2019) | Série Drama | HBO

Cisne Negro (2000) | Filme Suspense | Netflix Nota: 4,5 Nina (Natalie Portman) é uma bailarina que ao ganhar o papel principal em uma produção da companhia de dança a qual frequenta começa a enfrentar seus lados obscuros.

39


Entretenimento

Tome uma pílula de cuidado mental Acesse @_apilula

© A Pílula 2021 40


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.