1 minute read

Nova Bauhaus Europeia

dedicados aos temas da arquitetura, design e construção promovidos pelo Conselho Europeu de Inovação (EIC pathfinder e EIC accelerator). Estão ainda previstos 7 concursos dedicados e 16 concursos contribuidores em 2023 e 2024 no Pilar 2 do Horizonte Europa, através do qual são financiados projetos de investigação e inovação de colaboração internacional em temáticas várias. O Pilar 2 do Horizonte Europa divide-se, com base em desafios societais, em 6 Clusters nas áreas da Saúde; Cultura, Criatividade e Sociedade Inclusiva; Segurança Civil para a Sociedade, O Digital, Indústria e Espaço; Clima, Energia e Mobilidade e ainda da Alimentação, Bioeconomia, Recursos Naturais, Agricultura e Ambiente. Tem ainda uma parte dedicada a 5 Missões nas áreas do Cancro, Adaptação às alterações Climáticas, Cidades Inteligentes, Oceanos e Solo. Todas estas oportunidades e respetiva informação estão no sítio oficial da Nova Bauhaus Europeia.

A ANI – Agência Nacional de Inovação - é o Ponto de Contacto Nacional para a NEB com a responsabilidade de promover a iniciativa e apoiar a participação portuguesa, estando disponível para apoiar na identificação de oportunidades e reencaminhar para os contactos certos.

Advertisement

O interesse nacional na Nova Bauhaus Europeia é muito e várias entidades nacionais têm tido sucesso nas várias iniciativas NEB que têm sido lançadas desde setembro de 2020. Na ANI estamos comprometidos em divulgar esta iniciativa com o objetivo de que os portugueses abracem os valores NEB e em dar apoio às entidades nacionais para que consigam captar o financiamento que está disponível ainda que em programa específicos.